sábado, 6 de fevereiro de 2021

Mais 118.200 doses da CoronaVac devem chegar a Pernambuco neste domingo (7)

 

Vacina contra Covid-19 produzida pelo Butantan - Foto: Divulgação/Instituto Butantan

Pernambuco receberá, neste domingo (7), novas 118.200 doses da vacina Sinovac / Butantan. O imunizante será destinado aos trabalhadores da saúde, para primeira e segunda doses. A carga, que parte de São Paulo para o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, tem previsão de entrega para todos os municípios pernambucanos até o meio dia da segunda-feira (8). Com esse envio, já são três remessas da Sinovac/Butantan enviadas a Pernambuco, sendo possível imunizar, em ambas as doses, em torno de 60% dos mais de 294 mil trabalhadores da saúde.

"Essas novas doses nos dará a possibilidade de continuarmos avançando na imunização dos trabalhadores de saúde. Continuamos reforçando a importância de se priorizar aqueles que estão na linha de frente da Covid-19, em áreas como UTI, enfermarias, emergência, mas sabemos que diversos municípios já conseguiram contemplar esse grupo e estão dando seguimento para os mais diversos tipos de trabalhadores, como de outras áreas hospitalares e atenção primária. Nossa meta é que 100% da força de trabalho da saúde seja vacinada e isso será feito assim que o Ministério da Saúde encaminhar as doses que faltam para finalizar essa população", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A vacina será distribuída para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), com transporte por vias terrestre e aérea. Ao todo serão envolvidos sete caminhões e duas aeronaves, em parceria com a companhia aérea Azul, para agilizar a entrega do imunizante em todo o Sertão do Estado.

Como pactuado com os municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), além do aval do Comitê Técnico Estadual para acompanhamento da vacinação contra a Covid-19, as novas doses irão dar continuidade à imunização dos trabalhadores de saúde, chegando a 60% de todos os que compõem esse grupo.
 
"Estamos dialogando permanentemente com os municípios, pactuando o andamento da campanha, dando o apoio técnico necessário para o sucesso das ações e reforçando a importância de otimizar e usar corretamente o imunizante, evitando perdas. Este é o momento de mostrarmos a expertise e força dos Programas de Imunização com o objetivo de trazer proteção aos grupos prioritários contra a Covid-19 e ajudarmos nesse grande desafio de saúde pública", frisou a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.
 
Ao todo, Pernambuco já recebeu 427.560 unidades da vacina da Sinovac/Butantan, para ambas as doses, que, além dos trabalhadores de saúde, contemplam 100% dos idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena aldeada.
 
Também já haviam chegado, anteriormente, 84 mil doses do imunizante da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, destinadas a 100% dos idosos a partir dos 85 anos. O quantitativo da AstraZeneca é apenas para a primeira dose - o Ministério da Saúde informou que enviará posteriormente a segunda. Juntando ambos os fabricantes e a nova remessa deste domingo, Pernambuco irá totalizar mais de 511 mil unidades de vacinas contra a Covid-19 recebidas. (Por Portal Folha de Pernambuco).

Cantor Zezinho Corrêa, do "Carrapicho", morre de Covid-19 em Manaus

Zezinho

O cantor Zezinho Corrêa, que ficou famoso nos anos 90 com o hit Tic Tic Tac, no grupo Carrapicho, morreu neste sábado (6) vítima de complicações da Covid-19 em um hospital particular de Manaus, no Amazonas.

Zezinho foi internado com Covid-19 no dia 5 de janeiro, após sentir febres e dores no corpo no dia anterior. No dia 7, foi transferido para um leito de UTI para dar continuidade ao tratamento. Com o agravamento da infecção ocasionada pela doença, o cantor chegou a ser intubado e também sofreu uma traqueostomia. (Portal Forum).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Justiça do Trabalho proíbe demissão de funcionários da Ford no Brasil

 

Linha de produção em fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP). (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

A Justiça do Trabalho concedeu duas liminares na noite desta sexta-feira (5) suspendendo a demissão em massa de funcionários das fábricas da Ford em Camaçari (BA) e Taubaté (SP).

A montadora fica proibida de suspender o pagamento de salários e de licenças remuneradas enquanto os contratos de trabalho estiverem em vigor. As informações foram publicadas pelo portal G1.

Em Taubaté, a juíza Andréia de Oliveira, da 2ª Vara Federal do Trabalho, proibiu a Ford de vender maquinário e outros bens da unidade. Ela determinou que a montadora apresente um cronograma de negociação coletiva em 30 dias.

"O caso dos autos não envolve a dispensa sem justa causa de um único trabalhador, onde o impacto é sentido por uma família apenas. A dimensão da empresa, o número de empregos diretos e indiretos atingidos e o impacto social para o país não comportam uma solução simplista para o caso", escreveu a magistrada.

A decisão desta sexta-feira (5) é em caráter liminar e a empresa ainda pode recorrer.

Na Bahia, o juiz Leonardo de Moura Landulfo Jorge, da 3ª Vara do Trabalho de Camaçari, determinou que poderá ser aplicada multa de R$ 1 milhão por norma descumprida e R$ 50.000 por trabalhador atingido.

A empresa também não pode, segundo a decisão, praticar "assédio moral negocial, de apresentar ou oferecer propostas, ou valores de forma individual aos trabalhadores, durante a negociação coletiva, devendo, caso seja do seu interesse, informar a coletividade das tratativas através de comunicados oficiais". (Sputnik).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...