segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Com mais de 57 milhões de votos, Lula registra o melhor desempenho da história para um 1º turno

O ex-presidente Lula também registrou o seu melhor desempenho para um primeiro turno em São Paulo, com 47,5% dos votos na capital

Lula, campanha eleitoral 2022 (Foto: Ricardo Stuckert)

A votação obtida neste domingo (2) pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com mais de 57 milhões de votos, foi a maior já registrada por um candidato no primeiro turno da eleição presidencial. Em São Paulo, o petista registrou 47,5% dos votos do eleitorado da capital paulista. O resultado também foi o melhor desempenho de Lula no município desde o pleito de 1989. 

Em comparação com 2018, quando o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) disputou a eleição presidencial, Lula registrou mais de 25 milhões de votos para o Partido dos Trabalhadores. Na época, Haddad - que atualmente disputa o governo de São Paulo - obteve cerca de 31,3 milhões de votos. 

Até o domingo, o melhor resultado de Lula em um primeiro turno na capital paulista havia sido em 2002, quando ele registrou 42% dos votos válidos e José Serra (PSDB) ficou com 30,7%. 

Nesta eleição, Jair Bolsonaro (PL) teve mais de 51 milhões de votos, 1,3 milhão a mais que em 2018, quando registrou 49,3 milhões de votos a seu favor. O resultado é o segundo melhor da história para um primeiro turno. (247).





 BLOG DO BILL NOTICIAS

Confira os nomes dos 49 deputados estaduais eleitos em Pernambuco com mandato na Assembleia Legislativa a partir de 2023

             Por: Renan Franza/DP

                                                         Foto: Rinaldo Marques/Arquivo Alepe

     

Com o fim das apurações das urnas, confira quem são os deputados estaduais de Pernambuco, que terão mandato na Alepe a partir de 2023:


O candidato que obteve o melhor desempenho foi o Pastor Júnior Tércio (PP), com 183.733 votos válidos. Alguns nomes já tradicionais no legislativo pernambucano deixaram a disputa para disputar outros cargos, como foi o caso de Teresa Leitão (PT), que foi reeleita por cinco mandatos consecutivos e agora exercerá a função de senadora. (Por: Renan Franza/DP).


Confira a lista completa dos deputados estaduais eleitos:


Arte: Diego Borges



BLOG DO BILL NOTICIAS

Felipe Neto: "Esquerda tem mais a comemorar do que as pessoas estão comentando"

Youtuber rechaçou que haja motivo para pessimismo exagerado no campo progressista


Lula e Felipe Neto (Foto: Ricardo Stuckert)

O youtuber e empresário Felipe Neto, que passou a reforçar a campanha do ex-presidente Lula (PT) nas últimas semanas, analisou o resultado das eleições gerais de 2022 e rechaçou que haja motivo para pessmismo exagerado no campo progressista.

Confira o texto publicado pelo youtuber em seu Twitter:

"Sinto que a esquerda tem mais a comemorar do que as pessoas estão comentando.

Foi preciso reunir todas as forças de comunicação no Lula para conseguirmos superar a força do reacionarismo na luta pela presidência. Isso desidratou todas as nossas outras lutas. Enquanto nós tivemos que formar uma base, converter votos, chamar todo mundo, participar ativamente… e tudo isso voltado pra presidência…  Eles já tinham toda a base construída, a máquina do Estado a pleno vapor e a militância organizada trabalhando há 4 anos.

Então é absolutamente natural que a extrema direita tenha conseguido eleger tantos senadores, deputados e governadores. Porém, nossa luta fez subir pra 80 cadeiras no Planalto e meteu quase 6 MILHÕES de votos a mais no Lula que no Bolsonaro.

Agora a luta é elegermos Lula em definitivo, e enfrentarmos os segundos turnos que nos restam…  E com Lula no poder, passar os próximos anos reconstruindo a militância, os nomes da esquerda e chegar com força máxima nas próximas eleições legislativas.  Aí o jogo começa a mudar.

Portanto, comemorem.  Nós focamos tudo no Lula e calamos os bolsonaristas naquilo que mais nos esforçamos. Vamos ganhar e reconstruir esse Congresso nas próximas eleições."

eleições." (247).

 

 



 BLOG DO BILL NOTICIAS

Teresa Leitão é eleita primeira mulher senadora por Pernambuco

 

Ela se junta a Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB) na Casa Alta


                            Por Blog da Folha
Teresa Leitão é eleita primeira senadora mulher da história em Pernambuco. Foto: Arte Portal de Prefeitura.

A professora e deputada estadual Teresa Leitão (PT) é eleita a primeira mulher senadora da República por Pernambuco pela Frente Popular. Ela vai representar o Estado na Casa Alta a partir de 1º de fevereiro de 2023 para um mandato de oito anos. 

Ela se junta a Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB) que estão na metade dos seus respectivos mandatos. Teresa é formada em pedagogia, tem 71 anos, é casada, mãe de três filhas e avó de dois netos.

Em seu 5º mandato consecutivo na Assembleia Legislativa, Teresa venceu seus dois principais opositores: André de Paula (PSD), da chapa de Marília Arraes, e Gilson Machado (PL), ex-ministro do Governo Bolsonaro. Enquanto os eleitores do espectro da esquerda se dividiram entre dois candidatos ao Governo, Marília e Danilo Cabral (PSB), para a vaga no Senado, a parlamentar conseguiu alcançar a maioria ainda durante a campanha, quando as principais pesquisas já a apontavam como vencedora. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Pastor Júnior Tércio (Progressistas) é o deputado estadual mais votado de Pernambuco

 

Ele é vereador do Recife e casado com a deputada estadual Clarissa Tércio


                                 Por Blog da Folha

Natural em Macaparana-PE, o Pastor Júnior Tércio, de 36 anos, é o deputado estadual mais votado em Pernambuco. Neste domingo (2), ele obteve mais de 183 mil votos. Filiado ao Partido Progressistas, é vereador do Recife e casado com a deputada estadual Clarissa Tércio. Com a esposa, dirige a Convenção Fraternal de Ministros da Assembleia de Deus de Pernambuco (CONFRAMADEPE). Também é coordenador e radialista da Rádio Novas da Paz, que transmite conteúdo evangélico há quase duas décadas.

Grande apoiador de Bolsonaro à Presidência da República, exaltando os feitos do Governo Federal, o Pastor Júnior Tércio desenvolve discurso em defesa dos valores cristãos e da família.

Entre os seus projetos desenvolvidos na Câmara dos Vereadores, está o trabalho para a recuperação de dependentes químicos e debates sobre o fim da violência doméstica. 

Assim como na eleição para a Câmara Federal, que teve André Ferreira (PL) o mais votado, a Câmara Estadual também coloca em primeiro lugar um candidato do segmento evangélico.


BLOG DO BILL NOTICIAS

André Ferreira (PL) é o deputado federal mais votado de Pernambuco

 

O resultado consolida a força da bancada evangélica no Legislativo do Estado


                               Por Juliano Muta/Folhape

André Ferreira (PSC) renovou seu mandato na Câmara dos Deputados, sendo o mais votado de Pernambuco - Foto: Cleia Santos

Além de renovar seu mandato na Câmara dos Deputados por mais quatro anos, André Ferreira (PL) terminará as eleições deste domingo (2) como o candidato a deputado federal mais votado de Pernambuco, com mais de 272 mil votos

O resultado consolida a força da bancada evangélica no Legislativo do Estado, tanto no parlamento federal com os dois candidatos mais votados (André Ferreira e Clarissa Tércio) quanto na Assembleia Legislativa de Pernambuco, que teve o PAstor Tércio na liderança de votos.

Sobre o parlamentar
Andre Ferreira Rodrigues nasceu no Recife, em 10 de dezembro de 1972. Bacharel em Turismo, se elegeu vereador três vezes, sendo duas como o candidato mais votado. Já exerceu o Cargo de Assistente de Gabinete na Secretaria de Justiça e na Secretaria de Governo, Assessor Especial da Junta Comercial do Estado – JUCEPE e Chefe de Gabinete do Deputado Estadual Manoel Ferreira seu pai. Em 2018, conseguiu uma vaga para seu primeiro mandato como deputado federal tendo 175.834 votos.


BLOG DO BILL NOTICIAS



Saiba quem são os 25 deputados federais eleitos por Pernambuco

                          Por: Renan Franza/DP

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Com 100% das urnas apuradas, saiba quem são os 25 deputados federais pernambucanos que irão ocupar a Câmara Federal de 2023 a 2027.

Votação 

Com uma disputa acirrada pela primeira colocação, André Ferreira (PL) e Clarissa Tércio (PP), ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente ultrapassando a marca dos 200 mil votos cada.

Na sequência, o irmão do atual prefeito do Recife, Pedro Campos (PSB) ocupou a terceira colocação, com mais de 172 mil votos válidos.

Alguns imprevistos também fizeram parte da votação. Daniel Coelho (Cidadania) conquistou mais de 110 mil votos, sendo um dos 10 mais votados, porém a sua coligação PSDB/Cidadania não obteve um bom desempenho e o deputado federal ficará de fora da próxima legislatura.

Confira a relação completa dos candidatos eleitos abaixo: 

(Arte: Diego Borges/Diario de Pernambuco)
Arte: Diego Borges/Diario de Pernambuco
 

Deputados eleitos para o primeiro mandato na Câmara 

 

Pedro Campos - PSB 

Lula da Fonte - PP

Clarissa Tércio - PP

Waldemar Oliveira - Avante 

Clodoaldo Magalhaes - PV

Maria Arraes - Solidariedade 

Iza Arruda - MDB

Eriberto Medeiros - PSB 

Guilherme Uchoa Jr - PSB

Lucas Ramos - PSB 

Coronel Meira - PTB

Mendonça Filho - União Brasil

 

Deputados reeleitos 

 

André Ferreira - PL

Augusto Coutinho- Republicanos

Carlos Veras - PT 

Eduardo da Fonte - PP

Felipe Carreras - PSB 

Fernando Coelho Filho - União Brasil 

Fernando Monteiro - PP

Luciano Bivar - PSL

Pastor Eurico - PL

Renildo Calheiros - PCdoB

Silvio Costa Filho - Republicanos

Túlio Gadêlha - Rede 

Fernando Rodolfo - PL

 

Deputados não reeleitos (Não renovaram o mandato e deixam a Câmara ao final de 2022)

 

Raul Henry - MDB 

Milton Coelho - PSB

Tadeu Alencar- PSB 

Danilo Cabral - PSB 

André de Paula - PSD

Daniel Coelho - Cidadania 

Gonzaga Patriota - PSB

Marília Arraes - Solidariedade 

Sebastião Oliveira - Avante 

Ossesio Silva - Republicanos 

Wolney Queiroz - PDT 

Ricardo Teobaldo - Pode


BLOG DO BILL NOTICIAS

                            Por Juliano Muta/Folhape 
Lula e Bolsonaro lado a lado - Divulgação

Ficou para o segundo turno, marcado para o dia 30 de outubro, a definição sobre quem será o próximo presidente do Brasil. Como esperado, antes mesmo do início da campanha, os dois protagonistas dessas eleições, Lula (PT) e Bolsonaro (PL), garantiram suas participações na disputa para definir os rumos do País nos próximos 4 anos. 

Mesmo terminando na frente, Lula não conseguiu alcançar o patamar necessário para encerrar as eleições no primeiro turno, que seria superar os 50% dos votos úteis – que desconsidera os votos brancos e nulos. 

A partir desta segunda-feira (3), recomeça a campanha eleitoral nas ruas e, no dia 7, a propaganda gratuita na rádio e TV. 

BLOG DO BILL NOTICIAS

Marília Arraes e Raquel Lyra disputam o Governo de Pernambuco em segundo turno

A candidata do Solidariedade teve aproximadamente 23% dos votos, enquanto Raquel Lyra obteve chegou a pouco mais de 20%


Segundo turno com Marília Arraes e Raquel Lyra - Divulgação

Marília Arraes (Solidariedade), que já vinha liderando as pesquisas, e Raquel Lyra (PSDB), que sofreu um drama pessoal neste domingo (2), disputam o Governo de Pernambuco no segundo turno, marcado para o dia 30 de outubro.

A candidata do Solidariedade teve aproximadamente 23% dos votos, enquanto Raquel Lyra obteve cerca de 20%. As pesquisas de intenção de voto mostravam um segundo turno indefinido entre Marília Arraes, Raquel Lyra, Anderson Ferreira, Danilo Cabral e Miguel Coelho. 

O resultado do primeiro turno já marca o fim de um período de 16 anos do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na gestão estadual.

Trajetórias 
O histórico político de Marília Arraes, neta do ex-governador Miguel Arraes, passa pela atuação como secretária de Juventude e Emprego de Pernambuco na gestão de Eduardo Campos. Aos 24 anos, elegeu-se vereadora do Recife, sendo reeleita em 2012. Também integrou a Secretaria Municipal de Juventude e Qualificação Profissional, na gestão de Geraldo Júlio. Em 2016 Marília se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT). Já em 2018 foi eleita Deputada Federal por Pernambuco. Em 2022 deixou o Partido dos Trabalhadores e se filiou ao Solidariedade, anunciando sua candidatura do Governo de Pernambuco.

A ex-prefeita de Caruaru, entre 1º de janeiro de 2017 e 31 de março de 2022, Raquel Lyra, é formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas. Em 2002, assumiu o cargo de delegada da Polícia Federal. Foi chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos. Também foi eleita duas vezes deputada estadual de Pernambuco. No mandato de Eduardo Campos foi Secretária da Criança e da Juventude. Em 2014 foi eleita deputada estadual. (Por Blog da Folha).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...