quarta-feira, 21 de agosto de 2019

FOTO - Satélite da Nasa registra concentração de queimadas na Amazônia

  Por: Correio Braziliense
Foto: Acqua/Nasa (Foto: Acqua/Nasa)
Foto: Acqua/Nasa

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) divulgou uma foto que revela a concentração de queimadas nos estados de Rondônia e Amazonas, na Região Norte do país. A maior floresta tropical do mundo é consumida pelas chamas e a imagem, feita em agosto, revela que os incêndios se concentram em locais onde a mata foi derrubada para a criação de pastos. 

A fumaça produzida pelo consumo da região pelo fogo se espalha por outras nações da América do Sul. "O moderado espectrorradiômetro de imagens de resolução (Modis) do satélite Aqua capturou as imagens de vários incêndios ocorridos nos estados de Rondônia, Amazonas, Pará e Mato Grosso, ao longo de agosto", informou a Nasa, em nota.   

De acordo com dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Amazônia concentra 52,5% dos focos de queimadas de 2019. O Cerrado aparece em segundo lugar, com 30,1% dos focos de incêndio, seguido pela Mata Atlântica, com 10,9%.  

Nesta quarta-feira (21), uma forte mobilização em prol da Amazônia tomou as redes socais. No Twitter, nas últimas 24 horas, cerca de 1 milhão de mensagens foram publicadas sobre o tema. Também houve forte repercussão na imprensa internacional.




Blog do BILL NOTICIAS

Marina diz que Bolsonaro promove holocausto da Amazônia e ameaça civilização


Por Marina Silva, publicado originalmente em seu site- Quando a noite caiu sobre a cidade de São Paulo, às 3 da tarde, sendo uma de suas possíveis causas o encontro da frente fria com a fumaça das queimadas, muita gente se assustou com o que parecia um anúncio do fim dos tempos. Era algo parecido, se recuperarmos o sentido original da palavra holocausto: tudo queimado, no sacrifício dos tempos antigos entre os hebreus. Com duas diferenças: uma, que a holah do sacrifício judaico tinha o sentido de reparação, visava uma expiação geral dos pecados; outra, que depois do nazismo sacrificar milhões de judeus, a palavra ganhou um significado mais sinistro, e passou a ser tomada como qualquer grande e sistemática destruição -sem importar a causa- até o extermínio. Eis o que acontece hoje: o holocausto da Amazônia.
Desde muito jovem me dediquei a pensar o significado da floresta, para além da economia e das dimensões materiais. Em 15 de julho de 2008, retornando ao Senado logo após deixar o Ministério do Meio Ambiente, publiquei um artigo intitulado “Atrás de uma borboleta azul” em que lembrei minha identificação irredutível com as milhões de pessoas que nascem e vivem na floresta. Dizia: “florestas não são apenas estatísticas. Nem apenas objeto de negociações, de disputa política, de teses, de ambições, de pranto. Antes de mais nada, são florestas, um sistema de vida complexo e criativo. Têm cultura, espiritualidade, economia, infraestrutura, povos, leis, ciência e tecnologia. É uma identidade tão forte que permanece como uma espécie de radar impregnado nas percepções, no olhar, nos sentimentos, por mais longe que se vá, por mais que se aprenda, conheça e admire as coisas do resto do mundo.” Passou-se mais uma década, mas mantenho o sentimento.
Agora vejo novamente o fogo matando a beleza da Amazônia e destruindo a perfeição de sua natureza. Lamento a perda de cada cheiro, cada cor, cada raiz, cada animal, cada planta, cada textura que nunca mais voltará. E embora não espere sensibilidade de quem não conhece a riqueza que se perde, sinto que é necessário alertar a todos e protestar contra um governo que passa a senha da destruição, que torna a devastação fora de controle e causa enormes prejuízos para todos.
Estamos vivendo um momento de barbárie ambiental no Brasil, promovida pelo governo Bolsonaro. Por mais que se alerte, por mais que se mostre evidências, por mais que se clame para evitar o caos ambiental, econômico, político, social, o governo não mostra preocupação, apenas sua cumplicidade com a destruição.
É necessário, no entanto, enfrentar a emergência ambiental no Brasil, com a coragem e o sentido de urgência que a situação nos impõe, para evitar que cheguemos ao lugar sem volta, em que nem por hipótese devemos chegar, o da inviabilização sistêmica da floresta amazônica pelas ações predatórias que desequilibram as condições de sua existência. É necessária a mobilização de todos que não querem ter, em suas genealogias, o DNA da barbárie: academia, movimento socioambiental, empresariado, governos estaduais e municipais, juventudes, líderes políticos. De forma plural e suprapartidária, sem qualquer politicagem, é preciso dizer e dar um basta. Ao garimpo predatório e criminoso, à grilagem de terras públicas, ao roubo de madeira, às derrubadas e queimadas, à violência contra os índios e populações locais, aos prejuízos econômicos, políticos e sociais que já estamos sofrendo, dentro e fora do Brasil.
A Amazônia está sendo queimada por uma mistura de ignorância com interesses truculentos. O governo está inaugurando um tempo de delinquência livre, em que se pode agredir a natureza e as comunidades sem receio de punição. Não negligenciemos o prenuncio, como no passado, pois o que ameaça refazer-se é -tanto pelo resultado, “tudo queimado”, quanto pelo caráter sistemático da destruição, a tragédia das tragédias: o Holocausto.
O povo brasileiro, sua parcela sensível e consciente, deve responder em nome dos povos antigos e das gerações futuras, da Amazônia e de toda a Natureza. Atendendo aos legítimos interesses da sociedade, da economia e da civilização humana, declare-se o Brasil em estado de emergência ambiental.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Feijoada Beneficente - Em prol do tratamento de Rodrigo


No intuito de angariar recursos para o tratamento do jovem Rodrigo, Familiares e amigos realizarão uma grande feijoada beneficente, no próximo domingo na Chácara do Baroni, a partir das 11:30 hs, com música ao vivo e a participação de ELLI BRITTO.
Todos os esforços estão sendo feitos com a finalidade de obter recursos necessário para custear as despesas e o tratamento.
Rodrigo é casado pai de uma criança de 02 anos e encontra se impossibilitado de trabalhar devido o seu diagnóstico.
Convidamos a todos os nossos amigos de Petrolina e região, a participarem desta Feijoada Beneficente, em prol do tratamento de Rodrigo.

Valor da Feijoada: R$ 10,00
Local: CHÁCARA DO BARONI
Terras do Sul – Petrolina-PE
Obs. Haverá serviço de entrega a domicilio, pelo número na divulgação.
MAIORES INFORMAÇÕES
(87) 99821-8864
(87) 99661-7588


Blog do BILL NOTICIAS

Bolsonaro diz que governadores são ‘coniventes’ com desmatamento da Amazônia

Enquanto Bolsonaro perdoa ruralistas, desmatamento na Amazônia cresce 100%
Enquanto Bolsonaro perdoa ruralistas, desmatamento na Amazônia cresce 100%

Não satisfeito em culpar, sem provas, ONGs ambientalistas pelo crescimento no desmatamento na Amazônia, com o intuito de prejudicar a imagem de seu governo, o presidente Jair Bolsonaro agora diz que governadores da Região Norte são "coniventes" e não resolvem a situação.
"Olha só, tem governador, não quero citar nome, que está conivente com o que está acontecendo e bota a culpa no governo federal. Tem estados aí, que não quero citar, na região Norte, que o governador não está movendo uma palha para ajudar a combater incêndio. Está gostando disso daí", afirmou Bolsonaro nesta quarta-feira 21.
"Pergunte a cada governador, se não me engano são sete governadores da região Norte, Nordeste nove, pergunte para a assessoria de imprensa deles o que está acontecendo, o que os governos estaduais já fizeram. Tem governo estadual que não fez nada, e pode fazer", declarou ainda Bolsonaro, o principal incentivador dos desmatamentos.
A destruição de Bolsonaro na região produziu uma imagem dramática que será o símbolo da luta pela Amazônia – e pode fazer o Brasil perdê-la. A cena em que um tamanduá mirim tenta fugir de uma queimada na Amazônia foi registrada pelas lentes do fotógrafo Araquém Alcântara e tem tudo para se tornar o símbolo de uma luta internacional pela preservação da Amazônia, assim como as imagens de ursos sobre calotas de gelo que derretem passaram a simbolizar os efeitos do aquecimento global.
O número de focos de queimadas cresceu 70% este ano (até o dia 18 de agosto) na comparação com o mesmo período de 2018. Ao todo, o Brasil registrou 66,9 mil pontos, segundo a medição do Programa Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Segundo os dados do Inpe, o bioma mais afetado é o da Amazônia, com 51,9% dos casos. O cerrado vem em seguida com 30,7% dos focos registrados no ano.
A área desmatada da Amazônia em julho atingiu uma área total de 2.254 km². Isso equivale a mais de um terço de todo o volume desmatado nos últimos 12 meses, entre agosto de 2018 e julho de 2019, período em que o volume total do desmatamento chegou a 6.833 km², e um volume 278% maior que o verificado em julho de 2018, quando foram registrados 596,6 km² de desmatamento.
Os dados são do Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter), ferramenta do Inpe que fiscaliza ações de desmatamento. O volume de 6.833 km² verificado entre agosto de 2018 a julho de 2019 supera em 33% o desmatamento medido nos 12 meses anteriores.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Após receber chuva de vaias, Salles muda agenda e segue para Amazônia

(Foto: Senado | Reprodução)

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, discursou brevemente na manhã desta quarta-feira (21) em Salvador, no palco principal da Climate Week - Semana Climática da América Latina.
Ao jornal Folha de S.Paulo,  o ministro confirmou que mudou a agenda por conta das que afetam o país e deve ir ainda nesta quarta para a Amazônia e o Cerrado, começando por cidades matogrossenses de Sinop, Sorriso e Cuiabá, além do parque nacional da Chapada dos Guimarães.
Sob vaias da plateia e protestos de ativistas locais, além das ONGs Engajamundo, 350.org e do movimento Não Fracking Brasil, Salles falou por cerca de três minutos no evento, concorrendo com os gritos da plateia de ‘fascista’ e ‘assassino’ - parte dela ficou em pé, segurando cartazes. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

RIO GRANDE DO SUL - Adolescente invade escola e ataca alunos com golpes de machado

  Por: Estado de Minas
Foto: Reprodução / Twitter
Foto: Reprodução / Twitter
Um adolescente de 16 anos  atacou com golpes de machadinha alunos do Instituto Estadual Educacional Assis Chateubriand, em Charqueadas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A informação do portal G1 é de que o garoto também estava com coquetel molotov. A direção da escola informou que seis estudantes e uma professora ficaram feridos. Segundo a Brigada Militar, o jovem fugiu e está sendo procurado. 

Em entrevista ao G1, o delegado Marco Aurélio Schalmes informou que o adolescente entrou pelos fundos do colégio e foi direto para uma das salas de aula. Após lançar o coquetel molotov, ele passou a golpear alunos com uma machadinha.

Os estudantes não tiveram ferimentos graves e foram encaminhados para o Hospital de Charqueadas. Os feridos são: dois meninos e uma menina de 14 anos; uma menina de 13 anos e duas meninas de 12 anos. Em novembro de 2018, um adolescente de 17 anos morreu após ser esfaqueado na frente do instituto e o autor do crime também fugiu. 
A Secretaria Estadual da Educação informou que está a caminho da instituição e, segundo a pasta, a direção do colégio informou que o adolescente, não seria aluno da instituição. 



Blog do BILL NOTICIAS

CONFIRA A LISTA - Governo lança plano de privatização de 17 estatais

Foto: Evaristo Sá/AFP
Foto: Evaristo Sá/AFP

O governo Bolsonaro anuncia nesta quarta-feira, às 17h, uma lista com 17 empresas que serão privatizadas. Ainda não há informações sobre quando as estatais serão vendidas.  Mais cedo, o presidente afirmou que o processo vai começar pelos Correios

Na terça-feira (20), o ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou que o governo vai acelerar as privatizações. “Nesta quarta-feira saem as 17 empresas, e ano que vem tem mais. E nós achamos que vamos surpreender. Tem gente grande aí que acha que não vai ser privatizado, mas vai entrar na faca”, apontou o ministro. As informações são do portal UOL

Veja a lista das estatais que serão privatizadas 

Correios

Eletrobras

Casa da Moeda

Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec)

Telebras

Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex)

Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)

Empresa Gestora de Ativos (Emgea)

Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF)

Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)

Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev)

Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp)

Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Cesaminas)

Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb)

Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa)

Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

As informações são do portal O Globo




Blog do BILL NOTICIAS

NOTÍCIAS - Turista morre durante mergulho em Fernando de Noronha

Natural de Fortaleza, no Ceará, Valéria do Vale morreu enquanto realizava mergulho 
sem a ajuda de aparelhos respiratórios

  Por: Letícya Fulco
Praia do Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha
Praia do Porto de Santo Antônio, em Fernando de NoronhaFoto: Divulgação

Uma turista natural de Fortaleza, Ceará, morreu, nesta quarta-feira (21), por volta das 15h41, na Praia do Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha. Valéria do Vale, 47 anos, estava realizando mergulho em apneia acompanhada de um guia de turismo quando passou mal.
Os técnicos do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros estavam na areia da praia e realizaram os primeiros socorros da turista.
Segundo o Samu, Valéria foi retirada do mar inconsciente já com parada cardiorrespiratória. Ela seguiu para o Hospital São Lucas, no Centro de Fernando de Noronha, onde foram realizadas manobras de reanimação. A equipe médica não obteve sucesso. De acordo com o hospital, a turista já tinha problemas de saúde e estava acompanhada de uma amiga. 
O corpo foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), no Recife, para confirmação da causa da morte. Após a confirmação, o corpo deve ser transferido para Fortaleza.
Devido à sua beleza natural, a Ilha de Fernando de Noronha é considerada um paraíso do mergulho por apneia. No mergulho em apneia ou mergulho livre, o praticante utiliza apenas o ar dos pulmões para realizar a imersão, diferente da modalidade autônoma, que o mergulhador utiliza um equipamento que auxilia na respiração.
Procurado pelo Portal FolhaPE para mais informações sobre a causa da morte, o SVO não atendeu às ligações.


Blog do BILL NOTICIAS

Mais de 200 candidatos farão teste físico para Guarda Civil de Petrolina neste fim de semana

  Via:Vinicius de Santana


Os 220 classificados para a segunda fase do concurso público da Guarda Civil Municipal de Petrolina (GCM) farão o teste de aptidão física neste fim de semana. As provas serão realizadas no sábado (24) e domingo (25) e cada candidato deve fazer a identificação correta do seu local, data e horário de realização do exame e o comparecimento no horário determinado.
Conforme o edital, os candidatos devem comparecer com a antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início, munidos do documento de identidade original e atestado médico (original ou cópia autenticada em cartório) específico para tal fim, conforme modelo previsto em edital. Também é necessário estarem trajando roupas apropriadas para a prática de exercício físico, caso contrário, não poderão efetuar os testes.
Ainda de acordo com o edital, aqueles que eventualmente comparecerem após o horário de fechamento dos portões não poderão realizar os testes e serão eliminados do certame. Em hipótese alguma será realizada qualquer etapa fora do local, horário e data determinados.(Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

Doria dispara contra Bolsonaro e diz que jamais nomearia o filho para embaixada


O governador de São Paulo, João Doria, escancarou a guerra interna na direita brasileira, depois que Jair Bolsonaro vazou a sua compra de um jatinho, com financiamento estatal, ao abrir a caixa-preta do BNDES (saiba mais aqui)
 "Eu jamais nomearia meu filho nem ninguém da minha família para nenhuma função pública, ainda mais numa circunstância de uma embaixada que é a mais importante embaixada brasileira no exterior", disse Doria, em entrevista a Josias de Souza, sobre a intenção de Bolsonaro de acomodar Eduardo, seu filho 03, na chefia da representação diplomática do Brasil em Washington.
Doria disse ainda que Bolsonaro é uma ameaça ao agronegócio brasileiro. "No caso da Comunidade Europeia posso afirmar que a reação foi muito forte. E pode colocar em prejuízo o agronegócio brasileiro. Se não houver uma mudança de discurso, esse risco é real." O tucano também criticou os ataques a Alberto Fernández na Argentina – "a Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil" – e criticou a adesão automática às posições de Donald Trump. "Ele é presidente dos Estados Unidos, não das Américas ou da América Latina –nem tampouco presidente do Brasil. O presidente do Brasil pode e deve a meu ver manter relações equilibradas com a China e com a América."
Aécio e Frota
Doria também elogiou a entrada de Alexandre Frota no PSDB e falou sobre Aécio Neves. "O PSDB deu ao deputado Aécio Neves a oportunidade para que ele fosse o protagonista da sua decisão, não aquele que vai receber a decisão do partido. Sendo bem claro e objetivo: Nesse momento eu defendo que o deputado Aécio Neves se afaste do PSDB. Ou seja afastado."(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Governador Paulo Câmera em Petrolina para a 2ª rodada do seminário `Todos por Pernambuco´ nesta quarta-feira (21)

   Via:Vinicius de Santana

A segunda rodada da 4ª edição do Seminário Todos por Pernambuco começa nesta quarta-feira (21), em Petrolina, no Sertão do São Francisco, e segue até a próxima sexta (23), com eventos em Araripina, Sertão do Araripe, na quinta (22), e em Salgueiro, no Sertão Central. Ao fim das duas primeiras rodadas, todas as seis regiões de desenvolvimento (RDs) localizadas no Sertão do Estado terão sido contempladas com realizações do Seminário.
O Seminário Todos por Pernambuco, criado em 2007, é realizado sempre no primeiro ano da gestão Estadual, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O governador Paulo Câmara convoca grande parte do secretariado para rodar o Estado e escutar as demandas da sociedade. Representantes dos legislativos estadual e municipal também prestigiam os eventos. Na primeira rodada da edição 2019 do Seminário, mais de 4.000 pessoas compareceram aos eventos, realizados em Floresta, Sertão de Itaparica, Arcoverde, Sertão do Moxotó, e Serra Talhada, Sertão do Pajeú.
Alexandre Rebêlo, secretário de Planejamento e Gestão, é o responsável por abrir cada um dos seminários, apresentando toda a metodologia de funcionamento, além de mostrar as ações já realizadas pela gestão de Paulo Câmara. As propostas podem ser feitas tanto presencialmente quanto de forma digital, o que aumenta a capacidade do Governo de ouvir a população.
Nesta 4ª edição do Seminário, a grande novidade é a possibilidade da participação digital da população. O site www.participa.pe.gov.br está no ar desde julho e qualquer cidadão de qualquer lugar do estado pode deixar sua proposta ou apoiar alguma sugestão já cadastrada. Nesta plataforma, quase sete mil interações da população já foram registradas até esta terça-feira (20). Nos locais de cada seminário são montadas ilhas de propostas onde gestores governamentais da Seplag orientam os cidadãos que comparecem presencialmente a deixarem suas propostas pelo site.
Todo o material recolhido junto à população será sistematizado pela Seplag e servirá como insumo para a construção do Plano Plurianual (PPA), documento que contém um plano de médio prazo que orientará as ações do Governo de Pernambuco de 2020 a 2023. A terceira e quarta rodadas do Seminário Todos por Pernambuco acontecem em setembro e percorrerão as seis RDs localizadas no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife.
Veja a programação da agenda oficial do Governador Paulo Câmara para os dois dias no Sertão.



Blog do BILL NOTICIAS

Governo anuncia privatização dos Correios nesta quarta


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos está na lista das 17 estatais que serão privatizadas ainda este ano. O anúncio será feito nesta quarta-feira (21), segundo informou o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta terça-feira (20).
Na visão do secretário geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, José Rivaldo da Silva,   "a privatização será uma tragédia para a população brasileira, pois vai reduzir o atendimento e o acesso de quem realmente precisa dos serviços dos Correios". 
A secretária da Mulher e também presidenta do SINTECT-DF, Amanda Corcino, lembrou casos de privatização dos Correios em outros países que estão sendo revertidos, dada a importância logística dessas empresas. Amanda também defendeu o monopólio do serviço postal como forma de proteger a estrutura dos Correios e manter sua função social.
Apesar de sinalizar a venda da Estatal, em junho deste ano o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o governo federal não pode vender estatais sem o aval do Congresso e sem licitação quando a transação implicar perda de controle acionário. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

EDUCAÇÃO - Universidade do Japão firma parceria com o Nordeste

A iniciativa se dá cinco meses após o Governo Federal anunciar o contingenciamento de R$ 2 bilhões (29,74%) do orçamento previsto para as universidades e instituições federais do País
   Por: Guto Moraes
UFRPE
UFRPEFoto: FOTO:MAURÍCIO FERRY / Arquivo Folha

Reitores das 18 universidades federais do Nordeste estarão reunidos em conferência no Recife, durante o de semana no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos. A iniciativa é da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e contará com os nove estados da Região. O grupo firmará uma parceria internacional com a Universidade de Soka, de Tóquio, Japão.

A iniciativa se dá cinco meses após o Governo Federal anunciar o contingenciamento de R$ 2 bilhões (29,74%) do orçamento previsto para as universidades e instituições federais do País. “De uma forma ou de outra isso acaba respondendo a algumas demandas que vêm do atual governo. Procuramos práticas inovadoras, que podem potencializar as nossas capacidades”, afirma o coordenador de relações internacionais da Rede Nordeste, Iure Paiva. 
Com a parceria, a expectativa é de que haja “troca de recursos humanos, materiais e financeiros, com a mobilidade de alunos e professores, livros e materiais para pesquisa até o próprio apoio financeiro”. “Isso é previsto, mas tudo ainda está em fase de consolidação. A conferência é um ponto de partida”, explica o coordenador. Essa ação vem deixar mais claro qual o papel da universidade e como ele é relevante para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.” 

A Soka Gakkai Internacional é uma ONG fundada pelo humanista Daisaku Ikeda, conhecida por promover ações de tecnologias sociais alinhadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável do planeta. Na ocasião, a instituição que sedia o encontro concederá a Daisaku Ikeda o título de Doutor Honoris Causa.




Blog do BILL NOTICIAS

Bolsonaro acusa ONGs de queimarem a Amazônia para atingir o governo



Reuters - O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira que organizações não-governamentais podem estar por trás das queimadas na Amazônia por terem perdido recursos e estarem querendo atingi-lo.
Ele não apresentou evidências das alegações e, indagado se tinha provas do que afirmava, disse que não existem planos escritos nesses casos.
“O crime existe. Isso temos que fazer o possível para que não aumente, mas nós tiramos dinheiro de ONGs, 40% ia para ONGs. Não tem mais. De modo que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro. Então pode, não estou afirmando, ter ação criminosa desses ongueiros para chamar atenção contra minha pessoa, contra o governo do Brasil”, disse o presidente em entrevista ao sair do Palácio da Alvorada.
Em seguida, Bolsonaro afirmou que “tudo indica” que pessoas se preparam para ir à Amazônia filmar e então “tocaram fogo” na floresta.
Questionado se tinha provas ou indícios das acusações que fazia, o presidente afirmou que isso “não tem um plano escrito” e “não é assim que se faz”.
Desde o início deste ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora os focos de queimadas no país, já detectou mais de 72 mil pontos, especialmente nos Estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas. O número é 83% maior que no mesmo período de 2018 —um ano atípico por ter sido muito úmido— e o maior dos últimos sete anos. 
Por Lisandra Paraguassu


Blog do BILL NOTICIAS

Na primeira visita a Petrolina, presidente da Compesa conhece Sistema Vitória

  Via:Carlos Britto
Foto: divulgação
Em sua primeira visita a Petrolina como presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Manuela Marinho fez questão de conhecer ontem (20) a Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória, situada no Distrito Industrial. A ETA Vitória é considerada uma das mais modernas unidades de tratamento de Pernambuco. Assim que desembarcou na cidade, ao final da tarde, Manuela, acompanhada da diretora Regional de Interior, Simone Albuquerque, e de técnicos da Compesa, visitou o empreendimento.
A ETA Vitória, que foi inaugurada no primeiro governo Paulo Câmara, tem a certificação ambiental ISO 14.001 (Gestão Ambiental) e foi um dos primeiros equipamentos de saneamento do Estado certificados na versão 2015.
Essa unidade ampliou em 60% a oferta de água na cidade, garantindo um incremento na vazão diária de mais de 400 litros por segundo. Cinco novos reservatórios e três estações de bombeamento foram construídos para integrar o sistema, num investimento total de R$ 65 milhões. A obra somou-se à ETA 1, localizada no Centro. Juntos, os sistemas têm uma produção de 1.070 litros por segundo, o que garante aos petrolinenses uma situação privilegiada de abastecimento d’água, sem rodízio.
Todos por Pernambuco
Manuela Marinho participa nesta quarta (21) do Programa Todos por Pernambuco, ao lado do governador Paulo Câmara e da Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.


Blog do BILL NOTICIAS

PESQUISA País já registra 1.680 casos de sarampo em 11 estados; Pernambuco figura em terceiro

  Por: AE
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O sarampo se espalha pelo país. Da semana passada para cá, subiu de 4 para 11 o número de Estados que enfrentam surto da doença. Em três meses, foram confirmadas 1.680 infecções, a maior parte delas em São Paulo (1.662), seguido pelo Rio de Janeiro e Pernambuco. Com o aumento de registros, o Ministério da Saúde expandiu a recomendação da vacina a todos os bebês do País de 6 meses a um ano.

Batizada de dose zero, essa aplicação não dispensa as vacinas regulares, aplicadas aos 12 e 15 meses. Essa seria uma dose para dar proteção adicional.

Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Wanderson Kleber de Oliveira não descarta que novas medidas sejam adotadas. Entre as estudadas, está a chamada vacinação de resgate, dirigida para adultos jovens. O problema, contudo, esbarra nos estoques escassos do imunizante. 

Como a reportagem mostrou, o governo dispõe de quantitativo limitado de doses. O governo recorreu à Organização Pan-Americana de Saúde e encomendou a compra de 10 milhões de doses. A entrega, porém, deve ocorrer em dois meses. 

A pasta também pediu a Biomanguinhos, que produz a vacina para o País, o aumento da entrega de doses. Para que isso seja feito, o laboratório terá de reduzir a produção de vacina contra febre amarela. Serão preparadas 26 milhões de doses para sarampo - 12 milhões já foram entregues.

Até o momento, não foi confirmada nenhuma morte por sarampo. Além de São Paulo, os casos da doença foram registrados no Rio (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1).

Embora o sarampo tenha ressurgido no País no ano passado, a cobertura vacinal está bem abaixo do que seria considerado ideal. "(A doença) é muito difícil de se controlar rapidamente", afirma o pesquisador da Fiocruz Cláudio Maierovitch.





Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...