quarta-feira, 3 de março de 2021

UNIVERSIDADE UFPE abre 700 vagas para graduação a distância

A seleção será feita especificamente por meio de nota do Enem, em uma das três últimas edições (2017 a 2019)

A Universidade Federal de Pernambuco anunciou a abertura de 700 vagas para cursos de graduação a distância. Com inscrições iniciadas nesta quarta-feira (3), o edital abrange os cursos de Letras/Licenciatura em Língua Portuguesa e Letras/Licenciatura em Língua Espanhola; Licenciatura em Matemática; Licenciatura em Geografia; e Bacharelado em Ciências Contábeis. Será possível se candidatar aos cursos até o dia 10 de março. 

Para realizar a inscrição, o estudante deve acessar o site da Comissão para o Vestibular/Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (Covest-Copset) e preencher o formulário. Não será permitida a candidatura para mais de um curso, mais de um polo, ou para um mesmo curso em polos diversos. O resultado será divulgado no dia 16 deste mês.

A seleção será feita especificamente por meio de nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma das três últimas edições (2017 a 2019), indicado pelo candidato quando da sua inscrição. 

Não será admitida a matrícula de candidato que seja vinculado a outro curso oferecido pela UFPE ou a outra instituição pública de ensino superior, salvo formal e expressa declaração de desistência do vínculo anterior. 

A formação acadêmica será possibilitada por meio de ensino a distância, mas polos de apoio presencial serão especificados na inscrição, em casos de necessidade de formação presencial.

Esses polos ficam nos municípios de Afrânio, Carpina, Caruaru, Gravatá, Limoeiro, Ouricuri, Palmares, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Tabira e Vitória de Santo Antão, todos do Estado de Pernambuco, sendo expressamente vedada a mudança de polo de apoio. (Por Portal Folha de Pernambuco).

Baixe aqui o Edital UFPE EAD 2020.2


Inscrições aqui.

Professor de 39 anos morre em Cotia e expõe o risco das escolas abertas

 

(Foto: ABr

A Covid-19 faz mais uma vítima no meio educacional, desta vez em Cotia (SP). Segundo informações da Apeoesp o docente se chamava Rodrigo Andrade, tinha 39 anos e era coordenador na Escola Estadual Prof. Odair Pedroso.

Ele trabalhou presencialmente até terça-feira da semana passada, quando se afastou devido à doença", afirma a Apeoesp em postagem em uma rede social nesta terça (2). "A escola já teve vários casos de pessoas que testaram positivo e, ainda assim, segue funcionando com aulas presenciais."

"Seguimos ainda mais indignados na luta para que o governo de São Paulo cancele a irresponsável política de aulas presenciais e para que o prefeito de Cotia incorpore as escolas estaduais ao decreto", segue a entidade.

Outros óbitos 

A professora Maria Tereza Miguel Couto de Lourenço, de 32 anos, que dava aulas na escola estadual de tempo integral Ministro José de Moura Rezende, em Caçapava (SP) morreu no dia vinte de fevereiro em decorrência da Covid-19. Já na cidade de Campinas, Ana Clara Macedo dos Santos, do 8° Ano,  morreu com apenas 13 anos, nesta quinta-feira (25), ao contrair o vírus no colegio Raquel de Queiroz. (Brasil247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

SÍNDROME DE HAFF - Jaboatão recomenda suspensão da venda do peixe arabaiana; Apevisa diz que não há restrições

Para o cumprimento da recomendação de suspensão, haverá inspeção em feiras, peixarias e supermercados


Após a morte da veterinária pernambucana Pryscila Andrade, com suspeita de Síndrome de Haff, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), recomenda a suspensão do comércio do peixe arabaiana no município. 

A veterinária e a irmã, a empresária Flávia Andrade, foram internadas, em fevereiro, em um hospital privado do Recife após comerem o peixe. A síndrome é popularmente conhecida como "doença da urina preta". A morte de Pryscila foi informada pela mãe, nessa terça-feira (2).

Segundo a secretária municipal de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessôa, a recomendação de não comercialização para o município vale até o fim da Semana Santa, no início de abril. A data coincide com o período histórico do aumento do consumo de peixes por causa da Quaresma.

"A decisão se deu por ser [a arabaiana] um peixe de maior musculatura e pela possibilidade de albergar uma maior quantidade de toxinas. Jaboatão irá seguir as diretrizes técnicas definidas em reunião", explicou Zelma.

A reunião a qual a secretária se refere ocorreu na terça-feira (2), em Jaboatão. Participaram do encontro representantes do Ministério da Agricultura, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e de órgãos municipais e estaduais, como as agências de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e Vigilância Sanitária (Apevisa) e a Vigilância Sanitária de Jaboatão.

Apesar do conselho de Jaboatão, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Apevisa, em nota divulgada nesta quarta-feira (3), informou que não há, em âmbito estadual, nenhuma restrição voltada para o consumo de peixes e crustáceos no território pernambucano, no momento.

"Não há como proibir, não temos estudos suficientes que recomendem essa proibição do consumo. As nossas recomendações são aquelas comuns da Quaresma, como a atenção à escolha do peixe", falou o gerente-geral da Apevisa, Josemaryson Bezerra.

Para o cumprimento da recomendação de suspensão em Jaboatão, haverá inspeção pelas equipes de Vigilância Sanitária do município em feiras, peixarias e supermercados que comercializam peixes e crustáceos.

"Há uma questão de responsabilidade sanitária para as medidas preventivas, considerando inclusive a necessidade de alerta para a população para o consumo desse tipo de pescado específico. A toxina não é inativada em peixes fritos ou cozidos", completou a secretária de Saúde de Jaboatão.

Orientações
A SES-PE alerta que, em caso de sintomas sugestivos da Síndrome de Haff, como enrijecimento dos músculos, urina preta e dores abdominais, o paciente deve procurar atendimento no serviço de saúde mais próximo de sua residência. 

Em seguida, o paciente deve relatar a sintomatologia e o histórico de consumo de pescados. 

A investigação epidemiológica de cada caso é feita pelas secretarias de Saúde municipais, com apoio da SES-PE. 

Síndrome de Haff em Pernambuco
Entre 2017 e 2021, o Estado registrou 15 possíveis casos de Síndrome de Haff, sendo dez confirmados por critério clínico epidemiológico - dos quais quatro em 2017 e seis em 2020. 

Em 2021, a pasta recebeu a notificação de cinco casos, incluindo o das duas irmãs. Todos seguem investigação, com apoio da Secretaria de Saúde do Recife.

Não há, por ora, mortes confirmadas pela doença nesse período. (Por Fabio Nóbrega/Folhape).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Rui Costa: “O responsável maior por essa tragédia é o presidente”

 

(Foto: Reprodução)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), criticou a conduta de Jair Bolsonaro pelo atual avanço da pandemia do novo coronavírus.

“Precisamos da vacina para salvar o Brasil desta tragédia. O veto do presidente à medida que poderia ter resolvido o problema da burocracia da Anvisa é um absurdo. Vamos abrir mais leitos de UTI, agora no hospital de campanha da Fonte Nova, mas só a vacina nos dará a vitória”, disse Costa.

Para o governador, “o responsável maior por essa tragédia é o presidente”. Ele disse ainda que não aceitaria estar no lugar de Pazuello para receber as ordens que vem sendo dadas por Bolsonaro.

Os governadores dos nove estados do Nordeste encomendaram 25 milhões de doses da Sputnik V, vacina produzida pela Rússia contra a Covid-19. A vacina ainda não foi aprovada pela Anvisa. (247).

BLOG DO BILL NOTICIAS

PCR instala contêiner ao lado do Hospital do Idoso para armazenar corpos de vítimas da Covid-19

Medida semelhante havia sido tomada no hospital de campanha montado em abril de 2020

Contêiner foi instalado ao lado do Hospital do Idoso - Foto: Reprodução TV Globo

Com o agravamento da crise sanitária e a saturação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 na Capital pernambucana, a Prefeitura do Recife instalou, na terça-feira (2), um contêiner do lado de fora do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife. 

Medida semelhante havia sido tomada no hospital de campanha montado em abril de 2020 nos Coelhos, no Centro da cidade. O recrudescimento da pandemia tem exigido do poder público medidas para minimizar os impactos do aumento dos casos graves e internações.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife explicou que "a ampliação da oferta em 300% de novas vagas de UTI no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI) para pacientes com síndrome respiratória aguda grave (srag), exige adequação específica da estrutura física da unidade, como o aumento proporcional do necrotério. O HECPI dispõe, atualmente, de 40 vagas ativas de terapia intensiva, devendo chegar a 80".(Por Juliano Muta/Folhape).


BLOG DO BILL NOTICIAS


Consórcio para compra de vacinas tem adesão de 649 prefeituras

 

Iniciativa foi lançada na segunda-feira por cerca de 300 prefeitos

Reuters/Imagro Imagens

O consórcio de municípios para compra de vacinas contra a covid-19 já teve manifestação de interesse de 649 prefeituras, segundo a lista divulgada hoje (3) pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP). A iniciativa foi lançada na segunda-feira (1º) em uma reunião com cerca de 300 prefeitos.

As administrações municipais podem assinar o termo de intenção do consórcio até sexta-feira (5). A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. Deve ser ainda elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras. 

A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa. 

Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.

A lista de prefeituras que demonstraram intenção de aderir ao consórcio está disponível na página da FNP. (Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo).

Edição: Fernando Fraga



BLOG DO BILL NOTICIAS

Dólar dispara e bate em R$ 5,75 com fiasco econômico de Paulo Guedes e Bolsonaro

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, faz palestra de encerramento do Seminário de Abertura do Legislativo de 2020 (Foto: Reuters | Wilson Dias/Agência Brasil)

O dólar opera com forte alta nesta quarta-feira, cotado a R$ 5,75, o que evidencia o fracasso de Paulo Guedes na condução econômica. A queda de 4,1% do PIB no acumulado de 2020, divulgada hoje, foi a maior em 24 anos. Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais sobre a queda do PIB:

Sputnik - Nesta quarta-feira (3), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informou que o Brasil teve uma queda de 4,1% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2020.

Com isso, a sequência de três anos de leve crescimento econômico foi interrompida.

"É o maior recuo anual da série iniciada em 1996. Esta queda interrompeu o crescimento de três anos seguidos, de 2017 a 2019, quando o PIB acumulou alta de 4,6%", informou o IBGE.

A taxa de crescimento foi a menor da série histórica iniciada em 1996, segundo o IBGE.

No quarto trimestre o país teve alta de 3,2% em relação ao terceiro trimestre. Em relação ao quarto trimestre de 2019, a queda foi de 1,1%, segundo o portal Valor Investe.

Em 2020, os serviços encolheram 4,5% e a indústria 3,5%, juntos, estes fatores representaram 95% da economia nacional.

Até então, a maior queda registrada tinha sido a de 2015, quando o PIB do Brasil despencou 3,5%.

De acordo com o IBGE, o auge das medidas de restrição ao contato social na tentativa de conter a COVID-19 contribuiu para o resultado anual de 2020, já que ocorreu uma paralisação quase total das atividades a partir do início de março do ano passado.

"O resultado é efeito da pandemia de Covid-19, quando diversas atividades econômicas foram parcial ou totalmente paralisadas para controle da disseminação do vírus. Mesmo quando começou a flexibilização do distanciamento social, muitas pessoas permaneceram receosas de consumir, principalmente os serviços que podem provocar aglomeração", explicou a coordenadora de Contas Nacionais, Rebeca Palis.

O setor da Agropecuária foi o único a apresentar alta (2%), enquanto que a Indústria (-3,5%) e os Serviços (-4,5%) apresentaram queda.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. (Brasil247).


BLOG DO BILL NOTICIAS



Nova remessa com 102 mil doses de vacina contra a Covid-19 desembarca em Pernambuco

 

Foto: Hélia Scheppa/SEI

Pernambuco recebeu, na madrugada desta quarta-feira (3), mais uma remessa de vacina contra a Covid-19. Desta vez, o estado foi abastecido com 102 mil doses do imunizante Sinovac/Butantan, que vão servir para dar celeridade à vacinação de trabalhadores de saúde e idosos com idades entre 80 e 84 anos, sendo os dois públicos parte do grupo prioritário. Segundo o Governo do Estado, com o desembarque das doses do imunizante - que chegaram em solo pernambucano por volta das 2h, no Aeroporto Internacional do Recife -, subiu para 743.560 o quantitativo de vacinas enviadas ao estado.

"Com a chegada desse novo lote e a distribuição rápida das vacinas para todas as regiões do Estado, continuamos consolidando a vacinação dos grupos prioritários. Pernambuco tem dado o exemplo, com um sistema que permite que as doses cheguem com agilidade aos municípios, para o atendimento à população”, destacou o governador Paulo Câmara.

O secretário Estadual de Saúde, André Longo, ressaltou que, após o desembarque das doses em Pernambuco, a distribuição do imunizante é realizada de forma igualitária para os municípios. “Reforço que a distribuição é feita de forma igualitária entre as cidades, levando em consideração a população de cada grupo prioritário que já está sendo beneficiado com a campanha”, afirmou Longo.

Como de praxe, as doses foram levadas para a central de armazenamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), e recebidas pela superintendente de Imunização do Estado, Ana Catarina de Melo. “Já estamos iniciando o processo de análise e separação, para que os imunizantes sejam encaminhados já no início da manhã para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres)", concluiu.

Balanço

O Governo do Estado informou que, com essa nova remessa, Pernambuco passou a totalizar 577.560 vacinas da Sinovac/Butantan, para as duas doses, e 166 mil da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira. Em breve, segundo o governo, o Ministério da Saúde enviará a segunda dose, que deve ser feita três meses após o envio da primeira. (Por: Diario de Pernambuco).


Suspeitos de sequestrar vice-prefeito de Olinda são presos, e organização criminosa desarticulada


Os suspeitos do sequestro-relâmpago do vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho (SD), na noite do dia 18 de fevereiro de 2020, foram presos pela Polícia Civil de Pernambuco, na manhã da terça-feira (2), na 8ª Operação de Repressão Qualificada (ORQ), denominada "Quatro Rodas".

A operação foi supervisionada pela Chefia de Polícia Civil, vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e sob a Presidência do Delegado de Polícia Paulo José Berenguer de Barros, titular do GOE/DRACCO. As investigações foram iniciadas em agosto de 2020 e tiveram suporte e assessoramento da DINTEL/CIIDS, além da participação de 20 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães

A investigação executou a prisão de dois alvos, e fez cumprir cinco mandatos (sendo 5 deles de presidiários e um de um alvo em liberdade), além de prisão e dois mandatos de busca e apreensão, nos municípios do Recife, de Barreiros e Igarassu.

"Pensava-se tratar de um sequestro, mas, com o aprofundamento das investigações, descobrimos que era uma organização criminosa altamente especializada em roubos e furtos de veículos. Conseguimos identificar oito indivíduos, sete foram presos na segunda", afirmou o delegado Paulo Berenguer, que informou sobre a continuidade das investigações para atingir novos desdobramentos.

Segundo o delegado, a quadrilha agia desde o segundo semestre de 2020 e a quantidade de roubos não pode ser divulgada ainda para não atrapalhar as investigações. Ele relatou que segundo as investigações apuraram, o grupo era bastante violento e chegava a agredir fisicamente as vítimas.

A organização
Dividida em três núcleos, a organização criminosa tinha um que dirigia o carro e planejava os crimes, os executores imediatos, ou seja, quem participava da ação armada, e os dois receptadores dos veículos, ambos da cidade de Barreiros. 

Os veículos eram roubados em Olinda, no Recife e em Barreiros. O grupo dava um destino para os veículos e existia uma vasta clientela. Normalmente, carros com alto valor de mercado e saída muito grande, a exemplo do carro sob a posse do vice-prefeito.

Sequestro-relâmpago
O vice-prefeito de Olinda Marcio Botelho foi abordado qaundo parou para atender o celular logo após deixar um amigo em casa. Homens armados o levaram em seu próprio veículo, uma caminhonete Fiat Toro, na rua Santana, em Jardim Atlântico, Olinda, por volta das 22h, e, em seguida, o liberaram. Naquela mesma ocasião, foi autuado em flagrante delito a pessoa, e a Polícia recuperou o veículo Fiat Toro branco, que estava locado para a Prefeitura de Olinda-PE.

Em continuidade com as investigações policiais desenvolvidas pelo Grupo de Operações Especiais GOE/DRACCO, foi descoberta uma Associação Criminosa Armada composta de oito indivíduos, altamente especializada em roubos e receptação de veículos, atuante no Município de Olinda-PE e outras Cidades de Pernambuco. O grupo foi responsável pela prática de vários roubos a veículos ocorridos no segundo semestre de 2020.(Por Juliano Muta).

BLOG DO BILL NOTICIAS

Covid-19: transmissão do vírus dispara no Brasil; cepa amazônica preocupa

 

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O colapso generalizado dos sistemas de saúde dos estados de norte a sul, o ritmo lento de vacinação, a reação à necessidade de um lockdown e o desrespeito às medidas de proteção contra o novo coronavírus podem ser resumidos em apenas um número: 1.641 mortos pela covid-19 em apenas 24h, de acordo com o levantamento feito painel do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) –– que, na última segunda-feira, recomendou o fechamento dos estados cujas unidades de terapia intensiva (UTI) chegassem a 80% de ocupação e sugeriu toque de recolher nacional das 20h às 6h. Trata-se do recorde de vidas perdidas de um dia para outro. Já o cálculo realizado pelo consórcio de veículos de imprensa trouxe 1.726 óbitos no mesmo período.


Pelo levantamento do Conass, são 257.361 óbitos em todo o país, além de 10.646.926 casos registrados (59.925 de segunda-feira para ontem). A taxa de letalidade da doença está em 2,4% e a de mortalidade em 122,5 por 100 mil habitantes. São Paulo traz a maior quantidade de vidas perdidas, com 60.014. Os números colhidos pelo conselho dos secretários são reforçados pelo site oficial do governo federal que reúne os dados sobre a pandemia. O Ministério da Saúde não fez qualquer comentário sobre o recorde de mortes em apenas 24h até o fechamento desta edição.

Mas os números de ontem não podem ser considerados surpreendentes. Segundo o Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 18 estados e o Distrito Federal estão com mais de 80% dos leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com covid-19 ocupados –– sendo que 10 deles contam com taxas maiores que 90%. Apenas oito unidades da Federação não ultrapassaram a taxa de ocupação considerada crítica pelos pesquisadores, sendo o Sergipe o fora da zona de alerta.

No boletim anterior do observatório, 12 estados e o DF estavam com mais de 80% dos leitos de UTI ocupados. A rapidez do avanço da doença no país chama a atenção dos pesquisadores. “A gente está em uma dinâmica muito rápida, tudo está correndo muito rápido. O mapa do Brasil está quase todo vermelho, cor que usamos para indicar a zona crítica, já estamos com 19 unidades federativas nessa zona de alerta”, salientou a pesquisadora Margareth Portela.

Em função da velocidade com que a pandemia evoluiu, os pesquisadores divulgaram uma nota técnica junto ao boletim extraordinário para alertar os governantes. “Pela primeira vez, desde o início da pandemia, verifica-se em todo o país o agravamento simultâneo de diversos indicadores, como o crescimento do número de casos, de óbitos, a manutenção de níveis altos de incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave, alta positividade de testes e sobrecarga de hospitais”, diz o documento.

Margareth alerta que a possibilidade de ampliação de leitos de UTI existe, mas não é ilimitada. “Você tem que ter equipes muito bem treinadas e capacitadas para isso. Não basta ter vontade política e dinheiro para ampliar o número de leitos de terapia intensiva”, observou. Para ela, a alta ocupação dos leitos de UTI é a ponta do iceberg “de um patamar de intensa transmissão no país”, como aponta o documento da Fiocruz. “Algumas medidas de mitigação e de suspensão precisam voltar a ser adotadas de uma forma rigorosa”, indica a pesquisadora.

Corpo em contêiner
Diante da falta de uma política nacional para reduzir a transmissão do vírus, estados vivem cenário de guerra. No Rio Grande do Sul (RS), onde a taxa de ocupação de leitos de UTI da rede privada é maior do que na pública, um hospital particular de Porto Alegre instalou um contêiner refrigerado para colocar os corpos de vítimas da covid-19 caso haja atraso na retirada pelas funerárias.

A medida, segundo o Hospital Moinhos de Vento, é apenas preventiva e se fez necessária, já que o atual momento “registra os índices mais altos de internações e agravamento dos casos, gerando potencial crescimento no número de óbitos”. O complexo tem 119,7% de ocupação dos leitos de UTI. A última atualização feita pelo governo gaúcho indicava que a taxa de ocupação de leitos privados do estado estava em 129,4%.

Em Santa Catarina, a saída para desafogar a rede de saúde foi a remoção de pacientes para outro estado. A transferência de 16 pacientes de covid-19 para a rede hospitalar estadual do Espírito Santo ocorrerá a partir de hoje. “As equipes trabalham na triagem dos pacientes em condições clínicas para enfrentar a viagem, prevista para durar três horas e meia. A operação acontecerá a partir da manhã desta quarta, com dois transportes diários”, diz a nota da Secretaria de Saúde de Santa Catarina.

Especialistas alertam para um março trágico
Com a maior média móvel de mortes registrada desde o início da pandemia, o Brasil indica que os erros do passado não se tornaram aprendizados para o enfrentamento do novo coronavírus no país. De acordo com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), 1.262 pessoas morrem, em média, por dia pela covid. Sem adotar medidas eficazes para intimidar o vírus, que faz cada vez mais vítimas no país, o Brasil tem tudo para viver um mês de março trágico, segundo especialistas.

“O que deixa tudo ainda pior é que estamos vendo um agravamento simultâneo, ou seja, todos os estados estão em situação de atenção (ocupação de leitos em torno de 70%) ou em estado grave (ocupação acima de 80%). Mas, diferentemente do ano passado, não são só as capitais que estão entrando em colapso, mas as cidades do interior dessas regiões”, disse o professor da faculdade de medicina da USP de Ribeirão Preto Domingos Alves.

Ele é um dos responsáveis pelo Portal Covid-19 Brasil, iniciativa formada por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de São Paulo (USP), que monitora a pandemia no país. Ao Correio, ele ressaltou que a diminuição constante dos números de testes resulta em uma subnotificação dos casos e afirmou que “o Brasil já tem 22 milhões de infectados”, mais que o dobro do que os números oficiais indicam. O professor também disse que os cálculos indicam que até, o próximo dia 10, o país chegará a marca oficial de 11 milhões de infectados pela doença.

Fevereiro terminou com a pior semana epidemiológica, registrando, entre os dias 21 e 26: 8.244 vítimas do novo coronavírus. A oitava semana epidemiológica de 2021 também mostrou a segunda maior marca de casos: 378.084.

E o cenário está distante de transformações. Domingos afirmou que não enxerga melhora e prevê números ainda mais preocupantes. “Devemos chegar a 1,5 mil mortes diárias, na média móvel, até o dia 14 de abril. Devemos atingir a marca de 300 mil mortos até 6 de abril”, indicou.

O professor ainda explicou que toques de recolher e lockdowns não severos camuflam a sensação de eficácia, mas não interrompem a transmissão do vírus. “A taxa de transmissão já é maior do que 1, o que pode agravar ainda mais o número de infectados por dia para a próxima semana. Podemos chegar, nesta semana, a uma média de 60 mil casos por dia”, alertou. (Por: Correio Braziliense).


Polícia Federal deflagra operação contra possível lavagem de dinheiro

 

Operação Fractais é um desdobramento da Operação Egypto

Marcelo Camargo/Agência brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (3) uma nova etapa da Operação Egypto, denominada Fractais. Esta é a terceira fase dessa operação que tem, por objetivo, investigar a ocultação de patrimônio que teria sido reunido pelos investigados na primeira fase da operação, "consistindo, assim, em possível crime de lavagem de dinheiro”.

Cerca de 60 policiais federais estão cumprindo 13 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão temporária nas cidades gaúchas de Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom; em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Vitória.

Segundo a PF, também estão sendo cumpridas ordens judiciais visando a apreensão de veículos e o bloqueio de 170 imóveis registrados em nome de investigados e de laranjas. O valor total estimado desses imóveis é de R$ 80 milhões.

De acordo com os investigadores, a maioria dos investigados nesta etapa foram identificadas a partir de informações que surgiram com a análise "do vasto material" apreendido na primeira fase da Operação Egypto, que foi deflagrada em maio de 2019.

Ministério da Justiça

Em novembro de 2020, a partir de elementos obtidos na primeira fase da Operação Egypto, o Ministério da Justiça bloqueou quase R$ 130 milhões em moedas virtuais que estavam na empresa provedora de serviços de ativos virtuais Exchange, sediada nos Estados Unidos.

Na época, o MJ informou que o bloqueio havia sido solicitado com base em elementos obtidos pela Polícia Federal no Rio Grande do Sul, na Operação Egypto, para apurar a atuação de uma empresa com sede no município gaúcho de Novo Hamburgo. (Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Denise Griesinger



BLOG DO BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...