quarta-feira, 23 de março de 2022

Filiado ao PSB, Alckmin promete ‘viajar e convencer’ eleitor conservador a apoiar Lula

Segundo Geraldo Alckmin, “política é convencimento” e “muitos veem com entusiasmo” o seu ingresso nos quadros socialistas

(Foto: Divulgação)


O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que se filiou nesta quarta-feira (23) ao PSB, defendeu entrar em campo para conversar com o eleitor mais conservador e convencê-lo a apoiar a candidatura de Lula a presidente, chapa na qual Alckmin é o mais cotado para assumir a vaga de vice. “Agora é que vamos começar a viajar, conversar, explicar, convencer, de maneira respeitosa, mas mostrando a realidade que estamos vivendo e os riscos que a política e o povo estão correndo”, disse Alckmin durante entrevista coletiva após o ato de filiação.

Alckmin negou que haja uma data definida para o anúncio oficial de sua chapa com Lula, mas exaltou a decisão do PSB de compor a aliança com o PT nas eleições presidenciais. “O importante foi a definição do PSB, de grande responsabilidade e compromisso com o Brasil, de apoio ao presidente Lula – baseado na defesa da democracia, da retomada do emprego e da renda, do fortalecimento da economia, com uma agenda de competitividade e políticas públicas que não podem ir para trás, e o combate à desigualdade”, disse Alckmin. Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula diz a governador de Pernambuco que candidato dele no estado é Danilo Cabral (PSB), não Marília Arraes

 O ex-presidente conversou com o governador Paulo Câmara (PSB) e disse que não haverá palanque duplo em Pernambuco. Já Marília Arraes deve disputar o governo pelo Solidariedade

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Danilo Cabral (círculo, embaixo), Paulo Câmara e Marília Arraes (Foto: Ricardo Stuckert | ABr | Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou, por telefone, ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que, na disputa pelo governo estadual, o petista apoiará o deputado federal Danilo Cabral como candidato da legenda pessebista, e não a deputada federal Marília Arraes (PE). A informação foi publicada nesta quarta-feira (23) pelo jornal Valor Econômico

A deputada conversou com Lula para falar sobre as motivações de sua saída do PT e deve ir para o Solidariedade para concorrer ao Executivo pernambucano.

De acordo com a reportagem, Câmara e Cabral se encontraram nesta quarta, em Brasília (DF), com a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), na sede do PSB, partido presidido nacionalmente por Carlos Siqueira. 

O posicionamento de Lula veio em um contexto no qual se discute qual candidatura ele apoiará em Pernambuco ou se terá palanque duplo. Nos próximos dias, Marília deve lançar oficialmente a pré-candidatura pelo Solidariedade. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

TCU abre fiscalização extraordinária em convênios do MEC após denúncias sobre gabinete paralelo

O ministro Vital do Rêgo considerou "indispensável que o TCU" fiscalize "a estrutura de governança do MEC"

Ministro do TCU Vital do Rêgo e o chefe do MEC, Milton Ribeiro (Foto: TCU | ABr)

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou uma fiscalização extraordinária em todos os convênios do Ministério da Educação, comandado por Milton Ribeiro, após as denúncias de um gabinete paralelo na pasta com a atuação de pastores. A proposta foi feita pelo ministro Vital do Rêgo. O teor da decisão foi publicado nesta quarta-feira (23) pela coluna de Mônica Bergamo

"Nos últimos dias, temos testemunhado a veiculação de diversas notícias acerca de eventuais irregularidades nas transferências de recursos federais do Ministério da Educação (MEC) a municípios, em que a priorização na liberação de verbas estaria sendo negociada por pessoas alheias à estrutura formal daquela pasta, com favorecimento a grupos específicos", afirmou Vital do Rêgo em seu ofício.

"Hoje, soube-se que a Procuradoria-Geral da República solicitou autorização ao Supremo Tribunal Federal para que seja procedida investigação junto ao MEC. Nesse contexto de indícios de irregularidades, considero indispensável que o TCU prontamente exerça seu papel constitucional para fiscalizar a estrutura de governança do MEC responsável pelas transferências de recursos financeiros aos entes subnacionais, em especial aquelas voluntárias e de assistência técnica e financeira", complementou.

O ministro admitiu que, para a liberação de verbas, o governo Jair Bolsonaro prioriza prefeituras com pedidos intermediados por dois pastores - Gilmar Santos e Arilton Moura.

A Procuradoria-Geral da República (PGR), comandada por Augusto Aras, pediu a abertura de inquérito

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também protocolou uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e pediu o impeachment do ministro. 247




PGR pede abertura de inquérito para investigar interferência de pastores no MEC

Diversas representações chegaram à PGR pedindo a abertura de inquérito referente ao favorecimento de pastores na liberação das verbas controladas por Milton Ribeiro

Augusto Aras e Milton Ribeiro (Foto: ABr)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu abertura de inquérito para investigar o ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre as denúncias de "captura" da pasta por pastores evangélicos. A informação é do colunista Lauro Jardim, no jornal O Globo. 

A ideia é pedir a abertura de investigação contra o ministro e determinar seu depoimento imediato, além dos pastores e das figuras envolvidas na distribuição de verbas na pasta.

A investigação deve ser solicitada numa das representações que está com a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia.

Em gravação, o ministro da Educação admite priorizar prefeitos apresentados pelo "gabinete paralelo", formado pelos pastores. A dirigentes municipais dentro da pasta, Ribeiro afirma seguir ordem de Jair Bolsonaro.

Diversas representações chegaram à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a abertura de inquérito referente ao favorecimento dos pastores na liberação de verbas. 247.





Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...