quarta-feira, 3 de março de 2021

Pernambuco suspende cirurgias eletivas em toda a rede hospitalar

 

Com a alta da ocupação de leitos de UTI e enfermaria da rede hospitalar de Pernambuco, as cirurgias eletivas serão suspensas em todo o Estado de Pernambuco a partir da próxima segunda-feira (8). Cirurgias eletivas são aquelas que podem ser adiadas e/ou reprogramadas sem prejuízo à saúde do paciente.

A decisão consta na edição desta quarta-feira (3) do Diário Oficial do Estado e vale tanto para a rede pública quanto para a rede privada. Na mesma portaria, a SES-PE determinou a suspensão das férias de todos os profissionais na ativa da rede estadual de Saúde.

Segundo o texto da portaria da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a medida vale até o dia 19 de março. O Estado entra, nesta quarta-feira, em uma fase mais rígida de restrições, com suspensão de serviços não essenciais entre 20h e 5h de segunda a sexta-feira e durante todo o fim de semana.

A pasta ressalta na portaria a necessidade de destinar o maior número de leitos disponíveis para o tratamento de pacientes diagnosticados ou com suspeita de infecção pela Covid-19.

Inicialmente, a suspensão das cirurgias eletivas era válida até 12 de março e nos 63 municípios do Interior citados no primeiro decreto de restrições.

A SES-PE ressalta que ficam mantidos os seguintes atendimentos no período:

- Atendimentos clínicos e/ou cirúrgicos, procedimentos e exames nos serviços de urgência e emergência
– Consultas e procedimentos ambulatoriais
– Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico – SADT que dão suporte aos pacientes internados
- Cirurgias eletivas inadiáveis como cirurgias oncológicas, cardiovasculares, transplantes de órgãos e tecidos dentre outras

"Nossa intenção é descomprimir a pressão sobre os hospitais, abrindo a possibilidade de ampliação de leitos nesses equipamentos para o atendimento aos pacientes com a Covid-19", informou o secretário André Longo. 

Taxa de ocupação
De acordo com o boletim de terça-feira (2) da SES-PE, o Estado tem 92% dos leitos de UTI dedicados à Covid-19 ocupados na rede pública e 87% na rede privada.

Em leitos de enfermaria, a ocupação na rede pública é de 78% e na privada, 46%.

A taxa de ocupação média é de 85% na rede pública e 71% na rede privada. (Por Portal Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...