quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Governo Lula já afastou 362 agentes do GSI

Essa série de desligamentos ocorre em meio à crise de confiança gerada pela invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro

Lula, militares e os atos terroristas bolsonaristas de 8 de janeiro (Foto: ABR)

Uma onda de exonerações no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) tem agitado o cenário político brasileiro desde o início do ano. Com uma média de dez demissões por semana, o total de agentes afastados já chega a 362, segundo informa a jornalista Alice Cravo, do Globo. Essa série de desligamentos ocorre em meio à crise de confiança gerada pela invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro.

O GSI, responsável pela segurança dos palácios presidenciais e parte da segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está sob crescente escrutínio devido às investigações em andamento na CPI do 8 de Janeiro no Congresso. A recente exoneração do coronel Carlos Onofre Serejo Luz Sobrinho, que ocupava o cargo de coordenador-geral de Operações de Segurança Presidencial, agravou ainda mais a situação. Este militar é alvo de requerimentos para a quebra de sigilo na CPI, que apura o envolvimento de militares nos eventos golpistas do início do ano, quando os prédios dos três Poderes foram invadidos e vandalizados.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPI, assinou o requerimento afirmando que uma investigação interna do GSI revelou a participação do coronel nos acontecimentos de 8 de janeiro, destacando que "o agente público acima foi identificado como envolvido, prestando depoimento sobre os fatos." - (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Macron insiste na tese de que a França faz parte da Amazônia

Sua argumentação se baseia na ideia de que a Guiana Francesa, um território ultramarino francês, detém uma porção considerável da Amazônia

Amazônia e Emmanuel Macron (Foto: Mario Oliveira/MTUR | Ricardo Stuckert/PR)

O presidente francês, Emmanuel Macron, reforçou sua tese surpreendente de que a França faz parte da Amazônia durante seu discurso anual aos embaixadores franceses em Paris. Macron anunciou a candidatura da França à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e expressou seu desejo de que a Guiana Francesa seja representada de forma estreita nessa cooperação regional, segundo informa o jornalista Assis Moreira, do Valor.

Sua argumentação se baseia na ideia de que a Guiana Francesa, um território ultramarino francês, detém uma porção considerável da Amazônia, tornando, assim, a França uma nação amazônica. Esta perspectiva, apresentada desde 2019, quando Macron presidiu o G7, destaca os benefícios transfronteiriços da Amazônia, como a regulação climática e a biodiversidade.

Entretanto, a intenção da França de ingressar na OTCA enfrenta desafios, pois o tratado atualmente não prevê adesões adicionais. Os oito países-membros já cobrem toda a área da floresta amazônica. Este anúncio de Macron promete gerar discussões acaloradas sobre a relação da França com a Amazônia e o futuro da cooperação regional na região. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

RIO DE JANEIRO Servidoras são afastadas por suspeita de criar bolão para adivinhar peso de aluno de 3 anos

 RIO DE JANEIRO

                                  Por Agência O Globo

Print - Foto: Reprodução

Sete funcionários de uma creche pública de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, incluindo a diretora da unidade, foram afastados das funções após denúncia de uma mãe por suspeitas de ato discriminatório.

A mãe da criança descobriu que os servidores tinham feito uma aposta para descobrir o peso do menino de 3 anos - nas mensagens enviadas num grupo de WhatsApp as mulheres se referem ao peso da criança como “arrobas”, unidade de medida usada para pesar bois.

Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou um procedimento administrativo para apurar os fatos.

Em entrevista ao porta de notícias G1, a mãe da criança, que não quis se identificar, contou como soube da situação com o seu filho.

“Eram três mães, me perguntando se eu já sabia o que estava acontecendo. Falei que não. Elas perguntaram: a escola não te falou? Eu falei, não! Me contaram que meu filho tinha sido pego por sete funcionárias da creche, saído da sala, ido até a cozinha, onde tinha feito um bolão para saber o peso dele”, contou a mãe consternada.

De acordo com texto da denúncia feita pela vereadora Priscila Pitta (Cidadania) e entregue ao MP, inconformadas com a prática cruel "em um ambiente que deveria garantir a segura e o bem-estar desta criança", outras professoras denunciaram o ocorrido expondo o "print" de uma conversa em que a ganhadora do bolão passa a chave do pix (foto acima) para receber a quantia de R$ 10 de cada participante.

A secretaria municipal de Educação de Nova Friburgo repudiou os fatos e disse, em nota, que foi aberto um procedimento administrativo para apurar a denúncia apresentada. A pasta disse ainda que estão prestando o apoio necessário à mãe do aluno. Mas a criança continua matriculada na mesma unidade. A secretaria tomou conhecimento do fato no último dia 10.

Diante da repercussão do caso, o Prefeito de Nova Friburgo Johnny Maycon, que está em agenda oficial em Brasília nesta terça (29), se manifestou nas redes sociais. Ele reforçou o afastamento preventivo das servidoras e se solidarizou com o garoto e a família.

Veja a nota da secretaria municipal de Educação na íntegra:

"A Secretaria Municipal de Educação repudia veementemente o ocorrido e informa que foi aberto um procedimento administrativo de Nº 21273/23 para apuração da denúncia apresentada. Cabe ressaltar que equipes da Secretaria de Educação estiveram na unidade realizando o acolhimento e prestaram o apoio necessário à mãe do aluno em questão.

É importante destacar também que a referida denúncia foi encaminhada para a direção escolar, que retornou informando sua versão dos fatos e, imediatamente, foi exonerada a pedido de sua função. Sendo assim, a equipe da Secretaria Municipal de Educação deu todo o respaldo administrativo para a continuidade da gestão escolar e acompanhamento dos servidores e estudantes na escola.

Diante da possibilidade de veracidade da denúncia narrada e da gravidade da descrição dos fatos que envolvem um estudante, é dever da Secretaria Municipal de Educação encaminhar para apuração e permitir a defesa prévia dos envolvidos, o que prontamente cumpriu desde 10 de agosto de 2023, quando tomou ciência do ocorrido."


BLOG DO BILL NOTICIAS

Mauro Cid deu à PF detalhes incriminatórios no caso das joias e falou da conexão entre Bolsonaro e Delgatti

Na quinta-feira (31), o tenente-coronel será submetido a um terceiro interrogatório nesta série de depoimentos

Mauro Cid (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado )

Antigo auxiliar de confiança do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid forneceu aos investigadores da Polícia Federal (PF) detalhes comprometedores sobre sua atuação no governo, segundo fontes consultadas pelo site Metrópoles. Durante as sessões de sexta-feira (25/8) e segunda-feira (28/8), que totalizaram quase 16 horas de interrogatório na sede da PF, Cid fez uma espécie de declaração incriminatória, abordando sua participação no caso das joias e também esclarecendo a conexão entre Bolsonaro e o hacker Walter Delgatti. Delgatti é investigado por um suposto plano de desestabilização que envolveria minar a confiança nas eleições e interceptar comunicações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). >>> Mauro Cid está colaborando com a Polícia Federal e quer delação premiada

Atualmente, a abordagem da PF é primeiro colher o depoimento do investigado e, antes de oferecer benefícios legais, verificar as declarações à luz das provas já reunidas ou que possam ser obtidas no futuro. Neste caso, há uma abundância de evidências nas mãos dos investigadores, como registros de localização por meio de antenas de telefonia ou aplicativos de GPS em celulares, além de e-mails e informações financeiras e bancárias de todos os envolvidos. Na quinta-feira (31/8), o tenente-coronel será submetido a um terceiro interrogatório nesta série de depoimentos. Nesse mesmo dia, a PF também ouvirá outros indivíduos relacionados ao caso, incluindo o ex-presidente Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...