quarta-feira, 9 de junho de 2021

Mastercard não vai mais expor a marca na Copa América

 

Mastercard (Foto: REUTERS/Benoit Tessier)

A Mastercard decidiu que não vai mais promover e expor a marca no Brasil durante a Copa América, segundo a Folha de S.Paulo. A empresa patrocina a competição desde 1992, e a CBF desde 2012.

"Após análise criteriosa, decidimos por não ativar nosso patrocínio à Copa América no Brasil", diz a Mastercard em nota. A empresa continua como patrocinadora, mas pode deixar de fazer algumas ações envolvendo o evento.

O Brasil virou sede da copa após decisão de Jair Bolsonaro e a negação de Argentina e Colômbia em sediar o evento diante da pandemia da Covid-19.

MPF vai investigar CBF e patrocinadores

O Ministério Público Federal vai realizar uma ação coordenada para investigar a CBF e os estados e municípios que vão abrigar a Copa América no Brasil, assim como o SBT e a Disney (canais ESPN e Fox Sports), que vão transmitir as partidas.

Segundo a jornalista, também serão objeto das ações as empresas que patrocinam o evento: Mastercard, Ambev, Latam, Semp TCL, Diageo, Kwai, Betsson, TeamViewer21 e Betfair22.

Foram enviados ofícios aos procuradores dos estados de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal para a abertura de procedimentos de investigação.

CBF e as empresas envolvidas no torneio deverão ser investigadas por "atos violadores dos direitos à vida e à saúde", informa a reportagem.

Enquanto governadores e prefeitos deverão responder por colaborar com as violações ou "ao menos" por se omitir "do dever de prevenção a condutas transgressoras de direitos humanos no contexto de atividades empresariais e do dever de proteção contra comportamentos atentatórios a mencionados direitos fundamentais".

O Grupo de Trabalho de Direitos Humanos e Empresas do MPF, que teve a ideia da ação coordenada, sustenta que os planos da CBF e da Conmebol não garantem que não haverá alta transmissibilidade do coronavírus durante a Copa América.

Jair Bolsonaro deve estar presente na abertura da Copa América, que acontecerá no próximo domingo, 13, em Brasília, com a partida entre Brasil e Venezuela. Segundo o colunista Jamil Chade, do Uol, o convite da CBF seria uma forma de retribuir ao mandatário pelo apoio dado à realização do evento no país. (Brasil247).




Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...