quarta-feira, 20 de abril de 2022

Prefeitura de Juazeiro realiza pulverização para combater mosquito Aedes aegypti

                          Por: Ricardo Banana 

Intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está realizando ações de pulverização. O mosquito é transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Os agentes de endemias estão circulando locais que possuem casos positivos das doenças, realizando tratamento espacial Ultra Baixo Volume (UBV), ou seja, o fumacê para eliminação de mosquito adulto.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Djalma Amorim, as bombas costais foram cedidas pelo governo do estado e estão sendo utilizadas para intensificar o combate ao mosquito. “Quando chega o resultado do laboratório, o Núcleo de Endemias vai ao local onde teve o resultado positivo e faz o bloqueio com a bomba costal, realizando pulverização espacial em um raio de 100 a 300 metros, deste modo, eliminando o mosquito adulto”, explicou Djalma.

O trabalho com a bomba é manual e as equipes que realizam a pulverização estão circulando por diversos pontos do município. Além das bombas costais, iniciou nesta quarta-feira (20) a circulação do carro fumacê. No cronograma, estão áreas tanto na zona urbana quanto na área rural. De acordo com Djalma Amorim, são três veículos do estado em parceria com o município, circulando em horários estratégicos pela manhã e também entre o final da tarde e início da noite. “O carro está circulando das 5h às 7h da manhã e também das 17h às 20h por vários locais da cidade. Nesta quarta-feira o carro fumacê rodou pelo Centro da cidade, mas tem programação pelos bairros e também na zona rural”, concluiu Djalma.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Fernanda Barros – Secretária de Comunicação PMJ


BLOG DO BILL NOTICIAS

PT e PSol chegam a acordo para programa do governo Lula, com revogação da reforma trabalhista e fim do teto de gastos

O acordo entre os partidos enfatiza a revogação da reforma trabalhista, fim do teto de gastos e reconstrução da seguridade e previdência social

Lula, Haddad, Boulos, Juliano, Gleisi (Foto: Reprodução)

PT e PSol chegaram a um acordo programático que enfatiza a revogação da reforma trabalhista, fim do teto de gastos e reconstrução da seguridade e previdência social. Com isso, o PSol deve oficializar formalmente apoio à pré-candidatura do ex-presidente Lula na conferência eleitoral do partido, no próximo dia 30.

Em reunião nesta terça-feira, 19, os dois partidos estiveram representados por Claudio Puty e Natália Szermeta, do PSOL, e por Aloizio Mercadante, Tereza Campello, Guilherme Mello, Pedro Rossi e William Nozaki, do PT.

“Hoje passamos mais detalhadamente pelos 12 pontos programáticos apresentados pelo PSol. Houve acordo em praticamente todos, com alguns ajustes na redação”, afirma Puty, coordenador do debate de programa eleitoral do partido.

“Após essa reunião, nos sentimos confortáveis para levar ao nosso Diretório Nacional e à nossa militância a proposta de apoio à candidatura de Lula, que já conta com apoio da maioria do PSol, mas que será votada no dia 30 de abril, em conferência eleitoral”, completou Natália Szermeta, presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.

“As propostas do PSol são muito relevantes porque tratam do maior desafio que temos pela frente, que é combater a desigualdade e reconstruir esse Brasil. Essa aliança no campo da esquerda será fundamental para derrotar o bolsonarismo. Saímos daqui com a disposição de criar uma mesa de diálogo permanente, aprofundar essas diretrizes e, ao mesmo tempo aguardar a convenção eleitoral do PSol para que, a partir daí, ele se integre plenamente ao conselho político da campanha do Lula e à coordenação do programa de governo”, afirmou Mercadante - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Daniel Silveira e Eduardo Bolsonaro são barrados no STF (vídeo)

Parlamentares foram impedidos porque resolução da Corte impede presença de público. Supremo julga Silveira por ataques à Corte

(Foto: Reprodução)

Os deputados federais Daniel Silveira (PTB-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foram barrados ao tentar entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) no início da tarde desta quarta-feira (20/4). Os dois pretendiam acompanhar o julgamento da ação penal contra Silveira, que é realizada nesta tarde. O julgamento pode ser acompanhado por meio do canal do STF no Youtube.

Os dois foram informados de que uma resolução da Corte em vigor permite apenas a permanência dos advogados das partes e dos ministros no plenário. Foi oferecido a eles acompanhar por uma TV do Salão Branco, mas Silveira e Eduardo preferiram voltar ao Congresso - Metrópoles.

Assista:

Aneel aprova reajuste na conta de luz em quatro estados

                           Por: Agência Brasil

Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Ceará terão novos valores (André Correa/Agência Senado)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (19) reajustes tarifários na conta de energia elétrica de distribuidoras que atendem consumidores em quatro estados: Ceará, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte.


No Ceará, o reajuste tarifário anual da Enel Distribuição, empresa que atende cerca de 3,8 milhões de unidades consumidoras, foi de 24,85%, na média. O aumento entra em vigor no dia 22 deste mês.Segundo a Aneel, a combinação do reajuste tarifário aprovado com o término da cobrança da bandeira escassez hídrica resultará, porém, em um efeito tarifário para o consumidor B1 residencial convencional de 0,09%.

O reajuste tarifário anual da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Neoenergia Coelba) entra em vigor também no dia 22, com aumento de 20,73% para o consumidor residencial. A empresa atende cerca de 6,3 milhões de unidades consumidoras no estado.

De acordo com a Aneel, por causa do fim da cobrança extra na conta de luz, com o fim da bandeira escassez hídrica, o efeito tarifário para o consumidor B1 residencial convencional deve ser -1,58%.

A Aneel também aprovou o reajuste tarifário anual da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern). As novas tarifas da empresa, responsável pela distribuição de energia a 1,5 milhão de unidades consumidoras do estado, entram em vigora no dia 22, com reajuste de 19,87% para o consumidor residencial.Os itens que mais afetaram a correção foram os encargos setoriais, os custos de distribuição e a retirada de financeiros anteriores.

Apesar do reajuste, a combinação com o término da cobrança bandeira escassez hídrica resultou em um impacto tarifário para o consumidor B1 residencial convencional de -4,11%, diz a agência.

O estado de Sergipe também terá reajuste na conta de luz. A Aneel autorizou a Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S.A (ESE) a aplicar aumento de 16,46% na tarifa para o consumidor residencial, a partir do próximo dia 22. A empresa atende cerca de 825 mil unidades consumidoras no estado.

De acordo com a agência reguladora, da mesma forma, por causa do fim da cobrança da bandeira tarifária de escassez hídrica, o reajuste na conta será atenuado, com impacto tarifário para o consumidor B1 residencial convencional de -6,15%.   

Por 10 a 1, Supremo Tribunal Federal condena deputado Daniel Silveira a 8 anos de prisão

Com o voto divergente apenas de Nunes Marques, maioria dos ministros votou pela condenação do deputado bolsonarista por estimular ataques a instituições como o próprio STF

(Foto: ABr)

O Supremo Tribunal Federal condenou nesta quarta-feira (20), por 10 votos a 1, o deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ) a 8 anos e 9 meses de prisão em regime inicialmente fechado. Silveira foi acusado de estimular atos antidemocráticos e ataques a instituições como o próprio STF.

Votaram pela condenação em regime fechado o relator Alexandre de Moraes e os ministros André Mendonça, Luiz Edson Fachin , Luís Roberto Barroso , Rosa Weber , Dias Toffoli , Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski , Gilmar Mendes e Luiz Fux. O ministro Nunes Marques abriu divergência, votando pela absolvição.

Embora tenha votado pela condenação, André Mendonça, indicado de Jair Bolsonaro à Corte, se manifestou a favor da prisão por dois anos e quatro meses em regime aberto. 

O relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação. Além da pena de oito anos e nove meses em regime fechado,  Moraes também estabeleceu perda do mandato e dos direitos políticos e multa de R$ 212 mil.

Daniel Silveira é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de coação no curso do processo, incitação à animosidade entre as Forças Armadas e o Supremo e tentativa de impedir o livre exercício dos poderes da União.

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, afirmou que Silveira agiu para impedir o funcionamento do Judiciário, em especial, do Supremo Tribunal Federal, além de ter ameaçado os ministros para impedir que eles executassem atos legítimos. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...