sábado, 13 de fevereiro de 2021

Todos os brasileiros estarão vacinados ainda em 2021, garante Pazuello

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil terá 50% da população vacinada contra o novo coronavírus até junho. Mais: o país encerrará 2021 conseguindo imunizar todo o público vacinável, ou seja, maiores de 18 anos que não estejam gestante ou tenham contra-indicações aos ingredientes vacinais. Essas previsões foram feitas pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta quinta-feira (11/2), durante reunião no Senado Federal programada para o titular da pasta esclarecer as ações de enfrentamento à Covid-19.


"Nós vamos vacinar o país em 2021, 50% da população vacinável até junho; 50%, até dezembro. Esse é o nosso desafio e é o que nós estamos buscando e vamos fazer", afirmou Pazuello. No momento, no entanto, o ministério conseguiu distribuir menos de 12 milhões de doses, o suficiente para vacinar 6 milhões de pessoas, já que as duas candidatas disponíveis ao Programa Nacional de Imunização (PNI) necessitam de duas aplicações por pessoa.

Segundo Pazuello, o fornecimento em larga escala é esperado apenas para março, quando o país atingir uma escala de produção capaz de ofertar de 30 a 40 milhões de doses mensais, a depender da inclusão ou não da russa Sputnik V. Os acordos firmados, por enquanto, garantem, até o fim de 2021, 100 milhões de doses da chinesa CoronaVac, pelo Instituto Butantan, e 210,4 milhões da Covishield, conhecida como a vacina de Oxford/AstraZeneca, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

"Guerra técnica"
Para fevereiro, o ministro garante apenas mais 4,8 milhões de unidades, que devem ser repassadas imediatamente aos estados assim que forem disponibilizadas. Outras oito milhões de doses podem somar este montante, com remessas chegando em 15 e 28 de fevereiro. Em meio aos anúncios otimistas, Pazuello aproveitou para reivindicar, ainda que indiretamente, a não abertura de uma CPI para apurar a condução da pasta e do governo federal frente à pandemia.

"Nós temos uma guerra contra a Covid-19, a guerra é contra a covid. Ela é técnica, de saúde, não é política. Se abrirmos a segunda frente, política e técnica, vai apertar [...]. Lembro a todos os senhores que nós temos um inimigo comum que é o coronavírus e é contra esse inimigo que nós temos que nos unir", justificou o general.

O compromisso feito pelo ministro aos parlamentares representa "um alento importante por parte do governo federal", definiu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG). A reunião foi considerada "satisfatória e proveitosa" pelo parlamentar e coloca sob questionamento a necessidade de instauração de uma CPI. "Essa questão deve ser avaliada agora, à luz de todas as explicações dadas pelo ministro". A próxima reunião de líderes, que deve debater a pauta, está marcada para a próxima quinta-feira (18). (Por: Bruna Lima/Por: Maria Eduarda Cardim/ Por: Correio Braziliense).




Pernambuco registra 1.805 novos casos e 23 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h

Entre os confirmados, 64 são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.741 são leves

Teste para Covid-19 - Foto: Danny Lawson / POOL / AFP

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, neste sábado (13), 23 óbitos e 1.805 casos da Covid-19.

Agora Pernambuco totaliza 10.644 mortes e 279.637 casos confirmados da doença, sendo 31.736 graves e 247.901 leves.

 Entre os casos confirmados neste sábado, 64 (8%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.741 (92%) , leves.

As mortes registradas nesse boletim ocorreram entre 19 de janeiro deste ano e essa quinta-feira (11). Dos 23 novos óbitos, 15 são femininos e oito masculinos. As vítimas eram pessoas residentes dos municípios de Belém de São Francisco (1), Buíque (1), Cabrobó (1), Ipubi (1), Joaquim Nabuco (1), Limoeiro (1), Nazaré da Mata (1), Olinda (2), Ouricuri (1), Parnamirim (1), Paulista (2), Recife (7), São José da Coroa Grande (2) e Sirinhaém (1). Com isso, o Estado totaliza 10.644 mortes pela doença.

Os pacientes tinham idades entre 45 e 91 anos. As faixas etárias são: 40 a 49 (1), 60 a 69 (7), 70 a 79 (5) e 80 ou mais (10). Do total, 19 tinham doenças pré-existentes: doença cardiovascular (14), diabetes (8), obesidade (6), hipertensão (4), câncer (1) e dislipidemia (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Um não tinha comorbidades e os demais casos seguem em investigação.

O número de recuperados atingiu, no boletim de hoje, a marca de 240 mil pessoas curadas da doença no Estado. Ao todo, são 240.595 pacientes recuperados do novo coronavírus, o que corresponde a 86,03% do total de casos confirmados em Pernambuco. Destes, 19.403 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 221.192 eram casos leves. (Por Portal Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS


Celpe concede desconto de 30% para quem tem contas atrasadas acima de seis meses

O programa tem início na próxima segunda-feira e o valor pode ser quitado à vista ou parcelado no cartão de crédito

Consumidores da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) que tenham contas em atraso com mais de seis meses poderão, a partir da próxima segunda-feira (15), quitar suas dívidas com 30% de desconto no valor total do débito. A campanha Saldão 30% vai permitir ainda o pagamento à vista ou parcelado em 12 vezes no cartão de crédito - acrescido dos juros do cartão. O cliente que desejar quitar suas faturas vencidas podem procurar as lojas da Celpe ou entrar no portal da Celpe, na área negociação de dívidas, e fazer todo o processo on-line. Ao final, ele vai escolher a forma de pagamento. 


Essa é primeira vez que a Celpe promove esse tipo de negociação e o programa, que terá duração de um mês, está aberto a todo tipo de cliente, seja ele residencial, comercial, industrial, poder público ou qualquer outro que possua faturas com mais de seis meses de atraso no pagamento. Decidimos fazer isso porque entendemos que temos um papel social e podemos contribuir com a recuperação econômica em todas as classes, pois todos fomos afetados de alguma forma pela pandemia. Serão 30 dias de negociação intensa para que o maior número de clientes seja contemplado”, afirmou o superintendente de Gestão da Receita, Marcelo Fernandez.

Nos últimos 12 meses, a concessionária buscou ampliar suas formas de pagamento digital, principalmente, por causa da pandemia. As contas podem ser quitadas via PicPay, Pix, RecargaPay e débito em conta, além dos agentes bancários tradicionais. A fatura ainda pode ser entregue via e-mail, para evitar contato com o papel. O atendimento ao público foi ampliado ou passou a ser feito também pelo Whatsapp (32176990), Facebook, teleatendimento (116), site oficial (www.celpe.com.br) e nas tradicionais lojas de atendimento, que seguem todos os protocolos sanitários. (Por Portal Folha de Pernambuco).


Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...