segunda-feira, 23 de maio de 2022

IFPE oferece 3.261 vagas em cursos técnicos e superiores; inscrições começam nesta segunda (23)

As aulas terão início no segundo semestre


                                     Por Concursos e Empregos

A partir desta segunda-feira (23), estarão abertas as inscrições para as 3.261 vagas de cursos técnicos e superiores oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). As oportunidades são nas modalidades presenciais e a distância, em 16 campi e em oito polos de Educação a Distância (EaD). As aulas terão início no segundo semestre.

Entre as vagas oferecidas, 2.065 são para cursos técnicos na modalidade Subsequente (voltada para quem já concluiu o ensino médio); 352 são para cursos técnicos na modalidade Integrada ao Ensino Médio (para quem já concluiu o ensino fundamental); 35 na modalidade Proeja – Qualificação Profissional, e 809 são para cursos superiores, sendo 449 destas ofertadas no modo presencial e outras 360 na modalidade (Ead).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da instituição de ensino até o dia 12 de junho. Será analisado o desempenho escolar dos candidatos durante o ensino fundamental ou médio, ou uma das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das últimas cinco edições.

Segundo o IFPE, 60% das vagas serão reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Dentro deste percentual haverá cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas. Também haverá reserva de vagas nos cursos com vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.

O resultado final será divulgado no dia 8 de julho. Todas as exigências, procedimentos e prazos do processo seletivo estão detalhados no edital

Confira o cronograma:

Inscrições: 23/05 a 12/06

Lista preliminar de Inscrições: 22/06

Retificação de inscrições: 27 e 28/06

Lista final de inscrições e resultado preliminar: 04/07

Interposição de recursos: 05/07

Resultado final: 08/07

Convocação para heteroidentificação: 08/07

Procedimentos para heteroidentificação e aferição da condição de indígena: a partir de 11/07


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ex-prefeito de Serra Talhada Carlos Evandro fecha com Marília Arraes e André de Paula

 

Carlos Evandro também traz para o grupo Socorro Brito e Duquinho, que já foi vice-prefeito


                           Por Blog da Folha

Carlos Evandro fecha com Marília Arraes, Fabrizio Ferraz e André de Paula. Foto: Divulgação.


O palanque da pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, recebeu, nesta segunda-feira (23) mais um importante aliado. O ex-prefeito de Serra Talhada, Dr. Carlos Evandro, anunciou seu apoio à Marília, ao pré-candidato ao Senado, André de Paula e ao deputado estadual Fabrizio Ferraz, que disputa a reeleição. 

Carlos Evandro, também traz para o grupo Socorro Brito, candidata a prefeita no último pleito, e Duquinho, que já foi vice-prefeito. 

“Ter um quadro como Dr. Carlos Evandro caminhando ao nosso lado, defendendo nosso projeto para Pernambuco, é motivo de muita felicidade. Estamos honrados com esse apoio. Nosso grupo segue cada vez mais fortalecido”, disse Fabrizio Ferraz. 

“Estamos fechados com Fabrizio Ferraz pelo trabalho que ele tem desenvolvido e pelo compromisso com o nosso povo. André de Paula é um grande amigo, tem uma trajetória política impecável e ainda tem muito a contribuir com o Estado. E Marília traz consigo a renovação que Pernambuco tanto quer e precisa. Não tenho dúvidas de que fizemos uma escolha acertada. Vamos caminhar ao lado do povo”, finalizou Carlos Evandro.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Doria anuncia desistência da candidatura à Presidência da República

"Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve", declarou o ex-governador de São Paulo

João Doria (Foto: Reprodução)

Em pronunciamento no começo da tarde desta segunda-feira (23), o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou que desistiu de sua pré-candidatura à Presidência da República.

"Hoje, neste 23 de maio, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito essa realidade com a cabeça erguida", declarou.

"O PSDB saberá tomar a melhor decisão para as eleições deste ano. Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve", complementou.

Ao final do discurso, recheado de autoelogios, Doria foi fortemente aplaudido pelos aliados presentes e chorou diante das câmeras.

Ainda não se sabe qual será o posicionamento dos tucanos no pleito. O mais provável é que o partido apoie a senadora Simone Tebet (MDB). 247.




VARÍOLA - Argentina detecta primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

 

O paciente mora na província de Buenos Aires e viajou à Espanha entre os dias 28 de abril e 16 de maio


                              Por Agência O Globo
Varíola dos macacos  - Foto: Reprodução redes sociais

O Ministério da Saúde da Argentina anunciou, nesse domingo (22), que foi detectado o primeiro caso suspeito de varíola do macaco do país. O paciente, que mora na província de Buenos Aires, mas viajou à Espanha entre os dias 28 de abril e 16 de maio, está isolado e apresenta bom estado clínico geral, conforme noticiou o portal "Infobae". O diagnóstico ainda está sob investigação, afirmou a ministra Carla Vizzotti.

De acordo com o Ministério da Saúde argentino, uma amostra foi coletada e enviada ao Laboratório Nacional de Referência INEI-ANLIS Dr. Carlos G. Malbrán para que seja feita uma análise etiológica.

“Enquanto aguardam os resultados, foi formada equipe de trabalho em conjunto com a província de Buenos Aires e a Cidade Autônoma de Buenos Aires, para coordenar ações clínicas, diagnósticas e epidemiológicas para confirmar ou descartar o caso, prestar atendimento clínico adequado e implementar todas as medidas de controle de foco para evitar uma possível transmissão”, alertou a pasta.

O indivíduo procurou atendimento médico na cidade de Buenos Aires neste domingo, apresentando "sintomas compatíveis com a varíola do macaco", como "feridas em diferentes partes do corpo e febre".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, até esse sábado (21), já foram confirmados 92 casos laboratorialmente. No domingo, Suíça e Áustria anunciaram seus primeiros casos confirmados, o que elevou o total de países com infecções por varíola do macaco para 15 nações. Nenhuma morte associada foi relatada até o momento.

"Vale ressaltar que o vírus da varíola dos macacos é considerado de moderada transmissibilidade entre humanos”, acrescentou o Ministério da Saúde da Argentina. “A transmissão entre parceiros sexuais, por contato íntimo durante a relação sexual com lesões cutâneas infecciosas, parece ser o modo provável de transmissão".

De acordo com o Ministério da Saúde argentino, as recomendações em caso de aparecimento dos sintomas — (especialmente erupções cutâneas — são: isolar-se das outras pessoas, como não ir ao trabalho ou à escola, usar máscara e procurar atendimento médico. Também é indicado não doar sangue, células, tecidos, órgãos, leite materno ou sêmen enquanto estiver sob suspeita da doença.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula: "não existe país que cresceu economicamente sem antes investir na educação"

Ex-presidente fez postagem nesta segunda-feira defendendo a necessidade de "investimentos em ciência e tecnologia"

    Lula recebe título de Doutor Honoris Causa da Uneal, em Arapiraca (AL) em 2017 (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Lula (PT) fez postagem nesta segunda-feira (23) pelo Twitter defendendo a necessidade de fazer investimentos em educação.

O petista afirmou querer "apresentar" ao povo propostas de retomada do crescimento econômico a partir da ciência e tecnologia. "Precisamos voltar a gerar emprego, melhorar salários, recuperar investimentos em ciência e tecnologia. Não existe país que cresceu economicamente sem antes investir na educação. E é isso que queremos apresentar para o povo".

Recentemente, o ex-presidente destacou o investimento em educação como um dos maiores legados de seus governos. Brasil247.




Agressões recorrentes de Ciro a Lula ampliam seu isolamento no PDT

Candidatos do partido nos estados buscam alianças com o PT. Enquanto isso, bolsonaristas o usam para espalhar fake news contra o ex-presidente

(Foto: Reprodução | ABr)

O pré-candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, tem ficado cada vez mais isolado em seu próprio partido, segundo informa a jornalista Natália Portinari, no Globo. O motivo: os candidatos do PDT nos estados buscam fechar alianças locais com o PT para se viabilizar eleitoralmente, o que se torna cada vez mais difícil diante das agressões constantes de Ciro contra Lula.

Natalia Portinari escreve que o restante do partido está aberto a alianças com petistas nos estados. "A tendência é que o PDT mantenha Ciro no páreo, mas abra espaço para alianças com o partido de Lula no nível regional. No Maranhão, por exemplo, o pré-candidato ao governo e senador Weverton Rocha (PDT) deve contar com o apoio de uma parte do PT, embora oficialmente o candidato do partido seja Carlos Brandão (PSB). No Rio, o partido quer lançar Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niterói, para governador. Neves, porém, já foi do PT e disse se incomodar com a postura de Ciro em relação ao ex-presidente", escreveu a jornalista.

Linha auxiliar do bolsonarismo

Ao mesmo tempo em que cria problemas em seu próprio partido, Ciro tem sido bastante útil para bolsonaristas, que disseminam fake news contra Lula, que teve todos os seus processos anulados. "Os ataques do pré-candidato do PDT ao Planalto têm sido usados inclusive por aliados do presidente Jair Bolsonaro para criticar o petista. No fim de semana, uma declaração de Ciro durante 'live' com o humorista Gregório Duvivier, que é eleitor de Lula, ficou entre os assuntos mais comentados do fim de semana. A hashtag “OLulaNaoEinocenteBabaca” foi impulsionada, principalmente, por perfis bolsonaristas", lembra a jornalista. (247).

Enxaqueca requer tratamento médico, alerta neurologista

"Não é uma doencinha qualquer", diz especialista Leandro Calia

 

Tânia Rego/Agência Brasil

                                                                            Marcello Cassal Jr./Agência Brasil

No mês de conscientização da cefaleia, o neurologista Leandro Calia, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC) e do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, alertou que as pessoas que costumam ter dores de cabeça, chamadas cefaleia na linguagem médica, devem procurar auxílio médico e não acreditar que a doença não tem tratamento. “Tem controle”, assegurou Calia, em entrevista à Agência Brasil.

O neurologista esclareceu que é denominada cefaleia crônica a cefaleia (dor) que ocorre mais do que 15 dias por mês, há mais de três meses. “Isso se chama cefaleia crônica diária”. Dos quatro tipos de cefaleia crônica diária, os mais frequentes são a enxaqueca crônica e a cefaleia crônica diária do tipo tensional. “Qualquer uma que durar mais de 15 dias por mês, por mais do que três meses”.

Segundo Leandro Calia, a grande diferença entre cefaleias crônicas e cefaleias episódicas é o maior comprometimento na qualidade de vida nas pessoas que têm cefaleias crônicas. Não se deve usar também o termo enxaqueca como sinônimo de cefaleia, alertou o neurologista. “Não é a mesma coisa”.

Disse que a cefaleia pode ser secundária, quando é sintoma de alguma doença, como um tumor, meningite, covid-19, por exemplo. Mas pode ser primária, quando é uma doença por si só, isto é, não tem outra doença causando a dor. “Aí, são centenas de tipos de cefaleia”. Cefaleias primárias incluem a enxaqueca e cefaleia do tipo tensional, a cefaleia em salva (crises de episódios frequentes). Calia advertiu que a exemplo de outras doenças, como o diabetes, por exemplo, a enxaqueca primária tem tratamento. “Tem controle”, reiterou.

Limitação

De acordo com o especialista, a primeira causa de perda de um dia de trabalho, de estudo ou de qualidade de vida é a enxaqueca, abaixo dos 50 anos de idade. “Não é uma doencinha qualquer. É uma doença que limita muito a qualidade (de vida) das pessoas. Na enxaqueca crônica, a dor perdura durante mais de 15 dias no mês”. Insistiu que a pessoa que tem enxaqueca não deve lidar a doença como se ela fosse algo banal, simples, uma coisa qualquer ou uma desculpa para não ir ao trabalho. “As pessoas confundem uma dor de cabeça leve com a enxaqueca crônica, que é um inferno”. Informou que só 30% a 40% das pessoas que têm enxaqueca crônica têm carteira assinada, porque não conseguem manter um trabalho com uma dor que dura mais de 15 dias por mês.

A importância da conscientização sobre o assunto pode ser avaliada pelos dados a seguir, indicou Leandro Calia. Somente a enxaqueca acomete 16% das mulheres e entre 4% a 5% dos homens, o que significa que 20% da população mundial têm enxaqueca. Considerando a enxaqueca crônica, que dura mais de 15 dias de dor ao mês, por pelo menos três meses ou mais, o número atinge entre 1% a 2% da população mundial. Isso significa que a cada 100 pessoas, uma ou duas sofrem dessa doença.

Calia afirmou que há uma estigmatização, ou preconceito, em relação à enxaqueca, contra as mulheres, porque a enxaqueca ataca mais a população feminina. Lembrou, ainda, que a primeira causa de incapacitação nas pessoas que deixam de ir trabalhar ou estudar, no mundo, é dor lombar. “Só que dor lombar é uma condição que vem de diversas doenças. Centenas de doenças causam dor lombar em qualquer faixa etária”. A segunda causa é enxaqueca. Mas considerando pessoas abaixo de 50 anos, a enxaqueca passa a ser a primeira causa, com impactos econômicos. “Isso é um problema mundial”.

Tratamento

No Brasil, 2% da população têm enxaqueca crônica, enquanto 20% a 25% têm enxaqueca que não chega a durar 15 dias por mês de dor, há mais de três meses. “Se forem 10 a 12 dias, não é chamada crônica”, advertiu Calia. Para tratar a dor no dia em que ela se apresenta, os especialistas fazem um tratamento de resgate, com analgésico.

Ele explicou, contudo, que “tratar é não ter dor. Tratar a enxaqueca é controlar as crises de dor de cabeça para que elas não ocorram”. A isso se denomina tratamento preventivo. “É o único tratamento que mereceria esse nome”. Tem que tratar para a dor não ocorrer.

"Hoje existem medicamentos injetáveis, administrados em pontos nas regiões frontal, occipital (posterior da cabeça), temporal e posterior do pescoço, que relaxam a musculatura. Dessa forma, impede que os neurotransmissores levem os sinais de dor até o músculo, reduzindo a percepção pelo sistema central", completou a médica neurologista e neuropediatra, Thais Villa, diretora da Sociedade Brasileira de Cefaleia, e também titular da Academia Brasileira de Neurologia e membro do Conselho Consultivo do Comitê de Cefaleias na Infância e Adolescência da International Headache Society.

Leandro Calia explicou que se a pessoa pode fazer uso de medicamentos injetáveis uma vez por mês para que diminua a frequência de dor. Isso é controle, ou seja, diminuir a frequência de dias com dor, diminuir a duração de cada dor, a intensidade da dor, aumentar o efeito positivo dos remédios analgésicos quando a pessoa está com dor. “Mesmo quando a gente não consegue zerar a dor, tendo um controle como esse, os pacientes são eternamente gratos. Eles saem do inferno. Hoje existem vários tratamentos”. O grande alerta da conscientização é mostrar às pessoas que não devem cair no pressuposto de que não há tratamento para enxaqueca crônica. “Procura o médico e vai se tratar”, recomendou Calia.

Ansiedade, estresse, depressão, rotina inadequada de sono são algumas condições que podem disparar crises de enxaqueca, que perduram por até 72 horas. Outras causas importantes são insônia, jejum prolongado, pouca ingestão de água, sedentarismo e o consumo em excesso de cafeína e bebidas alcoólicas. (Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro).

Edição: Valéria Aguiar



BLOG DO BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...