terça-feira, 28 de junho de 2022

É PREOCUPANTE! Boletim dessa segunda-feira(27) registra 90 casos da COVID-19 em Petrolina

                         Via:Vinicius de Santana 
Foto/Petrolina-PE

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nessa segunda-feira (27) registra 90 casos de Covid-19. Foram realizados 287 testes no polo montado pela secretaria.

Petrolina está com 54.086 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 52.591 já estão recuperadas, isso significa 97,2% de cura clínica. A cidade mantém 670 mortes causadas pela doença. O município está com 825 casos ativos da Covid-19.

O boletim ainda registra que, dos 44 leitos de UTI disponíveis para a rede PEBA, 21 estão ocupados, com isso, a taxa fica em 47,7% ocupação. Outras informações sobre a pandemia estão disponíveis no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde


BLOG DO BILL NOTICIAS

Nova pesquisa para Governo de PE mantém Marília e Raquel à frente dos demais pré-candidatos

                   Por: Tádzio Estevam

Foto: Maryanna Oliveira / Câmara dos Deputados

Em mais uma pesquisa para governo do estado, a pré-candidata Marília Arraes (SD) desponta na frente cravando nove pontos percentuais (27%) contra a segunda colocada, Raquel Lyra (PSDB) com 18%. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (27) pela pesquisa eleitoral do instituto Real Time Big Data sobre as intenções de voto em Pernambuco. Em terceiro lugar na pesquisa está Anderson Ferreira (PL) com 12%. Empatados em quarto lugar com 10% das intenções, aparecem Danilo Cabral (PSB) e Miguel Coelho (UB). 

De acordo com os números, as duas pré-candidatas se mantém na liderança sem terem seus desempenhos estremecidos pelos demais postulantes. A novidade tem sido o tímido crescimento de Danilo Cabral que atingiu dois dígitos empatando tecnicamente com Miguel Coelho e ficando um pouco atrás de Anderson. Cabral tem aparecido mais na televisão e nas visitas aos municípios do interior, acumulando o apoio em mais de cem cidades pernambucanas. Já Anderson subiu um pouco após a vinda do presidente Jair Bolsonaro ao estado durante o São João.

Senado

A disputa à Casa Alta também aparece bem acirrada. Em primeiro e segundo lugares – mesmo sem revelarem ser candidatos -, está Mendonça Filho com 23%, e Armando Monteiro Neto (21%), respectivamente. A deputada estadual e recém escolhida pela Frente Popular, Teresa Leitão, segue em terceiro lugar com 10%. 

O ex-ministro do Turismo e candidato oficial de Bolsonaro em Pernambuco, Gilson Machado, está em quarto lugar com 8% das intenções de voto. André de Paula, pré-candidato da chapa de Marília Arraes, vem em quinto com 6%. Eugênia Lima (PSOL) tem 1%. 

O ranking da pesquisa, de acordo com o instituto Real Time Big Data, é o seguinte:
1. Marília Arraes (SD): 27%
2. Raquel Lyra (PSDB): 18%
3. Anderson Ferreira (PL): 12%
4. Danilo Cabral (PSB): 10%
5. Miguel Coelho (UB): 10%
6. João Arnaldo (PSOL): 1%
7. Wellington Carneiro (PTB): 1%
8. Jones Manoel (PCB): 1%
9. Esteves Jacinto (PRTB): 0%
10. Jadilson Bombeiro (PMB): 0%
11. Claudia Ribeiro (PSTU): 0%
12. Brancos e nulos: 9%
13. Não souberam ou não responderam: 11%

A pesquisa eleitoral Real Time Big Data entrevistou 1.500 eleitores, entre os dias 24 e 25 de junho. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.



Pernambuco confirma primeira morte por chikungunya no Estado em 2022

 

A vítima é uma idosa de 86 anos, que residia 

no município de Petrolina, no Sertão do Estado


                            Por Portal Folha de Pernambuco

Mosquito Aedes Aegypti - Foto: Wikipédia

Pernambuco confirmou a primeira morte por chikungunya no Estado este ano. A informação foi divulgada no mais recente Informe Epidemiológico de Arboviroses, que possui dados das semanas epidemiológicas de 1 a 23, que corresponde ao período de 2 de janeiro a 11 de junho.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a vítima é uma idosa de 86 anos, que residia no município de Petrolina, no Sertão. A morte ocorreu no último dia 6 de abril.

Esta é a segunda morte por arbovirose registrada em Pernambuco este ano. A primeira foi por dengue e ocorreu no município de Quipapá, na Zona da Mata Sul. 

Segundo o levantamento, de janeiro a junho deste ano, 22.049 casos suspeitos de chikungunya foram notificados no Estado. Do total, 4.644 casos foram confirmados para a doença, que tem atingido com maior incidência, segundo a SES, mulheres com idades entre 40 e 49 anos.

Os munícipios com maior número de casos de chikungunya são Cedro, Carnaíba, Custódia e Verdejante, no Sertão; e Buíque, no Agreste.

O Informe Epidemiológico de Arboviroses também traz dados sobre os casos de Zika Dengue em Pernambuco. Até a semana epidemiológica 23, foram notificados 33.743 casos suspeitos de dengue, sendo 2.873 deles confirmados para a doença e uma morte; e 1.753 casos suspeitos de Zika, com apenas duas confirmações até o momento e nenhuma morte.

chikungunya, assim como a Zika e a Dengue, é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. O paciente infectado apresenta, com maior frequência, febre alta, sensação de cansaço constante, dor muscular e dor articular que pode deixar sequelas crônicas. Além disso, a doença também pode causar manchas na pele (exantema), com uma frequência menor.  

BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...