quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Empresários, artistas, juristas e intelectuais lançam manifesto pela eleição de Lula no primeiro turno


Lista inclui Chico Buarque, Boris Fausto, Sepúlveda Pertence, Milton Seligman, Marco Aurélio Carvalho, Bernardo Ricupero e Rosângela Lyra, entre muitos outros

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

Um grupo formado por grandes empresários, artistas, intelectuais e advogados divulgou, nesta segunda-feira, um manifesto pela união nacional em torno da eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em primeiro turno. "Muitos de nós fomos e ainda somos críticos, discordamos de fatos ocorridos e posições tomadas por ele no passado, mas estamos olhando para o futuro, e não há dúvida que a história está fazendo Lula representar a alternativa que o Brasil deve abraçar neste plebiscito de 2022", aponta o texto. Leia a íntegra a confira a lista de signatários:

Mais do que eleger um presidente, em 2022 o Brasil fará plebiscito entre continuar o desastre ou retomar a estabilidade democrática-institucional, o fim do negacionismo, a volta da empatia social e a retomada de um desenvolvimento sustentável. Não há razão que justifique adiar para o segundo turno, correr o risco das incertezas decorrentes de disputas secundárias, e principalmente os riscos de atos fora da Constituição. Por isso, apelamos a todos os democratas, os candidatos e seus eleitores, para que nos unamos no primeiro turno a Luiz Inácio Lula da Silva.

Muitos de nós fomos e ainda somos críticos, discordamos de fatos ocorridos e posições tomadas por ele no passado, mas estamos olhando para o futuro, e não há dúvida que a história está fazendo Lula representar a alternativa que o Brasil deve abraçar neste plebiscito de 2022. Ao mesmo tempo, os acertos de seus dois governos e a disposição em construir uma frente ampla programática nos passam a confiança de que ele está preparado para a tarefa de pacificar, governar e reconstruir o Brasil.

É Lula no primeiro turno para tirar o Brasil do descalabro que nos encontramos e os brasileiros do abismo profundo que fomos jogados. 247

Movimento Pelo Brasil

Alder Teixeira - escritor e Professor (Universidade Estadual do Ceará)

Antônio Carlos de Almeida Castro – KAKAY - advogado

Armando Raggio – médico, pesquisador em saúde pública

Arnaldo Santos - jornalista e cientista político

Auto Filho - professor da Universidade Estadual do Ceará.

Benicio Viero Schmidt - sociólogo, professor da UnB

Bernardo Ricupero - professor da USP

Boris Fausto – Historiador

Carol Proner - professora de Direitos Humanos

Celina Roitman - microbiologista e pesquisadora em saúde pública

Chico Buarque - compositor e escritor

Christian Lynch, - professor e cientista político

Cristina Inoue - professora na Universidade Radboud (Holanda)

Cristovam Buarque

Dinamam Tuxá - liderança e advogado indígena.

Evandro Pertence - advogado

Fernanda Sobral - socióloga, professora emérita da UnB

Francisco José Teixeira – professor da Universidade Regional do Cariri – Ceará

Gabriela Gastal

Guto Gomes - Ativista Socioambiental

Hélio Doyle - jornalista.

Helio Jose - ex-senador

Hussein Kalout - Professor de da Universidade Harvard

Iara Pietricovsky - Antropóloga, Codiretora da Associação Brasileira de ONGs – Abong

Isaac Roitman - Professor e membro titular da Academia Brasileira de Ciência

Lia Zanotta, - antropóloga , professora da UnB

Luiz Cruz Lima – professor da Universidade Estadual do Ceará

Luiz Eduardo Soares – antropólogo e escritor

José Eli da Veiga - professor da USP

Magno Lavigne - presidente licenciado da UGT Bahia

Marcelo Carvalho - presidente da UGT BA

Márcio Santili - ex-deputado federal constituinte

Marcos Woortmann – cientista político

Marco Aurélio de Carvalho - coordenador do Grupo Prerrogativas

Maurício Rands - advogado e professor de direito

Mauro Dutra - empresário

Milton Seligman - ex-ministro da Justiça

Moises Balestro – professor da UnB

Nathaly Beghin - economista

Paulo Dalla Nora Macedo - vice-presidente do Política Viva

Pedro Ivo Batista - Ambientalista e coordenador da Associação Alternativa Terrazul

Philip Yang, - urbanista, fundador do URBEM

Randolfe Rodrigues

Ricardo Abramovay - professor da USP

Ricardo Patah, - advogado, administrador de empresas, presidente do sindicato dos comerciarios de São Paulo e da UGT Nacional

Roberto de Figueiredo Caldas - advogado

Romi Bencke, - Pastora de orientação luterana.

Rosangela Lyra, presidente e fundadora do Política Viva

Sepúlveda Pertence - jurista

Tito Barros Leal - professor da Universidade Regional do Vale do Acaraú, Ceará

Úrsula Vidal - secretária de Cultura do Pará

Wellington Almeida - cientista político


BLOG DO BILL NOTICIAS

Centenas de pássaros caem mortos sobre casas no México e causam perplexidade (vídeo)

Todos os anos, no inverno, bandos de aves dessa espécie migram do norte do Canadá para o México

(Foto: Reprodução)

Imagens captadas por câmeras de segurança mostram o momento em que centenas de pássaros da espécie graúna-de-cabeça-amarela (Xanthocephalus xanthocephalus) caem mortos sobre as casas e uma rua na cidade de Chihuahua, no norte do México. Autoridades mexicanas se declararam perplexas com as imagens. A reportagem é do portal UOL.

O fato ocorreu na manhã de 7 de fevereiro. A polícia local investigou a área da ocorrência e confirmou ter encontrado "centenas" de aves mortas.

Todos os anos, no inverno, bandos de aves dessa espécie migram do norte do Canadá para o México. Mas esta é a primeira vez que se registra um incidente dessa magnitude.

No vídeo, é possível ver quando o que parece uma nuvem grande de pássaros cai do céu, se chocando contra telhados das casas e o asfalto da rua. O jornal El Heraldo de Chihuahua informou que os moradores locais chamaram a polícia após se depararem com os pássaros mortos nas ruas. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

A reforma que algumas pessoas desejam é desmontar o Estado brasileiro e destruir tudo o que o Brasil fez desde Getúlio Vargas

O ex-presidente voltou a dizer que revisará a reforma trabalhista caso volte ao poder: "o que nós queremos é repor os direitos dos trabalhadores brasileiros"

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Lula (PT) concedeu na manhã desta terça-feira (15) entrevista à rádio Banda B, de Curitiba, e, questionado sobre as reformas econômicas feitas no Brasil nos últimos anos, como a trabalhista e da Previdência, chamou a atenção para o desmonte do país.

"A reforma que algumas pessoas desejam é desmontar o Estado brasileiro, é o Estado brasileiro não valer nada", declarou. "Nunca vi um trabalhador brasileiro falar em reforma. Quem fala em reforma são os empresários e aqueles que querem comprar aquilo que representa os interesses do povo brasileiro, como a Petrobrás e Eletrobras".

Sobre a reforma trabalhista, que o PT, representado por sua presidente, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), e por Lula, já prometeu revisar caso volte ao poder, o ex-presidente afirmou que a mudança retirou todas as conquistas que os trabalhadores tiveram desde a Era Vargas. "Não houve reforma trabalhista, houve uma destruição de tudo aquilo que a gente tinha conquistado desde Getúlio Vargas. E o que sobrou? Nada. Se criou a ideia de que o cidadão ia deixar de ter carteira profissional assinada e ia ser um microempreendedor, ia trabalhar com Uber, com aplicativo, entregando comida. Acontece que essas pessoas estão descobrindo agora que eles ficaram escravos, porque trabalham e não têm direito a férias, à seguridade social, a descanso semanal remunerado. Então o que nós precisamos é voltar a discutir uma política trabalhista que dê ao trabalhador o direito de ele ser tratado com decência, de ser respeitado. O que nós queremos é repor os direitos dos trabalhadores brasileiros".247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Moscou tomará medidas contra Ucrânia caso cidadãos russos sejam ameaçados, diz diplomata

Representante de Moscou na União Europeia diz que país não vai admitir assassinato de cidadãos russos

(Foto: Roberta Namour)

Vladimir Chizhov, representante permanente da Rússia na União Europeia, declarou nesta terça-feira (15) que Moscou não vai tomar qualquer medida contra a Ucrânia a menos que Kiev faça uma provocação.

Ele afirmou que Moscou não vai permitir o "assassinato de cidadãos russos, inclusive em Donbass".

"Não devem se surpreender se respondermos [...] se eles [os ucranianos] começarem a matar cidadãos russos, seja em Donbass ou em outro lugar", afirmou ao The Guardian.

De acordo com o diplomata, o número de tropas russas próximo da fronteira ucraniana (que é frequentemente citado como um sinal do "acúmulo militar" russo) é igual ao número de militares envolvidos nos recentes exercícios Ocidente-2021, que não causou grandes preocupações.

A situação em torno da Ucrânia piorou nas últimas semanas, com a Otan criando alarme e alguns países declarando que a Rússia estaria planejando uma "invasão" da Ucrânia.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que as "notícias falsas" das mídias norte-americanas buscam desestabilizar a situação interna da Ucrânia. Sputnik.




"Capitã Cloroquina" anuncia candidatura a deputada federal pelo CE

A médica Mayra Pinheiro afirmou que candidatura tem "respaldo" de Bolsonaro e que no momento certo vai se desincompatibilizar do cargo

                           Via:247

(Foto: Agência Pará | Júlio Nascimento/PR)

Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”anunciou que vai concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados do Ceará.  A declaração acontece depois da Capitão Cloroquina ser exonerada do Ministério da Saúde e ganhar uma função na pasta do Trabalho e Previdência.  

A médica afirmou que irá se desincompatibilizar do cargo seguindo a legislação e o calendário eleitoral. 

Em nota divulgada nas redes sociais, a médica, alvo da CPI da Covid no Senado devido à defesa do uso de medicamentos ineficazes para tratamento da Covid-19, disse que candidatura tem o “respaldo” de Bolsonaro, informa o UOL. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

"As pessoas não estão interessadas em promessas vazias. O que está vazio agora é o prato dos brasileiros", diz Lula

Em entrevista a um jornal italiano, o ex-presidente falou de neoliberalismo, das eleições de 2022 e garantiu que 'a maioria quer derrotar Bolsonaro em outubro'

Lula, Sergio Moro e Jair Bolsonaro (Foto: Reuters | Alan Santos/PR)


O ex-presidente Lula (PT), em entrevista ao jornal italiano Il Manifestofalou sobre a eleição presidencial de 2022 e sobre seus adversários. O petista é líder - com folga - em todas as pesquisas, seguido por Jair Bolsonaro (PL) e, mais distantes ainda, pelo ex-juiz parcial Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT).

Segundo Lula, Bolsonaro jamais teria sido eleito presidente da República "em um contexto de normalidade democrática". "Ele não teria sido eleito se não fossem as circunstâncias excepcionais criadas pelo golpe contra a presidente Dilma Rouseff, a demonização da política democrática, a perseguição ao PT e minha prisão ilegal". O ex-presidente não deixou de destacar o papel fundamental da imprensa na ascensão bolsonarista: "foram decisivos nesse processo de descumprimento da lei. Lançaram uma feroz campanha de aniquilação contra nós e, ao mesmo tempo, forjaram uma falsa imagem de Bolsonaro como o 'salvador' do país. Inventaram um 'mito' de Bolsonaro que, naquele contexto, iludiu muita gente, inclusive segmentos das classes populares".

O petista ressaltou, no entanto, que "hoje a situação se inverteu completamente". "A decepção com o atual governo é enorme, e é ainda maior do que o próprio Bolsonaro, apesar do forte apoio midiático que ele continua tendo. Sua negação absurda já custou milhares de vidas ao país. A pobreza e a fome voltaram a ser o jornal diário de milhões de brasileiros, o país mergulha em profunda crise econômica, com desemprego e fome atingindo níveis assustadores, sem pensar no isolamento internacional do Brasil, que parece ter se tornado uma piada mundial. Mas, felizmente, a maioria da população está ciente da responsabilidade de Bolsonaro nesse desastre e quer derrotá-lo nas eleições de outubro próximo".

Perguntado sobre Moro, Lula disse que o discurso "vazio" do ex-juiz pautado somente no suposto combate à corrupção não vai colar. "Quem quiser ser candidato, seja. A democracia pela qual tanto lutamos no Brasil permite isso. Moro terá o direito de ser candidato livre, o que me negou em 2018. Se ele tem um projeto para o país, que o apresente, desta vez sem se esconder atrás de uma toga. Mas as pessoas não estão interessadas em promessas vazias, porque o que está vazio agora é o prato e a geladeira dos brasileiros. As pessoas passam fome, não têm trabalho, ou trabalham precariamente, muitos vivem na rua, outros com salários cada vez mais baixos e com preços cada vez mais altos". À rádio Banda B, de Curitiba, nesta terça-feira (15), o ex-presidente afirmou que quanto mais Moro se expuser, “mais vai desnudar quem é aquele homem sem toga”.

Quando questionado sobre a recente crise de partidos de esquerda no mundo, Lula disse que a política internacional foi encantada pelo "canto da sereia" do neoliberalismo econômico, mas que o modelo se provou "fracassado". "Hoje está claro que o neoliberalismo é um modelo econômico e social fracassado. A própria luta contra o coronavírus mostrou que é preciso resgatar o papel de convencimento e coordenação do Estado Democrático de Direito. A crise econômica de 2008 já havia revelado a insensatez de uma economia desregulada, o tremendo risco do capital financeiro que se entrega de forma irresponsável apenas em busca do lucro fácil". Brasil247




Rubens Valente, do Uol, diz que Adélio não prestou depoimento à PF

Jornalista diz ter consultado três fontes em off; no entanto, bolsonarismo tem feito clara exploração política do caso

Jair Bolsonaro (Foto: Raysa Leite/Reuters)

O jornalista Rubens Valente escreveu em sua coluna na tarde desta segunda-feira (14), no Uol, que é falsa a versão de que Adélio Bispo de Oliveira teria prestado depoimento e culpado o PT como mandante do caso da facada em Jair Bolsonaro em 2018.

A versão passou a circular a partir de um perfil do Anonymous no Twitter, que  fez uma publicação no sábado afirmando que "Adélio Bispo prestou depoimento gravado pela PF dizendo que a facada teria sido encomendada pela campanha de Haddad em 2018". "Carluxo irá usar esse vídeo. Eu tenho certeza, absoluta que Adélio foi coagido", complementa o grupo em outro tuíte.

Em sua coluna, Valente cita três fontes em off para sustentar que há uma fake news contra Adélio. A rede bolsonarista, no entanto, tem feito clara exploração política do caso. No domingo, Carlos Bolsonaro já associou a suposta facada ao PT. Nesta segunda-feira, Jair Bolsonaro publicou um vídeo de 2018 do episódio, dizendo ser novo, da madrugada após ter sido operado.

“A coluna apurou junto a três fontes que têm conhecimento do caso criminal que é uma fake news o boato que circula em redes sociais nesta segunda-feira (14) de que Adélio Bispo de Oliveira teria prestado um "depoimento" no qual teria incriminado um partido político como suposto ‘mandante’”, escreve Rubens Valente. 247




Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...