segunda-feira, 8 de maio de 2023

Câncer de laringe: saiba a causa e os tratamentos para a doença

Na região da cabeça e pescoço, a doença é responsável por 25% desses cânceres


                      Por Juliana Gomes

Cirurgiã de cabeça e pescoço, Priscila Florêncio, do Hospital Jayme da Fonte - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco


laringe é o órgão que abriga as cordas vocais e é responsável, entre outras coisas, pela fonação. Ela pode ser dividida em: subglote, glote e supraglote. O câncer de laringe se forma nesta região e, muitas vezes, causa rouquidão ou alterações na voz. Isso, inclusive, pode levar a um diagnóstico em estágio inicial. 

“A laringe é um órgão que fica exatamente no centro do nosso pescoço. Ela é popularmente falada como a garganta. E o câncer surge quando o nosso corpo é submetido a certos fatores de risco e se dá o desenvolvimento do câncer”, explica a cirurgiã de cabeça e pescoço Priscila Florêncio, do Hospital Jayme da Fonte.

O câncer de laringe é um dos cânceres mais comuns da região da cabeça e pescoço e é predominante em homens acima de 40 anos. “O câncer de laringe é responsável por 1,2% de todos os tipos de cânceres que podem ser causados no nosso corpo. Porém, na região da cabeça e pescoço, ele é responsável por 25% desses cânceres. Em relação a homem e mulher, é mais prevalente em homens, geralmente acima de 40 anos, justamente pelo grau de tabagismo desse tipo de população”, continua a cirurgiã. 

Os principais fatores de risco para o câncer de laringe são o cigarro e o álcool. A associação entre tabagismo e uso habitual de bebidas alcoólicas aumenta consideravelmente o risco de desenvolver a doença. Se você tem sintomas como tosse persistente, dificuldade para respirar, dor e dificuldade para engolir alimentos, é bom ficar atento.
“Os sintomas para o câncer de laringe vão variar de acordo com a localização na própria laringe, mas o sintoma mais comum é a rouquidão. Então, essa rouquidão que permanece por mais de duas ou três semanas é um sintoma de alarme. Outro sintoma muito comum também é a disfagia, que é a dificuldade na deglutição. O paciente pode não apresentar nenhum desses dois sintomas, mas também apresentar nodulações no pescoço e daí procurar ajuda médica”, alerta Priscila Florêncio. 

O diagnóstico do câncer de laringe considera os sintomas, o histórico do paciente, se é ou foi fumante e usuário habitual de álcool. Exames de imagem como a laringoscopia direta e indireta para visualizar a região afetada são importantes para o diagnóstico. 

“O diagnóstico do câncer de laringe é feito por laringoscopia, que é um exame físico e pode ser feito ambulatorialmente. É uma câmera que vai observar a garganta ou pela cavidade nasal para ver a tumoração. O diagnóstico é confirmado por uma biópsia. A partir daí, outros exames podem ser feitos, como tomografia, para ver os outros estágios da doença”, diz a cirurgiã.

“O câncer de laringe pode ser tratado de várias maneiras: radioterapia, radioterapia com quimioterapia, cirurgia ou cirurgia combinado com os outros tipos de tratamento. Vai depender do estágio da doença”, completa Priscila Florêncio.

 

BLOG DO BILL NOTICIAS

Áudios colocam coronel Elcio Franco no centro da trama golpista do 8 de janeiro

Ex-número dois do Ministério da Saúde de Bolsonaro e assessor da Casa Civil, Elcio aparece no áudio dando sugestões para mobilizar 1.500 homens em uma intentona golpista

Élcio Franco e atos golpistas de 8 de janeiro (Foto: Agencia Senado | ABR)

Novas mensagens de áudio divulgadas pela jornalista Daniela Lima, da CNN, nesta segunda-feira (8), mostram que o coronel do Exército Elcio Franco, funcionário de confiança do governo Bolsonaro, ex-número dois do Ministério da Saúde e assessor da Casa Civil, estava envolvido na trama golpista do 8 de janeiro. De acordo com a reportagem, em conversa com o ex-major Ailton Barros, que está preso, Franco não só sabia da intenção do golpista, como deu sugestões de como mobilizar 1.500 homens para a ação.

Nos diálogos, Franco relatou o temor do então comandante do Exército de ser responsabilizado por uma eventual tentativa de golpe. Além disso, fica evidente que Ailton e seu grupo pensaram em suplantar a autoridade do então comandante Freire Gomes, usando o Batalhão de Operações Especiais do Exército.

As mensagens de áudio colocam o coronel Elcio Franco no centro da trama golpista e levantaram ainda mais preocupações sobre o envolvimento de militares em ações políticas ilegais. O caso faz parte de um inquérito da Polícia Federal contra o ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid. (247).



BLOG DO BILL NOTICIAS

Torres deixa sede da PF após depoimento sobre ação da PRF nas eleições

 

Ex-ministro chegou à Polícia Federal por volta das 13h30

Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres deixou a sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, por volta das 17h, após prestar depoimento no inquérito que investiga o uso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para fiscalizar o trânsito de eleitores no Nordeste no dia do segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

Torres está preso desde janeiro em um batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) em função de outra investigação, que está relacionada com a suposta omissão na contenção dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Ele chegou ao prédio da PF por volta das 13h30, escoltado por viaturas da PMDF. A oitiva foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O ex-ministro deveria prestar depoimento sobre a questão no dia 24 de abril, mas o depoimento foi suspenso devido ao seu estado de saúde.

Os advogados de Torres já vêm dizendo que ele tem apresentado crises de ansiedade, angústia, sensação de falta de ar, angústia, tristeza profunda. Ele estaria passando por episódios de choros intensos e ininterruptos, além de pensamentos suicidas. - (Por Agência Brasil - Brasília).

Edição: Juliana Andrade




BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...