quarta-feira, 3 de março de 2021

Suspeitos de sequestrar vice-prefeito de Olinda são presos, e organização criminosa desarticulada


Os suspeitos do sequestro-relâmpago do vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho (SD), na noite do dia 18 de fevereiro de 2020, foram presos pela Polícia Civil de Pernambuco, na manhã da terça-feira (2), na 8ª Operação de Repressão Qualificada (ORQ), denominada "Quatro Rodas".

A operação foi supervisionada pela Chefia de Polícia Civil, vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e sob a Presidência do Delegado de Polícia Paulo José Berenguer de Barros, titular do GOE/DRACCO. As investigações foram iniciadas em agosto de 2020 e tiveram suporte e assessoramento da DINTEL/CIIDS, além da participação de 20 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães

A investigação executou a prisão de dois alvos, e fez cumprir cinco mandatos (sendo 5 deles de presidiários e um de um alvo em liberdade), além de prisão e dois mandatos de busca e apreensão, nos municípios do Recife, de Barreiros e Igarassu.

"Pensava-se tratar de um sequestro, mas, com o aprofundamento das investigações, descobrimos que era uma organização criminosa altamente especializada em roubos e furtos de veículos. Conseguimos identificar oito indivíduos, sete foram presos na segunda", afirmou o delegado Paulo Berenguer, que informou sobre a continuidade das investigações para atingir novos desdobramentos.

Segundo o delegado, a quadrilha agia desde o segundo semestre de 2020 e a quantidade de roubos não pode ser divulgada ainda para não atrapalhar as investigações. Ele relatou que segundo as investigações apuraram, o grupo era bastante violento e chegava a agredir fisicamente as vítimas.

A organização
Dividida em três núcleos, a organização criminosa tinha um que dirigia o carro e planejava os crimes, os executores imediatos, ou seja, quem participava da ação armada, e os dois receptadores dos veículos, ambos da cidade de Barreiros. 

Os veículos eram roubados em Olinda, no Recife e em Barreiros. O grupo dava um destino para os veículos e existia uma vasta clientela. Normalmente, carros com alto valor de mercado e saída muito grande, a exemplo do carro sob a posse do vice-prefeito.

Sequestro-relâmpago
O vice-prefeito de Olinda Marcio Botelho foi abordado qaundo parou para atender o celular logo após deixar um amigo em casa. Homens armados o levaram em seu próprio veículo, uma caminhonete Fiat Toro, na rua Santana, em Jardim Atlântico, Olinda, por volta das 22h, e, em seguida, o liberaram. Naquela mesma ocasião, foi autuado em flagrante delito a pessoa, e a Polícia recuperou o veículo Fiat Toro branco, que estava locado para a Prefeitura de Olinda-PE.

Em continuidade com as investigações policiais desenvolvidas pelo Grupo de Operações Especiais GOE/DRACCO, foi descoberta uma Associação Criminosa Armada composta de oito indivíduos, altamente especializada em roubos e receptação de veículos, atuante no Município de Olinda-PE e outras Cidades de Pernambuco. O grupo foi responsável pela prática de vários roubos a veículos ocorridos no segundo semestre de 2020.(Por Juliano Muta).

BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...