segunda-feira, 13 de novembro de 2017

SOBRE A NECESSIDADE DE SE RECOMPOR O CENTRO DEMOCRÁTICO

Ricardo Stuckert

Na última segunda-feira (6), o jornalão Folha de S. Paulo publicou o editorial intitulado "Falta o Centro", onde dizia que nem esquerda, nem direita, que a saída é o Centro. No atual estágio da crise brasileira, tenho acordo com a opinião do editorial da família Frias.
Acontece que muitos do campo de esquerda, no afã de analisarem uma das conjunturas mais complexas do último período histórico brasileiro, afirmam que o Centro político não existe mais. Bem como a burguesia nacional e o capital produtivo, pois afirmam que é um erro dialogar com um setor que está financeirizado e não tem mais compromisso com a produção. Agimos da mesma forma com as bancadas religiosas, em especial os evangélicos, por entender que estes são um empecilho à pauta de costumes, pois são todos reacionários. Acho que não podemos ser tão estreitos na atual conjuntura.
Fernando Henrique Cardoso, o oráculo tucano e do neoliberalismo tupiniquim, defende a construção de um "Pólo Democrático" para enfrentar e derrotar a extrema-direita. Rodrigo Maia, atual presidente da Câmara dos Deputados, está num movimento de puxar o DEM ao Centro, aproveitando a entrada de deputados que podem desembarcar do PSB. Maia também se posicionou nesta sexta-feira (10) em sua página no Facebook, contra a proposta que proíbe o aborto até em casos de estupro, aprovada em comissão especial da Casa, afirmando que a proposta "não vai passar" no plenário da Casa. Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo, em declarações recentes, disse que a reforma da previdência é necessária, "mas não pode penalizar os mais pobres". Afirmou ainda que "liberalismo puro é incivilização". FHC, Maia e Alckmin se movem, corretamente, para dialogar com o Centro. Como nos exemplos acima, a direita tem sinalizado constantemente ao Centro.
Já a esquerda, não. É compreensível que a derrota a partir do impeachment - o golpe por dentro - desorganizou parcelas do campo que, desorientadas, passaram a negar a política, a realidade e, sobretudo, a correlação de forças. Sem contar os que louvam os setores da burocracia estatal antinacional (MP, PF e setores do Judiciário) que estão destruindo o país.
O centro político, entendo eu, é polarizado pelo poder e pela expectativa de poder. Vai mais à esquerda ou à direita dependendo pra onde o vento sopra - a imagem que ilustra bem é a de uma biruta de um aeroporto. Mas não se trata de categorizar apenas partidos. No meio de tudo isso existe o povo, o eleitor médio, de centro, em geral, progressista na economia e conservador nos costumes. Daí, pergunto: Numa conjuntura tão complexa quanto a que vivemos, e querendo sair do isolamento, devemos criar pontes ou implodi-las?
Outro exemplo, o empresariado não adere ao rentismo por ideologia. Eles vão atrás do lucro, onde quer que este esteja. Se é no rentismo, lá que estarão. Se a produção volta a dar lucro, voltam a investir. A população de religião evangélica faz parte da massa popular de beneficiários das políticas sociais de nossos governos. Pergunto novamente, dialogamos com este grupo ou entramos em rota de colisão com eles na pauta de costumes?
Enquanto alguns apostam na radicalização, a direita busca o diálogo com o centro político e o eleitor médio. O "esquerdismo, a doença infantil do Comunismo", como dizia Lenin, costuma produzir desastres eleitorais e nos lançar ao isolamento.
Lula fez muito bem em sinalizar a intenção de ampliar o diálogo com o Centro na fala onde "perdoa os golpistas". Não se ganha eleição sozinho, pois no Brasil se ganha com 50% dos votos mais 1. Hoje, o campo democrático-popular está restrito a, aproximadamente, 30% do eleitorado brasileiro. E mais, Frente de Esquerda é auto-afirmação. É sinônimo de derrota e isolamento. Feio não é fazer alianças programáticas com ex-golpista, é perder as eleições e ver o país ser destruído.
O pleito de 2018 será de caráter plebiscitário, ou seja, estabelecerá que país queremos. Logo, é fundamental a disputa por uma nova maioria política e programática capaz de retomar o projeto e avançar na construção de um Brasil mais justo, soberano, solidário e democrático.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Cerveja e Chopp de Umbu produzidos pela Coopercuc fazem sucesso durante o Semiárido Show 2017



O estande da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) montado na área da “Vila da Economia Solidária”, na 7ª edição do Seminário Show, realizado em Petrolina-PE, foi um dos mais movimentados do evento. O motivo? Os saborosos produtos da cooperativa e uma certa cerveja e um chopp de umbu que era impossível não querer provar.
O professor Teobaldo da Silva, da cidade de Queimadas-BA, foi um dos que não resistiu.  Ele experimentou e ficou com aquele gostinho de quero mais. “Tomei o chopp de umbu e achei muito interessante. Gostei, tem um sabor leve, muito gotoso para tomar. Eu já conhecia o trabalho da Coopercuc e agora estou aqui tomando o chopp e está aprovado”, enfatizou.
A servidora pública, Camila Viana, de Brasília-DF, também se rendeu ao sabor diferenciado das bebidas. “Eu achei bem gostosas, fortes, refrescantes, dá para sentir bem a presença do umbu. Achei a presença do umbu um pouco mais forte no choop do que na cerveja, apesar do choop ser mais leve. São bem gostosas (as bebidas), elogiou Camila.
Batizada de Saison Umbu, a cerveja foi lançada em 2015 e é resultado de uma parceria entre a Coopercuc e uma cooperativa do Rio Grande do Sul. Já o chopp é recente e foi umas das novidades apresentadas durante o evento.
A presidente da Coopercuc, Denise Cardoso, comentou sobre a satisfação de ver os produtos terem tanta aceitação popular. “É muito bom a gente saber que os nossos produtos têm agradado aos diversos paladares. Aqui para esta feira, além dos nossos produtos com mais tempo no mercado como geleias, doces e compotas, a gente trouxe a cerveja do umbu e também trouxemos o Chopp de umbu que é uma novidade para a feira e também o suco de umbu que é lançamento. Então é muito gratificante ver o nosso estande cheio de pessoas experimentando e gostando das bebidas”, afirmou Denise.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Conselho Popular de Petrolina realizará em Dormentes audiência pública sobre problemas da PE-630

(Foto/ilustração)

As condições precárias da PE-630 voltarão a ser alvo de nova audiência pública promovida pelo Conselho Popular de Petrolina. O evento acontecerá nesta sexta-feira (17), às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Dormentes, Sertão do São Francisco.
Rodovia que faz a interligação de Petrolina/Rajada, Dormentes, Santa Filomena e Ouricuri/Barra de São Pedro e Trindade, a PE-630 possui atualmente um trecho de 148 quilômetros praticamente intrafegáveis. Além do risco de acidentes, o problema também prejudica o setor econômico da região, uma vez que a estrada serve para o escoamento de gesso, frutas, cerâmica, caprinovinocultura, além de atrair o turismo em festas religiosas e de calendários dos municípios.
Após todas as audiências, o Conselho Popular vai elaborar um documento e espera entregá-los nas mãos do governador do Estado, Paulo Câmara.(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Número de mortos no terremoto do Irã sobe para 328

O abalo foi de magnitude 7.3 na escala Richter
Terremoto de 7,3 graus no Irã
Terremoto de 7,3 graus no IrãFoto: Pouria Pakizeh/ISNA/AFP

Ao menos 328 pessoas morreram e 2.530 ficaram feridas no Irã no terremoto que sacudiu uma zona montanhosa na fronteira com o Iraque, de acordo com um balanço atualizado divulgado pelas autoridades iranianas. O abalo foi de magnitude 7.3 na escala Richter.

O balanço anterior registrava 207 mortos e 1.700 feridos. No Iraque, o terremoto provocou a morte de sete pessoas, de acordo com o novo balanço oficial.(Folhape).

Leia também:
Ao menos 13 mortos no Iraque e no Irã por forte terremoto


Epicentro do tremor foi registrado próximo à fronteira entre Irã e Iraque
Epicentro do tremor foi registrado próximo à fronteira entre Irã e Iraque - Crédito: Reprodução/Monitor Global

Blog do BILL NOTICIAS

Homem é assassinado na zona rural de Juazeiro

(foto/reprodução WhaatsApp)
Um homem, ainda não identificado, foi encontrado morto na localidade de Riacho da Massaroca, no distrito de Massaroca, zona rural de Juazeiro (BA), na manhã desta segunda-feira (13).
A vítima estava com vários hematomas pelo corpo e aparentemente foi degolada. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fará o recolhimento do corpo. Não há maiores detalhes sobre o caso. (C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

NO 1º DIA DE NOVA LEI TRABALHISTA, JUIZ DA BAHIA CONDENOU EMPREGADO


José Cairo Junior, juiz do trabalho da Bahia, proferiu dura sentença contra um empregado no sábado (11), baseando-se na nova legislação trabalhista.
O funcionário havia processado o empregador por ter sido assaltado a mão armada pouco antes de sair para a firma. Pedia R$ 50 mil, mas foi obrigado a desembolsar R$ 8.500 por litigância de má-fé e pelas custas da ação.
O juiz rejeitou a tese de “responsabilidade civil do empregador decorrente de atos de violência praticados por terceiros”. Na mesma ação, o trabalhador pleiteou o pagamento de horas extras, mas Cairo Junior entendeu que ele não comprovou a carga horária adicional.(247).
As informações são da coluna Painel da Folha de S.Paulo.

Blog do BILL NOTICIAS

PIMENTA: O QUE ACONTECERIA SE EU DISSESSE QUE MORO DEVE MORRER?


Paulo Pimenta (PT-SP) usou as redes sociais para chamar a atenção para a gravidade das ameaças de morte ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No fim de semana, o colunista Mario Vitor Gonçalves que publicou o artigo "Lula deve morrer", que traz trechos perturbadores.
"Pelo bem do País, Lula deve morrer. Eis uma verdade incontestável. Digo, se Luiz Inácio ainda é encarado por boa parte da sociedade como o prócer a ser seguido, se continua sendo capaz de liderar pesquisas e inspirar militantes Brasil afora, então Lula precisa morrer", escreveu o jornalista.
Em seu Twitter, o deputado Paulo Pimenta usou uma comparação.
 "O que teria acontecido comigo se eu tivesse, de forma leviana e irresponsável, publicado um artigo intitulado 'Moro deve Morrer'?", indagou.

O caso
O Partido dos Trabalhadores decidiu acionar criminalmente o colunista.
"O título é tipicamente uma incitação ao crime, conforme previsto no artigo 286 do Código Penal Brasileiro", diz nota do PT; "Este episódio demonstra até que ponto setores da direita e das elites estão dispostos a chegar para impedir o retorno de Lula à presidência da República pelo voto do povo brasileiro", diz o partido.(247)

Blog do BILL NOTICIAS

Matemática 'pesou' no segundo dia do Enem 2017

Estudantes avaliaram as provas deste domingo e fizeram um balanço do exame deste ano
Saída dos estudantes das provas do domingo. Foto: Roberto Ramos/DP
Saída dos estudantes das provas do domingo. Foto: Roberto Ramos/DP


Na saída de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (12), os candidatos ouvidos pelo Diario se mostraram divididos sobre qual foi a melhor disciplina do dia. Já sobre a mais trabalhosa, matémática foi a resposta de quase todos os entrevistados na Universidade Católica de Pernambuco, tradicional local de prova no centro do Recife. Além de matemática, os vestibulandos realizaram provas de ciências da natureza (biologia, física e química).

Viviane achou a prova trabalhosa. Foto: Roberto Ramos/DP
Viviane achou a prova trabalhosa. Foto: Roberto Ramos/DP

Viviane Menezes, de 21 anos, quer tentar o curso de pedagogia. No todo, as provas deste domingo agradaram mais que o primeiro dia, mas a de matemática atrapalhou. "Muita questão de probabilidade na prova de matemática. Deu muito trabalho, mas consegui fazer. Foi um ano de dedicação para isso, não dava para abandonar nenhuma questão", ressaltou.

Charlene destacou que a prova exigia muito cálculo. Foto: Roberto Ramos/DP
Charlene destacou que a prova exigia muito cálculo. Foto: Roberto Ramos/DP

Depois de um primeiro dia muito bem, a prova de matemática fez o segundo dia de Charlene Vasconcelos, de 41 anos, um terror. "Muito cálculo, muita matemática trabalhosa, de quebrar a cabeça. É muito pesado, mais do que fazer uma redação, como foi na semana passada", comparou. É a terceira vez que faz o Enem, desta vez para tentar uma vaga no curso de Direito.

Antônio resumiu a prova de matemática como a pior dos dois dias. Foto: Roberto Ramos/DP
Antônio resumiu a prova de matemática como a pior dos dois dias. Foto: Roberto Ramos/DP

Também na lista do grupo que preferiram o primeiro dia de provas, Antônio Henrique Tiburtius, de 19 anos, aponta: "A melhor foi bilogia e a pior foi matemática, como sempre", destaca. "É a primeira vez que faço o Enem e a avaliação que faço é que, no geral, ficou equilibrado entre os dois dias. Matemática foi pior, mas as outras compensaram. No primeiro foi a redação que surpreendeu com o tema, mas as outras provas do primeiro dia 'salvaram'", pondera. Questionado sobre qual foi o pior entre a redação e matemática, respondeu de pronto: "matemática".

Matheus gostou da prova e espera conseguir a vaga em medicina. Foto: Roberto Ramos/DP
Matheus gostou da prova e espera conseguir a vaga em medicina. Foto: Roberto Ramos/DP



Mas como em todo lugar, há o contraponto. Matheus Lira, de 17 anos, não pensou duas vezes ao responder que a sua melhor e mais fácil prova foi a de matemática. "As questões de matemática sempre são claras sobre o que se pede e facilita bastante na hora de responder. Além disso, não tem questões enormes, com textos enormes que não destacam claramente o que deve ser respondido, como as (provas) do primeiro dia. É muito mais simples. Hoje, sem dúvida, foi o melhor dia de prova para mim", crava. Matheus vai tentar o curso de medicina e é a segunda vez que faz a prova. No ano passado, fez por experiência porque ainda era terceiro ano.(DP).


Blog do BILL NOTICIAS   






Em Petrolina, menor de 15 anos é assassinado no N.10 com 18 tiros



Resultado de imagem para policia gif

O Boletim da Policia Militar de Pernambuco, Batalhão Petrolina, informou que na noite desse sábado(11), por volta das 23h40minutos, ocorreu um assassinato no Projeto Senador Nilo Coelho, Núcleo 10, quando um menor,  R. S. N, 15 anos; foi barbaramente atingido por 18 perfurações de arma de fogo.
A Policia foi acionada e de imediato se deslocou para o local do crime, tomando as providencias de praxe. Isolou a área para que o Instituto de Criminalística fizesse toda a pericia do fato, até o recolhimento do corpo pelo Instituto de Medicina Legal.
Segundo testemunhas,  04 elementos em um veículo não identificado perseguiram o menor e em um espaço de terreno baldio efetuaram disparos contra o mesmo. Após o local ter sido isolado, o corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina. O  Boletim de Ocorrência (BO) foi feito na 1ª Delegacia de Polícia Civil (DPC), que já estar  investigando  o caso.Aguardem novas informações.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...