segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Vulcão Etna, na Itália, expele destroços flamejantes no ar e cria fontes de lava (vídeo)

Vulcão Etna (Foto: Reprodução/Twitter)

A intensidade da erupção aumentou do nível médio para o alto, com fontes de lava se elevando, às vezes, até 100 metros no céu.

Este domingo (13) à noite, o vulcão Monte Etna, na ilha da Sicília, entrou em erupção, produzindo fluxos de lava e espalhando materiais vulcânicos a centenas de metros no ar, com cinzas e fumaça cobrindo os arredores.

O vulcão, de 3.329 metros de altura, é o maior da Europa e considerado o segundo mais ativo do mundo após o Monte Kilauea, no Havaí (EUA), e entrou em erupção às 21h20, hora local (17h20, horário de Brasília), no domingo (13), após um terremoto de magnitude 2,7. Este foi um dos 17 terremotos registrados na área nas últimas 24 horas.

A intensidade da erupção aumentou do nível médio para o alto, com fontes de lava se elevando, às vezes, até 100 metros no céu, enquanto uma coluna de cinzas atingiu cinco quilômetros no céu do Mediterrâneo.

O Monte Etna é aproximadamente 2,5 vezes a altura do infame Monte Vesúvio perto de Nápoles. Por isso, não é surpreendente que a explosão inicial tenha sido ouvida em toda a região da Calábria, no sul da península italiana.

O vulcão é situado no topo de uma costura entre as placas tectônicas africana e eurasiana, o que o torna particularmente ativo. Durante uma erupção potente no dia 16 de março 2017, foram vitimadas dez pessoas.

O vulcão tem uma tendência a demonstrar atividade durante o período de Natal. Em 2018, a erupção cobriu as cidades e aldeias na área circundante, forçando o fechamento do aeroporto local. (Sputnik)


BLOG DO BILL NOTICIAS

Colégio Eleitoral confirma vitória de Biden e encerra a era Trump

Joe Biden e Kamala Harris (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)

Durante votação nesta segunda-feira (14), os membros do Colégio Eleitoral dos EUA confirmaram a eleição do democrata Joe Biden para presidente e de Kamala Harris para vice, confirmando o fim do governo de extrema-direita de Donald Trump.

O democrata Joe Biden venceu nesta segunda-feira a votação do Colégio Eleitoral que determina formalmente o ganhador da eleição presidencial dos Estados Unidos, praticamente encerrando a campanha do presidente Donald Trump em busca de reverter sua derrota.

A Califórnia, o Estado mais populoso dos EUA, entregou seus 55 delegados a Biden, colocando oficialmente o ex-vice-presidente acima dos 270 votos necessários para garantir a Casa Branca.

Com base nos resultados da votação de novembro, Biden obteve 306 votos do Colégio Eleitoral contra 232 do republicano Trump. Biden e sua companheira de chapa, Kamala Harris, tomam posse no dia 20 de janeiro.

Os votos do Colégio Eleitoral, tradicionalmente apenas uma confirmação formal, tomaram um significado maior neste ano por conta das muitas acusações de Trump, que diz sem apresentar evidências que houve fraude generalizada no processo eleitoral.

Com a votação sem surpresas no Colégio Eleitoral e o fracasso da campanha jurídica de Trump para reverter os resultados, as esperanças do atual presidente de se manter no poder irão se concentrar em uma reunião especial do Congresso no dia 6 de janeiro, quando as chances a favor dele são praticamente nulas.

Pessoa mais velha a se tornar presidente dos Estados Unidos, aos 78 anos, Biden deve discursar nesta noite sobre o Colégio Eleitoral e “a força e resiliência da nossa democracia”, afirmou sua equipe de transição em nota.

Mais cedo, os membros do Colégio Eleitoral da Geórgia, Pensilvânia e Wisconsin votaram em Biden, confirmando sua vitória nos Estados-chave que Trump tentou ganhar, sem sucesso, na Justiça.

Os eleitores do colegiado no Arizona, onde Trump perdeu neste ano após vencer em 2016, deram os 11 votos do Estado para Biden.

“Embora alguns fiquem chateados que seu candidato não venceu, é patentemente não americano e inaceitável que o evento de hoje seja algo menos que uma tradição honrosa mantida com orgulho e em celebração”, disse a Secretária de Estado do Arizona, Katie Hobbs, na votação.

Hobbs, que é democrata, disse que as queixas de Trump sobre fraude eleitoral haviam “levado a ameaças de violência contra mim, meu gabinete, e a alguns neste ambiente hoje”, ecoando relatos semelhantes de ameaças e intimidação em outros Estados.

Sob um sistema complicado que data dos anos 1780, um candidato se torna presidente dos Estados Unidos não por conquistar a maioria do voto popular, mas pelo sistema do Colégio Eleitoral, que distribui os votos eleitorais para os 50 Estados e para o Distrito de Columbia baseando-se em grande parte na população de cada unidade federativa.

Os eleitores são tipicamente membros de partidos que representam o candidato vencedor em cada Estado, com a exceção do Maine e de Nebraska, que distribuem os votos do Colégio Eleitoral ao candidato presidencial que venceu em cada um dos distritos do Estado.

Embora por vezes alguns membros “dissidentes” votem em um candidato diferente do vencedor do voto popular em seus Estados, a vasta maioria deles apenas confirma os resultados, e as autoridades não esperavam nada diferente nesta segunda-feira.

No final do mês passado, Trump disse que deixaria a Casa Branca se o Colégio Eleitoral confirmasse a vitória de Biden, mas desde então continuou com sua campanha sem precedentes para reverter a derrota, abrindo sem sucesso uma série de processos para desafiar a contagem oficial de votos em alguns Estados.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Autorização para vacina poderá ser dada em até 10 dias, diz Anvisa

 

Reuters/Michael/Imagro Imagens


Em nota, agência diz que poderá usar dados de saúde de outros países


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estima que poderá avaliar e conceder autorização emergencial de vacinas contra a covid-19 em até 10 dias para empresas que cumpram os requisitos fixados. Esta modalidade de permissão foi estabelecida pelo órgão para permitir uma análise mais rápida em condições especiais de imunização diante do cenário de pandemia.

No início do mês, a Anvisa divulgou o guia de critérios e procedimentos para a aprovação de autorizações emergenciais para vacinas em caráter experimental contra a covid-19.

A permissão especial poderá ser fornecida para vacinas que estejam em estudo no Brasil na chamada Fase 3, em que a eficácia e a segurança são analisadas. Nesse caso, as vacinas serão destinadas a programas de governo, não podendo ser comercializadas pelas empresas que obtiveram a permissão.

Apenas as empresas que estão desenvolvendo as vacinas poderão solicitar a autorização na Anvisa. Deve ser comprovada a capacidade de fabricar ou de importar a substância. As companhias interessadas em tal alternativa deverão fazer antes uma reunião com a equipe da Anvisa, que é chamada de “pré-submissão”. Será preciso também já ter aprovado na Anvisa um dossiê de desenvolvimento clínico.

Autorização por outros países

Em comunicado sobre o novo prazo de até 10 dias, a Anvisa abordou também o procedimento de autorização emergencial a partir da aprovação do uso do imunizante por órgãos reguladores de outros países. O mecanismo está previsto em lei.

O texto menciona a permissão da agência de saúde dos Estados Unidos (Food and Drug Administration, FDA) à vacina da Pfizer, argumentando que ainda que o processo em curso nos Estados Unidos seja semelhante, ainda seria necessário ter uma avaliação própria da agência brasileira.

“Ainda assim, parte dos dados, bem como compromissos e planos de monitoramento que precisam compor o pedido de uso emergencial [em outro país a outro órgão regulador], referem-se exclusivamente a realidades nacionais e, por isso, a importância da análise da vacina a ser usada no Brasil ser realizada pela Anvisa”, diz a nota.

Entre os aspectos que deverão ser considerados na avaliação que a agência - que deve ser realizada em até 10 dias - estão:

» Se a vacina que será disponibilizada para a população brasileira é a mesma avaliada nos estudos clínicos;
» Se a população-alvo a ser vacinada no Brasil é a mesma que será imunizada no país da autorização original;
» Quais as estratégias de monitoramento da aplicação das vacinas e de eventuais efeitos adversos nos indivíduos.

O comunicado da Anvisa pondera a replicação da autorização pela autoridade reguladora chinesa da CoronaVac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa SinoVac em parceria com o Instituto Butantan.

A nota afirma que os critérios empregados no país para a autorização “não são transparentes” e não há ''informações disponíveis” sobre eles. “Caso venha a ser autorizada a replicação automática da autorização de uso emergencial estrangeira no Brasil, sem a devida submissão de dados à Anvisa, são esperados o enfraquecimento e a retardação na condução do estudo clínico no Brasil, além de se expor a população brasileira a riscos que não serão monitorados pela empresa desenvolvedora da vacina”, informa o documento.

A nota da Anvisa pode ser lida na íntegra no site da agência.

(Por Jonas Valente - Repórter da Agência Brasil - Brasília)

Edição: Pedro Ivo de Oliveira


BLOG DO BILL NOTICIAS

Miguel Coelho é diplomado prefeito reeleito, em Petrolina

 

Miguel Coelho (MDB) - Foto: Jonas Santos

Reeleito com mais de 121 mil votos, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, recebeu, nesta segunda (14), o diploma da Justiça Eleitoral que oficializa o mandato de 2021 a 2024. A solenidade foi realizada na Fundação Nilo Coelho para um grupo reduzido de convidados em virtude das medidas de controle da pandemia. 

Miguel recebeu o diploma de sua esposa, Lara Secchi Coelho. Na solenidade, o prefeito da mais importante cidade do Sertão expressou o compromisso de devolver a confiança pelos votos de milhares de petrolinenses com novos projetos e trabalho duplicado. Entre as prioridades citadas por Miguel no discurso, foram destacados o combate à pandemia, investimentos em escolas em tempo integral, trabalho com foco no social e obras estruturantes. 

"Fui eleito para fazer mais do que nos primeiros quatro anos. Se as pessoas gostaram do primeiro mandato, posso garantir: o segundo será ainda melhor. Minha porta estará aberta para todos que quiserem construir um futuro melhor para Petrolina. Muito foi feito, mas não fizemos tudo. Neste dia histórico para minha vida, prometo me doar para fazer essa cidade ainda melhor", assegurou o prefeito reeleito.

Além de Miguel e do vice-prefeito Simão Durando, foram diplomados pela Justiça Eleitoral os 23 vereadores eleitos. Petrolina tem cerca de 350 mil moradores e mais de 200 mil eleitores. Miguel e Simão foram eleitos com uma votação histórica no dia 15 de novembro. 121.300 petrolinenses elegeram o prefeito e o vice, equivalente a  76,19% dos votos válidos, maior quantitativo já obtido por uma chapa majoritária no município sertanejo. (Por Blog da Folha).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Em nova vitória de Lula, STF reafirma decisão que exclui delação de Palocci de ação da Lava Jato

 

Lula e Sérgio Moro (Foto: Ricardo Stuckert | ABr)

Segunda turma do STF confirmou decisão anterior, que configura como "inequívoca quebra da imparcialidade" de Sérgio Moro a juntada da delação de Palocci à ação sobre o Instituto Lula ocorrida às vésperas das eleições de 2018.

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal manteve decisão que exclui a delação do ex-ministro Antonio Palocci da ação em que o ex-presidente Lula é acusado de receber R$ 12,5  milhões da Odebrecht, quantia que supostamente seria destinada à compra de um imóvel para abrigar o Instituto Lula.

Em agosto, ao julgar pedido de Habeas Corpus ajuizado pela defesa do petista, a Turma já havia determinado o desentranhamento da delação. Na ocasião, a maioria considerou que a juntada dos depoimentos, que foi feita de ofício, às vésperas da eleição de 2018 e após o encerramento da instrução processual, indicava parcialidade do ex-juiz Sergio Moro. 

A Procuradoria-Geral da República, no entanto, entrou com embargos de declaração, solicitando que a colaboração de Palocci fosse mantida, sendo excluído apenas o termo de delação, contrato com os procuradores que prevê os benefícios do delator. O argumento da PGR foi o de que a decisão de agosto não deixava claro se deveria ser excluído apenas o termo ou o termo e a delação. 

O ministro Ricardo Lewandowski, relator do acórdão contestado, indeferiu o pedido do Ministério Público Federal. Ele foi seguido por Gilmar Mendes, Nunes Marques e Cármen Lúcia. Apenas o ministro Luiz Edson Fachin votou favoravelmente ao recurso. A sessão virtual, que começou no último dia 4, foi encerrada nesta segunda-feira (14/12).

"Diferentemente do alegado pelo MPF, não há ambiguidade ou dúvida sobre a clareza do decisum, sobremaneira no que concerne à ilicitude na juntada heterodoxa, para dizer o mínimo, do material da referida colaboração após o encerramento da instrução processual, nos exatos termos do pedido formulado na exordial do remédio heroico, incluindo, por corolário lógico, a decisão de homologação e o depoimento pertinente à colaboração premiada", afirmou Lewandowski. 

Fachin abriu divergência por considerar que "a manutenção do acordo e da decisão de homologação judicial na ação penal mostra-se indispensável para o fim de viabilizar que as cláusulas pactuadas projetem efeitos em favor do réu colaborador".

Defendem o ex-presidente os advogados Cristiano Zanin, Valeska Martins, Maria de Lourdes Lopes e Eliakin Tatsuo.

"Quebra da imparcialidade"

Ao julgar o HC em agosto, a maior parte da Turma considerou que a juntada feita por Moro configura "inequívoca quebra da imparcialidade", tendo ficado demonstrado o constrangimento ilegal contra Lula. 

"A juntada, de ofício, após o encerramento da fase de instrução, com o intuito de gerar, ao que tudo indica, um fato político, revela-se em descompasso com o ordenamento constitucional vigente", disse Lewandowski na ocasião. 

O ministro Gilmar Mendes concordou e levou em consideração as circunstâncias que permearam a juntada do acordo de Palocci. Para ele, a ação de Moro não deixa dúvidas "de que o ato judicial encontra-se acoimado de grave e irreparável ilicitude".

"O acordo foi juntado aos autos de ação penal cerca de três meses após a decisão judicial que o homologar. Essa demora parece ter sido cuidadosamente planejada pelo magistrado para gerar verdadeiro fato político na semana que antecedia o primeiro turno das eleições presidenciais de 2018", apontou. (Tiago Angelo, do Conjur).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Diretor do instituto Butantan diz que Coronavac é "segura" e "promissora" no combate à Covid-19

 

Foto:Reprodução

O diretor do Instituto Butantã, Professor Dimas Tadeu Covas, afirmou mais uma vez que a vacina fabricada pelo Instituto, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, a Coronavac, é segura e é uma das vacinas mais promissoras no combate ao coronavírus. A afirmação foi feita em conversa com os prefeitos pernambucanos, em evento realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o Encontro de Novos Gestores.

Durante a sua fala, o diretor Tadeu Covas ressaltou que além de segura, “a vacina está adequada às condições do Brasil, seja para transporte ou para congelamento". É uma vacina que vai para o mundo, pensada para atingir todos os municípios do Brasil”, frisou. O diretor presidente do Butantã também respondeu às dúvidas dos prefeitos e prefeitas presentes. 

O imunizante pode ficar até 27 em temperatura ambiente. Segundo o Butantan, já se tem 1 milhão de doses produzidas, com capacidade de produção de 1 milhão de doses por dia. “Projetamos para o final de janeiro e início de fevereiro, cerca de 46 milhões de doses disponíveis para todo o Brasil. Esperamos que essa vacina seja incorporada ao programa nacional de imunização, que é o maior programa público no mundo, e não haveria motivo para que com essa vacina fosse diferente”, pontuou Tadeu Covas.

Questionado sobre a vacina ter “a cara do Brasil”, o diretor afirmou que “essa vacina é brasileira, está produzida pelo Butantã com a matéria prima que vem da China, da mesma forma que a vacina astrazeneca é feita com matéria prima que vem da China, até o momento em que nós incorporamos a nossa tecnologia. Então no segundo semestre de 2021, toda cadeia do imunizante será produzida inteiramente no Butantan, a vacina Butantan contra a covid-19”, completou.

A vacina Coronavac ainda aguarda aprovação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Para mais informações, acesse youtube.com/amupe e confira a palestra completa. O Encontro de Novos Gestores da Amupe segue amanhã (15), com palestra do reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e participação do governador Paulo Câmara e todo o seu secretariado. (Por Blog da Folha)

BLOG DO BILL NOTICIAS

Miguel Coelho afirma que imunização contra Covid-19 pode começar em janeiro, em Petrolina

 



Durante o ato de diplomação para o seu segundo mandato, o prefeito reeleito de Petrolina, no Sertão, Miguel Coelho (MDB), afirmou que a vacininação contra a Covid-19, no município, pode começar já em janeiro de 2021, levando em conta um "cenário otimista". O cenário "pessimista", entretanto, postergaria a chegada da imunização no município sertanejo para fevereiro.

"Aqui em Petrolina, trabalhamos com o Governo Federal e com o Instituto Butantan em duas frentes distintas para que a vacina que seja primeiro aprovada a prefeitura faça a sua aquisição", afirmou o prefeito, frisando que a Secretaria de Saúde do município já está atuando para viabilizar a imunização assim que a vacina seja adquirida. "Acho que em um cenário otimista, em janeiro, Petrolina deve iniciar (a imunização). No pessimista, no mais tardar, em fevereiro, estamos iniciando a vacinação", garantiu o prefeito. 

O gestor disse ainda que enxerga um "quadro de finalização de pandemia". "Hoje, os EUA iniciaram (a imunização), Reino Unido iniciou na semana passada. A tendência é que novos países, inclusive o Brasil, iniciem até o final de 2020, seja com qual vacina for a imunização. Claro, isso não se resolve em 15 dias, levará no mínimo 2021 inteiro para chegar aos mais de 220 milhões de brasileiros", destacou o emedebista. (Por Blog da Folha).


BLOG DO BILL NOTICIAS




Vacinação começa nos EUA enquanto o Brasil espera, sem data até agora

Sandra Lindsay, enfermeira que foi a primeira pessoa a ser vacinada contra Covid-19 nos EUA e Caixas com vacinas contra Covid-19 da Pfizer na UPS Worldport, em Louisville, Kentucky (Foto: Reuters)

Vacinação nos EUA acontece pouco após Rússia e o Reino Unido iniciarem a imunização de suas populações. No Brasil, o governo não tem previsão início da vacinação.

A enfermeira norte-americana Sandra Lindsay, que trabalha na unidade de terapia intensiva de um hospital de Nova York, foi a primeira pessoa nos Estados Unidos a receber a vacina contra Covid-19  produzida pela Pfizer/BioNTech. Vacinação nos EUA, que começou nesta segunda-feira (14), acontece após A Rússia e o Reino Unido iniciarem a imunização de suas populações. No Brasil, o governo não tem previsão de quando uma campanha contra a doença será deflagrada. 

As primeiras 2,9 milhões de doses da vacina começaram a ser enviadas para centros de distribuição em diversos locais dos EUA no domingo, 11 meses após o país registrar os primeiros casos da doença. O imunizante  conseguiu ser aprovado emergencialmente pelos órgãos reguladores norte-americanos na última sexta-feira (11), após obter 95% de eficácia em testes clínicas. 

“Não senti nada diferente do que senti quando tomei qualquer outra vacina”, disse Lindsay. “Me sinto esperançosa hoje, aliviada. Sinto que a cura está chegando. Espero que isso marque o início do fim de uma época muito dolorosa da nossa história. Quero instilar a confiança pública de que a vacina é segura”, disse Lindsay após receber a vacina. 

O presidente Donald Trump comentou usou as redes sociais para comentar o caso. em rede social. “Aplicada a primeira vacina. Parabéns, Estados Unidos da América! Parabéns, MUNDO!”, escreveu Trump no Twitter. 

Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos registram 16,258 milhões de infectados e devem ultrapassar a marca de 300 mil mortes pela doença nesta segunda-feira. (247 com agências)


BLOG DO BILL NOTICIAS

Londres entrará em nível máximo de alerta contra a Covid-19


As medidas de restrição, que estão no nível três -o mais elevado do sistema britânico- entram em vigor à meia-noite de quarta-feira (16).


A cidade de Londres, no Reino Unido, entrará no nível mais duro de restrições contra a Covid-19, por conta do aumento das infecções e também pelo registro de uma nova variação do coronavírus. O anúncio foi feito nesta segunda (14).

Matt Hancock, secretário de Saúde, disse que mais de mil casos desta nova variação foram encontrados no sul da Inglaterra. Não há, no entanto, nenhuma evidência de que essa nova versão do vírus possa causar mais danos ou que não responderia à uma vacina, disse o ministro.

É comum que os vírus mudem de forma com o tempo, e que surjam variedades um pouco diferentes conforme eles se espalham. As medidas de restrição, que estão no nível três -o mais elevado do sistema britânico- entram em vigor à meia-noite de quarta-feira (16). Nesta fase, bares e restaurantes só podem atender por entrega ou retirada. Cinemas, teatros e museus devem fechar. Escolas e escritórios podem seguir abertos.

"Sei que é uma notícia difícil e que será um revés considerável para os negócios afetados, mas esta ação é absolutamente essencial", afirmou Hancock ao Parlamento, destacando que o número de infectados está dobrando a cada sete dias em algumas regiões.


Fachin suspende resolução de Bolsonaro que zerou imposto para importação de armas

(Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF | ABr)

Ministro atende a pedido do PSB, que alegou que a redução na alíquota afeta a receita e, consequentemente, prejudica o combate ao coronavírus no Brasil. Liminar de Fachin será julgada pelo plenário do Supremo.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin suspendeu nesta segunda-feira (14) a resolução do governo Jair Bolsonaro que zerou a alíquota - antes de 20% - para a importação de revólveres e pistolas.

A decisão do ministro atende pedido do PSB, que argumentou que a medida diminuiria a receita da União que poderia ser aplicada na estratégia de combate ao coronavírus. Além disso, o partido também pontuou que a redução nos impostos estimula o aumento da taxa de crimes violentos no país.

A liminar de Fachin será levada ao plenário do Supremo para ser avaliada. O magistrado requisitou que a votação ocorra na próxima sessão do plenário virtual, que começa na sexta-feira (18). (247)


BLOG DO BILL NOTICIAS

LEI ALDIR BLANC - Pernambuco divulga vencedores dos editais emergenciais da Aldir Blanc



Mais de 2,3 mil propostas de todos os segmentos foram selecionadas para receber recursos emergenciais de fomento das atividades culturais.


Pelo menos mais de 2,3 mil propostas foram aprovadas dentro dos editais promovidos com recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco,  cujo investimento total chega a R$ 5,1 milhões. O resultado, divulgado pela Secretaria de Cultura do Estado na última sexta-feira (11), contempla todos os segmentos de cultura.

As propostas englobam os editais: Criação, Fruição e Difusão; Formação e Pesquisa; Festivais; Prêmio Sustentabilidade Emergencial dos Circos Itinerantes; Prêmio de Salvaguarda e Registro Audiovisual de Saberes Tradicionais e da Cultura Popular; Aquisição de Bens e Contratação de Serviços Culturais; e Propostas Artísticas e Culturais do Arquipélago Fernando de Noronha. 

Além das 1.096 inscrições selecionadas, os 1.292 projetos que ficaram como suplentes também receberão premiações. Os proponentes deverão assinar um Termo de Compromisso e uma declaração de não-recebimento de outro ente federado - no caso, qualquer município ou de outro estado do País - para garantir a execução da proposta.  O prazo para execução da proposta permanece até 31 de março de 2021, com entrega de relatório de execução até 30 de abril de 2021.          

Regional e social
A Secult-PE determinou alguns critérios para o ranqueamento das propostas, que favoreciam não apenas valores artísticos, mas a regionalização e a inclusão de segmentos sociais e de linguagens artísticas.

Foi possível observar, por exemplo, alguns avanços nos editais “Criação, Fruição e Difusão” e “Formação e Pesquisa” – que tiveram seus dados analisados pela Secretaria de Cultura de Pernambuco. Com o resultado final houve cerca de 50% de proponentes do Sertão, Agreste e Zona da Mata com projetos aprovados.

Outros avanços foram observador também, de acordo com a Secult, um maior acesso das pessoas pretas, pardas e indígenas - 75% dos aprovados autodeclarados. A diversidade das atividades artístico-culturais e um recorte social com ênfase direta nas mulheres, pessoas não cisgêneras ou com ageneridade, também integram os avanços.

Conheça os sete editais lançados pela Secult-PE e os projetos contemplados:

1. EDITAL CRIAÇÃO, FRUIÇÃO E DIFUSÃO – LAB PE

Clique aqui e confira o resultado final.

No valor total de R$ 6 milhões, este edital foi aberto a propostas culturais de todas as linguagens e segmentos artísticos, sejam ações individuais ou em grupo, relacionadas com a criação, expressão, fruição ou divulgação/difusão de práticas artísticas. 

As propostas – criadas visando transmissão pela internet, redes sociais ou demais plataformas digitais – foram apresentadas para uma das faixas de valores que o edital estabeleceu: projetos da Faixa 1 (R$ 10 mil), da Faixa 2 (R$ 20 mil) e da Faixa 3 (R$ 30 mil). O prazo da execução é até 31 de março de 2021.

O princípio da regionalização foi considerado na distribuição dos recursos deste edital. As regiões do Sertão; Agreste e Mata tiveram 20% dos recursos, cada. A Região Metropolitana ficou com 40%.

As políticas sociais também conduziram a aprovação para proponentes autodeclarados/as pretos, parda ou indígena (20%); Mulher cis ou mulher trans/travesti (20%), povos e comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, de terreiro e ciganos (15%), pessoa com deficiência (5%); pessoa idosa, com idade igual ou superior a 60 anos (5%); identidade não cisgênera ou ageneridade, tais como pessoas trans, travestis, não bináries, queer/questionando, intersexo, andrógine, fluido ou outra variabilidade (5%). Reservas tem fundamentos em discussões e legislações já aplicadas.

2. EDITAL FORMAÇÃO E PESQUISA – LAB PE

Clique aqui e confira o resultado final.

No valor total de R$ 4,5 milhões, o edital contemplou também todos os segmentos da cultura com propostas de ações formativas e de pesquisa nas áreas artísticas, culturais, técnicas e demais atividades de apoio das cadeias produtivas das artes e da cultura, que deverão ser publicadas/transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais ou demais plataformas digitais, em uma das faixas de valores descritas a seguir: projetos de R$ 7 mil (Faixa 1), de R$ 15 mil (Faixa 2) e 23 mil (Faixa 3).

Também houve recorte de percentuais para garantir tanto a diversidade das expressões artísticas, quando a desconcentração pelo território de Pernambuco, nos mesmos moldes do edital geral de Criação, Fruição e Difusão.

Clique aqui e confira o resultado.

O edital possibilitou a continuidade das atividades culturais incentivando a sustentabilidade dos Circos Itinerantes atuantes e com lonas instaladas no estado de Pernambuco por meio do reconhecimento de suas trajetórias, da valorização das suas práticas artísticas de criação e fruição assim como, da transmissão de saberes, fazeres e conhecimentos artísticos-culturais. Foram premiadas propostas de reconhecimento da trajetória profissional de Circos Itinerantes que tenham tido suas atividades impedidas de continuidade por conta da Pandemia Covid-19.

No valor total de R$ 375 mil, o edital concedeu prêmios de R$ 15 mil aos circos itinerantes selecionados.

Clique aqui e confira o resultado.

Este edital foi destinado à manutenção de festivais e mostras de arte e cultura pernambucanos, em seus diversos segmentos e expressões, transmitidas pela internet, ou disponibilizadas por meio de redes sociais, ou outras plataformas digitais. 

Foram aceitas propostas de categoria local, regional, nacional e/ou internacional, que atendam às seguintes exigências: serem festivais e/ou mostras realizados em Pernambuco; a última edição ter se dado no máximo há 24 meses anteriores à publicação da Lei Aldir Blanc; destinar, no mínimo, 80% do orçamento da proposta para contratação de profissionais e/ou serviços das cadeias produtivas de arte e cultura pernambucanas; ter na programação ações de difusão/exibição, formação e reflexão para profissionais e/ou público do segmento do Festival.

Foram destinados o valor total de R$ 2.5 milhões para o edital, distribuídos em quatro faixas de valor. Na primeira faixa, foram premiados festivais no valor de R$ 150 mil. Na segunda faixa, os valores foram R$ 100 mil. Os da terceira faixa recebem R$ 70 mil. E na quarta e última faixa, cada proposta recebe R$ 40 mil.

5. PRÊMIO DE SALVAGUARDA E REGISTRO AUDIOVISUAL DE SABERES TRADICIONAIS E DA CULTURA POPULAR – LAB PE – Eixo I e Eixo II

Clique aqui e confira o resultado.

Este edital premiou a trajetória e atividades artísticas e culturais de mestres e mestras, coletivos, grupos e comunidades relacionados aos Saberes Tradicionais e da Cultura Popular, bem como o registro em audiovisual dos mestres e mestras contemplados/as, que deverá ser disponibilizado por meio de diferentes plataformas digitais. 

Foram premiadas tanto as trajetórias e atividades artísticas e culturais de mestres e mestras, coletivos, grupos e comunidades pernambucanos ou domiciliados no território do Estado de Pernambuco; bem como propostas de registros audiovisuais sobre mestres e mestras, cujo proponente seja pernambucano ou domiciliado no território do Estado de Pernambuco. No valor total foi de R$ 6,75 milhões.

O primeiro eixo deste edital – focado na trajetória desses personagens – está dividido em duas faixas. Na primeira, estão sendo distribuídos 150 prêmios de R$ 10 mil cada (totalizando R$ 1,5 milhão); na segunda faixa foram ofertados mais 150 prêmios, de R$ 15 mil cada (totalizando R$ 2,25 milhões). No eixo II, de Registro Audiovisual dos Mestres e Mestras, serão ofertados 150 prêmios, no valor de R$ 20 mil cada (totalizando R$ 3 milhões).

6. PROPOSTAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS DO ARQUIPÉLAGO DE FERNANDO DE NORONHA – LAB PE

Clique aqui e confira o resultado.

Este edital é específico para premiação de propostas artísticas e culturais relacionadas com a criação, expressão, fruição ou divulgação/difusão de práticas artísticas e culturais a serem desenvolvidas pelos Espaços Culturais sediados no Arquipélago de Fernando de Noronha. Por não ser um município, e sim um distrito, Noronha não se insere entre os territórios que podem apresentar plano de trabalho ao Governo Federal para ser contemplado pelo Inciso II da Lei Aldir Blanc.

Os recursos deste inciso destinam-se aos municípios brasileiros, para que possam aplicar no apoio aos seus espaços culturais. Diante deste impedimento, a Secult-PE entendeu a necessidade de um edital específico para o arquipélago, para que seus espaços e coletivos culturais não sejam privados do recebimento dos recursos da LAB-PE.

As propostas, com seus devidos orçamentos, deverão ser compatíveis com as atividades já realizadas pelos espaços culturais proponentes. No valor total de R$ 50 mil, o prêmio contemplará as atividades com valores de até R$ 5 mil.

7. AQUISIÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CULTURAIS – LAB PE

Clique aqui e confira o resultado.

O objetivo do edital foi premiar propostas para o repasse de recursos com a finalidade da aquisição de bens e/ou a contratação de serviços vinculados ao setor cultural, produzidos no Estado de Pernambuco, a partir de inscrições apresentadas por entidades, equipamentos e espaços culturais sediados no estado. O valor previsto é de R$ 2.114.673,60 milhões.

Foram diretrizes deste edital: viabilizar estrutura para grupos, coletivos, espaços e organizações culturais, todas formalizadas; possibilitar a qualificação ou a adaptação de projetos e ações interrompidas durante a pandemia da COVID -19; movimentar a economia por meio das aquisições de bens, equipamentos e materiais; estimular iniciativas culturais que possam adquirir e ofertar bens culturais para a população do Estado; e potencializar iniciativas culturais já desenvolvidas, contribuindo para a superação das desigualdades sociais e econômicas em nosso Estado. (Por Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...