quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

EDUCAÇÃO NA PANDEMIA - Escolas da rede estadual retomam as aulas nesta quinta-feira em modelo híbrido

O secretário de Educação e Esportes afirmou que todas as instituições possuem lavatórios de mãos, álcool 70% em gel, sinalização e placas educativas

Volta às aulas do ensino médio na Escola Técnica Estadual Miguel Batista - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual deram início, nesta quinta-feira (4), ao ano letivo de 2021. Em todo o Estado, são 1.060 escolas que estão abrindo para receber os mais de 303 mil alunos.

Seguindo os protocolos sanitários de higiene, a retomada das aulas adota o modelo híbrido, mesclando aulas presenciais e remotas.

O secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, salientou que todas as instituições redes estão munidas de lavatórios de mãos, totens de álcool 70% em gel, sinalização e placas educativas sobre a obrigatoriedade de distanciamento social e uso de máscara. "Estamos esperando um volume moderado de estudantes nesse início de ano letivo. Preparamos as nossas unidades para garantir a segurança de cada estudante", afirmou o secretário.

No bairro da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, a Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista realizou o acolhimento dos alunos novatos. Aluna do primeiro ano do curso de Comunicação Visual, a estudante Maria Eduarda, 15, estava ansiosa para voltar a frequentar a escola. "Eu não via a hora de poder ter aula presencial, porque ano passado praticamente não tive contato cara a cara", disse. "Assim que cheguei, tive a minha temperatura medida e higienizei minhas mãos com álcool. Também recebi um kit com três máscaras da escola", emendou.

De acordo com o gestor da ETE Miguel Batista, Jamesson Nunes, dos 180 alunos dos cursos da escola, 158 optaram por voltar no modelo presencial. "Percebemos que o interesse dos pais e alunos por ter aulas presenciais cresceu. Para garantir a segurança, vamos organizar um horário com um revezamento dos estudantes, alternando os horários de parte da turma com aulas remotas e aulas em sala de aula", explicou o gestor.

Também na escola alguns pais de alunos, que estavam fazendo a retirada dos livros dos estudantes. Claudimar Avelina, 42, é mãe de uma aluna do primeiro ano do ensino médio da instituição. Animada com o início das aulas, Claudimar gostou da organização da escola. "Vim fazer a retirada dos livros e gostei do que vi. Muitas pias e locais para higienizar as mãos, além dos cartazes com as orientações. Acredito que esse reforço quanto ao uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos, que já vem sido tão explicado desde o início da pandemia, ajude a manter a segurança e a saúde", declarou Claudimar.

Todos os estudantes e professores vão receber kits com máscaras e protetores faciais, respectivamente. O Estado garantiu também todos os programas criados durante a pandemia, como o Educa-PE, Conecta Aí e Cartão Alimentação Escolar. (Por Portal Folha de Pernambuco).


Volta às aulas do ensino médio na Escola Técnica Estadual Miguel Batista. Foto: Arthur Mota



BLOG DO BILL NOTICIAS

Após ter 80% do corpo queimado, homem recebe primeiro transplante de rosto e mãos do mundo

A operação foi realizada no Centro Médico NYU Langone, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos

Joe é a primeira pessoa do mundo a receber um transplante duplo de rosto e mãos - Foto: NYU LANGONE HEALTH/AFP

Foi realizada a primeira operação de transplante duplo de rosto e mãos do mundo. Joe DiMeo, 22, paciente que recebeu o transplante, teve 80% do corpo queimado após um acidente de carro em 2018. O transplante duplo foi feito em agosto de 2020, no Centro Médico NYU Langone, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Após cinco meses de recuperação, a equipe médica que cuidou de Joe se sentiu segura para afirmar que foi um sucesso. 

De acordo com o médico que dirigiu a cirurgia, o cirurgião plástico Dr. Eduardo D. Rodriguez, a maioria das pessoas que têm o corpo queimado na porcentagem que Joe teve não sobrevive. "Ele sobreviveu após ter 80% do corpo queimado. A maioria das pessoas com esse percentual do corpo queimado não sobrevive. E isso compromete severamente a vida dele", contou o médico. 

O acidente de Joe aconteceu à noite, quando ele estava voltando para casa, após o trabalho. "Eu acho que caí no sono na direção e saí da estrada", contou DiMeo. Após o acidente, o carro de Joe explodiu. 

Embora outro motorista que passava conseguisse resgatá-lo do carro em chamas, o acidente resultou em vários dedos amputados, grandes cicatrizes no rosto, perda de lábios e pálpebras, o que afetou sua visão e sua capacidade de levar uma vida normal e saudável. 

Ele ficou em coma induzido por mais de dois meses e passou por 20 cirurgias construtivas no pós-acidente. 

Havia apenas 6% de chance dele encontrar um doador compatível para a cirurgia de mão e rosto, mas ele "deu sorte", de acordo com o Dr Rodrigues. Este foi o quarto transplante de face realizado por Rodríguez, e o primeiro das mãos realizado sob sua coordenação. Duas outras tentativas simultâneas de transplante facial e de mão são conhecidas, mas ambas falharam.

Um dos pacientes morreu de complicações causadas por uma infecção, enquanto o outro teve que ser submetido a uma amputação das mãos transplantadas. 

Um teste de anticorpos reativos indicou que DiMeo rejeitaria 94% dos doadores, portanto, encontrar uma correspondência exigiu uma pesquisa nacional equivalente a "encontrar uma agulha em um palheiro", disse Rodriguez. 

O doador compatível foi finalmente encontrado em Delaware, por meio do programa de doadores Gift of Life.  A operação bem-sucedida, com Joe, teve uma duração de 23 horas e contou com uma equipe de 96 profissionais. 

DiMeo recebeu um transplante de ambas as mãos até o meio de seu antebraço, incluindo os ossos do rádio e da ulna, três nervos dominantes, seis veias que exigiam conexões vasculares e 21 tendões. 

Ele também fez um transplante de face completo, incluindo testa, sobrancelhas, orelhas, nariz, pálpebras, lábios e ossos do crânio, maçãs do rosto, nariz e queixo.

Com muita fisioterapia, o progresso de Joe já supera o que era esperado. "O progresso, até agora, está realmente indo além do planejado. Minha motivação é muito alta, lá em cima. O que mais me surpreende são as minhas mãos. Eu realmente queria as mãos primeiro", relatou DiMeo. Ele já consegue realizara atividades com maior facilidade, como segurar os alteres que precisa usar na fisioterapia. 

"Para Joe, essa operação basicamente possibilitou sua independência e liberdade", completou o médico Eduardo D. Rodriguez. (Por Maria Priscila Martins, com informações da AFP).


BLOG DO BILL NOTICIAS


Governo de Pernambuco anuncia convocação de concursados para a área de segurança pública do estado

 

Foto: Júlio Jacobina/DP

A Secretaria de Defesa Social (SDS) confirmou, na manhã desta quinta-feira (4), a convocação de 1.995 mil aprovados em concursos públicos na área de segurança de Pernambuco. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara (PSB), em reunião do programa Pacto pela Vida, ao lado do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

Entre os setores contemplados, serão convocados 1.510 mil novos policiais militares, 100 delegados para a Polícia Civil, além de 220 profissionais para integrar o Corpo de Bombeiros. Na parte da Polícia Científica, serão 50 médicos legistas e 45 auxiliares de peritos convocados.

Segundo a SDS, as primeiras turmas vão começar o curso de formação em abril. (
Por: Diario de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Encurralado, Moro recorre ao STF contra liberação de mensagens da Lava Jato a Lula

 

Sergio Moro e STF (Supremo Tribunal Federal) (Foto: Agência Brasil)

Na defensiva depois da divulgação das novas conversas da Lava Jato, o ex-juiz Sergio Moro recorreu ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, contra a decisão de Ricardo Lewandowski que entregou a Lula as mensagens roubadas por hackers de autoridades da Lava Jato.

O recurso foi assinado por Rosângela Moro, esposa do ex-magistrado. No documento, ele argumenta que houve violação do princípio do juiz natural, segundo o site O Antagonista

Edson Fachin já havia negado pedido semelhante apresentado pela defesa de Lula, que chegou a encaminhar o caso ao plenário do Supremo para análise. Lewandowski liberou os diálogos aos advogados do ex-presidente e nesta semana retirou o sigilo das conversas.

Após a divulgação das mensagens, Moro divulgou nota tentando negar os crimes revelados em seus diálogos com o procurador Deltan Dallagnol. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS



Biden surpreende mais uma vez e retoma operações com portos e aeroportos com Venezuela

 

(Foto: Reuters)

O governo Joe Biden continua a surpreender com um pacote de medidas progressistas de de pacificação. Nesta terça-feira (2), foi revogada decisão do governo Trump e emitida uma licença que autoriza a retomada de operações portuárias e aeroportuárias com a  Venezuela

O Departamento do Tesouro emitiu a licença 30A, que permite a operação portuária e aeroportuária comum, o que havia sido proibido em agosto de 2019 pelo governo Trump. O documento afirma, no entanto, que a  licença ainda não é geral e não permite transações com qualquer pessoa ou instituição bloqueada por sanções dos EUA.

Outra medidas progressistas de Biden no início de seu mandato foram a volta dos EUA à Organização Mundial da Saúde (OMS), regras para uso de máscaras e distanciamento social em prédios e áreas federais, retorno ao Acordo de Paris, revogação do  “muslim ban”, que proibia a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de uma série de países de maioria muçulmana, suspensão da proibição para os transgêneros servirem nas Forças Armadas, revogação da construção do muro na fronteira com o México, entre outras.

Mudança de postura 

Biden segue na contramão de Trump, que foi o primeiro líder a reconhecer o opositor golpista Juan Guaidó como presidente da Venezuela e promover as “Sanções de Caracas”, que inclui embargos econômicos ao país, principalmente na área do petróleo, fonte primária da economia do país vizinho. 

O governo de Jair Bolsonaro ecoou as ordens do republicano e passou a promover diversos ataques diplomáticos à Venezuela, chegando a fechar fronteiras com o país. Agora, com o novo cenário em Washington, o governo extremista brasileiro está deslocado no contexto geopolítico para promover novas ameaças à nação vizinha. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Auxílio emergencial: 1,4 milhão de pessoas não sacaram benefício

 

Cerca de R$ 1,3 bilhão em recursos voltaram para os cofres públicos

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Cerca de 1,4 milhão de pessoas não movimentaram os recursos do auxílio emergencial, e R$ 1,3 bilhão foram devolvidos aos cofres públicos.

De acordo com o Decreto nº 10.316/2020, que regulamentou o benefício, o prazo para movimentar o dinheiro a partir do crédito na conta social digital é de 90 dias. No caso dos beneficiários do Bolsa Família que receberam o auxílio, o prazo foi de 270 dias.

O Ministério da Cidadania explicou que, ao longo de 2021, ainda serão realizados pagamentos resultantes de contestações de benefícios negados e que forem considerados elegíveis. O governo também está fazendo reavaliações decorrentes de atualização da base de dados. No dia 28 de janeiro, já houve um pagamento de auxílios após essas análises e revisões.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

O calendário de liberação de saques do benefício foi encerrado no dia 27 de janeiro. O programa de transferência de renda atendeu a 67,9 milhões de brasileiros e gastou R$ 292,9 bilhões em auxílios. (Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Nádia Franco



BLOG DO BILL NOTICIAS

Pernambuco contabiliza 1.650 novos casos e 31 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h

Entre os confirmados 3,5% dos casos apresentam SRAG e 96,5% possuem sintomas leves

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (4), 1.650 casos de Covid-19. Entre os confirmados na atualização, 57 (3,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.593 (96,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 266.999 casos confirmados da doença, sendo 31.266 graves e 235.733 leves.

Também foram confirmados 31 óbitos, ocorridos entre 6 de dezembro de 2020 e essa terça-feira (2). Com isso, o estado totaliza 10.430 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde. (Por Portal Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...