sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Novos tratamentos para o câncer de mama: você sabe quais são?

 

Diogo Sales, médico oncologista do Hospital Jayme da Fonte, fala sobre o tema


                             Folhape/Vida Plena

Diogo Sales, médico oncologista Hospital Jayme da Fonte - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O câncer de mama é o tipo de tumor mais temido pelas mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 60 mil novos casos são diagnosticados por ano no Brasil, sendo 1% desses casos em homens. Ainda dentro desses dados, a neoplasia de mama está associada a cerca de mais de 17 mil mortes por ano no país e atinge, normalmente, pessoas idosas a partir dos 60 anos. Mas vale lembrar que a população feminina mais jovem, abaixo de 50 anos, também pode ter o diagnóstico da doença.

“O principal sintoma do câncer de mama é o nódulo, mais conhecido como caroço. Normalmente, ele é endurecido, fixo e sem dor. A mama também pode ficar avermelhada e com a consistência como se fosse uma casca de laranja. Outro sintoma que pode aparecer são caroços nas axilas, onde esse tumor sai da mama e vai pra axila”, explica Diogo Sales, médico oncologista Hospital Jayme da Fonte.

“As principais pacientes que têm diagnóstico do câncer de mama normalmente são idosas, a partir de 60 ou 65 anos, mas vale lembrar que as mulheres mais jovens, especialmente aquelas abaixo de 50 anos, também podem ter o diagnóstico de câncer de mama”, continua. 

Certas mutações genéticas herdadas de um dos pais podem estar por trás do câncer de mama, mas isso não é tão frequente quanto se imagina. Segundo o INCA, apenas 5% a 10% dos casos de câncer de mama são hereditários. A maior parte das mutações no DNA das células são adquiridas ao longo da vida.

“As principais causas podemos dividir em dois subtipos. Os fatores de risco evitáveis, que são aqueles associados aos hábitos de vida. Por exemplo, pessoas obesas, sedentárias e pacientes que não têm uma dieta equilibrada e também fumam, têm grande chance de desenvolver o câncer de mama. E aqueles não modificáveis, que acontecem em pessoas idosas, em pacientes que têm um período longo entre a menarca e os que não têm filhos também têm uma predisposição. Outra coisa que não é modificada são as síndromes hereditárias do câncer, onde a paciente vai ter alterações no DNA que propiciam e levam o aparecimento de câncer”, pontua o médico.

Tratamento

Para cada perfil de paciente, estágio e tipo de câncer existem diferentes possibilidades de tratamento, e as novas técnicas para análise dos tumores têm permitido decisões cada vez mais personalizadas.

“O tratamento oncológico é multidisciplinar. Envolve desde as cirurgias até a quimioterapia, que nada mais é que drogas injetadas no sangue do paciente, que destrói todas as células que se multiplicam rápido. Mas é  bom lembrar que o tratamento do câncer de mama não é restrito apenas à quimioterapia. Hoje, a gente tem drogas cada vez mais modernas. Podemos prescrever hormonioterapia, terapia de alvo molecular e imunoterapia. Isso vai depender do estado que a paciente se encontra de doença, se está menos ou mais avançado”, explica o médico.

Diogo Sales pontua que as técnicas cirúrgicas avançaram bastante e, em alguns casos, a retirada total da mama é necessária. Sobre a queda de cabelo provocada pelas drogas da quimioterapia, vale ressaltar que os fios voltam a nascer após o tratamento. 

“Acho que é uma coisa muito importante de lembrar, não só no outubro rosa, mas também toda época do ano, que é: quanto mais cedo é diagnosticado o câncer, maior a chance de cura. Procure seu médico e faça exames regularmente. A mamografia geralmente é indicada a partir dos 50 anos, a cada dois anos. E faça também o autoexame. Ele não substitui o exame clínico, mas você pode detectar o nódulo e aí sim procurar o apoio de um profissional”, finaliza.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo de Pernambuco contrata organizadora de concurso de PM e Bombeiros. Saiba quando sai edital

 

Concurso terá 3,6 mil vagas para reforçar a segurança pública


                   Por Concursos e Empregos
Viaturas da Polícia Militar de Pernambuco - Miva Filho / Secom

Com 3,6 mil vagas previstas, o concurso público para Polícia Militar Bombeiro Militar de Pernambuco já tem sua banca organizadora. O Governo do Estado divulgou, nesta quarta-feira (11), que a empresa responsável pelo certame será a AOCP, associação civil de caráter assistencial e educacional que tem mais de dez anos de atuação em concursos públicos em órgãos federais, estaduais e municipais.

A gestão estadual ainda afirmou que o edital deverá ser publicado em 13 de novembro de 2023. A contratação da AOCP, feita com dispensa de licitação e que custou R$ 13,3 milhões, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira.

“A contratação da banca organizadora é um passo fundamental e confirma a decisão da nossa gestão de reforçar as operativas para garantir mais segurança para a população. Essa é uma ação estratégica do Juntos Pela Segurança, que garantirá já no ano que vem um reforço importante para a garantia da qualidade de vida dos pernambucanos", afirmou a governadora Raquel Lyra.

As provas serão realizadas em três cidades de Pernambuco: Recife, Caruaru e Petrolina.

A maioria das vagas — um total de 2,4 mil — será para praça da Polícia Militar. Haverá ainda 600 vagas para praça do Corpo de Bombeiros Militar, 300 para oficial da Polícia Militar e 60 para oficial do Corpo de Bombeiros Militar.

"Estamos determinados a fazer um concurso qualificado para que o objetivo do governo, que é o reforço da Polícia Militar e do Corpo dos Bombeiros, aconteça de forma transparente, no tempo certo e selecionando quadros de qualidade", completou a secretária de Administração, Ana Maraíza.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Neto desmascara ao vivo bolsonarista que agradeceu prefeito de Sorocaba pelo resgate: “foi o Lula, o presidente!” (vídeo)

A fala da mulher enaltecendo sua falsa contribuição no esforço da ação virou piada nas redes sociais.

Neto e Mainara (Foto: Reprodução)


Neto, apresentador do programa “Os Donos da Bola”, da TV Band, decidiu rebater ao vivo a bolsonarista que evitou citar o governo aos agradecimentos ao ser resgatada de Israel. “não foi o prefeito de Sorocaba que pegou o avião da FAB, foi o Lula. Foi o presidente da República”.

Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba bolsonarista, tentou capitalizar para si a chegada dos brasileiros no Brasil e foi até o aeroporto receber os sorocabanos resgatados. No entanto, a fala da mulher enaltecendo sua falsa contribuição no esforço da ação virou piada nas redes sociais. - 247.

Veja:




BLOG DO BILL NOTICIAS

Exército de Israel ataca equipe de imprensa no Líbano e mata jornalista da Reuters

Após o ataque em uma base libanesa, o país oficializou que Israel é o seu inimigo

(Foto: Reprodução/X)

O exército de Israel teve como alvo um grupo de jornalistas, incluindo a equipa da AlJazeera, e outras agências, incluindo a Reuters, durante o ataque em um base no sul do Líbano. O jornalista da Reuters Issam Alabdallah é declarado morto.

Após o ataque em uma base libanesa, o país oficializou que Israel é o seu inimigo. - (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Homem ataca escola na França, esfaqueia alunos e mata professor

O crime aconteceu em Arras, município com 40 mil habitantes que é capital da região de Pas-de-Calais, perto da fronteira com a Bélgica

Policiais cercam escola onde homem esfaqueou professores, em Arras, na França, em 13 de outubro de 2023 (Foto: Pascal Rossignol/ Reuters)


Um homem invadiu uma escola no norte da França nesta sexta-feira (13) e esfaqueou professores. Um deles morreu no ataque, e estudantes ficaram feridos, segundo a polícia local. 

De acordo com informações do G1, o crime aconteceu em Arras, município com 40 mil habitantes que é capital da região de Pas-de-Calais, perto da fronteira com a Bélgica. O criminoso foi preso. Segundo a TV francesa BFM, ele entrou em salas de aulas gritando "Alá é grande", como costumavam fazer terroristas que realizaram uma série de atentados na França reivindicados pelo Estado Islâmico entre 2015 e 2017. - (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula apela ao presidente de Israel para que não falte água em Gaza e para que os brasileiros possam sair da região com segurança

Presidente reforçou a Isaac Herzog o apelo por um corredor humanitário, que permita a saída dos civis da Faixa de Gaza

Presidente de Israel, Isaac Herzog, e presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução | Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo ao presidente de Israel, Isaac Herzog, para que não falte água, alimentos e remédios para os palestinos que vivem na Faixa de Gaza e para que os brasileiros possam sair por meio de um corredor humanitário. "Conversei agora há pouco por telefone com o presidente de Israel Isaac Herzog. Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas. Solicitei ao Presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra", disse Lula.

"Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz", acrescentou. Confira:


Leia também reportagem da Sputnik Brasil sobre o assunto:

Autoridades que estão acompanhando de perto a situação na Faixa de Gaza, afirmaram à Folha de São Paulo que os 28 brasileiros que estão em Gaza – entre eles uma idosa e 15 crianças – vão morrer de fome caso fracasse a tentativa do governo brasileiro de evacuá-las do território pela fronteira com o Egito.

De acordo com fontes ouvidas pelo jornal, a "situação é desesperadora": "Sim, eles vão morrer de fome", afirmou um diplomata sob condição de anonimato. O grupo foi abrigado em uma escola católica, e o governo brasileiro já pediu a Israel que não bombardeie o local.

Israel já avisou que não haverá luz, comida e nem mesmo água enquanto o Hamas mantiver reféns no território. O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, já pediu por meio de carta que Tel Aviv crie corredores humanitários para a saída dos civis de Gaza, e também para a entrada de alimentos.

A mídia explica que os estoques de comida da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA, na sigla em inglês), vão durar apenas mais quatro dias. É esse alimento que chega aos brasileiros, e por isso o desespero citado pelo governo.

Os alimentos, em tempos normais, são obtidos por meio de doações, inclusive do Brasil. Na guerra, no entanto, Israel bloqueou todas as entradas ao território, e a comida não está chegando.

As condições de vida dos palestinos brasileiros que tentam viajar ao Brasil são muito diferentes das dos brasileiros que estavam em Israel, e que já estão embarcando de volta ao Brasil em voos da FAB.

Eles não são turistas, nem têm qualquer dinheiro. São pessoas pobres, que moravam em Gaza por serem também cidadãos palestinos, e que viviam já em situação de extrema dificuldade, relata o jornal.

O governo brasileiro tenta desde o começo da semana negociar com o Egito a passagem dos brasileiros pela fronteira do país árabe com Gaza. Cairo, no entanto, reluta em ajudar pois teme que milhares de palestinos passem pela fronteira, transformando-se em refugiados. Para piorar ainda mais a situação, Israel bombardeou a cidade de Rafah, por onde os brasileiros teriam que passar. - (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Rússia está pronta para mediar na resolução palestino-israelense, diz Putin

Líder russo sublinhou que é necessário procurar uma solução pacífica para o conflito

(Foto: Mikhail Klimentyev/Presidência russa)

Rússia está pronta para mediar na resolução palestino-israelense, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, na cúpula em Bishkek.

O líder russo sublinhou que é necessário procurar uma solução pacífica para o conflito. Segundo ele, simplesmente não há outra alternativa. Putin acrescentou que considera a escalada no Oriente Médio como resultado da política fracassada dos EUA.

Assim, segundo ele, os EUA bloquearam sob falsos pretextos o trabalho do "quarteto" do Oriente Médio e tentaram monopolizar o processo da resolução palestino-israelense, mas Washington não levou em conta os interesses dos palestinos.

"A linha unilateral dos americanos levou durante muitos anos a situação a um impasse cada vez maior. O 'quarteto' de mediadores internacionais do Oriente Médio não foi usado. Sob falsos pretextos, os EUA, de fato, bloquearam esse formato, que era único e, a propósito, tinha um mandato aprovado pela respectiva resolução da ONU", disse líder russo.

Segundo Putin, "os americanos, apoiados por seus aliados europeus, tentaram monopolizar a resolução no Oriente Médio, mas não estavam preocupados em encontrar compromissos aceitáveis para ambos os lados, e certamente nunca tiveram em consideração os interesses fundamentais do povo palestino".

Além disso, o chefe de Estado enfatizou que a escalada sem precedentes do conflito palestino-israelense é uma enorme tragédia para ambos os povos. "O que aconteceu, toda essa enorme tragédia que israelenses e palestinos estão vivendo agora, é um resultado direto da política fracassada dos Estados Unidos no Oriente Médio."

O uso de equipamentos pesados por Israel como parte da operação terrestre em Gaza em áreas residenciais é um assunto complexo, e repleto de sérias consequências, mas sem equipamento realizar tal operação é ainda mais difícil, alertou Vladimir Putin.

"O mais importante é que as vítimas entre civis serão totalmente inaceitáveis. Há quase dois milhões de pessoas vivendo lá. O principal agora é parar o derramamento de sangue", sublinhou Putin. Ele acrescentou também que agora "são mais que desejados os esforços coletivos para um cessar-fogo rápido e estabilização da situação".

A Rússia acredita que não há outra alternativa nesse conflito além de negociações, disse Putin, acrescentando que resolução é possível só através do estabelecimento de uma Palestina independente com Jerusalém Oriental como sua capital.

Na manhã do último sábado (7), o Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel a partir da Faixa de Gaza. O Exército israelense relatou mais de 3 mil foguetes disparados do enclave e a incursão de dezenas de palestinos armados nas áreas da fronteira sul de Israel. Civis e militares israelenses foram tomados como reféns pelo Hamas e levados para Gaza. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel está em estado de guerra e ordenou uma convocação recorde de 300 mil reservistas. - Sputnik Brasil.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Terceiro avião trazendo brasileiros de Israel chega ao Brasil

Após o desembarque de cinco pessoas, no Recife, o avião segue para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com previsão de chegada por volta de meio-dia

Terceiro avião com brasileiros chega ao Brasil (Foto: João Rissi/Audiovisual/PR)

69 pessoas voltaram nesta sexta-feira (13) ao Brasil no terceiro voo de repatriação de brasileiros que estavam em Israel, como parte da Operação Voltando em Paz. O KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou às 6h07 em Recife. 

Segundo a FAB, na capital pernambucana, desembarcaram cinco passageiros. Em vídeo divulgado pela Força Aérea, é possível ver pessoas se abraçando no pátio da Base Aérea de Recife, comemorando a volta dos passageiros ao Brasil. 

O avião segue agora para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com previsão de chegada por volta de meio-dia. Até o momento, quase 500 brasileiros já retornaram do solo israelense nos três voos organizados pelo governo brasileiro desde o início dos confrontos entre o Hamas, grupo político e militar que controla a Faixa de Gaza, e Israel.

Há ainda outras aeronaves se preparando para repatriar brasileiros. Um avião KC-30 (Airbus A330) já decolou de Roma, na Itália, às 10h18, no horário local (às 5h18, horário de Brasília), com destino a Tel Aviv, capital de Israel e onde fica o Aeroporto Internacional Ben Gurion. 

A FAB também se prepara para fazer a primeira repatriação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Uma aeronave VC-2 (Embraer 190) está pronta, no Aeroporto de Roma, aguardando sinal verde das autoridades egípcias para a operação.  

O avião pousará no Egito, já que a expectativa é que os brasileiros saiam pelo posto de fronteira de Rafah, que conecta Gaza com a Península do Sinai, no território egípcio.  

Em entrevista à TV Brasil, o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, afirmou que pelo menos 22 brasileiros que estão em Gaza e manifestaram desejo de sair. Ele disse ainda que Rafah foi bombardeado três vezes nesta semana.  - Por Viitor Abdala, repórter da Agência Brasil.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula lidera com folga contra Bolsonaro, Tarcísio ou qualquer candidato para 2026, diz Paraná Pesquisas

Pesquisa levantou diferentes cenários confrontando o presidente com opositores bolsonaristas. Além disso, apurou que 51,6% da população aprova a atual administração do presidente

Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Romeu Zema e Lula (Foto: REUTERS/Marco Bello | Isadora de Leão Moreira/GovSP | Cristiano Machado/Imprensa MG | Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Lula (PT) venceria com folga qualquer político especulado como possível candidato à corrida presidencial em 2026, aponta novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (13).

A pesquisa levantou diferentes cenários, colocando Lula de frente com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o ex-juiz suspeito e atual senador Sergio Moro (União-PR), o governador mineiro, Romeu Zema, entre outros. Vale lembrar que Jair Bolsonaro (PL) está inelegível pelos próximos oito anos, portanto, não foi considerado.

Em um primeiro cenário, contra todos os principais especulados, a população votaria da seguinte forma:

  • Lula: 36,6%
  • Tarcísio: 12,7%
  • Simone Tebet: 7,4%
  • Sergio Moro: 6,7%
  • Ciro Gomes: 6,3%
  • Romeu Zema: 5,7%
  • Ratinho Júnior: 4,6%
  • Eduardo Leite: 2,1%
  • Tereza Cristina: 1,9%
  • Ronaldo Caiado: 1,2%
  • Não sabe/não opinou: 4,7%
  • Nulo/Branco: 10,2%

Em um segundo cenário, considerando apenas Tarcísio de Freitas como candidato do campo bolsonarista, o cenário ficaria da seguinte forma:

  • Lula: 37,6%
  • Tarcísio: 18,9%
  • Simone Tebet: 9,0%
  • Ciro Gomes: 8,7%
  • Eduardo Leite: 3,7%
  • Não sabe/não opinou: 5,7%
  • Nulo/Branco: 16,5%

Em um terceiro cenário, considerando apenas Romeu Zema como candidato do campo bolsonarista, o cenário ficaria da seguinte forma:

  • Lula: 37,6%
  • Zema: 15,3%
  • Simone Tebet: 8,8%
  • Ciro Gomes: 8,8%
  • Eduardo Leite: 4,0%
  • Não sabe/não opinou: 6,2%
  • Nulo/Branco: 19,3%

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados candidatos e os entrevistados respondem 'de cabeça', o resultado também mostrou Lula vencendo, e desta vez o nome de Jair Bolsonaro foi considerado. Confira:

  • Lula: 22,1%
  • Jair Bolsonaro: 14,3%
  • Tarcísio de Freitas: 1,3%
  • Ciro Gomes: 0,5%
  • Michelle Bolsonaro: 0,4%
  • Zema: 0,3%
  • Simone Tebet: 0,3%
  • Eduardo Leite: 0,1%
  • Ratinho Júnior: 0,1%
  • Sergio Moro: 0,1%
  • Tereza Cristina: 0,1%
  • Outros: 0,5%
  • Não sabe/não opinou: 51,2%
  • Nulo/Branco: 8,7%

Além disso, o levantamento apurou que 51,6% da população aprova a atual administração do presidente Lula, enquanto a reprovação é de 43,7%. Os que não souberam/não quiseram responder ficam em torno de 4,7%.

Os índices de Ótima/Boa ficam em 38,2%, com 25,7% de Regular e 35,1% de Ruim/Péssima. 1% não sabe ou não opinou. - (246).

A pesquisa realizou 2.020 entrevistas em 162 municípios dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Brasileiros em Gaza temem saída de escola sem corredor humanitário

 

Shaed Albanna contou que dois ônibus podem transportá-los para o sul

Frame/Vídeo Conferencia

Os brasileiros que estão abrigados em uma escola católica na cidade de Gaza temem ter que deixar o local antes mesmo da abertura de um corredor humanitário. Uma das brasileiras que está na escola disse à Agência Brasil nesta sexta-feira (13) que eles foram informados de que o lugar não é mais seguro e que terão de seguir para o sul da Faixa de Gaza a qualquer momento. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil ainda não confirmou a informação.  

Desesperada, a brasileira Shaed Albanna, de 18 anos, contou que há cerca de 30 pessoas nessa escola. Dez são brasileiros que desejam repatriação. Eles fazem parte do grupo de 22 pessoas que pediram evacuação (dez crianças, sete mulheres e cinco homens). De acordo com o Itamaraty, dos 22, doze aguardam socorro fora da escola, na cidade de Khan Younes, sul de Gaza.

Shaed nasceu no Brasil e foi à Gaza com a irmã, de 13 anos, para visitar a mãe que estava doente e faleceu de câncer. Elas estão ainda acompanhadas pela avó. “A escola não é mais um lugar seguro. Os israelenses estão entrando pelo país, todo mundo está saindo fugindo. Eu não quero morrer”, relatou, chorando.  

Israel informou aos agentes das Nações Unidas que a região norte da Faixa de Gaza, onde vivem 1,1 milhão de pessoas, deve ser evacuada em 24 horas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou para a ordem seja revista porque não há tempo hábil para retirar todo mundo e teme a escalada da crise humanitária.

“Como é que 1,1 milhões de pessoas poderão atravessar uma zona de guerra densamente povoada em menos de 24 horas? Estremeço ao pensar quais seriam as consequências humanitárias da ordem de evacuação”, afirmou Martin Griffiths, Subsecretário-Geral da ONU para Assuntos Humanitários e Coordenador de Ajuda de Emergência. 

Nessa quinta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente de Israel, Issac Herzog, e apelou para que seja aberto um corredor humanitário que permite às pessoas saírem da Faixa de Gaza. - (Por Lucas Pordeus León   - Brasília).

Edição: Juliana Cézar Nunes



BLOG DO BILL NOTICIAS

Convocado pelo Brasil, Conselho de Segurança da ONU discute guerra

 

Chanceler Mauro Vieira coordenará os trabalhos

Marcelo Camargo/Agência Brasil


O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai se reunir, às 16h (horário de Brasília), nesta sexta-feira (13), em Nova York, para discutir o conflito no Oriente Médio. A reunião foi convocada pelo Brasil, que preside atualmente o conselho.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira (foto), vai coordenar os trabalhos. O Conselho de Segurança é a instituição da ONU responsável por zelar pela paz mundial. Formado por 15 membros, tem cinco que são permanentes e com poder de veto: Estados Unidos, Rússia, China, França e Japão. Ou seja, nada pode ser aprovado no conselho sem o consentimento dos governos desses cincos países.  

Esta é a segunda reunião desde a escalada dos conflitos entre Israel e a Faixa de Gaza, escalada iniciada no último sábado (7) após um ataque surpresa do grupo Hamas contra Israel.

Na primeira reunião – no domingo, dia 8 - do Conselho de Segurança após o início dessas hostilidades, o governo brasileiro apelou no sentido de que “as partes devem se abster da violência contra civis e cumprir suas obrigações perante o direito internacional humanitário. O Brasil conclamou todos à máxima contenção para evitar uma escalada, com consequências imprevisíveis para a paz e a segurança internacional. Enfatizou ser urgente desbloquear o processo de paz”.  Porém, nenhuma decisão do conselho foi divulgada. 

Nessa quinta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou – por telefone - com o presidente de Israel, Issac Herzog, e apelou para que seja aberto um corredor humanitário que permita às pessoas saírem da Faixa de Gaza.

Crise humanitária  

Representantes das Nações Unidas na Faixa de Gaza foram informados por militares israelenses que eles teriam 24 horas para evacuar o norte da região onde vivem aproximadamente 1,1 milhão de pessoas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou para que Israel reverta a ordem de evacuação, uma vez que não haveria tempo hábil para retirar toda essa população civil. 

“Como é que 1,1 milhão de pessoas poderão atravessar uma zona de guerra densamente povoada em menos de 24 horas? Estremeço ao pensar quais seriam as consequências humanitárias da ordem de evacuação”, afirmou Martin Griffiths, Subsecretário-Geral da ONU para Assuntos Humanitários e Coordenador de Ajuda de Emergência. - (Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Kleber Sampaio




BLOG DO BILL NOTICIAS

GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Saiba quem eram os brasileiros mortos e o ferido no ataque terrorista do Hamas a Israel

 

Corpo de Karla Stelzer foi encontrado, confirmou o Itamaraty nesta sexta-feira; antes dela, Ranani Glazer e Bruna Valeanu tiveram as mortes confirmadas após ofensiva durante rave


                                Por Agência O Globo

corpo da brasileira Karla Stelzer Mendes foi encontrado morto, confirmou o Itamaraty nesta sexta-feira (13). Karla era a última brasileira identificada como desaparecida no país, depois de Ranani Glazer e Bruna Valeanu, cujas mortes foram atestadas durante a semana.

Assim como Ranani e Bruna, Karla havia sido vista pela última vez no sábado, quando terroristas do Hamas lançaram uma ofensiva contra Israel e atacaram uma rave perto da Faixa de Gaza.

Saiba quem são eles:

Bruna Valeanu é israelense-brasileira e continua desaparecida

Bruna Valeanu

Familiares confirmaram, nesta terça-feira (10), a morte da brasileira Bruna Valeanu, que também estava desaparecida após o festival de música eletrônica interrompido por ataque de terroristas do Hamas, em Israel. A jovem de 24 anos era natural do Rio de Janeiro, e sua última comunicação com a família aconteceu no sábado, por volta das 9h.

Bruna tinha dupla nacionalidade, era brasileira-israelense, e havia completado 24 anos há duas semanas, em 26 de setembro. No último contato com família, contou ter testemunhado disparos e mortes. Nas redes sociais, ela costumava postar fotos ao ar livre e em momentos divertidos com amigos.

Ranani Nidejelski Glazer

Ranani Nidejelski Glazer continua desaparecido, mora em Israel há sete anos

O brasileiro Ranani Glazer foi encontrado morto, confirmou o Itamaraty na terça-feira (13). Glazer estava na rave Universo Paralello, que foi invadida por homens armados no sábado. O evento acontecia no deserto de Negev, perto de Re-im, no sul de Israel, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza.

Glazer era brasileiro-israelense, tinha 24 anos de idade e natural do Rio Grande do Sul. Ele morava em Israel há sete anos e prestou serviço militar no país. Em abril, Ranani destacou o gosto por festas como o evento de música eletrônica onde estava quando começou o ataque do Hamas. "Fácil me encontrar numa rave", escreveu ele, em inglês, com uma foto tirada em Israel enquanto dançava com a bandeira do Brasil nos ombros.

Karla Stelzer Mendes

Karla Stelzer Mendes foi a última vítima da rave identificada como morta

Tinha 41 anos e um filho de 19 anos, membro do exército israelense. Ela estava na rave com o namorado israelense Gabriel Azulay, encontrado morto na quarta-feira.

Última brasileira identificada como morta em Israel após o Hamas invadir o evento, no último sábado, Karla enviou áudios para os amigos durante o ataque. As mensagens relataram momentos de terror com a investida dos membros do grupo extremista.

Rafael Zimerman

Foi encontrado por soldados israelenses desacordado num bunker ao qual se dirigiu quando o bombardeio começou. Foi socorrido e está no hospital.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...