segunda-feira, 10 de julho de 2023

A Governadora Raquel Lyra empossa 16 novos gestores das Gerências Regionais de Educação

 

Foto: Filipe Jordão


A Solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas


Ana Karina De Oliveira Ramos /GRE - Sertão Do Médio São Francisco (Petrolina)

Foto: Filipe Jordão


Os 16 novos gestores das Gerências Regionais de Educação (GRE) tomaram posse nesta terça-feira (04). A solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, e contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que assinou o termo de posse. A cerimônia marcou o início de uma nova gestão educacional, pautada em uma educação abrangente, relevante e eficaz, que garante direitos com ênfase no desenvolvimento intelectual, social e emocional dos estudantes da Rede Pública Estadual. 

A cerimônia de posse contou ainda com a presença da vice-governadora, Priscila Krause, da secretária de Educação e Esportes do Estado, Ivaneide Dantas, dos secretários executivos de Educação Igor Cadena, Mônica Andrade, Tárcia Silva, Ana Cristina Dias, Gilson Monteiro e Luciano Leonidio, de deputados estaduais e federais, de familiares dos gestores e demais autoridades. 


Foto: Filipe Jordão


Foto: Filipe Jordão


A seleção dos gestores aconteceu entre os meses de março e junho e foi realizada em duas etapas: a primeira foi a avaliação curricular (titulação e experiência profissional); e a segunda etapa, a entrevista e apresentação do projeto de atuação profissional (plano de trabalho para os primeiros 30 dias de gestão e esboço do plano de gestão para o biênio subsequente). O prazo de validade do processo de seleção é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, mediante avaliação de desempenho. 

A governadora Raquel Lyra falou da importância das GREs no desenvolvimento da educação de Pernambuco. “A Gerência Regional de Educação terá um papel fundamental nos próximos anos, que é garantir um regime de colaboração entre o Estado e os municípios. A gente precisa dar um passo adiante não só no ensino médio, mas também nos anos iniciais, com as vagas de creches que construiremos. Queremos que haja alfabetização no tempo certo e um ensino fundamental atrativo, que mantenha o estudante na escola para prepará-lo para o ensino médio, para o mercado de trabalho e para a universidade”, pontuou. 

Ivaneide Dantas parabenizou todos os 16 gestores e reafirmou o compromisso do governo com a pasta. “A gente sabe da importância do cargo que cada um vai desempenhar, da interlocução com a Secretaria e com as escolas municipais e estaduais. Nós estamos dando mais um importante passo hoje, pois o processo de seleção não foi fácil. Os novos gerentes estão entrando em uma gestão que está realizando o maior investimento na educação e terão a grande oportunidade de transformar a educação pública de Pernambuco”, salientou a secretária. 

Para a nova gestora da GRE Metro Sul, Eda Maria, o caminho para fortalecer a educação é torná-la mais humanizada. “Estamos vivendo um estado de mudança. E nada melhor do que começar pela educação. Sabemos que a educação é primordial para que tudo possa se desenvolver dentro de uma gestão. Estamos cientes do desafio que enfrentaremos, mas com determinação, com muita garra e com muita fé, estamos aqui para somar com essa equipe para garantir uma educação de qualidade social”, destacou. 

O gerente regional de educação, além de outras atribuições, fica responsável por planejar ações estratégicas para o alcance das metas pactuadas a partir dos indicadores educacionais, em consonância com as diretrizes e com a política estadual e nacional de educação. Também exerce as funções de promover a coordenação e a implantação da política educacional do Estado no âmbito da sua jurisdição, com ênfase na melhoria da gestão da rede e da qualidade e da aprendizagem do aluno.

Acolhimento e integração 

Após a cerimônia de posse, realizada no Palácio do Campo das Princesas, os novos gestores das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) seguiram para a sede da SEE, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, para participar do encontro de acolhida e integração. O evento teve o objetivo de compartilhar e alinhar o plano de desenvolvimento, planejamento estratégico, engajamento e desempenho de todas as gerências do Estado. 


Foto: Filipe Jordão

Confira a lista completa dos gestores regionais de educação: 

Recife Norte  Iury Souza E Silva

Recife Sul – Viviane Da Silva Gomes

Metropolitana Norte – Paulo Dutra

Metropolitana Sul – Eda Maria André Cabral

Mata Norte (Nazaré Da Mata) – Gilvania Cavalcante De Souza

Mata Centro (Vitória De Santo Antão) – Ana Claudia Barbosa Da Silva Padilha

Mata Sul (Palmares) – Danilo José Dos Santos

Vale Do Capibaribe (Limoeiro) – Ana Maria Xavier De Melo Santos

Agreste Centro Norte (Caruaru) – Ana Lúcia Barbosa Dos Santos

Agreste Meridional (Garanhuns) – Antonio Xisto Vilela

Sertão Do Moxotó Ipanema (Arcoverde) – Luvia Bezerra Silva

Sertão Do Alto Pajeú (Afogados Da Ingazeira) – Israel Alves Da Silveira

Sertão Do Submédio São Francisco (Floresta) – Silma Diniz Bezerra

Sertão Do Médio São Francisco (Petrolina) – Ana Karina De Oliveira Ramos

Sertão Central (Salgueiro) – Maria Aparecida Carvalho Alencar

Sertão Do Araripe (Araripina) – Rosa Maria Rodrigues

https://portal.educacao.pe.gov.br/


BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo do Estado entrega 101 ônibus escolares a mais de 70 municípios

 


Até 2026, mil novos veículos vão incrementar a frota de transporte escolar de Pernambuco

Nesta segunda-feira (3), 101 ônibus escolares foram entregues pelo Governo do Pernambuco a mais de 70 municípios e distritos indígenas de todas as regiões do Estado, reforçando a frota de transporte escolar e beneficiando boa parte dos cerca de 515 mil estudantes da rede estadual. A solenidade de entrega, com a presença da governadora Raquel Lyra, de prefeitos e representantes dos municípios beneficiados, foi realizada no Palácio do Campo das Princesas, Centro do Recife. 

A aquisição de ônibus escolares integra o Programa Juntos Pela Educação,  lançado recentemente por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), que garante um investimento de R$ 5,5 bilhões para a Educação entre os anos de 2023 a 2026. A entrega dos veículos contempla um dos seis eixos do programa, o de Regime de Colaboração com os Municípios, uma parceria do Governo do Estado com as prefeituras para garantir a melhoria da qualidade da educação básica. 

Até 2026, serão entregues mil novos ônibus escolares para Pernambuco, garantindo maior eficiência e transparência na gestão deste tipo de transporte em nosso Estado. Somente nesses seis primeiros meses, a atual gestão adquiriu 180 ônibus escolares. A nova frota atende, principalmente, aos estudantes da Zona Rural do Estado

“Os prefeitos receberam veículos 4×4, que têm a possibilidade de andar na lama, na zona rural, nos engenhos, permitindo que os alunos possam chegar à sala de aula”, anunciou a Governadora Raquel Lyra durante a cerimônia, citando a importância de contemplar o município de Riacho das Almas, no Agreste do Estado, nessa primeira leva de veículos. “Começamos por Riacho das Almas, que sofreu um acidente grave com seus alunos recentemente. Vamos dar continuidade às compras e chegar a todos os municípios, sem distinção de cor partidária ou distância geográfica”, completou a gestora. 

Governadora Raquel Lyra e Vice-governadora Priscila Krause com estudantes da EREM Ginásio Pernambucano e da EREF Cônego Rochael de Medeiros. Foto: Filipe Jordão.

Após a entrega simbólica de chaves a representantes e prefeitos dos municípios, alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano e da  Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Cônego Rochael de Medeiros testaram os ônibus entregues nesta primeira leva, representando os estudantes beneficiados. Todos os veículos são 4×4, possuem 29 assentos e rampa de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade, garantindo a todos o acesso à escola.

“Quando a gente pensou em adquirir esses ônibus, foi justamente para as regiões mais longínquas, com mais dificuldade de acesso. Regiões da zona rural dos municípios, que esses ônibus com 4×4 e acessibilidade vão alcançar. A gente vai conseguir, de fato, dar a melhor condição para todos os nossos alunos”, afirmou Gilson Monteiro, Secretário Executivo de Administração e Finanças da SEE. - (https://portal.educacao.pe.gov.br/).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Número de turistas estrangeiros no Brasil cresce 108% em 2023

 

Número de turistas estrangeiros no Brasil cresce 108% em 2023

Rovena Rosa/Agência Brasil

O Brasil recebeu 2,97 milhões de turistas internacionais nos cinco primeiros meses de 2023. O número é 108% maior do que o registrado de janeiro a maio do ano passado. Segundo o Ministério do Turismo, o mês de maio foi um dos destaques: mais de 292,3 mil pessoas visitaram o país, o que representa aumento de 44,5% em relação ao mesmo mês em 2022.

A maior parte dos turistas internacionais veio da Argentina (1,24 milhões), dos Estados Unidos (271,1 mil) e do Paraguai (215,5 mil). Juntos, turistas dos três países formam quase metade dos estrangeiros que visitaram o Brasil. Entre os dos cinco primeiros, aparecem ainda o Chile (197,8 mil) e o Uruguai (184,9 mil).

Os destinos mais procurados no Brasil foram: Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, os números refletem as mudanças políticas que ocorrem no país. “Temos registrado recordes na entrada de visitantes internacionais, [o que é] fruto de diversas ações do governo, como a reaproximação do Brasil com o mundo e a nova imagem do país perante a sustentabilidade e a preservação ambiental. Isso tem nos consolidado como um destino promissor, oferecendo uma experiência única e inesquecível aos visitantes de todas as partes do mundo”, afirmou.

Sobre a movimentação da economia com o turismo, os números também mostram crescimento. No acumulado dos cinco primeiros meses, os turistas estrangeiros deixaram no país US$ 2,721 bilhões (cerca de R$ 13 bilhões). O volume é 35,9% maior do que o obtido no mesmo período do ano passado.

Só em maio, foram US$ 567 milhões, considerado o maior volume para o mês da série histórica. No ano passado, o valor gasto pelos turistas em maio havia sido de US$ 373 milhões. - (Por Rafael Cardoso – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro).

Edição: Nádia Franco




BLOG DO BILL NOTICIAS

Pernambuco decreta emergência em 12 municípios por causa das chuvas

 

No estado de Alagoas, medida abrange 29 cidades



A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, decretou, neste domingo (9), situação de emergência em 12 cidades da Zona da Mata, fortemente atingida pelas chuvas. Segundo a Defesa Civil do estado, até o momento, chuvas intensas afetaram 2.862 pessoas de 756 famílias. Desse total, estão desalojadas 447 pessoas de 656 famílias e desabrigadas 101 famílias.

A situação de emergência está estabelecida nos municípios de São Benedito do Sul, Belém de Maria, Água Preta, Catende, Quipapá, Xexéu, Barreiros, Joaquim Nabuco, Cortês, Jaqueira, Rio Formoso e Maraial. Treze pontos de deslizamentos foram registrados nessas cidades --sendo quatro em Catende, sete em Joaquim Nabuco, um em Cortês, e um em Rio Formoso.

Em nota, o governo informou que, para decretar a situação, levou em conta a preservação do bem-estar da população e das atividades socioeconômicas das regiões atingidas e o fato de os habitantes dos municípios afetados ainda não terem condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos provocados.

O governo também anunciou a disponibilização de R$ 1,34 milhão para o custeio imediato de eventuais benefícios nos municípios em situações de emergência e calamidade, incluindo as ocasionadas pelas fortes chuvas registradas na região metropolitana do Recife e nas zonas da Mata e Agreste nos últimos dias.

De acordo com a nota, para solicitar o recurso, os municípios devem encaminhar ao governo do estado o decreto de emergência ou calamidade e a portaria de reconhecimento deste pelo governo federal, por meio do e-mail sedas@sdscj.pe.gov.br.

Ontem (8), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuva para o Agreste, as zonas da Mata Sul e Mata Norte e a região metropolitana, que é válido até este domingo.

Alagoas

As chuvas também atingiram o estado de Alagoas. Neste sábado, o governador Paulo Dantas declarou situação de emergência em 29 municípios. O decreto terá validade de 180 dias.

Os municípios abraçados pelo decreto são: Atalaia, Barra de São Miguel, Branquinha, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, São José da Laje, Santana do Mundaú, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagres, União dos Palmares, Penedo, Marechal Deodoro, Cajueiro, Capela, Viçosa, São Miguel dos Campos e Satuba.

Em todo o estado, o número de pessoas afetadas pelas chuvas passa de de 22 mil. Segundo boletim divulgado hoje pela Defesa Civil, são 2.756 pessoas desabrigadas e 19.273 Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, foram afetadas pelas chuvas no estado 2.862 pessoas, das quais 447 estão desalojadas e 101, desabrigadas. Em Alagoas, há 2.756 desabrigados e 19.273 desalojadosSegundo a Defesa Civil de Pernambuco, foram afetadas pelas chuvas no estado 2.862 pessoas, das quais 447 estão desalojadas e 101, desabrigadas. Em Alagoas, há 2.756 desabrigados e 19.273 desalojadosdesalojadas. O município com mais pessoas desabrigadas é Murici e o que tem mais desalojadas é Matriz de Camaragibe. Uma pessoa morreu em Joaquim Gomes.

Boletim divulgado no fim da tarde de sábado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos alerta para a continuidade das chuvas em Alagoas no decorrer deste domingo, no litoral e nas zonas da Mata e Baixo São Francisco. (Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil - São Luís).

Edição: Nádia Franco



BLOG DO BILL NOTICIAS

Cuba e China fortalecem laços bilaterais

Representantes de Cuba e China reafirmam compromisso mútuo durante Consultas Políticas entre as chancelarias

Xi Jinping e Díaz-Canel (Foto: Xinhua)


Representantes de Cuba e China constataram o excelente estado das relações bilaterais durante uma rodada de Consultas Políticas Intercancillerías realizada na capital cubana, conforme divulgado hoje. O encontro foi presidido pela vice-ministra cubana de Relações Exteriores, Anayansi Rodríguez, e pela ministra assistente de Relações Exteriores do país asiático, Hua Chunying. Durante a reunião, foi reafirmada a vontade mútua de fortalecer os intercâmbios entre as chancelarias e promover a implementação dos consensos alcançados entre seus principais líderes.

Segundo comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores de Cuba, as partes destacaram o alto nível de concertação, coincidência e apoio mútuo em organizações internacionais, "sempre em prol do multilateralismo, dos princípios do Direito Internacional e do papel das Nações Unidas". Rodríguez ressaltou os gestos de solidariedade da gigante asiática em momentos complexos e reconheceu a postura inalterável do governo chinês em condenar o bloqueio imposto pelos Estados Unidos e a inclusão de Cuba na unilateral lista de países patrocinadores do terrorismo.

Por sua vez, Hua Chunying agradeceu a posição de apoio irrestrito de Cuba ao princípio de uma única China e à não interferência em assuntos internos. Além disso, ela desejou sucesso à ilha na realização da próxima Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Grupo dos 77 mais China, em setembro deste ano. - Prensa Latina.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Número de afetados por temporais em Alagoas passa de 22 mil

Até o momento, a situação resultou em pelo menos 2.756 desabrigados e 19.273 desalojados em Alagoas

Temporais em Alagoas (Foto: Agência Brasil)

O mais recente boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) de Alagoas, divulgado no sábado (8), diz que as chuvas no estado afetaram mais de 22 mil pessoas. Na cidade de Joaquim Gomes, localizada no nordeste alagoano, um homem morreu devido ao temporal. Ele foi identificado como Jason da Silva, de 32 anos.

Até o momento, a situação resultou em pelo menos 2.756 desabrigados e 19.273 desalojados em Alagoas, de acordo com a última atualização das autoridades locais. O governador Paulo Dantas (MDB) declarou estado de emergência em 29 municípios, com validade de 180 dias. O governo federal enviou a Defesa Civil ao estado. 

PERNAMBUCO - Neste domingo (9), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), decretou estado de emergência em 12 cidades da Zona da Mata, que foram severamente impactadas pelas chuvas. De acordo com a Defesa Civil do estado, até o momento, as chuvas intensas afetaram 2.862 pessoas pertencentes a 756 famílias. Dentro desse total, 447 pessoas de 656 famílias estão desalojadas, e 101 famílias estão desabrigadas. - (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

TOXICIDADE - Quase metade da água de torneira nos EUA está "contaminada para sempre"; entenda

 

Substâncias polifluoralquiladas (PFAS) podem permanecer no ambiente por muito tempo


                            Por Agência O Globo
Água - Foto: Pexels

Pelo menos 45% da água que sai das torneiras nos Estados Unidos está contaminada com produtos químicos tóxicos "para sempre", de acordo com um estudo de uma agência governamental. Encontrados em produtos do dia a dia, como frigideiras antiaderentes, as substâncias polifluoralquiladas (PFAS) podem permanecer no ambiente por muito tempo e têm sido associadas a graves problemas de saúde, incluindo câncer e problemas congênitos.

Os produtos químicos podem atingir o abastecimento de água por meio de descargas industriais e lixiviação de aterros sanitários.

"Este estudo do USGS foi o primeiro a comparar o PFAS na água da torneira de abastecimento privado e público em larga escala em todo o país", disse Kelly Smalling, cientista do USGS e principal autor do estudo, à AFP na sexta-feira.

O artigo foi publicado esta semana na revista Environment International e descobriu que a exposição ao PFAS foi semelhante em amostras coletadas de poços privados não regulamentados e de abastecimento público regulamentado. No geral, o estudo estimou a probabilidade de PFAS ser observado na água em 75% nas cidades e 25% nas áreas rurais.

Filtros recomendados, não água engarrafada

Existem mais de 12 mil tipos de PFAS, nem todos detectáveis pelos testes atuais. Para os propósitos da pesquisa atual, o USGS testou apenas 32 tipos. A equipe coletou amostras de 716 locais representativos nacionalmente. A maioria das exposições ocorreu em áreas urbanas ou locais com altas concentrações conhecidas de PFAS, como locais industriais e de lixo.

Isso incluía as Grandes Planícies, que percorrem o meio do país, os Grandes Lagos no meio-leste, bem como as cidades ao longo das costas leste e oeste. Residentes preocupados podem pesquisar os níveis de PFAS no código postal por meio de um site mantido pelo Grupo de Trabalho Ambiental sem fins lucrativos (www.ewg.org).

A Agência de Proteção Ambiental (EPA, da sigla em inglês) oferece dicas de opções de tratamento em casa. Os filtros, incluindo aqueles com tecnologia de osmose reversa, carvão ativado e troca iônica, demonstraram ser altamente eficazes para removê-los.

A água engarrafada pode não ser uma boa alternativa. Um estudo de 2022 do USGS descobriu que a água engarrafada estava frequentemente contaminada com compostos inorgânicos e orgânicos, com arsênico, chumbo e urânio entre os mais comuns.

No mês passado, o conglomerado industrial norte-americano 3M anunciou que pagaria até US$ 12,5 bilhões (R$ 60,9 bilhões) para resolver várias reclamações de sistemas públicos de água dos Estados Unidos que acusavam a empresa de contaminar seus suprimentos.

A empresa também concordou com grandes acordos na Holanda e na Bélgica e anunciou em dezembro que pararia de fabricar substâncias PFAS até o final de 2025. A gigante química norte-americana DuPont e suas subsidiárias Chemours e Corteva também anunciaram em junho que pagariam quase US$ 1,2 bilhão (R$ 5,85 bilhões) para resolver as acusações de que contaminaram fontes de água que atendem "a grande maioria da população dos Estados Unidos" com PFAS.

A EPA propôs novos padrões para produtos químicos PFAS em março, exigindo que os serviços públicos de água monitorassem seis compostos e reduzissem os níveis de PFAS no abastecimento de água. A Lei de Infraestrutura Bipartidária do presidente Joe Biden, aprovada em 2021, investe US$ 9 bilhões em cinco anos para ajudar as comunidades a reduzir os níveis de contaminação de PFAS na água potável.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Militares do Exército começam a combater incêndios no Tocantins

  Brigadistas de outras unidades de conservação foram remanejados Marcelo Camargo/Agência Brasil O combate aos incêndios florestais no Tocan...