terça-feira, 13 de setembro de 2022

Mulher se emociona ao ganhar toalha de Lula (vídeo)

"Meu veinho", disse a senhora ao abraçar a toalha com a imagem do ex-presidente Lula

(Foto: Reprodução/Twitter)

As toalhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm conquistado sucesso entre os eleitores do candidato do PT. Nas redes sociais, viralizou um vídeo em que uma senhora que se emociona ao receber uma toalha de Lula de presente. 

Assista:

Leia também matéria da Rede Brasil Atual sobre Lula:

Lula: é possível conquistar votos que faltam para ganhar no primeiro turno

O candidato da coligação Brasil da Esperança à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou na manhã desta terça-feira (13) que “é possível ganhar as eleições no primeiro turno”. Lula também reforçou a importância de eleger candidatos ao Congresso comprometidos com a população. E alertou para a necessidade de evitar as abstenções. De acordo com o candidato, quem não vota “perde um pouco da autoridade” de cobrar os que foram eleitos. O petista manteve um encontro virtual com 7.866 comunicadores e comunicadores de todo o Brasil.

“Se tem candidato que tem 1% [de intenção de voto] e está acreditando que vai ganhar, eu que tenho 46% tenho que acreditar que é possível nesses próximos 20 dias conquistar os 4% de votos que faltam”, disse o ex-presidente.

Sem “soberba” nem “desprezo” aos adversários, Lula afirmou que uma vitória seria uma “lição de moral” àqueles que não acreditam na democracia e no ser humano. “Nessa gente que não gosta de sindicalista, que não gosta de negro, que não gosta de mulher. Que não gosta de solidariedade, que não sabe estender a mão para o próximo de forma fraterna”, ressaltou.

Pesquisa Ipec divulgada ontem mostra Lula com 46% das intenções de voto, 15 pontos percentuais à frente de Jair Bolsonaro (PL), com 31%. Considerando somente os votos válidos (excluindo em branco e nulos), ele vai a 51%, o que garantiria vitória se o primeiro turno fosse hoje.

Sobre as abstenções, Lula citou o exemplo dos Estados Unidos, em 2016, quando 6 milhões de eleitores deixaram de votar. Após a vitória de Donald Trump, eclodiram protestos contra a sua eleição. “É importante participar do processo. Porque mesmo as pessoas que querem se abster de votar, essas pessoas têm um pensamento para a sua família, para o país. Têm um desejo e um espelho do tipo de vida que ele quer para a sua família. E isso está muito ligado ao tipo de política que pode ser feita para o Brasil. Porque o Brasil tanto pode piorar, quanto pode melhorar”, alertou.

Primavera

Além disso, Lula voltou a citar adaptação de frase atribuída ao poeta chileno Pablo Neruda para se referir à luta pela democracia. “Os poderosos, ou os nossos adversários, poderão tentar matar uma, duas ou três rosas. Mas eles não conseguirão deter a chegada da primavera.” Neruda teria dito “Podrán cortar todas las flores, pero no podrán detener la primavera” – frase muito usada pelo cartunista Henfil nos anos 1980, na resistência à ditadura, referências aos opositores perseguidos pelo regime.

Nesse sentido, o candidato afirmou que a estação das flores “vai fazer com que o povo brasileiro se dirija à urna para digitar o seu voto com muita esperança, muito amor, muita paz, com muita leveza espiritual”. Lula disse aos comunicadores que acompanhavam a transmissão que o desafio não é apenas reconstruir economicamente o Brasil e criar empregos. “Mas nós temos que reconstruir o modo gostoso de viver”. Ele destacou que o que está em jogo nessa disputa eleitoral “é a possibilidade de recuperar o bem-estar da família brasileira”.

Lula aproveitou para criticar a campanha de Bolsonaro, reconhecida pela utilização de robôs que disseminam fake news e mensagens de ódio pelas redes sociais.

“Nós não somos algoritmos. Somos seres humanos. Não queremos perder o nosso humanismo, nossos sentimentos. E é isso que a gente tem que colocar nas nossas mensagens para conversar com as pessoas. O cara que trabalha com robô não tem sentimento, não tem humanismo, não tem solidariedade e fraternidade. E nós precisamos colocar em cada mensagem nossa aquilo que toca mais profundamente na espécie humana, que é o coração”.

De acordo com o ex-presidente, as pessoas são movidas 20% pela razão e 80% pela emoção. Assim, ele defendeu uma “comunicação mais leve”, que toque emocionalmente as pessoas. “Vamos falar diretamente à mulher, diretamente ao homem, falar dos problemas que eles estão sofrendo. Neste instante, nossa candidatura representa a esperança”, acrescentou.

Troglodita da marmita

Lula ainda se disse “estarrecido” com o empresário Cassio Joel Cenali, de Itapeva (SP), a quem chamou de “troglodita”. O bolsonarista se negou a entregar marmita a uma mulher pobre, depois que ela declarou voto no petista. “Uma pessoa que tem a capacidade de tentar humilhar uma pessoa que está com fome, que está precisando de comida, certamente essa pessoa não tem valor. Certamente essa pessoa não é um ser humano, não tem sentimento. E é isso que a gente tem que colocar para fora”. O ex-presidente ainda citou que o empresário recebeu indevidamente R$ 5 mil do auxílio emergencial, e ainda enfrenta oito processos na Justiça, inclusive por passar cheque sem fundo na compra de cabeças de gado.

O ex-prefeito de Araraquara (SP) e coordenador de comunicação da campanha de Lula e Alckmin, Edinho Silva, também disse estar convicto que a rede de comunicadores progressistas será capaz de derrotar o esquema de fake news bolsonarista. “Não vamos competir com a mesma estratégia de robôs, gabinete do ódio. Vamos nos organizar. Organizados, somo mais fortes, porque, se eles têm robôs, nós temos sonhos”, defendeu.

O deputado federal Andre Janones (Avante-MG), que abandonou a corrida presidencial para apoiar Lula, também tratou do combate de narrativas nas redes sociais. Ele destacou que cada rede social tem suas particularidades. Mas citou algumas estratégias em comum.

“É muito importante ter velocidade para desmentir as fake news. Nós vamos desmentir, mas é importante tentarmos sobrepor a narrativa. Eles começaram a narrativa deles, com uma fake news, a gente desmente, mas entra com outro conteúdo, com uma verdade. É preciso tomar a narrativa deles”, afirmou.

Janones alertou ainda que o eleitorado lulista “anda meio escondido”, mas destacou o potencial de mobilização da esquerda. Por outro lado, orientou para que a militância se afaste de qualquer enfrentamento que possa ser confundido com violência. “O bolsonarismo prega a violência, o ódio, eles são isso. O maior exemplo é esse, do eleitor dele que negou uma marmita.” 247.




BLOG DO BILL NOTICIAS

The Guardian defende vitória de Lula: 'Melhor para a democracia brasileira e para o planeta'

O diário classifica Bolsonaro como "um líder imprudente e incompetente", que continua "sendo uma ameaça à democracia e ao planeta"

(Foto: Ricardo Stuckert | Reprodução)

Sputnik - Em editorial publicado nesta terça-feira (13), o jornal britânico The Guardian defendeu a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder na disputa das eleições de 2022 para o cargo máximo do país contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.

"Há quatro anos, muitos brasileiros encaravam a perspectiva de uma vitória do candidato presidencial de extrema-direita Jair Bolsonaro primeiro com incredulidade e depois – com razão – com horror. À medida que as eleições de 2 de outubro se aproximam, o medo de que ele permaneça no poder é ainda maior", inicia o texto.

Em seguida, o diário classifica Bolsonaro como "um líder imprudente e incompetente", que continua "sendo uma ameaça à democracia e ao planeta", citando a incitação à destruição da floresta amazônica por parte de seus apoiadores.

O jornal prossegue mencionando a pesquisa divulgada pelo Ipec na segunda-feira (12), na qual o ex-presidente Lula aparece liderando com uma diferença de 15 pontos percentuais.

"O perigo é que Bolsonaro considere a votação real como uma irrelevância. Cerca de um milhão de cidadãos – incluindo figuras importantes dos negócios, da política, da ciência e das artes – assinaram um manifesto alertando que a democracia enfrenta 'imenso perigo'", diz o editorial, aludindo à carta da Universidade de São Paulo (USP).

 A publicação aponta algumas medidas econômicas tomadas pelo governo Bolsonaro ante o resultado das pesquisas, como os cortes abruptos dos impostos sobre combustíveis, os programas sociais para famílias pobres e o cortejo a igrejas evangélicas.

As ações são tomadas, segundo o Guardian, "enquanto [Bolsonaro] difama seu rival esquerdista essencialmente pragmático – que foi preso por corrupção, mas depois viu suas condenações anuladas – como um ideólogo enlouquecido".

 O diário britânico cita o desemprego, a inflação de dois dígitos, as mais de 684 mil mortes por Covid-19 enquanto o presidente zombava de máscaras e de vacinas, além da compra de imóveis pelo clã Bolsonaro, sendo 51 de 107 em dinheiro vivo, e indica que as medidas são vistas com cinismo pelos eleitores devido a essas questões apontadas.

O apoio das Forças Armadas e o receio de que Bolsonaro aja tal como Donald Trump durante a invasão do Capitólio, incitando seus seguidores para medidas violentas, também são indicados como fatores que causam preocupação.

As mortes do dirigente do PT, Marcelo Arruda, e de outro defensor do partido (ambas perpetradas por apoiadores do atual presidente) também são elencadas.

"Uma vitória clara e definitiva de Lula, idealmente no primeiro turno, mas mais provável no segundo turno, é o melhor resultado para a democracia brasileira e para o planeta. Outros países devem deixar claro que não tolerarão qualquer tentativa de Bolsonaro de trapacear, intimidar ou ameaçar seu caminho para um segundo mandato", conclui o texto. Sputnik.





BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula mobiliza comunicadores na reta final: “vamos falar com o coração”

Ex-presidente Lula se reúniu com mais de 6.300 comunicadores engajados em sua campanha e pediu: “Transmitam muita solidariedade e fraternidade nas mensagens de vocês”

(Foto: Reprodução/Lula)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) se reuniu nesta terça-feira (13), em um encontro virtual, com cerca de 6.300 comunicadores de todo o Brasil que estão engajados em sua eleição para presidente.

A esses profissionais, Lula pediu empenho nessa reta final da campanha e defendeu que as ruas e as redes sejam inundadas com mensagens de solidariedade e esperança.

“Nós temos uma vantagem em relação aos robôs deles. Nós não somos algoritmos, nós somos seres humanos e não queremos perder nossos sentimentos. Temos de colocar nas nossas mensagens aquilo que mais toca o ser humano, que é o coração. Por isso que falar de amor, de esperança, de futuro é tão importante”, disse Lula.

O ex-presidente defendeu uma “comunicação mais leve”. “Vamos falar diretamente à mulher, diretamente ao homem, falar dos problemas que eles estão sofrendo. Neste instante, nossa candidatura representa a esperança”, acrescentou.


Chegada da primavera

Na avaliação de Lula, setembro, que marca o início da primavera, é perfeito para nos lembrarmos de que os poderosos podem tentar matar uma, duas ou três rosas, mas não conseguirão deter a chegada da primavera. 

“No dia 22, começa a primavera, e 10 dias depois terá a eleição. E o povo brasileiro vai se dirigir à urna para digitar seu voto com muita esperança, com muito amor, muita paz, muita leveza espiritual para que a gente possa mostrar que nós temos que reconstruir, não apenas a economia do país, o processo de industrialização, a geração de emprego, mas reconstruir o modo gostoso de viver, o modo da família viver em paz, com esperança, em harmonia”, avaliou. 


Congresso, campanhas estaduais e primeiro turno

Lula ressaltou a importância de motivar as pessoas a irem votar e sempre comunicar o quanto é importante eleger também deputadas e deputados, senadoras e senadores alinhados com as propostas de sua campanha. E pediu empenho também para as campanhas nos estados.

É importante não nos esquecermos de falar nos nossos candidatos nos estados. Nós temos a perspectiva de eleger o presidente da República e eleger junto o governador de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de nove estados do Nordeste e outras regiões. Não é pouca coisa o que pode acontecer nessas eleições”, destacou.

Para Lula, que lidera todas as pesquisas de intenções de voto, não é soberba se empenhar para uma vitória já no primeiro turno. “É preciso acreditarmos que é possível a gente vencer as eleições no primeiro turno. Tem gente que tem vergonha, ‘ah, não vamos falar em ganhar no primeiro turno porque parece soberba’. Mas, se tem candidato com 1% acreditando que vai ganhar, eu que tenho 46% tenho de acreditar que é possível, nesses próximos 20 dias, conquistar os votos que faltam. Sem desprezo a ninguém.” 

O evento foi organizado em parceria com todos os partidos que formam a coligação que apoia a chapa Lula-Alckmin (PT, PSB, PCdoB, PV, Psol, Rede, Solidariedade, PROS, Avante e Agir).

Os mais de 6.300 comunicadores presentes atuam não só nessas 10 legendas como também fazem parte de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, sindicatos e rádios comunitárias, entre outras entidades. 247

(*Com informações do site de Lula)


BLOG DO BILL NOTICIAS

Com apoio de Marina, Lula tem apoio de quase metade dos presidenciáveis de 2018

Entre os candidatos de 2018, apoiam Lula: Geraldo Alckmin, Fernando Haddad, Henrique Meirelles, Marina Silva, Guilherme Boulos e João Goulart Filho

(Foto: Ricardo Moraes/Reuters)

Com a oficialização do apoio da ex-ministra Marina Silva (Rede) ao ex-presidente Lula (PT), o candidato petista conta com seis presidenciáveis de 2018 do seu lado, quase metade dos 13 nomes que concorreram naquele ano.

Os candidatos de 2018 que apoiam Lula são:

  • Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice na mesma chapa, que concorreu na última eleição pelo PSDB e ficou em 4º lugar com, 4,76% dos votos
  • Fernando Haddad, que substituiu Lula em 2018 como candidato do PT. Chegou ao segundo turno contra Jair Bolsonaro, mas perdeu com 44,87%. Atualmente é candidato ao governo de São Paulo.
  • Henrique Meirelles (União Brasil), foi o candidato do MDB, mas obteve apenas 1,2% dos votos
  • Marina Silva (Rede), que conquistou 1,00% dos votos em 2018. Atualmente é candidata a deputada federal por São Paulo
  • Guilherme Boulos (PSOL), que obteve 0,58%. Atualmente candidato a deputado federal por São Paulo
  • João Goulart Filho (PCdoB), o último colocado das eleições de 2018, com 0,03% dos votos, então candidato do PPL, partido que foi extinto após incorporar-se ao PCdoB. - Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Foguete da empresa de Jeff Bezos cai após decolagem (vídeo)

O acidente de lançamento da empresa de viagens espaciais não teve vítimas, e a cápsula que transportava experimentos conseguiu utilizar seu sistema de paraquedas em segurança


Um foguete da Blue Origin, empresa Jeff Bezos, caiu após uma decolagem malsucedida nesta segunda-feira (12), nos EUA.

O acidente de lançamento da empresa de viagens espaciais não teve vítimas, e a cápsula que transportava experimentos conseguiu utilizar seu sistema de paraquedas em segurança.

Uma cápsula, que levava material de pesquisa da NASA ao espaço, se separou do resto do foguete, após este sofrer uma anomalia ainda não identificada.


"Falha de reforço no voo sem tripulação de hoje. Sistema de escape executado conforme projetado", disse a empresa pelo Twitter.

O foguete que apresentou defeitos é o mesmo que envia clientes multimilionários para o espaço.

Chamado de New Shepard, o foguete tinha apenas um minuto de voo quando chamas amarelas brilhantes dispararam ao redor do único motor na parte inferior.

 O sistema de aborto de lançamento de emergência da cápsula imediatamente entrou em ação. Minutos depois, a cápsula caiu de paraquedas no deserto.

A Blue Origin comentou o episódio em suas redes sociais, e informou que o incidente ocorreu perto do ponto em que o foguete está sob a quantidade máxima de pressão, chamada max-q.

O voo mais recente da Blue Origin com clientes pagantes foi no mês passado. Ao todo, a empresa espacial de Jeff Bezos transportou 31 pessoas em voos de 10 minutos, incluindo o ator William Shatner. Sputnik Brasil.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Raí declara voto em Lula e faz apelo por voto útil para vitória em primeiro turno (vídeo)

"Voto em Lula para ganharmos todos no primeiro turno. Acredito na democracia, não na tortura", afirmou o tetracampeão mundial pela seleção brasileira

Raí e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução | Ricardo Stuckert)

O ex-jogador de futebol Raí declarou voto no candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O tetracampeão mundial pela seleção brasileira também citou os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), e pediu apoio deles ao ex-presidente. 

"Voto em Lula porque amo a vida, sou antirracista. Porque quero um País mais justo, porque preservar a natureza é preservar a vida. Porque quero mais livros. Voto em Lula para ganharmos todos no primeiro turno. Acredito na democracia, não na tortura. O que está em jogo é qual Brasil nunca mais queremos. Ciro, Tebet vem com a gente, sem medo de ser feliz. Vem colaborar", afirmou. 

A pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira (12), mostrou vitória do ex-presidente Lula no primeiro turno



BLOG DO BILL NOTICIAS

STF permanecerá vigilante na supremacia da Constituição e da ordem democrática, diz Rosa Weber

Em discurso de posse como presidente do STF, ministra Rosa Weber destacou que a defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito serão os nortes de sua gestão

Ministra Rosa Weber toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (Foto: STF/Fotos Públicas)

A nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, disse nesta segunda-feira que a corte permanecerá vigilante na supremacia da Constituição e da ordem democrática, em solenidade de posse no cargo, que não teve a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL).

"O Supremo Tribunal Federal, estejam certos, permanecerá vigilante na defesa incondicional da supremacia da Constituição e da integridade da ordem democrática", afirmou.

No discurso, Rosa destacou que a defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito serão os nortes de sua gestão.

Mesmo sem a presença de Bolsonaro, a nova presidente do STF ainda mandou recados ao dizer que "sequer" deve se cogitar no Estado Democrático de Direito descumprimentos de ordens judiciais.

No feriado de 7 de Setembro do ano passado, em meio ao momento de forte embate do Judiciário com o presidente da República, Bolsonaro chegou a ameaçar não cumprir as determinações do ministro Alexandre de Moraes. O ex-presidente Michel Temer, que indicou Moraes para o Supremo, teve que mediar uma trégua temporária entre os dois.

A nova presidente do Supremo afirmou ainda que a democracia repele a noção autoritária do pensamento único e que o Judiciário deve garantir o jogo democrático de todos os participantes.

Para a ministra, vive-se tempos difíceis na "vida institucional do país, tempos verdadeiramente perturbadores, de maniqueísmos indesejáveis".

"O Supremo Tribunal Federal não pode desconhecer esta realidade, até porque tem sido alvo de ataques injustos e reiterados, inclusive sob a pecha de um mal compreendido ativismo judicial, de parte de quem a mais das vezes desconhece o texto constitucional e ignora as atribuições cometidas a esta Suprema Corte pela Constituição", defendeu.

A menos de um mês do primeiro turno das eleições, Rosa Weber aproveitou a solenidade para exaltar o "comando firme" do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que vai garantir a regularidade do processo eleitoral.

Rosa Weber terá como vice-presidente do STF o ministro Luís Roberto Barroso.

Candidato à reeleição, Bolsonaro não participou do evento e tampouco enviou o vice-presidente Hamilton Mourão para representá-lo --fato incomum para esse tipo de solenidade que contou com autoridades dos demais Poderes. - BRASÍLIA (Reuters).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Pesquisa Ipec aponta vitória de Lula no primeiro turno, com 51% dos votos válidos

A pesquisa Ipec mostrou que Lula aumentou seu percentual tanto nos votos totais como nos votos válidos e ganharia a eleição em primeiro turno

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

A pesquisa Ipec, contratada pela Globo e divulgada nesta segunda-feira (12), mostrou o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, com 46% dos votos. Jair Bolsonaro (PL) ficou na segunda posição, com 31%. Nos votos válidos, Lula teve 51% (eram 50% na pesquisa anterior (5/9). 

De acordo com os números, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) teve 7%, na terceira colocação. Simone Tebet (MDB) conseguiu 4%. Felipe d'Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) continuaram com 1%. 

Vera (PSTU), Léo Péricles (UP), Constituinte Eymael (DC), Padre Kelmon (PTB),
e Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não chegam a 1% cada um. 

Na pesquisa anterior, de 5/9, Lula tinha 44% das intenções de voto. Bolsonaro ficou em segundo lugar, com 31%. Ciro conseguiu 8%, na terceira posição. Simone Tebet teve 4%, em quarto lugar. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D'Ávila (Novo), com 1% cada.

Na pesquisa divulgada nesta segunda foram entrevistados 2.512 eleitores entre os dias 6 e 12 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01390/2022. Brasil247




BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...