sábado, 13 de abril de 2024

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático

Presidente Lula visita planta frigorífica em Campo Grande (Foto: Ricardo Stuckert)


Abrir novos mercados no comércio internacional e ampliar os canais já existentes tem sido uma das metas do Governo Federal desde o início de 2023. Nos últimos 15 meses, o Brasil celebrou a abertura de 105 novos mercados, em 50 países, mais que o dobro do registrado no mesmo período da gestão anterior, quando 50 mercados foram abertos em 24 países.

Como resultado desse processo, a China habilitou, no mês passado, 38 novas plantas para receber carne importada do Brasil, o que fez com que o número de plantas saltasse de 107 para 145. Somadas, elas vão gerar um incremento de R$ 10 bilhões na balança comercial brasileira no decorrer dos próximos 12 meses.

E nesta sexta-feira (12/4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou em Campo Grande (MS) a finalização do primeiro lote para embarque de carne para o país asiático a partir das plantas recém-habilitadas. A carne foi despachada a partir de uma fábrica da JBS, empresa líder global em produção de alimentos à base de proteína. O presidente destacou que a habilitação dos novos frigoríficos faz parte da série de viagens internacionais que realizou desde o ano passado, citando encontros com 110 presidentes.

“E porque que é importante fazer essas reuniões? Por que quando eu volto, eu digo para meus ministros: ‘agora vocês preparam a bolsa de vocês, coloca o que o Brasil tem para vender embaixo do braço, e vá viajar o mundo’. Hoje, nosso fluxo de exportação e importação já ultrapassa os 560 bilhões de dólares. Se a gente tiver competência, se a gente trabalhar, a gente pode em mais 10 anos, chegar a 1 trilhão de dólares de comércio exterior, porque nós temos capacidade de vender, capacidade de produzir, qualidade, produtividade e temos mercado pra consumir também”, disse o presidente Lula.

Citando melhoras em índices econômicos, como o crescimento de 2,9% no Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país, no ano passado, a queda da inflação - em março, o IPCA, que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,16%, menor índice para o mês desde 2020 - e a política de valorização permanente do salário mínimo, o presidente afirmou que o governo tem que oferecer condições para as pessoas progredirem na vida. “A economia tem que funcionar como uma roda gigante. A hora que o trabalhador ganha mais, ele vira consumidor. A hora que ele vira consumidor, ele vai na loja, no supermercado, comprar. A hora que ele vai na loja, a loja vai encomendar da fábrica, a fábrica vai produzir mais, e aí é um círculo virtuoso de geração de oportunidades para todos nós”, explicou o presidente Lula.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que as viagens internacionais realizadas pelo presidente Lula geraram oportunidades e construção de acordos com outros países. E citou que o Brasil é reconhecido pela produção de qualidade, respeitando regras sociais e ambientais. “Ninguém no mundo produz com tanta sustentabilidade como os produtores brasileiros. Ningúem no mundo respeita mais o meio ambiente do que o produtor brasileiro. E isso é oportunidade de negócio", explicou. - Agência Brasil.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Irã confirma ataque com drones e mísseis contra Israel

O Corpo dos Guardiões da Revolução Islâmica disse que 'atacou certos objetivos' ao comentar sobre o conflito com forças israelenses

Bandeira do Irã e a cidade de Tel Aviv na noite do dia 13/04/2024, onde foram lançado drones por forças do Irã (Foto: Reprodução I Divulgação)


O Corpo dos Guardiões da Revolução Islâmica (CGRI) do Irã confirmou uma operação com mísseis e drones contra Israel em resposta aos ataques de forças israelenses contra aliados do regime iraniano no Líbano, na Síria, no Iraque e no Iêmen.

“Em resposta aos numerosos crimes do regime sionista, incluindo o ataque à seção consular da embaixada iraniana em Damasco e o martírio de um grupo de comandantes dos assessores militares de nosso país na Síria, a Força Aeroespacial do CGRI atacou certos objetivos dentro dos territórios ocupados com décadas de mísseis e drones”, anunciou o CGRI por meio de um comunicado. O relato foi publicado pelo HispanTV, canal estatal uraniano. O líder Supremo do Irã, Ali Hosseini Khamenei, prometeu punição a Israel por causa dos ataques aos aliados dos iranianos. O governo israelense foi denunciado na Corte Internacional de Justiça por autoridades da África do Sul por causa do crime de genocídio contra palestinos na Faixa de Gaza, território onde fica o grupo islâmico Hamas. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS


'O Brasil está pronto para se tornar uma potência', diz Lula na Anfavea

"Não há hipótese de o governo não fazer o que for necessário para o país voltar a crescer", disse Lula na Anfavea. O presidente fez elogio contundente ao ministro Alexandre Padilha

Lula na Anfavea (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil está pronto para se tornar uma potência econômica. Lula participou nesta sexta (12/4) de cerimônia de inauguração da nova sede da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em São Paulo.

“O Brasil tem uma oportunidade no século 21 que não teve no século 20. O país está pronto para se tornar uma potência. E não há hipótese de o governo não estar disposto a fazer o que for necessário para o país voltar a crescer, gerar mais empregos e mais renda. Este país pode virar uma grande potência econômica”, disse Lula, durante seu discurso.

Para o presidente, a necessidade de o planeta fazer a transição energética para uma matriz menos poluente é essa oportunidade. “Nós temos que tirar proveito disso”, completou. Lula afirmou estar cansado de o Brasil ser visto como um país em vias de desenvolvimento.

“Nós precisamos aprender a ser grandes. Isso é gerar sonho na cabeça do nosso povo. A gente não quer um país de gente que só ganhe salário mínimo, que viva do Bolsa Família, em que as pessoas tenham medo de se tornar inúteis com esta revolução digital. A gente quer um país em que as pessoas possam se transformar em cidadãos de classe média, do ponto de vista da formação, do ganho salarial”.

O presidente esteve acompanhado (na foto de abertura, da esquerda para a direita) dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Ricardo Lewandowski (Justiça), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Fernando Haddad (Fazenda). E do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges.

No início da cerimônia, o presidente da Anfavea, Marcio Lima, havia afirmado que um discurso proferido por Lula em 2004, na antiga sede da associação, serviu de inspiração para o setor: “Aquela foi mais que uma fala, para nós foi um plano de ação, perseguido desde então pela nossa indústria”, disse Lima.

Naquele discurso, lembrou o dirigente da Anfavea, Lula destacou a importância da indústria automotiva e conclamou o setor à ousadia. “Saímos de uma produção média de 1,6 milhão de carros naquele período e chegamos a 3,4 milhões. E nós vamos voltar àquele patamar, tenha certeza”, completou Lima.

No palco da Anfavaea, um telão, postado atrás dos ministros que acompanharam Lula, exibia a frase “O Maior Ciclo de Investimentos da Indústria Automotiva”. O texto faz referência ao anúncio de investimentos de R$ 125 bilhões até 2033, feito pelas montadoras de veículos. “A razão de existirmos são os investimentos”, afirmou o presidente da Anfavea

“Eu duvido que houvesse alguém nesta sala, na USP, na Unicamp ou no Vaticano, dois anos atrás, que imaginava que a indústria automobilística fosse anunciar essa decisão de investir”, disse Lula. “Aconteceu alguma coisa: a indústria passou a ter confiança no Brasil, a ter segurança jurídica, estabilidade econômica e social. Isso é tudo o que interessa para quem quer investir e para quem quer trabalhar.”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aproveitou para pedir apoio do setor automotivo para que a proposta de reforma tributária seja aprovada sem novas mudanças no Congresso. “É importante que a indústria esteja alerta para que a reforma não seja desvirtuada. A partir da semana que vem, o momento é de falar com os presidentes Arthur Lira e Rodrigo Pacheco para que a reforma tributária tenha celeridade”, afirmou Haddad.

Segundo o ministro, o presidente deve encaminhar uma mensagem ao Congresso, na próxima semana, pela votação da proposta de reforma tributária. Em sua fala, Lula reforçou o pedido, dirigindo-se à plateia e ao presidente da Anfavea: “Cada um de vocês aqui conhece alguns deputados. Não deixem o Haddad sozinho”.

Defesa de Padilha

Outro recado político que marcou a noite foi a defesa do ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais. “O Padilha está num cargo que parece o mais fácil, nos primeiros seis meses. Depois surgem as divergências”, comentou. E garantiu: “Só de teimosia, vai ficar muito tempo no cargo. Não tem ninguém mais preparado que ele para lidar com a adversidade no Congresso Nacional”.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, destacou que os investimentos anunciados pelo setor automotivo são reflexo de projetos do atual governo como o Nova Indústria Brasil e o Mobilidade Verde e Inovação (Mover). Alckmin afirmou que o conjunto dos projetos propõe o desenvolvimento da indústria local a partir do conceito da descarbonização. “Podemos ser um exemplo para o mundo.”

Durante a cerimônia, o presidente da Anfavea já havia destacado o diálogo permanente com os sindicatos dos trabalhadores do setor como um elemento de construção de planos de investimentos. “Quantas rodadas de negociação para discutir acordos com os trabalhadores, e isso nos ensinou muito, aprendemos a nos respeitar.”

Moisés Selerges, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, lembrou de projetos negociados entre as empresas e os sindicatos em outros momentos, como o Proálcool, na década de 1970, e câmara setorial que, na década de 1990, deu origem aos chamados carros populares. “Aquela acordo resultou em estancar uma crise e a reestruturação das fábricas foi feita de forma negociada”, disse Selerges.

Segundo o sindicalista, o desafio atual vai exigir mais do que as propostas já apresentadas. “Falei ao Alckmin que o projeto Mover é muito bom, mas deve ser mais ousado, ir além das metas estabelecidas de investimentos em pesquisa, mas considerar também metas de produção, de vendas internas e de exportação”, afirmou o líder metalúrgico. “O Brasil deve estipular a meta de saltar de oitavo para sexto maior produtor de veículos automotores do mundo”, completou. - Agência Gov.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Representante do X no Brasil renuncia ao cargo em meio a ataques de Musk à soberania nacional

Diego de Lima Gualda apresentou uma carta de renúncia após Moraes reafirmar que os representantes da empresa no Brasil seriam responsabilizados por eventuais violações

Elon Musk e Alexandre de Moraes (Foto: REUTERS/Adrees Latif | Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Na última quarta-feira (10), Diego de Lima Gualda, advogado e cientista político que ocupava o cargo de administrador do braço brasileiro do X, antigo Twitter, apresentou sua renúncia, conforme registros da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), informa a Folha de S. Paulo. A renúncia, datada dois dias antes, ocorreu em meio às crescentes tensões entre o dono da empresa, o multibilionário Elon Musk, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Até a noite desta sexta-feira (12), não havia sido designado um novo administrador para o X Brasil, deixando um vácuo de liderança na empresa.

A renúncia de Gualda ocorreu logo após Moraes negar um pedido da empresa para transferir a responsabilidade por possíveis descumprimentos de ordens judiciais para o X internacional. Os advogados da empresa argumentaram que a filial brasileira não possuía autoridade para tomar decisões relacionadas ao cumprimento de ordens judiciais, mas Moraes refutou esse argumento, afirmando que a empresa e seus representantes legais eram plenamente responsáveis perante a justiça brasileira.

Em sua decisão, Moraes citou Gualda, que assumiu o cargo em agosto de 2021, sucedendo Fiamma Zarife. O nome de Gualda foi mencionado nos chamados "Twitter Files - Brazil", uma série de postagens na plataforma feitas pelo jornalista e ativista Michael Shellenberger, que expuseram postagens no X com uma série de críticas a Moraes. Em uma das mensagens, datada de agosto de 2021, Gualda mencionou um "forte componente político" em uma investigação, sugerindo pressões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a plataforma. Depois da publicação do "Twitter Files", Musk passou a atacar publicamente Moraes e ameaçou reativar perfis bloqueados por ordens judiciais. Em resposta, o ministro incluiu Musk no inquérito das milícias digitais e impôs multas e responsabilidades legais à empresa no Brasil. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Irã apreende navio português e diz que a embarcação é ligada a Israel

 

Há tensões regionais desde o início do genocídio de Israel em Gaza, com os EUA participando de confrontos com grupos alinhados ao Irã no Líbano, na Síria, no Iraque e no Iêmen

Imagem divulgada pela Marinha dos EUA supostamente mostra um navio da Marinha iraniana e membros das forças iranianas embarcando no navio-tanque civil WILA a caminho dos Emirados Árabes Unidos, em águas internacionais no Estreito de Ormuz (Foto: U.S. NAVY / Divulgação via REUTERS)


Por Maha El Dahan

A Guarda Revolucionária do Irã apreendeu um navio de carga ligado a Israel no Estreito de Ormuz neste sábado (13), dias depois de Teerã ter falado que poderia fechar a importante rota marítima e de ter avisado que faria uma retaliação ao ataque israelense ao seu consulado na Síria.

A agência de notícias estatal iraniana IRNA informou que um helicóptero da Guarda Revolucionária embarcou e levou para águas iranianas o MSC Aries, de bandeira portuguesa, alegando relação com Israel.

A MSC, que opera o Aries, confirmou a apreensão do navio e disse que está trabalhando “com as autoridades competentes” para o seu retorno seguro e o bem-estar dos seus 25 tripulantes.

A MSC aluga o Aries, que é da Gortal Shipping, uma afiliada da Zodiac Maritime, disse a Zodiac em comunicado, acrescentando que a MSC é responsável por todas as atividades do navio. A Zodiac é parcialmente de propriedade do empresário israelense Eyal Ofer.

O vídeo que circulou nos canais de notícias iranianos mostrava a apreensão e incluía uma pessoa descendo de rapel do helicóptero para o navio. A Reuters confirmou que o navio do vídeo era o MSC Aries, mas não conseguiu verificar a data em que foi gravado.

O incidente ocorre em meio a crescentes tensões regionais desde o início da campanha de Israel em Gaza, em outubro, com Israel ou seu aliado Estados Unidos participando de confrontos constantes com grupos alinhados ao Irã no Líbano, na Síria, no Iraque e no Iêmen. - DUBAI (Reuters).

(Reportagem de Enas Alashray e Muhammad Al Gebaly no Cairo, Maha El Dahan e Federico Maccioni em Dubai e Maayan Lubell em Jerusalém)


BLOG DO BILL NOTICIAS

Chefe do Exército da Ucrânia diz que região leste está sob intenso ataque da Rússia

A desaceleração da assistência militar vinda do Ocidente deixou o território ucraniano mais exposto a ataques aéreos e fortemente desarmada no campo de batalha

Comandante das Forças Terrestres Ucranianas Syrskyi concede entrevista à Reuters na região de Kharkiv (Foto: VALENTYN OGIRENKO / REUTERS)

O chefe do exército da Ucrânia disse neste sábado que a situação na região leste do país piorou nos últimos dias, à medida que a Rússia intensificou os ataques blindados e as batalhas pelo controle de uma vila a oeste da cidade devastada de Bakhmut.

A declaração do coronel general Oleksandr Syrskyi, mais de dois anos depois da invasão da Rússia, refletiu o clima sombrio em Kiev, já que a ajuda militar fundamental dos Estados Unidos que Kiev esperava receber meses atrás está presa no Congresso.

O coronel Syrskyi disse que viajou para a região para estabilizar a área enquanto grupos de agressores russos usavam tanques e veículos blindados, se aproveitando do clima seco e quente, o que torna a manobra mais fácil.

“A situação na região leste ficou consideravelmente mais tensa nos últimos dias. Isto está ligado, principalmente, à significativa ativação de ação ofensiva por parte do inimigo após as eleições presidenciais na Rússia”, escreveu ele no aplicativo Telegram.

Desde que o Presidente Vladimir Putin foi reeleito em um pleito realizado em meados de março, a Rússia intensificou seus ataques à Ucrânia e desencadeou três ataques aéreos massivos contra o seu sistema energético, destruindo centrais elétricas e subestações.

A desaceleração da assistência militar vinda do Ocidente deixou a Ucrânia mais exposta a ataques aéreos e fortemente desarmada no campo de batalha. Kiev tem feito apelos cada vez mais desesperados por fornecimento de mísseis de defesa aérea nas últimas semanas. - QUIIV (Reuters).

(Reportagem de Tom Balmforth)


BLOG DO BILL NOTICIAS

Hezbollah atacou Israel com drones, diz porta-voz das forças israelenses

 O grupo islâmico ocupa o Líbano e é apoiado pelo Irã

Lançamentos do Hezbollah contra Israel (Foto: Reuters)

Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmou que o sistema de defesa aérea interceptou dois drones explosivos e vários mísseis lançados pelo grupo islâmico Hezbollah, apoiado pelo Irã.

O regime iraniano lançou drones contra Israel por causa dos ataques feitos por forças israelenses contra aliados do Irã no Líbano, na Síria, no Iraque e no Iêmen.

O Hezbollah ocupa o território libanês, os houthis ocupam o Iêmen. A Síria e o Iraque têm grupos apoiadores do Irã em seus países.

Árabes derrotaram os persas, que ocupavam o Irã, obrigaram o país a se submeter ao Islã. Iranianos têm a mesma religião que os árabes, originários da Península Arábica. Os árabes falam árabe, os iranianos falam farsi.

Criada em 1945, a Liga Árabe, por exemplo, não tem o Irã como um de seus membros - Arábia Saudita (rival do Irã), Argélia, Bahrein, Comores, Catar, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Iêmen, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Síria (suspensa), Sudão, Somália e Tunísia. -247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lindbergh diz que ofensiva de Elon Musk faz parte do 'golpismo remanescente no Brasil' e manda recado a Eduardo Bolsonaro

Em referência ao deputado do PL, o petista afirmou que 'ir ao exterior buscar sanções ao próprio país é criminoso e inaceitável'. Também criticou a 'ditadura de extrema direita'

Lindbergh Farias (mais destaque), Elon Musk (círculo) e, no quadrado, Eduardo Bolsonaro é o terceiro da esq. para a dir. na primeira fila durante encontro com bolsonaristas em frente ao Capitólio (EUA) (Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados I Divulgação I Gonzalo Fuentes / Reuters)

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou na rede social Bluesky que os ataques de Elon Musk ao Supremo Tribunal Federal fazem parte de um "golpismo remanescente no Brasil". "São uma ameaça à nossa democracia!", escreveu o parlamentar.

O petista aproveitou para fazer um alerta sobre as articulações de políticos bolsonaristas com autoridades norte-americanas, com o intuito de prejudicar a imagem do ministro Alexandre de Moraes (STF) e do campo progressista (esquerda) no Brasil.

O parlamentar criticou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que foi aos Estados Unidos no mês passado, onde concedeu uma entrevista coletiva em frente ao Capitólio (Legislativo dos EUA), para atacar a Justiça brasileira.

"Nunca foram patriotas. Sempre foram traidores. Ir ao exterior buscar sanções ao próprio país é criminoso e inaceitável. Quem queria uma ditadura de extrema direita aqui eram esses canalhas. Sem anistia pra golpista!", afirmou Lindbergh.

Críticas ao Judiciário são uma estratégia do norte-americano Steve Bannon, 69 anos, que tentou na última década fazer partidos de direita chegarem ao poder nos Estados Unidos e em outros países. Em janeiro de 2021, quando Donald Trump (Partido Republicano) perdeu a eleição, vários apoiadores invadiram o Legislativo (Capitólio) e acusaram o sistema eleitoral de ser fraudulento.

Durante o seu governo, Jair Bolsonaro (PL) tentou passar para a população a mensagem de que o Judiciário atrapalhava a gestão. Ex-mandatário defendeu a participação das Forças Armadas na apuração do resultado das eleições.

Bannon, que foi estrategista de Trump, teve um encontro com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos EUA após o segundo turno da eleição de 2022 no Brasil e aconselhou o parlamentar a questionar o resultado.

Em 2023, o Tribunal Superior Eleitoral tornou Jair Bolsonaro inelegível por fazer ataques verbais contra o sistema eleitoral brasileiro ao acusar as urnas eletrônicas de não ter segurança contra fraudes.

Atualmente, policiais federais investigam um plano golpista apoiado por aliados do ex-mandatário. A tentativa de golpe previa a prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Entre os alvos da operação estão Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, todos generais e antigos assessores de Jair Bolsonaro. - 247.





BLOG DO BILL NOTICIAS

Saúde quer vacinar 130 mil indígenas até 12 de maio

 

Também serão oferecidos outros atendimentos

Rafa Neddemeyer/Agência Brasil


O Ministério da Saúde inicia neste sábado (13) o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo, em áreas de difícil acesso. Até o dia 12 de maio, 992 aldeias e 130 mil indígenas devem ser atendidos pelas equipes de vacinação.

De acordo com o ministério, o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas abrange um total de 23 distritos sanitários especiais indígenas (DSEI) em todas as cinco regiões do país. Serão ofertadas 240 mil doses de imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação. Mais de 2,5 mil trabalhadores da saúde estão envolvidos na atividade.

“A imunização deste público exige grande esforço pois residem em áreas de difícil acesso terrestre, acesso fluvial limitado em períodos de estiagem e áreas com acesso estritamente aéreo”, destacou a pasta, por meio de nota.

Brasília (DF) 11/04/2024 – A ministra da Sáude, Nísia Trindade durante coletiva de imprensa para  detalhar as ações para a reconstrução da Estratégia Saúde da Família
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
A ministra da Sáude, Nísia Trindade.  Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Durante evento na Aldeia Kuahi, na Terra Indígena Uaçá, nas imediações do Oiapoque, no Amapá, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, assinou uma ordem de serviço para o início das obras de uma unidade básica de saúde indígena (UBSI) na Aldeia Espírito Santo. A previsão do ministério é que 708 pessoas sejam beneficiadas pela estrutura.

No local, vivem 19 famílias que, juntas, totalizam 85 moradores. De acordo com a pasta, serão oferecidas, ao longo do dia, 2,7 mil doses de rotina. Após o evento, os imunizantes serão distribuídos aos polos-base do Oiapoque. Outras 1.140 doses contra a covid-19 também serão distribuídas no local.

As demais vacinas a serem aplicadas são BCG, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), pneumo 23, poliomielite, varicela, difteria e tétano, meningo ACWY, meningocócica C, poliomielite oral, rotavírus, HPV, pentavalente, pneumo 10 e DTPA (para gestantes).

“Serão ofertados outros atendimentos em saúde, de forma a oportunizar as entradas em território indígena, pelas equipes multidisciplinares e demais categorias profissionais. Serão entregues kits de saúde bucal e haverá atendimento com dentista; distribuição de remédios; atendimento com fisioterapeuta, psicóloga e assistente social; testagens rápidas e leitura de lâminas para malária (resultado sai em 30 minutos); e orientações sobre dengue”, informou a o ministério.

Internet

Ainda como parte das atividades, está previsto o início da instalação de antenas em aldeias e postos de saúde indígena. Ao todo, 12 locais serão contemplados com equipamentos de internet de alta velocidade: a Casa de Saúde Indígena de Oiapoque, o Polo Base Aramirã, o Polo Base Kumarumã, o Polo Base Manga, o Posto de Saúde Indígena Kunana, o Posto de Saúde Indígena Galiby, o Posto de Saúde Indígena do Açaizal, o Posto de Saúde Indígena Espírito Santo, o Posto de Saúde Indígena Santa Izabel, o Posto de Saúde Indígena do Flexa, o Posto de Saúde Indígena Estrela e o Posto de Saúde Indígena Tukay.

Laboratório transfronteiriço

Ainda neste sábado, Nísia assina um contrato de criação do Centro Transfronteiriço de Vigilância em Saúde. O objetivo é aprimorar o monitoramento e a prevenção das doenças transmissíveis na região entre o Amapá e a Guiana Francesa.

Como forma de garantir pronta resposta nos dois países, a pasta informou que será construído também o Laboratório de Fronteira, ampliando a capacidade de prevenção e resposta contra surtos e epidemias, sobretudo na gestão de alertas diante casos de dengue, malária, covid-19, gripe, rubéola, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

“Na prática, todo tipo de doença será monitorada e desencadeará ações específicas na região da fronteira, evitando que se alastre para o resto dos estados de ambos os países. Além disso, favorecerá a troca de informações estratégicas, fundamentais para a construção da política internacional adequada e oportuna para a prevenção e controle de doenças.” - Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília.

Edição: Aécio Amado



BLOG DO BILL NOTICIAS

Agressor é morto a tiros após esfaquear e matar 6 pessoas em shopping na Austrália

 Cinco das seis vítimas eram mulheres

Polícia e serviços de emergência em Bondi Junction, em Sydney (Foto: AAP Image/Steve Markham via REUTERS)


Por Kirsty Needham e Jill Gralow

Um agressor que esfaqueou e matou seis pessoas em um shopping na cidade de Sydney foi morto a tiros pela polícia no subúrbio à beira-mar de Bondi neste sábado, disse a polícia, enquanto centenas de pessoas fugiam do local.

O agressor foi baleado por um policial depois de atacar pessoas no movimentado shopping center Westfield Bondi Junction, disse um comunicado da polícia.

Cinco das seis vítimas eram mulheres. Outras oito pessoas, incluindo um bebê de nove meses, foram levadas ao hospital com ferimentos de faca, disse a comissária de polícia de Nova Gales do Sul, Karen Webb, em entrevista coletiva.

Neste momento, a polícia não acredita que o ataque esteja relacionado com terrorismo, afirmou Webb. O primeiro-ministro Anthony Albanese disse que ainda não há indicação sobre o motivo do crime.

"Este foi um ato horrível de violência, visando indiscriminadamente pessoas inocentes que faziam compras em um sábado comum", disse Webb aos jornalistas.

"Esta noite os primeiros pensamentos de todos os australianos estão com as vítimas destes atos terríveis."

A Austrália, um país com cerca de 26 milhões de habitantes, tem algumas das leis mais rígidas do mundo sobre armas e facas, e ataques como o de sábado são raros. - SIDNEY (Reuters).

(Reportagem de Kirsty Needham, Jill Gralow, Sam McKeith, Praveen Menon e Lewis Jackson em Sydney)


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula retoma o sonho de um Brasil grande

“Se a gente sonhar pequeno, nem lembra do sonho de manhã. As coisas grandes são resultado de muita coragem", disse o presidente Lula du...