terça-feira, 24 de outubro de 2023

Lula: ação do Hamas não justifica que Israel mate inocentes

 

Ele falou no programa semanal Conversa com o Presidente

Canal Gov


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira (24) a reação de Israel após o ataque do grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza. “Não é porque o Hamas cometeu um ato terrorista contra Israel que esse país tem que matar milhões de inocentes”, disse, no programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov

Lula disse que já conversou com líderes de diversos países – incluindo Israel, Autoridade Palestina, Egito, Irã, Turquia, França, Rússia e Emirados Árabes – com o objetivo de mediar uma solução para o conflito. Segundo ele, ainda estão previstas conversar com líderes da China, da África do Sul e do Catar. 

“Estou falando com todo mundo pra que a gente consiga três coisas. Primeiro, garantir o corredor humanitário para que as pessoas possam receber água, comida, remédio. Garantir que não falte energia elétrica nos hospitais para que as pessoas possam ser tratadas. E garantir que não se mate mais crianças. Não tem exemplo na humanidade de guerra em que quem morre mais é criança, que não está na guerra. E crianças dos dois lados, quando não queremos que morra ninguém.” 

“Se você não falar em paz todo dia, todo dia, todo dia, as pessoas esquecem que é possível construir a paz. Quando vejo autoridades falarem em guerra, fulano tem que matar cicrano, tem que derrotar, não é assim que a gente resolve o problema. Numa mesa de negociação, não morre ninguém. Custa mais barato e a gente pode encontrar solução. É preciso que a gente consiga que lá, no Oriente Médio, Israel fique com o território que é seu e que está demarcado pela ONU [Organização das Nações Unidas] e que os palestinos tenham o direito de ter a sua terra. É simples assim e não precisa ninguém ficar invadindo a terra de ninguém.” 

Brasileiros 

Lula afirmou que há brasileiros na Faixa de Gaza – incluindo mulheres e crianças – que aguardam numa região próxima à fronteira com o Egito para a repatriação. “Já falei com o presidente do Egito, o meu ministro já falou com o ministro das Relações Exteriores, o avião presidencial menor já está no Cairo à espera dessa gente. Assim que abrir a fronteira, vamos buscar os brasileiros e trazer pra cá. Porque é aqui o lugar deles, um país seguro, que não tem guerra. E a gente pretende dar a eles a cidadania que não conseguiram conquistar morando na Faixa de Gaza, com a truculência e com os bombardeios.” 

Críticas à ONU 

“Todo dia, a gente vê Israel invadir a terra dos palestinos e a ONU não faz nada porque está enfraquecida. Esse é o meu papel, de tentar criar as condições para que a gente possa voltar a sentar à mesa de negociação. Ainda ontem falei com o [presidente da Rússia, Vladimir] Putin sobre a guerra da Ucrânia e sobre a guerra do Oriente Médio. É preciso que as pessoas parem”, disse o presidente.  (Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Graça Adjuto


BLOG DO BILL NOTICIAS

ESTADOS UNIDOS - Piloto que tentou desligar motores em pleno voo disse que ingeriu cogumelos alucinógenos

 

Joseph D. Emerson, de 44 anos, estava de folga no momento, mas viajava dentro da cabine da aeronave, que levava 84 pessoas


                            Por Agência O Globo
Joseph D. Emerson, de 44 anos, responde por 83 acusações de tentativa de homicídio, 83 acusações de perigo imprudente e uma acusação de colocar uma aeronave em perigo. - Foto: Pixabay

Um piloto da Alaska Airlines que tentou desligar os motores durante um voo no domingo (22) disse aos investigadores que pensou que estava tendo um colapso nervoso no momento e havia consumido cogumelos psicodélicos, segundo documentos judiciais. Ele estava de folga no momento do episódio.

Em entrevista à polícia após ser levado sob custódia, o piloto Joseph D. Emerson, de 44 anos, disse que não dormia há 40 horas e estava deprimido há cerca de seis meses. O policial e o piloto “conversaram sobre o uso de cogumelos psicodélicos, e Emerson disse que era a primeira vez que tomava cogumelos”, afirma a denúncia criminal.

"Puxei as duas alavancas de desligamento de emergência porque pensei que estava sonhando e só queria acordar", disse Emerson à polícia, de acordo com a denúncia criminal.

O Gabinete do Procurador dos EUA para o Distrito de Oregon disse na terça-feira que o Sr. Emerson foi acusado em um tribunal federal de uma acusação de interferência com tripulantes e comissários de bordo.

Emerson também foi acusado no Tribunal do Condado de Multnomah em Portland, Oregon, de 83 acusações de tentativa de homicídio, 83 acusações de perigo imprudente e uma acusação de colocar uma aeronave em perigo.

Emerson, de Pleasant Hill, Califórnia, foi primeiro oficial e depois capitão por mais de duas décadas. Ao longo de sua carreira, ele completou as certificações médicas exigidas pela Administração Federal de Aviação, e suas certificações nunca foram negadas, suspensas ou revogadas, disse a Alaska Airlines. Os registros do tribunal do condado de Multnomah indicam que ele não tem antecedentes criminais.

Entenda o que aconteceu
No domingo, Emerson estava sentado em uma poltrona na cabine de um jato da Alaska Airlines, um Embraer 175, operado pela Horizon Air. A aeronave saiu de Everett, Washington, por volta das 17h23, com destino a São Francisco, com quatro tripulantes e 80 passageiros a bordo. Pilotos profissionais afirmam ser comum que eles viajem no assento da cabine enquanto vão e voltam do trabalho.

Quando o avião estava a meio caminho entre Astoria, Oregon, e Portland, Emerson disse: “Não estou bem” e tentou agarrar duas alças vermelhas que cortavam o combustível dos motores, afirma a denúncia criminal.

Após uma breve luta física com os pilotos, Emerson deixou a cabine. Se ele tivesse puxado com sucesso as alavancas de desligamento do motor até o fim, “teria desligado o sistema hidráulico e o combustível dos motores, transformando a aeronave em um planador em segundos”, afirma a denúncia.

Segundo as instruções da Administração Federal de Aviação, a tripulação desviou o avião para o Aeroporto Internacional de Portland, onde pousou em segurança por volta das 18h30.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...