domingo, 13 de junho de 2021

Mais um aumento - Gás de cozinha da Petrobrás sobe quase 6% a partir de segunda-feira

 

(Foto: ABr)

A Petrobrás elevará em 5,9% o preço médio do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o chamado gás de cozinha, para 3,40 reais por kg, a partir de segunda-feira, afirmou a companhia nesta sexta-feira.

O reajuste para as distribuidoras, indicou a petroleira, segue o equilíbrio com o mercado internacional e acompanha as variações do valor dos produtos e da taxa de câmbio, para cima e para baixo.

No entanto, busca evitar o repasse imediato para os preços internos da volatilidade externa causada por eventos conjunturais.

"O alinhamento dos preços ao mercado internacional é fundamental para garantir que o mercado brasileiro siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras", frisou a companhia.

Mais cedo, a petroleira havia informado um recuo de 2% no preço médio da gasolina a partir de sábado, e a manutenção do valor médio do diesel. (RIO DE JANEIRO (Reuters).

Por Marta Nogueira


BLOG DO BILL NOTICIA

Inflação acelera, sobe 0,83% em maio, maior alta para o mês em 25 anos, e chega a 8,06% em 12 meses

 

Moedas de real (Foto: Reuters | Bruno Concha/Secom | ABr)

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,83 por cento em maio, após alta de 0,31 por cento no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. No acumulado de 12 meses até maio, o IPCA teve alta de 8,06%, contra alta de 6,76% do mês anterior, informa o G1.

"Foi o maior resultado para um mês de maio desde 1996 (1,22%). O acumulado no ano foi de 3,22%, e o dos últimos 12 meses, de 8,06%, acima dos 6,76% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores", informou o IBGE.

Com o resultado, a inflação permanece bem acima do teto da meta do governo para a inflação no ano – o centro da meta é de 3,75%, podendo variar entre 2,25% e 5,25%. O resultado está bem acima do esperado pelo mercado e pelos analistas. Pesquisa da Reuters apontou que a expectativa de analistas era de alta de 0,71% em maio, acumulando em 12 meses alta de 7,93%.

Pedro Kislanov, gerente de pesquisa do IBGE, explica a forte variação dos preços de energia, principal fator da alta. “A alta de 5,37% da energia elétrica se deve a dois fatores. O primeiro deles foi que em maio passou a vigorar a bandeira tarifária vermelha patamar 1, que trouxe uma diferença grande em relação à bandeira amarela, que estava em vigor de janeiro a abril. O outro fator é a série de reajustes que houve no final de abril em várias concessionárias de energia elétrica espalhadas pelo país”. A bandeira tarifária vermelha patamar 1 acrescenta R$ 4,169 na conta de energia a cada 100 quilowatts-hora consumidos. (247).


Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...