quarta-feira, 18 de agosto de 2021

ESTÚDIO DP - Unicap oferece cursos online e gratuitos em agosto para diversos segmentos

                    Por: Vitória Maciel/DP

Foto: Divulgação/Unicap


Entre os dias 23 e 27 deste mês, a Universidade Católica de Pernambuco abre as portas para cursos de curta duração de diversos temas, de forma inteiramente gratuita e para todo Brasil. A Semana Transformação Digital chega trazendo uma programação rica em conteúdos voltados para tecnologia e inovação, comandada por professores especializados e com uma extensa experiência na área. O projeto é realização da Católica Business School (CBS), a Escola de Negócios da Unicap, que abriga MBA, LLM e cursos de curta duração em áreas de conhecimento que vão desde gestão de pessoas na área de projetos, até cursos hospitalares voltados para a saúde.

 
“Pensamos em temas relevantes nesse momento de pandemia, que acelerou essa necessidade de transformação digital nas organizações. Então, decidimos reunir um time de grandes especialistas e estamos ofertando curso gratuito, totalmente telepresencial e síncrono, onde a gente espera que o participante entenda o que é a transformação digital, como é o projeto e quais são os pilares fundamentais acontecendo nas organizações hoje”, diz Maurício Xavier, responsável pelo evento. Para participar, é necessário a inscrição no site da CBS. As aulas acontecem ao vivo e o aluno pode interagir em tempo real e participar de qualquer lugar do Brasil.
 
O professor Antony Lins abrirá o projeto levando o tema Projeto de Transformação Digital para os alunos inscritos. Antony, que é assessor de inovação da Universidade Católica de Pernambuco, vai trazer questionamentos sobre soluções e problemas encontrados no cotidiano com essa inovação dentro das empresas. “O objetivo da aula é dar uma grande contextualização sobre a transformação digital e como é importante se ter hoje ações efetivas, analisando os impactos que elas podem trazer. Também vamos estudar quais tendências de mudanças de perspectivas na aplicação de técnicas, bem como se existem problemas e como identificá-los para tentar contornar”, explica o doutor em biotecnologia. 
Ao longo da semana, haverá outros assuntos abordados, como LGPD e Direito on-line, com as professoras Paloma Saldanha e Gabriela Dias; Princípios do Marketing Digital com Maurício Xavier e Thelma Guerra; Customer Experience Innovation com Rosário Pompéia e Socorro Macedo; e para encerrar a semana de cursos, o coordenador de Business Analitcs Bruno Aguiar comanda o tema Business Inteligence (BI) para tomada de decisões. “Será uma semana voltada para temas que efetivamente tem a ver com a necessidade das organizações hoje com esse processo de transformação digital”, conclui Maurício Xavier.

Escola de Negócios expande cursos de extensão 
A Católica Business School, Escola de Negócios da Universidade Católica de Pernambuco, está aumentando a grade e acrescentando novos cursos e temas no projeto. A aposta vem da necessidade atual e da procura no mercado por cursos de curta duração que são mais objetivos e práticos para quem já está inserido no cenário profissional. Além deles, também é possível encontrar opções de MBAs e LLM de várias áreas de conhecimento. São cursos que vão desde 15 horas até 120 horas.
 
“Temos cursos na área de arte e fotografia, por exemplo, temos também de investimento e ações de mercados e capitais. Temos na área de gestão de pessoas, de projetos, psicologia organizacional e do trabalho voltado para gestão de pessoas, da área de recursos humanos e até de gestão hospitalar de serviços de saúde”, explica o diretor do projeto Maurício Xavier.
 
Durante a formação do MBA, um módulo é aberto para receber novos alunos que vão encontrar essa turma já em andamento. Durante alguns meses, será possível participar desse grupo e absorver aquele conhecimento específico que ele precisa aprofundar na carreira. “O público alvo é exatamente esse profissional do mercado que precisa atualizar os conhecimentos em áreas específicas”, continuou Maurício.
 
Além de ser mais direto e objetivo, o cursos de curta duração também é muito buscado por não ser necessário uma graduação. Muitos empresários e profissionais que construíram uma história no mercado de trabalho sem uma formação em instituição acabam optando pelo Católica Business School. No CBS é possível desenvolver suas competências sem precisar dedicar um ano ou mais em um MBA. “Ele pode em trinta dias, sessenta dias ou em noventa dias fazer um curso de extensão para trabalhar especificamente o conhecimento que precisa nesse momento em sua carreira”, contou Maurício. 
 

SERVIÇO
Semana Transformação Digital
Quando:  23 a 27 de agosto, das 19h às 22h
Inscrições: www.catolicabusinessschool.com.br


Milhares de servidores vão às ruas em 20 estados contra a reforma administrativa

 

(Foto: Divulgação)


Servidores públicos municipais, estaduais e federais de 19 estados e do Distrito Federal foram às ruas na manhã desta quarta-feira (18) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, da reforma administrativa.

A mobilização, convocada por centrais sindicais, denuncia a falta de diálogo por parte do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os danos de uma eventual aprovação da reforma para o serviço público.

Os manifestantes também pedem o impeachment de Bolsonaro e a volta do auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia. Outros alvos dos protestos desta quarta são a "minirreforma trabalhista" e as privatizações dos Correios e da Eletrobras.

Os organizadores ressaltaram a necessidade de manter o distanciamento social e o uso de máscaras durante os atos.

Centro-Oeste

As principais vias de Brasília (DF) amanheceram com mensagens de protesto contra a PEC 32. "A aprovação dessa lei significa o fim da educação e saúde públicas, por exemplo, além de privilegiar juízes, parlamentares e militares", afirmaram os organizadores na convocatória.

ato-brasilia
Trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também protestaram contra a reforma(Photo: Jonas Valente/SJPDF)Jonas Valente/SJPDF

 

ato-goias
Protestos em Goiânia lembraram os riscos da privatização da Eletrobras(Photo: Gibran Jordão | @esquerdaonline)Gibran Jordão | @esquerdaonline

Sudeste

Nos quatro estados do Sudeste, houve manifestações contra a reforma administrativa e a política econômica de Bolsonaro e Paulo Guedes, ministro da Economia.

Além das bandeiras nacionais de luta desta quarta, manifestantes de Niterói (RJ) questionaram o retorno às aulas presenciais sem os protocolos sanitários necessários.

Trabalhadores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) protestaram na Lapa, em São Paulo (SP), em apoio à greve contra a privatização dos correios e à PEC 32.

Em Minas Gerais, trabalhadoras e trabalhadores da Petrobras fizeram ato na porta da Refinaria Gabriel Passos (Regap) contra a reforma administrativa e as privatizações.

Nordeste

Em Fortaleza (CE), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foi às ruas "contra a PEC 32 e as privatizações, em defesa do auxílio emergencial de R$ 600, por vacina e emprego." 

Norte

Em Belém (PA), centrais sindicais fizeram caminhada e panfletagem contra a precarização do serviço público.

Sul

Mesmo debaixo de chuva, trabalhadores protestaram contra a reforma administrativa em frente ao Hospital Pronto Socorro (HPS), em Porto Alegre (RS).

Em Criciúma (SC), sindicalistas ocuparam desde cedo a Praça Nereu Ramos para dialogar com a população sobre a PEC 32. Além das panfletagens, eles exibiram faixas pressionando os três deputados federais da região – Ricardo Guidi (PSD), Geovania de Sá (PSDB) e Daniel Freitas (PSL) – para votarem contra a reforma. Brasil de Fato. 

ato-contra-reforma-administrativa
Servidores gaúchos denunciaram o impacto da reforma administrativa na saúde pública(Photo: Carolina Lima)Carolina Lima


BLOG DO BILL NOTICIAS

Papa aceita renúncia de bispo brasileiro em meio a escândalo sexual

              Por AFP

Papa Francisco  - Foto: Filippo Monteforte / AFP

O papa Francisco aceitou a renúncia de um bispo do interior do estado de São Paulo depois que vazou um vídeo sexual do religioso, noticiaram a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a imprensa brasileira nesta quarta-feira (18).

“A Nunciatura Apostólica informa que o Santo Padre aceitou hoje o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de São José do Rio Preto, apresentada por S. Excia. D. Tomé Ferreira da Silva”, informou a CNBB em nota, sem especificar os motivos.

A entidade divulgou a nota depois que o Vaticano oficializou que o papa Francisco aceitou a renúncia de Ferreira da Silva, que desde 2012 era bispo de São José do Rio Preto, cidade localizada a cerca de 400 quilômetros ao norte da capital financeira do Brasil.

O religioso, de 60 anos, apresentou sua renúncia no último final de semana após um vídeo que circulou em grupos do WhatsApp e nas redes sociais em que é visto acariciando os órgãos genitais e conversando com alguém do outro lado da câmera do celular, detalhou o portal de notícias G1.

Reportagens indicam que a Santa Sé começou a investigar em 2018 Ferreira da Silva, natural do estado de Minas Gerais, sob suspeita de ter encoberto casos de abusos sexuais na diocese.

O papa Francisco nomeou o arcebispo de Ribeirão Preto, Moacir Silva, como administrador dessa diocese até que um novo bispo seja nomeado.

Outros casos semelhantes abalaram a Igreja Católica no Brasil.

Em janeiro passado, a polícia confirmou que estava investigando o arcebispo de Belém, que havia sido denunciado por quatro ex-seminaristas por supostamente ter tocado em seus órgãos genitais em várias ocasiões, segundo depoimentos divulgados no programa Fantástico da TV Globo.

Em maio de 2019, o bispo de Limeira, no estado de São Paulo, renunciou após ser acusado de peculato financeiro e encobrimento de casos de pedofilia.


BLOG DO BILL NOTICIAS

TESTE DE COVID - Governo de Pernambuco lança programa 'TestaPE' para testagem em massa

            Por: Diario de Pernambuco

Foto: Hélia Scheppa/SEI


Na manhã desta terça-feira (18), o governo de Pernambuco apresentou o programa de testagem em massa chamado ‘TestaPE’. O objetivo do programa é controlar a presença da Covid-19 no estado, em especial o avanço da variante Delta. Ao todo foram comprados cerca de 1.090.713 testes rápidos de antígenos para conseguir alcançar a meta de realizar a testagem de 10% da população de Pernambuco nos próximos seis meses. Para a compra dos testes, o estado realizou o investimento de mais de R$ 7,6 milhões.


O secretário de Saúde do estado, André Longo, afirmou que a SES-PE já realizou o treinamento e capacitação com as gerências do estado para colocar em prática o programa de testagem em massa. “Os municípios e instituições parceiras irão disponibilizar estrutura física e recursos humanos. No local onde não tiver equipes de saúde a SES vai ajudar as secretarias de saúde locais apoiando”, afirmou o secretário.

Similar ao exame de biologia molecular RT-PCR, o teste rápido de antígeno que será adotado no TestaPE também é feito através da coleta de material biológico da nasofaringe (nariz e garganta) do paciente com swab nasal. A diferença é que o resultado, ao contrário do RT-PCR, é de, aproximadamente, 30 minutos. 

O TestaPE tem como foco testar pessoas sintomáticas ou pessoas que tiveram contato com pessoas sintomáticas e pretende fazer a busca ativa de casos novos em locais com grande circulação de pessoas. Dessa forma, amanhã (19) serão distribuídos 2% dos testes para cada municípios e distribuir, ao todo, o quantitativo referente a 10% da população de cada cidade de Pernambuco.

O governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que o investimento de mais de 7 milhões de reais em testes faz parte do planejamento de controle da pandemia no estado e evitar que a variante Delta se espalhe rapidamente no estado como vem ocorrendo em outras regiões do Brasil.

“Foi tudo muito rápido. Tivemos em meados de março de 2020 montar toda uma estrutura de saúde. O grande objetivo de todo o esforço no estado de Pernambuco é salvar vidas. Pernambuco é o único estado do Brasil que tem uma taxa de mortalidade em 2021 menor que a de 2020. No entanto, as ameaças continuam. Mesmo com o processo de vacinação acelerado, a variante delta já é uma realidade com mais força em alguns estados brasileiros”, reforçou Paulo Câmara. 

Com a entrega dos exames, os municípios devem organizar sua logística para testar a população a partir de três eixos: na porta de entrada da rede de saúde (unidades básicas de saúde, policlínicas e as Unidades de Pronto Atendimento); nos locais com grande circulação de pessoas, como os terminais integrados de ônibus e estações de metrô; e nos serviços do setor público e privado, através de parcerias com instituições do terceiro setor.

“Vamos conseguir detectar a doença no momento em que o vírus está mais ativo, ou seja, mais contagioso. E vamos orientar os casos positivos que respeitem o isolamento e as recomendações médicas. É uma atitude responsável que vai ajudar nosso Estado a continuar avançando no Plano de Convivência e na retomada econômica”, disse o governador. 


Queiroga diz ser contra o uso obrigatório de máscaras

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva 18.08.2021 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quarta-feira (18) que é contrário ao uso obrigatório de máscaras de proteção contra a Covid-19. Em entrevista ao canal bolsonarista Terça Livre, investigado por disseminar fake news, o ministro da Saúde afirmou que o uso de máscaras deveria ser "ato de conscientização". 

“Primeiro, nós somos contra essa obrigatoriedade [do uso de máscaras]. O Brasil tem muitas leis, e as pessoas, infelizmente, não observam. O uso de máscaras tem de ser um ato de conscientização. O beneficio é de todos e o compromisso é de cada um”, afirmou Marcelo Queiroga.

"Não tem sentido essa multas, não se pode criar uma ‘indústria de multa’. Se está precisando fazer isso, é porque nós então não estamos sendo eficientes em conscientizar a população”, completou Queiroga. Via:247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

CORONAVÍRUS - Pernambuco confirma circulação da variante Delta

            Por: Diário de Pernambuco

Foto: Reprodução

O Governo de Pernambuco confirmou, em coletiva de imprensa online nesta quarta-feira (18), que as investigações epidemiológicas realizadas pelos municípios, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), indicam que a variante Delta já circula no território. Na quinta-feira (12), sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) revelou duas amostras com a cepa originária da Índia: dois homens, de 24 e 49 anos, residentes em Abreu e Lima e Olinda, respectivamente. Até o momento, não foi encontrado vínculo epidemiológico dos pacientes positivos, indicando a probabilidade de circulação da variante Delta no Estado – quando não é possível rastrear a origem da infecção, comprovando que o vírus circula entre as pessoas, independente de terem viajado ou não para locais onde há registro de casos.

“Com os resultados encontrados até o momento, não conseguimos identificar os casos que positivaram para a doença antes desses pacientes. Seguiremos reforçando o sequenciamento genético das amostras, principalmente dos contactantes relacionados aos dois pacientes, para rastrear a possível presença da Delta no Estado”, reforçou o secretário estadual de Saúde, André Longo. A SES-PE continua investigando outros possíveis contactantes dos dois casos positivos, com o apoio das Vigilância Epidemiológicas de Olinda e Abreu e Lima.

O secretário destacou ainda que a circulação da variante Delta em Pernambuco reforça a importância dos cuidados e, principalmente, da vacinação contra a Covid-19. “É fundamental que a população entenda a necessidade do uso correto de máscaras, do distanciamento social e da higienização adequada das mãos. É necessário compromisso e responsabilidade. A pandemia não acabou. O vírus continua circulando, com a introdução de variantes preocupantes, como é o caso da Delta. Completar o esquema vacinal, com as duas doses, é essencial para a eficácia da imunização", ressaltou Longo.

Cenário Epidemiológico - 

Na semana epidemiológica (SE) 32, que compreende o período entre 08 e 14 de agosto, Pernambuco observou uma estabilidade nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que se mantêm nos menores patamares registrados desde o início da pandemia no Estado. Ao todo, foram 420 casos na semana 32, o que representa 21 casos a mais que a semana 31 (01 a 07/08) e uma queda de 17% na comparação com a semana 30 (25/07 a 31/07). Já a Central de Regulação de Leitos registrou nova queda nas solicitações por vagas de UTI, com 330 pedidos de internação na semana 32, o que representa uma redução de 6% em relação à semana 30. 


Weverton, do PDT de Ciro, abre seu palanque no Maranhão a Lula

 

(Foto: Nicolas Gandhi/Fotos Públicas | Divulgação)

O ex-presidente Lula terá no Maranhão uma agenda cheia de compromissos com lideranças de diversos partidos ao centro do espectro político. Na primeira manifestação de apoio de uma dessas figuras, o senador Weverton Rocha (PDT-MA), pré-candidato ao governo do Estado, aparece em uma foto segurando um cartaz da campanha do petista e gesticulando em seu favor. 

O ato ocorreu poucas horas antes da chegada de Lula a São Luís, prevista para o fim da tarde desta quinta-feira (18). Durante dois dias, ele se reunirá com o ex-presidente José Sarney e a ex-governadora Roseana Sarney, ambos do MDB; com o governador Flávio Dino (PSB) e o vice-governador Carlos Brandão (PSDB); além do senador Rocha e deputados federais e estaduais. 

A sinalização de apoio a Lula vem em meio à ascendência do petista nas pesquisas eleitorais. Ele vem ampliando a margem sobre Jair Bolsonaro e outros nomes, como o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes. Lula sai vitorioso em todos os cenários de segundo turno simulados pela pesquisa XP/Ipespe. Por:247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

XP/Ipespe: Lula derrota Bolsonaro no segundo turno por 51% a 32%

 

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)


A rodada de agosto da pesquisa XP-Ipespe aponta que o ex-presidente Lula venceria Jair Bolsonaro em um eventual segundo turno. O petista obteria 51% dos votos, enquanto Bolsonaro teria 32%, com "brancos", "nulos" e "nenhum" somando 17%. 

Em simulação de segundo turno com João Doria, o governador de São Paulo venceria Bolsonaro por 37% a 35%. Com Ciro Gomes na disputa, Bolsonaro seria derrotado por margem de 12% (44% contra 32%). 

Em simulação, Lula mantém dianteira sobre Moro em eventual segundo turno, com 49% contra 34%. Contra Ciro, Lula vai a 49% e amplia a margem sobre o pedetista, que soma 31% das intenções de voto. Lula venceria também o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (52% contra 22%). 247.

Privatização Correios: o mistério dos 2.500 imóveis dos Correios que serão vendidos junto com a estatal

 

(Foto: ABr)

Jair Bolsonaro ganhou aval da Câmara dos Deputados para vender os Correios num leilão previsto para o primeiro trimestre do ano que vem. Quem comprar a empresa levará junto com a operação de distribuição e entrega de correspondências e mercadorias um tesouro pouco conhecido: 2.500 imóveis próprios espalhados por todos os 27 estados do país, incluindo áreas muito valorizadas no mercado imobiliário.

A carteira imobiliária dos Correios é variada: tem prédios empresariais, históricos, imensos galpões logísticos, terrenos e agências em torno das quais cidades cresceram no interior do Brasil. A empresa, vale lembrar, é uma das mais antigas do país – surgiu em 1663, com a criação do cargo de Correio-mor das cartas do mar.

Estão na lista o edifício sede da estatal, em Brasília, que sozinho vale mais de R$ 360 milhões, de acordo com o contrato de seguro em vigor até junho passado. Ou um prédio localizado na Pituba, um bairro caro de Salvador, que foi avaliado em mais de R$ 75 milhões ao ser segurado, em 2016, mas foi posto à venda por R$ 248 milhões em 2019.

Além deles, os Correios possuem prédios históricos que são ícones de diversas cidades do Brasil, como os da Rua Visconde de Itaboraí, no Rio, do Vale do Anhangabaú, em São Paulo, e da Praça da Alfândega, em Porto Alegre, os três transformados em centros culturais. The Intercept.

Leia a íntegra no The Intercept.




Bolsonaro vai derretendo lentamente e avaliação negativa atinge 54%

 

Bolsonaro e Michelle (Foto: Clauber Cleber Caetano/PR)


Na rodada de agosto da pesquisa XP/Ipespe, há uma clara indicação de que a popularidade do governo de Jair Bolsonaro está em processo de derretimento contínuo. Depois de chegar a 52% de “ruim e péssimo” na rodada de julho, a pesquisa de agosto mostra agora que são 54% os entrevistados que consideram negativa a gestão de Bolsonaro no Planalto. 

Veja no gráfico como a popularidade do governo está derretendo ao longo do tempo:

pesquisa

A fatia de entrevistados que considera o governo regular caiu de 25%, no mês passado, para 23% agora. Os que consideram o governo “bom ou ótimo” são 20%. Eram 21% no mês passado. Outros 2% não opinaram.

63% desaprovam desempenho de Bolsonaro e apenas 29% aprovam.

Para o levantamento, foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, de 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.     Brasil247.




Celso de Mello rebate Heleno e afirma que Artigo 142 não autoriza intervenção militar em nenhum Poder

 

Celso de Mello e Augusto Heleno (Foto: ABr)

Em resposta a questionamento feito pela ConJur, Celso de Mello, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, rechaçou frontalmente as declarações do ministro e general da reserva Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que disse em entrevista nesta segunda-feira (16/8) à noite, à rádio Jovem Pan, haver possibilidade de intervenção militar em caso de gravidade e de tensão extrema nas relações entre os Poderes.

O militar afirmou não acreditar na hipótese "nesse momento" (sic) e disse que a intervenção das Forças Armadas está prevista no artigo 142 da Constituição, repetindo argumentos de bolsonaristas extremistas. Apesar da fala do general, não há brecha nesse artigo que autorize qualquer intervenção das três forças militares.

Para Celso de Mello, "a apologia da adoção (e prática) do pretorianismo, mediante distorcida interpretação do artigo 142 da Constituição, é repugnante e inaceitável, pois traduz expressão de ostensivo desapreço que perigosamente conduz à prática autocrática do poder, à asfixia dos indivíduos pela opressão do Estado e à degradação, quando não supressão, dos direitos fundamentais da pessoa cuja prevalência traduz, no plano ético, o sinal visível da presença de instituições que apenas florescem em solo irrigado pelo sonho generoso da liberdade e da democracia".

O ministro aposentado do STF afirmou ser "inquestionável" o fato de que o artigo 142 da Constituição Federal não confere "suporte institucional" nem legitima a intervenção militar em qualquer dos Poderes da República, "sob pena de tal ato, se consumado, traduzir um indisfarçável (e repulsivo) golpe de Estado".

Celso de Mello rememorou a advertência de Ulysses Guimarães, no encerramento da Assembleia Nacional Constituinte e promulgação da Carta de 1988, quando o deputado ressaltou a sacralidade do texto constitucional e atribuiu aos transgressores da Constituição o labéu de traidores da Pátria, afirmando, em pronunciamento que guarda impressionante atualidade, neste momento histórico, o seguinte: "Descumprir [a Constituição] jamais. Afrontá-la, nunca. Traidor da Constituição é traidor da Pátria". E continuou a repetir a fala do presidente da Constituinte: "Conhecemos o caminho maldito. Rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, garrotear a liberdade, mandar os patriotas para a cadeia, o exílio e o cemitério."

Na conclusão de sua resposta, Celso de Mello afirmou que aquele que "admite a mera possibilidade de intervenção militar nos poderes do Estado, como o Judiciário e o Legislativo, é um profanador dos signos legitimadores do Estado democrático de Direito e conspurcador dos valores que informam o espírito da República!".

Leia abaixo a resposta de Celso de Mello:

"O entendimento recentemente revelado por certa autoridade da República mostra-se típico de quem não entende nada quando se trata de interpretação constitucional! A exegese em questão, além de primária e errada, notadamente porque sustenta a ideia esdrúxula de que residiria nas Forças Armadas o poder moderador, é igualmente preocupante, pois reflete, ainda que tal possa não ser a intenção de referida autoridade, a visão dos epígonos da autocracia, daqueles desejosos de desconsiderar a ordem democrática e de transgredir o Estado de Direito, cujos fundamentos de legitimação repousam na "rule of law", vale dizer, na soberania e no império da lei e da Constituição da República! Quem interpreta a Lei Fundamental de nosso país e dela extrai compreensão equivocada e juridicamente inidônea destinada a viabilizar uma inadmissível intervenção militar nos Poderes da República demonstra, com esse gesto de suprema infidelidade à majestade e à autoridade da Constituição, desprezo manifesto pelas instituições que compõem o sistema político-institucional brasileiro!

Em nossa Constituição, que consagra o dogma essencial da separação de poderes, repousa o fundamento de nossas liberdades! Preconizar a possibilidade, ainda que remota, de intervenção pretoriana no sistema institucional de nosso país constitui perversão do princípio democrático  e gesto profano de vilipêndio à ideia de República! Quem admite a mera possibilidade de intervenção militar nos poderes do Estado, como o Judiciário e o Legislativo, é um profanador dos signos legitimadores do Estado democrático de Direito e conspurcador dos valores que informam o espírito da República! A apologia da adoção (e prática) do pretorianismo, mediante distorcida interpretação do artigo 142 da Constituição, é repugnante e inaceitável, pois traduz expressão de ostensivo desapreço que perigosamente conduz à prática autocrática do poder, à asfixia dos indivíduos pela opressão do Estado e à degradação, quando não supressão, dos direitos fundamentais da pessoa cuja prevalência traduz, no plano ético, o sinal visível da presença de instituições que apenas florescem em solo irrigado pelo sonho generoso da liberdade e da democracia ! "Japona não é toga", como afirmou há décadas o saudoso senador paulista Auro de Moura Andrade!

A estratocracia não pode nem deve ser vista como sucedâneo possível, mesmo que pontual, do regime fundado na noção de democracia constitucional!!!!! Inquestionável é o fato de que o artigo 142 da Constituição Federal não confere suporte institucional nem legitima a intervenção militar em qualquer dos Poderes da República, sob pena de tal ato, se consumado, traduzir um indisfarçável (e repulsivo) golpe de Estado!

Cumpre não desconhecer, finalmente, neste ponto, a gravíssima advertência do saudoso e eminente deputado federal Ulysses Guimarães (1916-1992), em memorável discurso proferido em 05/10/1988, no encerramento da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou e promulgou a vigente Constituição da República, ao destacar a sacralidade do texto constitucional, estigmatizando com o labéu de traidor aquele — governante ou governado — que ousasse transgredir a supremacia da Lei Fundamental de nosso país, pronunciando, então, palavras candentes que guardam impressionante e permanente atualidade: "Descumprir [a Constituição] jamais. Afrontá-la, nunca. Traidor da Constituição é traidor da pátria. Conhecemos o caminho maldito. Rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, garrotear a liberdade, mandar os patriotas para a cadeia, o exílio e o cemitério."  Do Conjur.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula chega a 40%, abre 16 pontos sobre Bolsonaro na pesquisa XP e está perto da vitória em primeiro turno

 

Lula e Bolsonaro (Foto: Ricardo Stuckert | Reuters)

Mostra continuidade na tendência de crescimento das avaliações negativas do governo Jair Bolsonaro.

No levantamento atual são 54% os que dizem considerar o governo ruim ou péssimo contra 52% no mês passado. O crescimento na rejeição é constante desde outubro de 2020, quando 31% diziam considerar a gestão ruim ou péssima. 

Na outra ponta, os que veem o governo como bom ou ótimo somam 23%, 2 pontos a menos que na pesquisa de julho. Os dois números são os piores para o governo desde o início da série.

A insatisfação vem acompanhada de uma piora na percepção da direção da economia. O grupo dos que a veem no caminho errado, que vinha diminuindo a partir de abril, cresceu 4 pontos percentuais e chegou a 63%, mesmo patamar registrado em maio. 

A visão contrasta com outros indicadores sobre a situação econômica: a percepção sobre as chances de manutenção de emprego, por exemplo, segue em tendência de alta desde maio. O grupo que vê possibilidade grande ou muito grande de continuar empregado chega a 56%.

Foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, de 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

A pesquisa registrou também estabilidade sobre o sentimento da população em relação à pandemia: o grupo dos que dizem estar com muito medo do surto oscilou de 38% para 39% -- esta é a primeira vez desde abril que essa fatia dos entrevistados não reduz seu tamanho. 

No mesmo assunto, a soma das pessoas que já se vacinaram com as que dizem que vão se vacinar com certeza atingiu seu maior patamar, chegando a 96%.

ELEITORAL

A nova rodada da pesquisa XP/Ipespe registra continuidade na tendência de crescimento das intenções de voto no ex-presidente Lula. No levantamento de agosto, ele aparece com 40%, 2 pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior, enquanto Bolsonaro tem 24%, 2 pontos a menos que na última sondagem. 

Esta é a quinta pesquisa em que o ex-presidente repete a tendência de alta – ele tinha 25% em março, quando seu nome voltou a ser testado. Atrás dele e de Bolsonaro aparecem Ciro Gomes (10%), Sérgio Moro (9%), Mandetta e Eduardo Leite (4%). O petista também lidera cenário alternativo, em que João Doria (5%) é testado no lugar de Leite e em que são incluídos Datena (5%) e Rodrigo Pacheco (1%) e é excluído Sérgio Moro. 

Nesse cenário, Lula tem 37% e Bolsonaro, 28%. Lula também continua registrando crescimento no levantamento espontâneo, quando o nome dos candidatos não é apresentado ao entrevistado: ele passou de 25% para 28%, enquanto Bolsonaro segue estável com 22%. 

No principal cenário de segundo turno, Lula ampliou vantagem sobre Bolsonaro. O petista oscilou 2 pontos para mais, e Bolsonaro, 3 para menos. Agora o ex-presidente venceria com 51%  contra 32% do atual presidente.

O interesse em relação ao pleito está em alta. Hoje são 49% os que dizem estar muito interessados na eleição,  contra 46% na pesquisa anterior. XP/Ipespe – rodada de agosto da pesquisa XP/Ipespe.


Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...