segunda-feira, 2 de agosto de 2021

VIDA PLENA - Artrose no quadril: esteja atento aos sinais e saiba como se prevenir

Alguns sinais podem indicar o aparecimento da doença, que pode ser prevenida com cuidados. Saiba como identificar e tratar problema

                 Por Andresa Carolina/Folhape

Técnicas podem retardar evolução e amenizar as dores provocadas pela doença - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco.

Também conhecida como coxartrose ou osteoartrose, a artrose no quadril é um desgaste que ocorre na articulação do quadril, provocando dores que se intensificam principalmente ao andar ou ao ficar sentado por muito tempo. Esse desgaste ocorre porque a região do quadril é responsável por sustentar boa parte do corpo, além de também estar sempre em movimento. Além de indicar a identificar o problema, o Vida Plena de hoje dá dicas fundamentais de como se prevenir.


Alguns grupos são mais propensos ao desenvolvimento da artrose no quadril, principalmente os idosos e atletas que utilizam bastante essa articulação. “Pacientes com história familiar de coxartrose, com síndrome do impacto femoroacetabular diagnosticada, atletas de alto rendimento ou praticantes amadores de esportes de impacto estão mais propensos a desenvolver artrose precoce”, afirma o médico Filipe Lima, especialista em ortopedia, cirurgia do quadril e traumatologia esportiva.

Fique atento
aos sinais

Existem alguns sinais que podem indicar o aparecimento da artrose no quadril, como por exemplo sentir dor ao cruzar as pernas ou ao sentar. A aposentada Simone Pimentel de 57 anos, sofria com dores na região do quadril há cerca de três anos, e iniciou a fisioterapia para tentar amenizar os sintomas. "Comecei a fisioterapia há um ano e meio no intuito de melhorar minhas dores. Antes eu sentia muita dificuldade para fazer tarefas simples como levantar do sofá ou da cama, hoje até consigo fazer alguns exercícios leves", pontua.  

Alguns hábitos podem prevenir o aparecimento precoce da artrose no quadril, como o cuidado com a postura e o fortalecimento dos músculos. "A prevenção envolve consulta periódica a um ortopedista, não insistir em atividades físicas que causem desconforto, manter-se dentro de um peso saudável e manter uma massa magra (muscular) que dê suporte ao esporte que se pretende praticar", lembra Filipe Lima. 

Técnicas 
amenizam dores

Apesar de ser uma doença progressiva, existem algumas técnicas que podem retardar a evolução e amenizar as dores no local. A fisioterapeuta e instrutora de pilates, Iviana Marino, fala sobre a importância da técnica para melhorar o estilo de vida do paciente. “O pilates é uma prática completa, pois promove fortalecimento, tonificação e flexibilidade muscular, além da melhora da mobilidade articular. Também promove redução das dores e auxilia na melhora da capacidade funcional de cada pessoa”, destaca.


Além do pilates, outras atividades podem auxiliar no tratamento, como no caso da fisioterapia, hidroginástica, bicicleta e alongamentos funcionais. Em casos mais graves, existe a cirurgia para artrose, que consiste em retirar a cartilagem que foi danificada ou até mesmo a substituição por uma prótese no quadril.

Escreva a legenda aqui

#vidaplenajaymedafonte

BLOG DO BILL NOTICIAS

No Rio, Homem diz ter sido agredido por bolsonaristas e quase morre atropelado (vídeo)

 

Eduardo Debaco (Foto: Reprodução/Twitter)

O economista Eduardo Debaco foi atacado no bairro de Ipanema (RJ), neste domingo (1), ao cruzar com um grupo bolsonarista e comentar que “bolsonaristas não usam máscara”. 

Os extremistas se irritaram e lançaram Debaco em uma via movimentada. Ele foi atropelado e quebrou duas partes de sua perna. 

Já no hospital, antes de entrar em cirurgia, o economista gravou o vídeo com a denúncia.

Veja: 

 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Porto de Suape quer Transnordestina conectada a Pernambuco

          Por: Iris Costa/DP

Foto: Divulgação

Pensada como um grande projeto de integração regional, a Ferrovia Transnordestina foi uma ideia ambiciosa desde a sua concepção. Para a construção da ferrovia, foi realizada, em 1997, a concessão da Malha Ferroviária Nordeste para a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), por 30 anos. Seria responsabilidade da CFN a construção da Transnordestina, mas, restando pouco mais de cinco anos para o fim da concessão, o projeto não foi concluído. Além do atraso, o trecho da ferrovia que conectaria o Porto de Suape, em Pernambuco, à malha ferroviária, corre o risco de ser cortado do projeto.

Apesar de ainda não haver um pronunciamento oficial do governo federal em relação à construção da Transnordestina, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, comunicou, em uma entrevista ao Valor Econômico, concedida recentemente, que o traçado será entregue somente até o Porto de Pecém, no Ceará. Segundo Freitas, não haveria viabilidade para as obras dos dois trechos e, por conta disso, apenas um deveria ser construído.

O pronunciamento do ministro da Infraestrutura tem acalorado debates e levantado questionamentos sobre as motivações para a escolha do trecho cearense. Políticos e agentes públicos têm se esforçado para atrair a atenção do público para o imbróglio que envolve a controversa ferrovia. Para entender mais sobre a importância da Transnordestina para a economia pernambucana, a reportagem do Diario de Pernambuco ouviu o presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão.

INÍCIO
A Transnordestina não é um projeto de uma ferrovia para Suape ou para Pecém. A concessão foi feita há quase 26 anos e a gente não tem uma obra construída. Em sua concepção, a Transnordestina é uma obra de integração regional. Portanto, ela não é uma obra do Ceará ou de Pernambuco. É uma obra que integra as diversas cadeias de produção e de logística, por consequência. Ela não foi pensada para poder resolver o problema econômico de Suape ou o problema econômico de Pecém, mas sim para integrar o Nordeste e, a partir disso, integrar a região em outras cadeias produtivas.

IMPORTÂNCIA
Hoje, Pernambuco é o quinto maior estado produtor da avicultura do Brasil, e o milho em grão vem do Centro-Oeste de caminhão. A gente precisa ter uma integração de Pernambuco com outras estruturas, como a Ferrovia Norte-Sul, a Ferrogrão, juntamente com outro modal logístico ferroviário, para poder continuar tendo competitividade. Sem isso, o Nordeste fica isolado economicamente do restante do Brasil. Essa integração vem desde Dom Pedro II.

ACELERAÇÃO
Diversos governos que passaram pela Transnordestina colocaram recurso público para que isso pudesse acontecer. O ritmo da obra ganhou uma dimensão um pouco maior no Governo Lula, que começou a obra por onde estava a produção mineral.Pegava uma parte do grão e da mineração de ferro do Piauí, uma banda da fruticultura e de grãos da Bahia,da própria fruticultura de Pernambuco e a maior reserva de gipsita do Nordeste do Brasil,que era o Araripe, com nosso gesso.

TRAJETO
A obra começou, efetivamente, pela origem do produto, mas a ferrovia deveria ter começado pelo fim. O que é o fim? É por onde você vai escoar a mercadoria. Quando você vai fazer uma ferrovia, você começa pelo porto e depois vai encaminhando para onde você vai transportar a mercadoria. É a mesma coisa que uma drenagem. Quando você faz uma obra de drenagem, se você não começar por onde vai sair a água, você não está fazendo nada. Se você não começar onde já está alagado, a água vai sair por onde? É a mesma coisa com a mercadoria. Você tem que começar qualquer obra logística por onde vai sair a mercadoria, e não por onde vai entrar, senão você não sai e o objetivo não é atingido.

ECONOMIA
O transporte por ferrovia custa 1/6 do valor do frete. A base econômica de muitos países desenvolvidos começou pela adoção da ferrovia, que é muitas vezes mais barata do que a rodovia. O Brasil fez o inverso. A rota do desenvolvimento do país foi em cima do sistema rodoviário, em cima de pneu, que é o sistema mais caro que tem, ao invés de ser feita como na Europa. Todos os países bem desenvolvidos priorizaram as malhas ferroviárias e a integração dessas com os portos, que recebiam as mercadorias e as distribuíam para facilitar o desenvolvimento das outras áreas.

O PORTO
O Porto de Suape é líder regional de cabotagem,ou seja, é o ponto do Nordeste que mais executa o transporte infralitoral brasileiro. Nós temos uma alta movimentação de navios, principalmente com granéis líquidos,que são combustível, petróleo e companhia limitada. Nós somos líderes de mercado hoje, a nível nacional, nesse segmento. 

TRANSPORTE
Nós somos o principal porto de recebimento de veículos importados do Nordeste. Todos os carros importados, que são comercializados no Nordeste, entram aqui pelo Parque de Suape.

IMBRÓGLIO
Mesmo com a negativa do ministro da Infraestrutura, nós esperamos que o trecho até Suape seja construído. A fala dele - não tem decisão, tem fala do ministro - colocando essa perspectiva do Porto do Ceará ainda precisa passar por vários componentes do próprio governo e dos órgãos de fiscalização. Então, essa decisão não cabe ao ministro. Existe uma consultoria contratada. Essa consultoria ainda não apresentou um resultado a ser contestado e analisado por todos os entes, incluindo o Tribunal de Contas da União, que precisa afirmar que a consultoria está certa.

DOIS TRECHOS
O governo de Pernambuco está lutando para que a concessionária faça os dois trechos. Não estamos lutando para que se deixe de fazer o ramal do Ceará para poder fazer Pernambuco. Não, estamos lutando para que a concessionária cumpra o que o contrato determina, que é fazer os dois trechos. Mas, mesmo que a decisão fosse fazer um trecho só, eu estou dizendo que a melhor alternativa, economicamente falando, é Pernambuco. Não é o Ceará, e a gente prova isso.


CPI da Covid volta com força total e mira corrupção na compra de vacinas

 

Senadores fazem um minuto de silêncio para homenagear os 502.817 mortos por covid-19 no Brasil. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

"A CPI da Covid retoma os trabalhos nesta segunda-feira para aprofundar as investigações sobre suspeitas de irregularidades na compra de vacinas pelo governo Bolsonaro. A partir de terça-feira, o foco da CPI será a negociação envolvendo empresas e intermediários para oferecer vacinas sem o aval de fabricantes estrangeiros. Na próxima semana, a comissão volta a se debruçar sobre o caso da empresa Precisa Medicamentos e o Ministério da Saúde para a aquisição da Covaxin", informam os jornalistas Paulo Cappelli, Natália Portinari e Julia Lindner, em reportagem publicada no Globo.

"A cúpula da comissão tem planos de acelerar os trabalhos para que o relatório final de investigação fique pronto até o final de setembro. A ideia é que o documento produzido pela CPI aponte os indícios de fraude em contratos do Ministério da Saúde, as omissões do governo e ainda a promoção de medicamentos ineficazes durante a pandemia", descrevem ainda os repórteres.

O primeiro depoimento previsto é do reverendo Amilton Gomes, na terça-feira. A CPI quer esclarecer a participação da Senah (Secretaria Nacional de Assuntos Religiosos), entidade fundada por Amilton, em uma negociação paralela de vacinas levada ao Ministério da Saúde. O policial militar Luiz Paulo Dominguetti, que ofereceu 400 milhões de doses de AstraZeneca sem autorização do laboratório e sem origem comprovada, contou com a intermediação do reverendo para ser atendido pelo governo federal.

Para quarta-feira estava previsto o depoimento de Francisco Maximiano, presidente da Precisa Medicamentos, empresa que atuou como intermediária na venda da vacina indiana Covaxin ao governo. Ele comunicou que não pode comparecer porque está na Índia. A princípio, o plano é deixar sua oitiva para a semana que vem, quando a comissao deve concentrar suas atenções para o caso. A CPI também pretende ouvir Tulio Silveira, advogado da Precisa, que participou das tratativas. (247).




Escolas particulares de Pernambuco podem voltar com 100% da capacidade e respeito ao distanciamento

Pela primeira vez desde o começo da pandemia de Covid-19, está permitido receber todos os estudantes e usar espaços

              Por Artur Ferraz

Volta às aulas na rede particular de ensino - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Após um longo período de pausas nas atividades presenciais e rodízios com aulas remotas, as escolas particulares de Pernambuco voltaram a abrir nesta segunda-feira (2).

Pela primeira vez desde o começo da pandemia de Covid-19, está permitido receber todos os estudantes e usar espaços, como a quadra de educação física, desde que seja respeitado o distanciamento mínimo de 1 metro entre os alunos.

Mesmo com a manutenção dos protocolos e a restrição no distanciamento, algumas unidades conseguiram acomodar todos os estudantes. É o caso do Colégio Saber Viver, no bairro do Espinheiro. A unidade, que atende cerca de mil alunos do Ensino Infantil ao Fundamental 2, fez uma recepção com artistas da Escola Pernambucana de Circo.

"A gente passou por uma reforma estrutural em alguns espaços coletivos. Além disso,  aumentou a quantidade de supervisores para acompanhar o distanciamento e o cuidado com a máscara", explica a coordenadora pedagógica do colégio, Mariana Bezerra.

Nos jovens, a ansiedade é grande. Aluna do 6° ano, Liz Pena Galvão, de 11 anos, não dormiu à noite. "Muito tempo sem vir à escola e ver meus amigos. O sentimento de voltar é incrível", diz. 

Depois de fazer um teste, deixando a filha para ir a duas aulas no primeiro semestre, a mãe de Liz, a dentista Gabriela Pena, 46, aprova o retorno. "Na aula remota, a gente percebe que a interação complica. Acaba que a criança fica desanimada. Eu já sentia isso nela", conta.

Volta às aulas na rede particular de ensino (Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco)

Já no Colégio Fazer Crescer (CFC), no bairro do Rosarinho, também na Zona Norte, a volta foi bastante tranquila para os alunos do Ensino Médio. Estudante do 1° ano, Lorena Santos, 15, nota uma diferença grande entre o presencial e o remoto. "Está tudo bem até agora. Dá para prestar atenção e, mesmo não tendo contato físico, a convivência é bem melhor", afirma.

De acordo com a coordenadora Amenaide Pessoa, 95% dos alunos decidiram voltar ao módulo presencial. Para garantir o distanciamento entre os jovens não só nas salas como nos intervalos, a escola preparou um protocolo específico com infectologistas.

"No recreio, por exemplo, não descem todas as turmas. Algumas ficam lá em cima, lanchando com 1,5 metro de distância, e as outras duas descem. Usamos as salas também, com cadeiras mais distanciadas. Não tivemos muitos problemas", explica.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Anemia por falta de ferro é caracterizada pela fadiga

               Por Rafael Coelho/Folhape

A fadiga deve ser investigada, pois, pode ser anemia - Canva


Olá, internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-estar

A anemia é uma deficiência nutricional que afeta negativamente a produção de hemoglobina (substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue). O exame de sangue é essencial para que seja confirmado o diagnóstico de anemia por falta de ferro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a deficiência de ferro no organismo é ainda muito comum, atingindo cerca de 1/3 da população mundial com a doença.  

A vitamina C potencializa o ferro dos alimentos (carnes, grãos, legumes, verduras). Para se ter uma ideia, o simples ato de pingar gotas de limão no feijão aumenta consideravelmente a absorção do nutriente ferro pelo corpo. Já o leite e derivados atrapalham a captação do ferro, por causa do cálcio. Portanto, evite consumir leite com um alimento rico em ferro. Um exemplo de "briga" entre o ferro e cálcio é o prato frango à parmegiana. A fadiga generalizada é um dos principais sintomas do desequilíbrio nutricional. Portanto, é fundamental o diagnóstico por parte do médico e o acompanhamento multidisciplinar com o nutricionista. 

Os principais sinais e sintomas da anemia por carência de ferro são:

- Fadiga generalizada
- Anorexia (falta de apetite)
- Palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas)
- Menor disposição para o trabalho
- Dificuldade de aprendizagem nas crianças
- Apatia (criança muito “parada”).

Alimentos ricos em ferro:

-Carne vermelha

-Carne de frango

-Feijão, grão de bico e ervilhas

-Agrião

-Espinafre

-Gergelim

-Soja

-Castanhas

Feijão é rico em ferroFeijão é rico em ferro - Foto: Canva

O ferro é um nutriente importante para a vida e atua principalmente na formação de células vermelhas do sangue, no transporte do oxigênio no organismo e também está envolvido na função imunológica e no desenvolvimento intelectual das crianças. A deficiência de ferro é um problema que atinge países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os principais afetados pela deficiência de ferro são crianças, mulheres em idade fértil e gestantes. No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde – PNDS, a prevalência de anemia observada entre crianças menores de cinco anos é de 20,9%, sendo de 24,1% em crianças menores de dois anos. Em mulheres em idade fértil a prevalência de anemia observada foi de 29,4%. Em termos globais, de acordo com estimativa realizada na última década pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a carência de ferro afetava 1/3 da população. 

Alimentos ricos em cálcio, como leite, queijos e iogurtes, prejudicam a absorção do ferro, pois os minerais acabam "brigando" para serem captados pelo organismo.  O bife à parmegiana é um prato típico na briga do ferro e cálcio. 

Seja a sua melhor versão

SAÚDE EM PÍLULAS 

Movimento - Realizar exercícios físicos é muito importante para a saúde, física e mental, uma vez que libera hormônios como serotonina e endorfina, que trazem a sensação de bem-estar e ajudam a controlar o estresse, principalmente em uma situação de pandemia em que que vivemos no Brasil e no mundo. Prefira atividades ao ar livre, como em parques, por exemplo, informa o médico Ricardo Eid, especialista em medicina do esporte, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Vitamina - Durante a estação mais fria do ano, o cuidado com a imunidade, para manter a saúde em dia é imprescindível. Consumir frutas ricas em vitamina C, como laranja, limão e goiaba, vão ajudar a manter a integridade do sistema imunológico. A vitamina C é um potente antioxidante que vai combater os radicais livres, mantendo longe as infecções. "Bebidas como o suco de Laranja e o Veggie Limão, que conta com espinafre e couve, são fontes ricas em Vitamina C e podem auxiliar nesse processo", explica a nutricionista Edvania Soares.

Estudo  revela aumento de automedicação para dormir durante a pandemia

Sono durante a pandemiaO sono tem sido afetado pela pandemia - Foto: Canva

Estudos mostram que os problemas de sono aumentaram o consumo de pílulas para dormir, boa parte adquirida sem receita. Após duas semanas de confinamento, 74% de 1.005 pessoas que participaram de um estudo francês tiveram dificuldades para dormir, 16% usaram pílulas para dormir nos últimos 12 meses e 41% tomaram esses medicamentos desde o início do lockdown.  A pesquisadora do Instituto do Sono Dalva Poyares diz que um achado interessante foi constatar que 72% das pessoas com queixa de sono eram jovens entre 18 e 34 anos Na Itália, pesquisadores estudaram 30 pessoas com dependência de drogas e álcool, tendo constatado que o consumo de drogas caiu no isolamento físico e social e voltou a subir após o confinamento. Já o uso de álcool e pílulas para dormir aumentou e se manteve elevado ao final do confinamento. Estudiosos americanos observaram um crescimento 0,05 prescrições por mil pacientes entre junho de 2019 de junho a março de 2020. Em setembro, o aumento passou para 0,21 por mil pacientes. O estudo concluiu que, antes de prescrever remédios, os médicos deveriam ter oferecido opções não farmacológicas evitar o uso de medicamentos a longo prazo.

OPINIÃO – PALAVRA DO ESPECIALISTA

Cresce o uso de lentes de contato na pandemia

lentes de contatoO uso de máscara e embaçamento dos óculos pela respiração é um dos fatores que tem incentivado a adesão de novos usuários às lentes - Foto: Canva

No início da pandemia, existiam dúvidas de que as lentes de contato poderiam ser inseguras e seu uso deveria ser evitado. Mas, estudos recentes têm mostrado que quem as utiliza não tem mais chance de ser infectado do que pessoas que usam óculos. Como os usuários de lentes de contato estão mais predispostos a desenvolver quadros inflamatórios e alérgicos, a orientação era manter uma rotina rígida de higienização, pois sendo a Covid-19 transmitida pelo contato com as mãos, considerávamos que poderiam infectar as lentes no processo de colocá-las ou removê-las do olho.

Entretanto, a frequência da conjuntivite em pacientes com coronavírus tem se provado baixa, sendo menor que 3%. Estudo realizado pelo Center for Ocular Research and Education (CORE), em Ontário, no Canadá, demonstrou pouca incidência da Covid-19 no filme lacrimal, sendo baixo o risco de transmissão por meio das lágrimas. A pesquisa também provou que a probabilidade de contaminação das lentes de contato é mínima. O olho é dificilmente envolvido na infecção por Covid, portanto, as lentes são uma forma de correção ótica bem segura.
Outra dúvida era se haveria diferença de risco de infecção, de acordo com os materiais das lentes disponíveis no mercado. Ainda não temos estudos conclusivos a esse respeito. É necessário investigar melhor a interação do vírus com a matéria prima das lentes. No entanto, as lentes de descarte diário podem ser a melhor opção neste período pandêmico. Já quem estiver com coronavírus, deve suspender imediatamente o uso de lentes de contato.

O aumento no uso de lentes de contato é mais uma tendência identificada, na pandemia. Pesquisa realizada pelo Instituto Penido Burnier, em Campinas (SP), com usuários de óculos de grau constatou que houve um incremento de 10% no número de pessoas que passaram a usar lentes de contato. Segundo esse trabalho, um dos motivos que levaram os pacientes a deixarem os óculos de lado e migrarem para as lentes é o embaçamento dos óculos pelo ato de respirar com máscara.

A adesão também tem sido incentivada pelo aumento da incidência de pessoas míopes. São pacientes que apresentaram um início ou uma piora na miopia, atribuídos ao uso prolongado de eletroeletrônicos. Ou seja, são novos usuários que antes não precisavam de correção e agora precisam, e muitas vezes acabam optando pelas lentes de contato.
Seja qual for o motivo para o uso de lentes, frisamos a necessidade de manter uma boa higiene. O mau uso das lentes é ainda a maior causa de contaminação da córnea no mundo. Mais de 60% dos casos ocorrem por má higienização, armazenamento incorreto e uso fora da validade. Por isso, e apesar do risco reduzido de infecção pela Covid, todo cuidado é pouco. O paciente deve manter o hábito de lavar as mãos com água e sabonete neutro ou antibacteriano e secá-las bem, antes e após a retirada das lentes e sempre que tocar em qualquer superfície. Essa prática é muito eficiente e diminui o risco de contaminação por microrganismos.

Outro vilão que pode facilitar o contágio é o ar-condicionado. O uso intensivo de refrigeração, pode causar o ressecamento da lágrima e facilitar a infecção. Quem não tiver como escapar de ambientes refrigerados, deve dar preferência às lentes esclerais, que cobrem uma área maior do olho e diminuem o ressecamento da lágrima.
 
Confira dicas para o uso correto de lentes de contato e evitar a contaminação:
 
- Comece a higiene sempre pelo mesmo olho, pois cada um tem sua própria prescrição
- Se usar lentes de troca programada, limpe-as imediatamente após sua remoção
- Se as lentes forem descartáveis, jogue no lixo assim que as retirar
- Siga as orientações do seu oftalmologista para desinfectar as lentes
- Nunca use água da torneira para limpar as lentes ou o estojo
-  Siga as instruções de uso da solução para desinfectar as lentes
- Lave o estojo semanalmente e troque-o por um novo a cada três ou quatro meses
- Mantenha limpo o local onde você manuseia as lentes
- Evite dormir com as lentes de contato
- Evite usá-las na praia
- Nunca entre na piscina ou no mar com lentes de contato
- Use colírios lubrificantes, no horário e período indicados pelo seu oftalmologista
 
              Os usuários de lentes de contato devem fazer revisões periódicas, de acordo com os prazos orientados pelo seu oftalmologista.

José de Barros é oftalmologista e especialista em Lentes de Contato 
Instituto de Olhos do Recife - IOR


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...