terça-feira, 2 de agosto de 2022

Faltam apenas dois meses para a possível vitória de Lula em primeiro turno

Campanha eleitoral será curta e ex-presidente tentará consolidar a tendência de voto útil

(Foto: RICARDO STUCKERT)

O Brasil entra no mês de agosto com uma situação eleitoral extremamente favorável para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e muito difícil de ser revertida por Jair Bolsonaro. De acordo com a mais recente pesquisa Datafolha, Lula tem 47% dos votos, contra 42% de todos os seus adversários somados – o que significa que ele possui 52% dos votos válidos e pode vencer a disputa em primeiro turno.

Para garantir este resultado, Lula tem aprofundado negociações com candidatos que, mesmo com percentual pequeno de votos, podem vir a ser decisivos. É o caso de André Janones, do Avante, que pode desistir, em favor de Lula. Também será reforçada a comunicação junto aos eleitores de Ciro Gomes, que possui 8% das intenções de voto. Mesmo que Ciro não desista, seus eleitores estão indecisos e podem migrar para Lula.

Em discurso neste sábado, em Fortaleza, onde participou do ato “Vamos Juntos pelo Brasil e pelo Ceará”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a mensagem de que governar é cuidar e disse que, num eventual novo governo, se dedicará de corpo e alma, 24 horas por dia, para consertar o país.

Em mensagem direta a Elmano de Freitas, candidato a governador do Ceará pelo PT, o ex-presidente afirmou que governar é algo distante. “Cuidar é você abraçar”, disse, pontuando os desafios atuais do Brasil e reconhecendo que hoje a situação está pior do que em 2003, quando assumiu o primeiro mandato.

“A inflação está maior, o desemprego está maior, a destruição da indústria está maior, a fome está maior, as mentiras são muito maiores. Eu resolvi dedicar quatro anos da minha vida para que a gente possa fazer esse país voltar a sorrir, gerar emprego, gerar renda para as pessoas comerem três vezes ao dia, irem ao teatro, ao cinema e viajar. Esse pais não pode continuar na letargia que está”. 247




BLOG DO BILL NOTICIAS

Após PT aceitar incorporar pontos de programa de governo, Avante deve anunciar desistência de Janones e aliança com Lula

Anúncio da desistência de André Janones e apoio à candidatura de Lula será feito na quinta-feira (4)

(Foto: Ricardo Stuckert | Najara Araújo/Câmara dos Deputados)

O Avante deve anunciar, na quinta-feira (4) a desistência da candidatura de André Janones à Presidência da República e anunciar o apoio formal à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com a coluna da jornalista Julia Duailibi, do G1, o apoio de Janones foi condicionado a dois pontos do seu programa de governo que devem ser incorporados pelo PT: saúde mental e renda mínima.

Ainda segundo a reportagem, o apoio do Avante teria sido definido na semana passada, em uma reunião da qual participaram o presidente do Avante, Luis Tibé, e o ex-presidente Lula. 

As conversas, agora, giram em torno de reuniões entre Tibé e a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) para as chapas de deputados federais pelos estados. O Avante planeja dobrar sua representatividade no Congresso, que atualmente conta com oito parlamentares. 

Lula, Gleisi e Tibé devem se encontrar na quinta-feira (4), em São Paulo, para discutirem os detalhes da aliança. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Embaixador argentino em Caracas defende que Venezuela “reintegre-se totalmente” ao Mercosul

No final de 2016, os países fundadores do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) suspenderam a Venezuela do bloco

(Foto: Isac Nóbrega/PR)

ARN - O novo embaixador argentino na Venezuela, Óscar Laborde, disse que o país liderado pelo presidente Nicolás Maduro "tem que se reintegrar totalmente" ao Mercado Comum do Sul (Mercosul). 

"Neste mundo multipolar, a América tem que ser um polo: um polo de autonomia, um polo onde se levanta e se diz aos poderosos 'aqui estamos'", disse Laborde à Assembleia Nacional.

"Os representantes da Assembleia devem aderir ao Parlasul. Devemos repensar a Unasul e corrigir algumas coisas que não permitiram que ela continuasse e afirmar a CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos)", disse o diplomata. "Esse é o nosso destino", acrescentou o embaixador que, antes da nomeação, era membro do Parlasul.

Conforme publicado em sua conta no Twitter, desde sua chegada ao país, Laborde realizou várias reuniões "para fortalecer as relações entre Argentina e Venezuela" . Na segunda-feira passada, o diplomata entregou a Maduro suas credenciais como novo embaixador argentino.

"Que alegria! Recebi em casa o embaixador designado da República Argentina na República Bolivariana da Venezuela, Óscar Alberto Laborde. Nossos povos estão destinados a continuar nos caminhos da paz, unidade e respeito mútuo", disse o presidente venezuelano em sua conta no Twitter.

No final de 2016, os países fundadores do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) suspenderam a Venezuela do bloco, considerando que os direitos humanos são violados naquele país. - ARN.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Exército chinês anuncia exercício militar com mísseis em Taiwan

Manobra militar conjunta acontece em meio à visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan, vista pela China como gesto de provocação

(Foto: REUTERS/Andy Wong)

A China anunciou a realização de exercícios militares conjuntos, incluindo disparos com munição real e o uso de mísseis convencionais, nas imediações da ilha de Taiwan. O anúncio foi feito em meio à visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, que desembarcou nesta terça-feira (2) em Taipei, capital da ilha rebelde de Taiwan, que busca se separar da China. 

Segundo o Global Times, as manobras militares estão sendo realizadas no Mar da China meridional e no Mar Amarelo, no estreito de Bohai, nas imediações da península da Coreia, próximo destino de Pelosi. 

Em função da mobilização, a navegação nas duas regiões será interrompida até 7 de agosto, destaca a revista IstoÉ. Na prática, os exercícios serão mantidos durante todo o tempo da viagem de Pelosi pela região indo-pacífica.

O jornal O Estado de S. Paulo destaca que as autoridades militares taiwanesas afirmaram que as defesas da ilha foram reforçadas e que as Forças Armadas estarão em “estado de prontidão reforçado” até quinta-feira (4).

Os Estados Unidos também reforçaram a presença militar na região durante a visita de Pelosi por meio do deslocamento de uma flotilha de navios de combate formada pelo porta-aviões USS Ronald Reagan, o cruzador USS Antietam e o destróier USS Higgins. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Beneficiários do Auxílio Brasil eleitoreiro de Bolsonaro preferem Lula, mostra Datafolha

Se no quadro geral de eleitores Lula tem 18 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, entre os beneficiários do Auxílio Brasil a distância é ainda maior: 27 pontos

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Auxílio Brasil (Foto: Ricardo Stuckert | ABr)

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na última semana, evidencia que Jair Bolsonaro (PL) ainda terá que trabalhar muito para de fato conquistar os votos dos beneficiários do Auxílio Brasil, turbinado para R$ 600 às vésperas da eleição, como uma medida eleitoreira de seu governo.

Se o ex-presidente Lula (PT), líder em todas as pesquisas eleitorais, tem 18 pontos de vantagem sobre Bolsonaro entre o quadro geral de eleitores pesquisados no Datafolha, a distância é ainda maior entre beneficiários do Auxílio Brasil: 27 pontos, conforme mostra o jornal O Globo.

Em junho, a distância era maior: 37 pontos. A partir de agosto, com o pagamento do novo valor do auxílio, Bolsonaro pode iniciar uma recuperação, encurtando a vantagem do petista.

Para um eventual segundo turno, Lula conta com dez pontos a mais em comparação com eleitores que não recebem o auxílio. Votariam no petista 63%, contra 32% de Bolsonaro. Em junho, Lula tinha 67% e Bolsonaro 26%.

Lula também conta com menor rejeição entre os inscritos no programa social. Não votariam nele 27% desses eleitores, contra 38% dos que não fazem parte do Auxílio Brasil. Já a rejeição a Bolsonaro é de 54% nesse grupo, próximo ao percentual observado na população em geral: 53%. 

O Datafolha ouviu 2.556 eleitores entre 27 e 28 de julho. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de dois pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01192/2022. (247).






BLOG DO BILL NOTICIAS

Luciano Huck adere a manifesto pela democracia: "a ideia é atingir 1 milhão de assinaturas o quanto antes"

O apresentador Luciano Huck afirmou que está "disposto a incentivar" para que mais pessoas apoiem o movimento contra as ameaças de golpe feitas por Jair Bolsonaro

Luciano Huck (Foto: Reprodução)

O apresentador Luciano Huck assinou o manifesto "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito" e afirmou que está "disposto a incentivar" para que mais pessoas apoiem o movimento. A entrevista dele foi publicada nesta segunda-feira (1) pela coluna de Mônica Bergamo

"A ideia é atingir 1 milhão de assinaturas o quanto antes. Todos em defesa da democracia", disse. Até a noite desta segunda-feira (1°), o documento tinha 649 mil apoiadores.

O manifesto, de iniciativa da Universidade de São Paulo (USP), é uma reação às ameaças de golpe feitas por Jair Bolsonaro (PL), que tem criticado o sistema eleitoral brasileiro e defendido a atuação das Forças Armadas na apuração dos resultados das eleições. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Órgãos de inteligência investigam possível autoatentado bolsonarista no 7 de setembro para culpar o PT

Segundo a Veja, a suspeita é de que radicais ataquem os próprios bolsonaristas, em uma tentativa de culpar a esquerda e gerar pânico para mudar os rumos da eleição

(Foto: ABr)

O jornalista Matheus Leitão, em artigo publicado no portal Veja, informa sobre um possível autoatentado articulado por bolsonaristas para tentar criar um factoide contra o PT.

De acordo com Leitão, “órgãos de inteligência estão investigando uma suspeita de ataques ao 7 de setembro com viés golpista – e o intuito de criar um factoide político para mudar o curso da eleição de 2022 – envolvendo grupo radicais de direita”.

“O ato criminoso seria realizado para ferir os próprios bolsonaristas, gerar pânico na sociedade e, em seguida, colocar a culpa na esquerda. A suspeita foi confirmada por dois oficiais desses órgãos de inteligência à coluna, com longo serviço prestado ao país, mas sem nenhum viés ideológico”, relata. 

O jornalista afirma que, apesar do plano ser complexo, não seria a primeira vez que algo do tipo seria colocado em prática. “O atentado do Riocentro, em 1981, foi organizado por setores radicais do Exército e da Polícia Militar do Rio para incriminar grupos de esquerda que faziam oposição à ditadura, regime que, naquela época, amordaçava e sufocava a democracia no país há 17 anos".

Leitão ressalta que “em nenhum momento, contudo, as fontes desta informação repassada à coluna – relacionada à suposta conspiração em curso no Brasil em pleno 2022 – citaram o envolvimento de setores do Exército ou da Polícia Militar, que agiram, há mais de 40 anos, como órgãos terroristas". (Brasil247).


BLOG DO BILL NOTICIAS



'EUA violaram gravemente o princípio de Uma Só China', diz chancelaria chinesa

Ministério das Relações Exteriores da China reagiu à chegada da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha rebelde de Taiwan

Nancy Pelosi (Foto: Reuters)

Após a presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, desembarcar na ilha separatista de Taiwan nesta terça-feira (2), o Ministério das Relações Exteriores da China se manifestou por meio de comunicado citado pela Televisão Central do país.

A chancelaria chinesa afirma que os Estados Unidos "violaram gravemente" o princípio de 'Uma Só China'. "Em 2 de agosto, a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, ignorando os fortes protestos e declarações solenes da China, visitou a Taiwan chinesa, violando gravemente o princípio de Uma China e os três comunicados conjuntos China-EUA".

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China também se pronunciou, afirmando os EUA "infringiram severamente a soberania e a integridade territorial da China". Leia na íntegra:

"No dia 2 de agosto, a despeito da oposição forte e das representações severas da China, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, visitou a região Taiwan da China. É uma violação severa do princípio de Uma Só China e as estipulações dos três comunicados conjuntos China-EUA. Tem impacto severo na base política das relações China-EUA, infringe severamente a soberania e a integridade territorial da China, prejudica severamente a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, e emite um sinal severamente errado às forças secessionistas da 'independência de Taiwan'. A China opõe-se firmemente e condena veementemente isso, e já fez as representações severas e protestos fortes contra os EUA.

Existe no mundo apenas uma China, e Taiwan é uma parte inalienável do território da China. O Governo da República Popular da China é o único governo legítimo que representa toda a China. É claramente reconhecida pela Resolução 2758 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1971. Desde a fundação da República Popular da China em 1949, 181 países estabeleceram as relações diplomáticas com a China com base no princípio de Uma Só China. O princípio de Uma Só China é um consenso geral da comunidade internacional e uma norma básica de relações internacionais.

Em 1979, os Estados Unidos fizeram um claro compromisso no Comunicado Conjunto sobre o Estabelecimento das Relações Diplomáticas China-EUA de que, 'os Estados Unidos da América reconhecem que o Governo da República Popular da China é o único governo legítimo da China. Neste contexto, o povo dos EUA manterá as relações culturais, comerciais e outras relações não oficiais com o povo de Taiwan'. O Congresso dos EUA, como uma parte do governo dos EUA, deveria ter respeitado as políticas de Uma Só China do Governo dos EUA e não efetuado qualquer intercâmbio oficial à região de Taiwan. A China tem-se oposto às visitas dos deputados do Congresso dos EUA à região Taiwan da China e as entidades executivas dos EUA têm a responsabilidade de as impedir. A presidente Nancy Pelosi é a líder incumbente do Congresso dos EUA, e a sua visita e as atividades em Taiwan, de qualquer forma e de qualquer razão, é uma grave provocação política para escalar os intercâmbios oficiais dos EUA com Taiwan. A China não aceita isso de forma alguma e o povo chinês rejeita absolutamente isso.

A questão de Taiwan é a questão central mais importante e sensível nas relações entre a China e os EUA. O Estreito de Taiwan está enfrentando uma nova rodada de tensões e desafios severos, e a razão fundamental reside na alteração repetida do status quo pelas autoridades de Taiwan e pelos EUA. As autoridades de Taiwan procuram a independência, contando com o apoio dos EUA, recusam a reconhecer o Consenso de 1992, praticam a desinicização e promovem 'a independência gradual'. Os Estados Unidos mantêm a intenção de usar Taiwan para conter a China, distorcem, obscurecem e esvaziam o princípio de Uma Só China, intensificam os intercâmbios oficiais com Taiwan e respaldam as atividades secessionistas da 'independência de Taiwan'. Tudo isto são atos muito perigosos como se brincasse com o fogo, e quem brinca com o fogo acaba se queimando.

A posição do governo e do povo chinês em relação à questão de Taiwan é consistente. A defesa da soberania nacional e integridade territorial é a vontade firme de mais de 1,4 bilhão do povo chinês. A realização da reunificação completa é a aspiração comum e a responsabilidade nobre de todos os filhos da nação chinesa. A vontade do povo não pode ser desafiada, a tendência dos tempos não pode ser revertida. Nenhum país, força e indivíduo deve estimar de maneira errada a determinação firme, vontade forte e capacidade grande do governo e do povo chinês para defender a soberania nacional e integridade territorial e realizar a reunificação e a revitalização da nação chinesa. A China tomará todas as medidas necessárias e defenderá resolutamente a soberania nacional e a integridade territorial para responder à visita da presidente Nancy Pelosi. Todas as consequências decorrentes devem ser responsáveis pelos Estados Unidos e pelas forças secessionistas da 'independência de Taiwan'.

A China e os EUA são duas grandes potências. A maneira correta do desenvolvimento das relações China-EUA reside só em respeito mútuo, coexistência pacífica, não confrontação e cooperação de ganhos compartilhados. A questão de Taiwan é puramente um assunto interno da China, e nenhum país tem o direito de ser juiz da questão de Taiwan. A China exorta veementemente os EUA a parar de jogar às "cartas de Taiwan" e de usar Taiwan para conter a China, parar de se intrometer nos assuntos de Taiwan e de interferir nos assuntos internos da China, parar de apoiar e ser conivente com as forças secessionistas da 'independência de Taiwan' em qualquer forma, parar de agir ao contrário das palavras, e parar de distorcer, obscurecer e esvaziar o princípio de Uma Só China. A China insta os EUA a tomar ações concretas para cumprir efetivamente o princípio de Uma Só China e as estipulações dos três comunicados conjuntos China-EUA, honrar efetivamente os compromissos dos 'cinco nãos' por líder dos EUA (a saber, os EUA não buscam a 'nova Guerra Fria', não buscam alterar o sistema da China, a revitalização da sua aliança não é contra a China, não apoiam a "independência de Taiwan" e não buscam incitar conflitos com a China), e não ir mais longe neste caminho errado e perigoso. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Forças Armadas da China continuam de prontidão para agir caso Pelosi tente chegar a Taiwan

A tensão aumenta horas antes da potencial visita de Pelosi a Taiwan, pois o Exército chinês permanece totalmente preparado para qualquer crise

Taiwan (Foto: Global Times)

 A intensidade da situação no Estreito de Taiwan aumentou drasticamente à medida que a presença militar da China, dos EUA e da ilha de Taiwan continua aumentando, depois que a mídia dos EUA e de Taiwan divulgou que a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, vai visitar a  ilha na noite desta terça-feira (2), o que representa uma grave provocação e violação à soberania e integridade territorial da China. Esta provocação seria recebida com severas contramedidas dos militares chineses, informa o Global Times.

De acordo com o site da Administração de Segurança Marítima da China, a Administração de Segurança Marítima de Shandong emitiu um aviso de navegação, dizendo que o porto de Weifang, no Mar de Bohai, conduzirá fogo real das 15h às 24h do dia 3 de agosto. A Província de Guangdong, no sul da China, também emitiu um alerta de navegação devido à realização de treinamento militar em partes do Mar da China Meridional de terça a sábado.

Citando "oficiais", a mídia de Taiwan disse na segunda-feira que Pelosi deve pousar em Taipei na noite de terça-feira e passar a noite em Taipei no hotel Grand Hyatt, no distrito de Xinyi. A CNN também divulgou informações semelhantes, dizendo que "Pelosi deve visitar Taiwan como parte de sua turnê pela Ásia".

O Comando Militar da Província de Fujian, vizinha de Taiwan, postou vídeos e fotos nesta terça-feira sobre um exercício de tiro ao vivo, que visa "testar a capacidade geral de combate sob condições complexas". Ele disse que a unidade de mísseis Minuteman, unidade de artilharia antiaérea, unidade de radar e outras unidades de combate participaram do exercício. 

Citando uma fonte anônima, a Reuters informou nesta terça-feira que várias aeronaves do Exército de Libertação Popular da China voaram perto da "linha mediana" do Estreito de Taiwan na manhã desta terça-feira (horário local). 

Até o meio-dia de terça-feira, os voos nos aeroportos de várias cidades da província de Fujian, incluindo Xiamen, Fuzhou e Quanzhou, foram parcialmente cancelados, segundo a Xiamen Airlines, citando o controle de tráfego regional. 

Postando fotos de satélite, alguns internautas no Twitter e Weibo disseram que o porta-aviões da China Liaoning deixou Qingdao no leste da China em 31 de julho em direção ao sul, e o Shandong deixou Sanya no sul da China em 1º de agosto, indo para o norte, especulando se eles vão conduzir duas operações no Estreito de Taiwan. 

Alguns analistas disseram que, como a aeronave de Pelosi pode entrar na auto-reivindicada "zona de identificação de defesa aérea" de Taiwan ao longo da costa leste de Taiwan depois de partir da Malásia, os navios chineses do continente apareceram mais cedo para ocupar posição e estão monitorando de perto a rota de Pelosi. 

Enquanto isso, o USS Ronald Reagan supostamente escoltando Pelosi também está se aproximando da ilha de Taiwan. Um think tank com sede em Pequim, a Iniciativa de Sondagem da Situação Estratégica do Mar da China Meridional, disse que o grupo de ataque do porta-aviões USS Reagan já está em águas próximas a leste do Canal Bashi, a água entre a ilha filipina e Taiwan.

O navio de assalto anfíbio USS Tripoli também está perto da ilha japonesa de Okinawa e o navio de assalto anfíbio USS America está implantado em Sasebo, no Japão, segundo o Nikkei. A mídia observou que a Força Aérea dos EUA enviou dois HC-130J Combat King II para Okinawa de Anchorage, Alasca, juntamente com vários KC-135 Stratotankers.

As autoridades de Taiwan também estão se preparando para a potencial crise causada pela visita de Pelosi. A mídia local da ilha informou na terça-feira que os militares da ilha entraram em um "período de preparação de combate aprimorado" especial de 3 dias da manhã de terça-feira ao meio-dia de 4 de agosto, mas o nível de prontidão de combate permanece não ajustado ao período de paz.

Os militares também enviaram oito caças da série Mirage para a base da força aérea em Taitung, aumentando o número total de Mirage de 4 para 12 na base. Além disso, a base de Chiayi enviou o grupo de resgate aéreo de helicópteros da ilha, apelidado de "gaivotas", estacionado em Taitung. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Marinha dos EUA desloca quatro navios de guerra para o leste de Taiwan enquanto Pelosi segue para Taipei

Entre as embarcações está o porta-aviões USS Ronald Reagan, que transitou pelo Mar da China Meridional e está atualmente no Mar das Filipinas, a leste de Taiwan

Porta-aviões USS Ronald Reagan (Foto: Liang Yingfei/Caixin Media via Reuters)

Enquanto a presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, se dirigia a Taipei [capital de Taiwan] nesta terça-feira (2) em meio à intensificação dos alertas da China, quatro navios de guerra dos EUA, incluindo um porta-aviões, foram posicionados em águas a leste da ilha, em movimentos "rotineiros".

O porta-aviões USS Ronald Reagan transitou pelo Mar da China Meridional e está atualmente no Mar das Filipinas, a leste de Taiwan e das Filipinas e ao sul do Japão, confirmou um oficial da Marinha dos EUA à Reuters nesta terça-feira.

O Reagan, baseado no Japão, está operando com um cruzador de mísseis guiados, USS Antietam, e um destróier, USS Higgins.

"Embora sejam capazes de responder a qualquer eventualidade, são implantações normais e de rotina", disse o funcionário, que falou sob condição de anonimato. O funcionário acrescentou que eles não puderam comentar sobre locais precisos.

O oficial da Marinha dos EUA disse que o navio de assalto anfíbio USS Tripoli também estava na área como parte de uma implantação na região que começou no início de maio a partir de seu porto de San Diego.

Espera-se que Pelosi, uma crítica de longa data da China, chegue a Taipei ainda nesta terça-feira, disseram pessoas informadas sobre o assunto, já que os Estados Unidos disseram que não seriam intimidados pelo "chacoalhar de sabre" chinês sobre a visita.

A confirmação dos desdobramentos ocorre quando surgem sinais de atividade militar em ambos os lados do estreito de Taiwan antes da visita de Pelosi.

Além dos aviões chineses voando perto da linha mediana que divide a hidrovia sensível na manhã de terça-feira, vários navios de guerra chineses permaneceram perto da linha divisória não oficial desde segunda-feira (1), disse uma fonte informada sobre o assunto à Reuters.

Os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores da China não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A fonte disse que tanto os navios de guerra quanto as aeronaves chinesas "espremeram" a linha mediana na manhã de terça-feira, um movimento incomum que foi descrito como "muito provocativo".

A fonte disse que a aeronave chinesa realizou repetidamente movimentos táticos de "tocar" brevemente a linha mediana e circular de volta para o outro lado do estreito na manhã de terça-feira, enquanto aeronaves taiwanesas estavam de prontidão nas proximidades.

As aeronaves de nenhum dos lados normalmente cruzam a linha mediana.

O Ministério da Defesa de Taiwan disse na terça-feira que tem total conhecimento das atividades militares perto de Taiwan e enviará forças apropriadamente em reação a "ameaças inimigas" à medida que as tensões com a China aumentam.

O ministério havia "reforçado" seu nível de alerta de combate da manhã de terça-feira ao meio-dia de quinta-feira, informou a Agência Central de Notícias oficial da ilha na terça-feira, citando fontes não identificadas.

Na cidade de Xiamen, no sudeste da China, que fica em frente a Taiwan e abriga uma grande presença militar, moradores relataram avistamentos de veículos blindados em movimento e postaram fotos online. As fotos ainda não foram verificadas pela Reuters.

A mídia social chinesa estava alvoroçada tanto com a trepidação sobre o potencial conflito quanto com o fervor patriótico sobre a perspectiva de unificação com Taiwan.

Desde a semana passada, o Exército de Libertação Popular realizou vários exercícios, incluindo simulacros de fogo real, no sul da China, no Mar Amarelo e no Mar de Bohan.

Alguns analistas militares regionais dizem que o aumento das mobilizações em um momento de tensão aumenta o risco de acidentes, mesmo que nenhum lado queira um conflito real. (Reuters).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Deputados europeus viajam ao Brasil para encontro com Lula e para mostrar isolamento de Bolsonaro no ataque às urnas

A missão será liderada pela presidente do bloco Socialistas & Democrata dentro do Parlamento Europeu, Iratxe Garcia Pérez

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

Diversos deputados europeus viajarão ao Brasil no final de agosto, às vésperas do feriado de 7 de setembro, portanto, para dar apoio ao sistema eleitoral do país e para escancarar inequivocamente o isolamento de Jair Bolsonaro (PL) no ataque às urnas eletrônicas. 

Segundo Jamil Chade, do UOL, os parlamentares estarão no Brasil entre 26 e 29 de agosto e se encontrarão com o ex-presidente Lula (PT), com a sociedade civil e ONGs.

A missão ao Brasil será liderada pela presidente do bloco Socialistas & Democrata dentro do Parlamento Europeu, Iratxe Garcia Pérez. A bancada é a segunda maior do Legislativo, 145 cadeiras. Também farão parte da delegação o vice-presidente do bloco progressista para Política Externa, Pedro Marques, além do co-presidente para a Assembleia Parlamentar Euro-América Latina, Javi Lopez.

O mesmo grupo foi responsável por receber, no ano passado, Lula no Parlamento Europeu. Garcia Pérez, na ocasião, já havia manifestado preocupação com a democracia brasileira. "Transmitimos ao presidente Lula o apoio incondicional do nosso grupo para o regresso da democracia e dignidade ao povo brasileiro nas eleições do próximo ano. A sua luta não é apenas crucial para a democracia brasileira, mas para todas as democracias em todo o mundo que estão ameaçadas pela ascensão do autoritarismo". 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Você sabia? A amizade faz bem à saúde. Veja os três motivos

 

Ter amigos confiáveis, sincero, e verdadeiro, é bom e faz uma grande diferença para nossa saúde, pois é a qualidade do relacionamento que realmente conta.

Foto: Thinkstock

A maioria das pessoas conta com bons amigos entre as pessoas mais importantes das suas vidas. E a verdade é que uma amizade sólida, além de muitas alegrias, também faz bem à saúde. Três motivos, segundo a Healthline:

1. Menos solidão e isolamento social:

Amizades casuais ou superficiais não fornecem muito apoio emocional. É a qualidade do relacionamento que realmente conta. Se não tiver ninguém em quem confiar, provavelmente sentirá alguma solidão.

2. Estresse reduzido:

Estudos sugerem que manter amizades fortes pode ajudá-lo a lidar com o estresse de maneira mais eficaz.

3. Um sentimento de acolhimento:

Cuidar dos outros torna a vida mais significativa. Quando se preocupa com os outros, assume a responsabilidade de oferecer compaixão e apoio emocional. (Por: /Dicas de Mulher).




BLOG DO BILL NOTICIAS


Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...