quarta-feira, 17 de março de 2021

Pernambuco ultrapassa 11.500 mortos pela Covid-19 ao registrar mais 39 óbitos em 24 horas

 

Cemitério de Santo Amaro, no Recife - Foto: Arthur de Souza/arquivo Folha de Pernambuco


Com o registro de mais 39 óbitos nas últimas 24 horas, Pernambuco chegou, nesta quarta-feira (17), a 11.510 mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia, em março do ano passado. 

Os dados são do boletim divulgado nesta quarta pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que registrou também, nessas últimas 24 horas, 2.245 casos da Covid-19.

O número de casos é o segundo maior deste ano em Pernambuco. O maior havia sido registrado nessa terça-feira (16) - nesse dia, o boletim trouxe 2.482.

Entre os casos confirmados nesta quarta, 116 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.129 (95%) são leves. Agora Pernambuco totaliza 323.176 casos confirmados da doença, sendo 33.920 graves e 289.256 leves.

As 39 mortes que constam nesse novo boletim ocorreram entre 2 de fevereiro passado e essa terça.

Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde. (Por Portal da Folha de Pernambuco).

BLOG DO BILL NOTICIAS

Consórcio Nordeste fecha a compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V

 

(Foto: Reprodução)

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, anunciou na tarde desta quarta-feira (17) o contrato de aquisição da vacina Sputnik V contra a Covid-19 pelo governo do Piauí.

Os nove estados integrantes do consórcio aprovaram ou estão aprovando leis individuais para aquisição do imunizante russo. Ao todo, o Consórcio Nordeste comprou 37 milhões de doses da vacina Sputnik V. As doses chegarão a partir do mês de abril. Serão 2 milhões em abril; 5 milhões em maio; 10 milhões em junho; e 20 milhões em julho. Todas chegarão prontas para uso.

"Estamos agora trabalhando junto com o Ministério da Saúde para colocar essas 37 milhões de doses na regra do Plano Nacional de Imunização. Vacina para o Piauí, mas também vacina para todo o Brasil", disse Wellington Dias em vídeo. (Brasil247).

Assista à declaração de Wellington Dias:

Itamaracá restringe acesso para moradores e monta barreira sanitária durante quarentena

 

Será montada uma barreira sanitária na ponte Getúlio Vargas, único acesso terrestre ao município


Ponte Getúlio Vargas é o único acesso terrestre à Itamaracá - Foto: James Paiva/Divulgação

A partir desta quinta-feira (18), o acesso à Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, será restrito a moradores. 

Será montada uma barreira sanitária na ponte Getúlio Vargas, único acesso terrestre ao município. 

De acordo com a prefeitura, a medida é válida até 28 de março, mesmo período da quarentena decretada pelo Governo do Estado.

Para passar da barreira na ponte, será preciso apresentar um comprovante de residência com endereço em Itamaracá. Um adesivo de identificação será entregue aos moradores e proprietários de casas na ilha.

De acordo com o secretário de Segurança Cidadã de Itamaracá, Célio Oliveira, a fiscalização será cumprida à risca.

"Iremos orientar, educar e todo condutor de veículo e proibir a visitação na Ilha de Itamaracá. Só entram os carros que estiverem adesivados com livre acesso dos moradores da ilha e proprietários das casas. Os demais irão voltar da barreira", disse em comunicado divulgado pela gestão municipal.

O funcionamento da administração municipal durante o período será restrito e apenas serviços indispensáveis serão mantidos e com horário reduzido: das 8h às 12h. (Por Portal Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Líder do governo Bolsonaro diz, em meio à maior tragédia da história do Brasil, que a situação "é até confortável"

 

Ricardo Barros em Brasília 27/03/2018 (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O líder do governo Bolsonaro na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), buscou atenuar a maior tragédia humanitária da história do Brasil. 

Diante do recorde de mortes diárias (2.842) estabelecido nesta terça-feira (16), Barros disse que a situação do país é "até confortável".

"Olhe bem a estatística, mortes por milhão, ou seja, o cuidado do sistema de saúde com as pessoas. Reino Unido, 1.853 [mortes por milhão], em 4º lugar. Estados Unidos, 1.609 por milhão, em 11º. Brasil, 1.300 mortes por milhão, em 22º lugar", afirmou Barros ao G1.

"Então, nosso sistema de saúde responde, está melhor no tratamento as pessoas do que a maioria dos países de primeiro mundo que estão na nossa frente em número de vacinados, mas o Brasil é o 5º do mundo em número de vacinados. Embora tenha começado mais tarde, já são 10 milhões e 300 mil vacinados e 11 milhões e 600 que já pegaram Covid e estão imunes, então, a nossa situação, ela não é tão crítica assim. Comparada a outros países, é uma situação até confortável", completou o deputado. (Via:247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ribeirão Preto proíbe circulação de pessoas e fecha supermercados

 

Confinamento deve durar 120 horas

Governo do Estado de São Paulo

A cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista, inicia hoje (17) um confinamento de 120 horas para tentar conter o aumento dos casos de covid-19. As medidas valem pelos próximos cinco dias, até o próximo domingo (21).

Durante esse período, somente serviços considerados emergenciais podem funcionar na cidade. Até mesmo supermercados, padarias, açougues e hortifrútis só poderão atender por meio de entrega em domicílio. Restaurantes também só poderão funcionar por delivery e com capacidade de funcionamento limitada a 50%.

Nesses dias só será permitido o funcionamento de postos de combustível, que terão o horário reduzido e poderão abrir das 6h às 20h. Também serão permitidos as atividades industriais cuja paralisação acarrete danos ou perecimento de produtos [e que deverão reduzir a produção e a quantidade de funcionários]; o transporte de mercadorias; o autoatendimento em agências bancárias e o transporte por aplicativos ou táxis.

No entanto, todas as atividades comerciais, de prestação de serviços e industriais estão proibidas.

A prefeitura também anunciou que o transporte público será suspenso nesse período e a circulação de pessoas pelas ruas só será permitida quando for extremamente necessária: para comprar medicamentos, para atendimento médico, para o trabalho permitido por esse decreto ou para atendimento de situações de urgência ou necessidades inadiáveis. Nesse caso, as pessoas deverão comprovar a necessidade de locomoção por meio de documentos. (Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo).

Edição: Graça Adjuto



BLOG DO BILL NOTICIAS

Pernambuco recebe mais 198,6 mil doses da vacina CoronaVac

 

Foto: Aluísio Moreira/SEI

Foram desembarcadas, às 20h30 desta terça-feira (16.03), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, mais 198,6 mil vacinas contra a Covid-19 CoronaVac, do consórcio da Sinovac/Butantan. Com esse lote, a ser usado para as duas doses, será possível avançar na imunização dos idosos entre 75 e 79 anos, subindo para 59% o quantitativo dessa faixa etária que poderá ser protegido. Em relação aos profissionais de saúde, que também seguirão sendo imunizados, o estado chegará à marca de 86% do quadro com essa nova remessa.

“Temos nos empenhado ao máximo em cumprir as metas que estabelecemos, de imunizar com agilidade e segurança os grupos prioritários no Estado. Nosso esquema de logística tem funcionado com muita eficiência na distribuição de todos os lotes recebidos por Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara, reiterando que todas as doses recebidas esta noite já serão entregues nesta quarta-feira às gerências regionais de saúde, ficando à disposição dos 184 municípios.

Com o novo lote, o estado totaliza 1.052.960 doses. As vacinas foram recebidas pelo Programa Estadual de Imunização, que faz a verificação e providencia a divisão igualitária entre os municípios pernambucanos, levando em consideração a base de cálculo populacional dos grupos prioritários feito pelo próprio Ministério da Saúde. Na manhã desta quarta-feira (17.03), os lotes começam a ser distribuídos para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).

“Com as doses enviadas pelo Ministério da Saúde até o momento, ainda não conseguimos atender 100% dos trabalhadores de saúde e dos idosos entre 75 e 79 anos. Mas vamos continuar avançando nessas populações com esse novo lote. Todas as cidades receberão um quantitativo de vacina de forma proporcional, e é imprescindível que os gestores continuem planejando suas ações para evitar qualquer perda de doses e, principalmente, criando estratégias para atender às especificidades do público do seu território”, recomendou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Somando-se esse novo lote, Pernambuco já recebeu 886.960 unidades da Coronavac, para ambas as doses, e 166 mil da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira dose. O Ministério da Saúde informou que providenciará em tempo oportuno o quantitativo para a segunda dose, que deve ser tomada três meses após a primeira aplicação.

VACINAS CONTRA A COVID-19 RECEBIDAS EM PERNAMBUCO

SINOVAC/BUTANTAN
1º entrega (18/01): 270.960
3º entrega (25/01): 38.400
4º entrega (07/02): 118.200
6º entrega (24/02): 48.000  
7º entrega (03/03): 102.000
8º entrega (09/03): 110.800
9º entrega (16/03): 198.600
Total: 886.960 (para ambas as doses)

ASTRAZENECA/OXFORD/FIOCRUZ
2º entrega (24/01): 84.000
5º entrega (24/02): 82.000
Total: 166.000 (para a primeira dose)

Total geral de doses recebidas em PE: 1.052.960 (Via:DP).


Petrolina registra 120 novos casos de Covid-19, 4 óbitos e taxa de UTI volta a subir

 

Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

O boletim epidemiológico da Covid-19 dessa terça-feira (15) em Petrolina, mostrou que a taxa de ocupação de leitos de UTI voltou a subir e atingiu 91,5%. Dos 72 leitos, 65 estão ocupados. 46 pacientes são de Petrolina e 19 de outras cidades da região. O boletim também traz informações sobre os casos confirmados. Foram registrados 120 novos casos da Covid-19. Agora, 18.057 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. O total de pacientes recuperados continua 15.971, isso representa 88,6% do total.

Dos novos infectados, 92 foram confirmados através de testes realizados pela prefeitura. Os outros 28 se deram a partir de exames laboratoriais. São 54 pessoas do sexo masculino, com idades entre um e 98 anos, e 66 pessoas do sexo feminino, entre dois e 73 anos.

Petrolina registrou quatro mortes. Tratam-se de três mulheres e um homem. As pacientes de 55 e 50 anos tinham histórico de comorbidades e morreram no dia 14 deste mês. Já a paciente de 93 anos, não tinha histórico de comorbidades, estava internada em um hospital público e morreu no último dia 15. O óbito do homem foi registrado dia 16 deste mês. Ele tinha 70 anos, histórico de comorbidades e estava internado em um hospital público da cidade. Assim, o município passa a ter 236 óbitos em decorrência da Covid-19.

Outras informações

A Secretaria de Saúde também divulgou informações complementares sobre a pandemia em Petrolina.

  • Casos investigados: 1.659 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas.
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados 11 são pretos, 80 pardos, um amarelo, 26 brancos e dois não declararam raça.
  • Casos descartados: Até agora, 74.039 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.
  • Casos ativos: O município tem 1.850 casos ativos do novo coronavírus. (Via:Carlos Britto).


Covid-19: Minas Gerais aumenta restrições e entra na fase roxa

 

A medida abrande 853 municípios mineiros

Belo Horizonte/Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Nesta quarta-feira (17) os 853 municípios mineiros entraram na onda roxa e passaram a adotar medidas mais severas para conter o avanço da covid-19. Em todo o estado, onde a situação é classificada como crítica pelas autoridades, somente os serviços essenciais podem funcionar, a determinação vale por 15 dias. Também passam a valer medidas de restrição de circulação de pessoas e toque de recolher entre as 20 horas e as 5 horas da manhã.

Até agora, segundo dados da Secretária de Saúde estadual, desde o início da pandemia, quase 1 milhão de pessoas – 980 mil - já foram infectadas e mais de 20 mil pessoas perderam a vida por causa do novo coronavírus. A expectativa é de que as medidas reflitam na procura pelo sistema de saúde, que à beira de um colapso, tem 83,92% dos leitos de UTI ocupados.

Belo Horizonte

Na capital mineira, Belo Horizonte (BH), segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, a ocupação dos leitos de UTI subiu de 93,4% nessa segunda-feira (15) para 94,1% nesta terça, um recorde. Nas últimas 24 horas, a capital mineira registrou 1.679 novos casos de covid-19 e chegou a 125.661 confirmações para a enfermidade causada pelo novo coronavírus. No mesmo período, a cidade confirmou 28 óbitos pela doença. Com isso, BH já perdeu 2.930 vidas por causa da covid-19 desde o início da pandemia. O documento oficial também traz os dados de casos em acompanhamento e recuperados. Nesta terça, 6.711 pacientes infectados seguem acompanhados pelo sistema de saúde.

O que pode abrir

Serviços de saúde, supermercados e similares, postos de combustível e distribuidoras de gás, restaurantes em paradas de rodovia, bancos, indústria de alimentos, de produtos agrícolas e da cadeia dos serviços essenciais, empresas de telecomunicação e imprensa, transporte de encomendas, de passageiros, restaurantes, bares e similares no sistema deliverypet shops e veterinários, atendimento em emergências ambientais, serviços jurídicos e de contabilidade, serviços domésticos, de cuidadores e de terapeutas, hotelaria, apenas para funcionários, trabalhadores dos serviços essenciais e quem desejar se isolar com sintomas de covid-19, transporte de cargas também estão liberados para circular em qualquer horário.

Podem funcionar até as 20h

Oficinas mecânicas, concessionárias e locadoras de carros, construção civil, lavanderias, comércio de equipamentos de proteção individual, aulas presenciais do último período de cursos de saúde.

O que fecha

Tudo o que não for considerado essencial, como shoppings, lojas de roupas, que não podem atender nem no sistema drive thru. Bares e restaurantes poderão atender por delivery e retirada em balcão. Locais de eventos culturais e jogos de futebol também não serão permitidos. Também ficam fechados, salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e clínicas de estética; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos, cama, mesa e banho e produtos de armarinho; escolas e universidades (públicas e privadas); clubes sociais, esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; eventos culturais e de lazer, além dos sociais. (Por Karine Melo - ).Repórter Agência Brasil - Brasília).

Edição: Valéria Aguiar



BLOG DO BILL NOTICIAS

Brasil vive 'maior colapso sanitário e hospitalar da história', diz Fiocruz com base em novo boletim

 

Profissionais de Saúde atendem infectados pela Covid-19 em hospital em Porto Alegre - Foto: Silvio Ávila/AFP

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmou, em boletim extraordinário do Observatório Covid-19 emitido nessa terça-feira (16), que o Brasil vive "o maior colapso sanitário e hospitalar" de sua história.

Os indicadores do boletim mostram que a situação é extremamente crítica em todo o País

Os dados levantados pelo Observatório trazem informações das secretarias estaduais de Saúde e do Distrito Federal e de secretarias de Saúde das capitais, compiladas desde 17 de julho de 2020. 

No momento, 24 estados e o Distrito Federal têm taxas de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) iguais ou superiores a 80%. Em 15, a taxa é igual ou superior a 90%.

Em Pernambuco, a ocupação é de 96% na rede pública. De acordo com o histórico do levantamento da Fiocruz, a taxa no Estado era, desde 17 de julho, no mínimo, de alerta médio. Desde 7 de dezembro, Pernambuco tem taxas críticas.

Taxa de ocupação dos leitos indica colapso em quase todo o País (Arte: Divulgação/Fiocruz)

Em relação às capitais, 25 das 27 estão com essas taxas iguais ou superiores a 80%, sendo 19 delas superiores a 90%. 

Apenas dois estados não estão em nível crítico, mas médio: Rio de Janeiro, com 79% de ocupação, e Roraima, com 73%.

O cenário é especialmente crítico no Rio Grande do Sul, que tem ocupação de 100%; em Santa Catarina, com 99%; e em Rondônia, com 98%.

Série histórica, iniciada em julho de 2020, mostra o avanço da piora (Arte: Divulgação/Fiocruz)

"A análise chama atenção para os indicadores, que apontam uma situação extremamente crítica em todo o país. Na visão dos pesquisadores que realizam a análise, trata-se do maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil", afirmou a Fiocruz.

Para evitar um colapso ainda maior, a Fiocruz defende a adoção rigorosa de ações de prevenção e controle, como o maior rigor nas medidas de restrição às atividades não essenciais.

"O município de Araraquara, em São Paulo, é apresentado no Boletim como um dos exemplos atuais de como medidas de restrição de atividades não essenciais evitam o colapso ou o prolongamento da situação crítica nos serviços e sistemas de saúde. Com as medidas adotadas pelo município, Araraquara conseguiu reduzir a transmissão de casos e óbitos", destacou a Fiocruz.

Entre as medidas de prevenção e contenção da pandemia, a Fiocruz recomenda um toque de recolher nacional entre 20h e 6h durante a semana e em todo o final de semana; a proibição total de eventos presenciais, inclusive esportivos e religiosos; a suspensão de atividades presenciais em todos os níveis de educação; a instituição de barreiras sanitárias nacionais e internacionais; e a adoção de medidas para redução de superlotação nos transportes coletivos urbanos.(Por Portal Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...