sexta-feira, 15 de abril de 2022

FAMILIARES A PROCURA DE ZÉ LICIO, O MESMO ENCONTRA SE DESAPARECIDO DESDE O DIA 13

 

Zé Licio/Foto arquivo família

Encontra-se desaparecido o Senhor José Licio de Brito, conhecido como Zé Licio. O mesmo reside no povoado de Tiririca, zona rural de Casa Nova (Ba). Segundo seus familiares, ele saiu de moto da sua residência na quarta-feira (13) no começo da noite, e até o momento não se tem noticias dele. O mesmo está trajando casaco (preto) com listas na cor branco na manga, capacete preto com listas vermelhas e uma moto Bross preta. 

A aflição dos familiares é grande, pois já fizeram buscas em algumas localidades e até o momento nada.

Pedimos a todos aqueles que tiverem alguma informação referente ao assunto, por favor, entrar em contato imediatamente com os números abaixo:

Contatos: (87) 988749585/ 988556457/ 981789894

Esperamos que o mesmo seja encontrado o mais breve possível e que tudo esteja bem.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Garimpeiros armados invadem aldeia dos indígenas Xipaya no Pará (vídeo)

                       Por Cicero Pedrosa Neto/Amazônia Real

Xipaya diz que a comunidade teme novos ataques - @olivernija_Mídia Ninja_CopCollab26

Belém (PA) – A cacica Juma Xipaya denunciou na noite desta quinta-feira (14), em vídeo publicado em uma rede social, que a aldeia Karimaa, na Terra Indígena Xipaya, foi invadida por garimpeiros armados. Segundo a liderança, uma balsa de grande porte, com maquinários para a extração de ouro, desceu o Rio Iriri em direção ao território. Seu pai, Francisco Kuruaya, foi agredido com socos e empurrões. O território Xipaya, onde vivem cerca de 200 pessoas, fica distante a 400 quilômetros de Altamira, no sudeste do estado do Pará. 

“A gente nunca tinha visto um maquinário desses por aqui’, declarou Juma, contando temer a destruição ambiental do território Xipaya com o possível incremento da atividade ilegal de garimpo.

De acordo com declarações de Juma, seu pai tentou dialogar com os garimpeiros ilegais, pedindo para que se retirassem da área, por se tratar de uma Terra Indígena. “Meu pai tentou filmar a ação dos garimpeiros, que já chegaram lá operando as dragas, mas foi agredido por oito homens armados que tentaram tomar o celular dele. A sorte foi que ele conseguiu sair e voltar para avisar as outras aldeias”, declarou a líder.

Juma disse que o pai conseguiu retornar para sua aldeia e, utilizando a rede social Whatsapp, convocou outras lideranças para irem atrás dos garimpeiros e impedir a invasão. “Quando chegaram, os garimpeiros, a balsa de três andares, as voadeiras e jet skis – que também faziam parte dos equipamentos dos invasores – já não estavam mais”, contou ela. 

Assista vídeo:


A reportagem apurou que outras lideranças indígenas da região viram a balsa dos garimpeiros navegando no Rio Iriri em direção à Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, divisa com a Terra Indígena Xipaya e a Terra Indígena Cachoeira Seca, do povo Arara. 

Juma afirmou ter denunciado a invasão dos garimpeiros ilegais aos órgão federais, inclusive à Polícia Federal. “Estamos no meio de um feriado, eu já fiz contato com a Funai local, com o Ministério Público […] estamos com muito medo. Pedimos ajuda para que as Forças Armadas [e] a Polícia Federal cheguem no território, que possam nos ajudar, porque é agora, não é amanhã e nem depois. Estão destruindo o nosso território, estão com máquinas pesadas e nós não sabemos os tipos de armas que eles tem”.

“A gente tem medo que eles tenham se escondido nas ilhas próximas ao território e que possam atacar as aldeias durante a noite”, disse Juma em entrevista exclusiva à Amazônia Real, na madrugada desta sexta-feira (15).

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas na Câmara dos Deputados, encabeçada pela deputada indígena Joênia Wapichana (REDE/RR), acionou o Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, alertando para para a iminência de um conflito na região e ameaças de morte do líder FranciscoKuruaya.

Mapa: Instituto Socioambiental

O ofício  encaminhado pela deputada, também foi endereçado  ao diretor da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira, e ao superintendente da Polícia Federal no Pará, Carlos André da Conceição Costa, pedindo que investigassem o caso e garantissem a proteção das cinco aldeias Xipaya que estão sob ameaça.

À deputada Federal Vivi Reis (PSOL/PA), o superintendente da PF no Pará informou que está acionando a operação Guardiões do Bioma, composta por agentes federais, membros do Ministério da Justiça, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Força Nacional, que devem chegar ao local em breve para combater a invasão e proteger a integridade física dos indígenas do território Xipaya.

Com 179 mil hectares, a Terra Indígena Xipaya foi homologada em 2012. Juma Xipaya luta há uma década pelos direitos dos indígenas impactados pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. Em 2021, ela participou da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26), em Glasgow, na Escócia.

Detalhes de dentro da balsa que invadiu a TI
(Foto: reprodução redes sociais)

BLOG DO BILL NOTICIAS

Crise no PSDB se agrava e Doria afasta Bruno Araújo do comando de sua campanha

O PSDB paulista considera a postura do presidente nacional dos tucanos "pouco agregadora"

Bruno Araújo e João Doria (Foto: Reprodução)

A equipe de João Doria, pré-candidato à Presidência pelo PSDB, anunciou nesta sexta-feira, 15, a saída de Bruno Araújo, presidente nacional do partido, do posto de coordenador-geral da campanha. Ele será substituído pelo presidente tucano em São Paulo, Marco Vinholi.

Disse o PSDB paulista em nota: “Araújo, que é presidente nacional do PSDB, havia sido convidado por Doria para a função. Mas em recentes manifestações durante entrevistas e encontros empresariais, relativizou a candidatura de Doria -- que venceu democraticamente as prévias do partido em novembro. Essa postura, considerada pouco agregadora, motivou a decisão”. CartaCapital.

Leia a íntegra na CartaCapital


BLOG DO BILL NOTICIAS

Repórter da Globo é esfaqueado em Brasília e está internado em estado grave

VIOLÊNCIA

O jornalista foi atacado por dois homens quando chegava em casa


                          Por Portal Folha de Pernambuco
Gabriel Luiz, repórter da TV Globo em Brasília - Foto: Divulgação/TV Globo

O jornalista Gabriel Luiz, de 29 anos, da TV Globo em Brasília, foi esfaqueado na noite dessa quinta-feira (14), no Distrito Federal. Dois homens atacaram o repórter em um estacionamento próximo à casa dele, no Sudoeste. Gabriel está internado em estado grave, mas estável, no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). 

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que Gabriel atravessa o estacionamento, sozinho, com os dois homens passando segundos após, separados. Logo depois, a dupla ataca Gabriel. Na sequência, os dois saem em fuga. Gabriel foi atingido no abdômen, pescoço e na perna esquerda. 

Polícia Civil do DF investiga o crime e procura os responsáveis. Não está descartada a hipótese de tentativa de homicídio. No local onde Gabriel foi esfaqueado, foram encontradas a carteira do repórter e a faca usada no crime. 

A TV Globo se manifestou por meio de nota, divulgada na manhã desta sexta-feira (15).

"A Globo lamenta profundamente o ocorrido. Está aguardando as investigações da polícia e prestando toda ajuda ao nosso repórter e aos familiares. A Globo repudia veemente todas as formas de violência e espera que o caso seja esclarecido o mais rapidamente possível."

BLOG DO BILL NOTICIAS 

Termina hoje prazo para pedido de isenção de taxa do Enem

Solicitação deve ser feita pela Página do Participante

 





Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Termina às 23h59 de hoje (15) o prazo para estudantes pedirem isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O pedido deve ser feito na Página do Participante.

Pelas regras do Enem, têm direito à gratuidade os participantes que se enquadram nas seguintes situações:

- estar na última série do ensino médio neste ano, em escolas públicas;
- ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ser bolsista integral em escola privada. Ter renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo (R$ 1.818) por pessoa;
- aluno em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Documentação

Entre os documentos exigidos para a dispensa da taxa de inscrição estão a cédula de identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; a cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico; uma declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Faltosos

Outra situação em que a taxa de inscrição pode ser dispensada é a de estudantes isentos no Enem 2021 que, por algum motivo, faltaram no dia da exame e desejam fazer o Enem 2022 gratuitamente. Os candidatos devem também enviar documentos que justifiquem a ausência, como atestado médico e boletim de ocorrência. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

Resultado

Os resultados, tanto da justificativa de ausência quanto da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022, serão divulgados em 22 de abril, na Página do Participante. Quem tiver o pedido negado poderá recorrer entre 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos será divulgado em 6 de maio.

Além de fazer o pedido de isenção, para participar do Enem 2022 é preciso se inscrever no exame. O edital com as datas das inscrições e das provas ainda não foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Notas

As notas do Enem podem ser usadas para ingressar no ensino superior, em universidades públicas e privadas, e para participar de programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). (Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Denise Griesinger



Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...