domingo, 18 de setembro de 2022

“Meu país é o Brasil, bandeira de 215 milhões de pessoas”, diz Lula em Santa Catarina

Em Florianópolis, ex-presidente rebate falsos patriotas que tentam se apropriar dos símbolos nacionais

(Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu falsos patriotas que tentam se apropriar dos símbolos nacionais e empunhou com orgulho as bandeiras do Brasil e do Partido dos Trabalhadores neste domingo (18/09), na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis, durante o ato Todos Juntos por Santa Catarina.

“Essas pessoas precisam aprender algumas coisas e nosso papel é ensinar. Eu pedi as duas bandeiras [do Brasil e do PT] porque, normalmente, um fascista que não tem partido político, que nunca organizou um partido político, que não gosta do povo e que não respeita ninguém, ele diz o seguinte: meu partido é o Brasil”, disse.

“Essa bandeira [do Brasil] não é de um partido, é a de 215 milhões de brasileiros que amam esse país. Eles utilizam essa bandeira porque eles não têm o orgulho de dizer: esse é o meu partido. E o Partido dos Trabalhadores me dá muito orgulho de ter criado”, afirmou Lula.

Reconstruir o Brasil

Em seu discurso, o ex-presidente questionou onde estão as obras de Jair Bolsonaro em Santa Catarina, defendeu o legado no estado dos governos dele e de Dilma Rousseff, que também esteve presente, e disse que seu objetivo é voltar a comandar o Palácio do Planalto para reconstruir o Brasil, sobretudo criando oportunidades para os jovens.

“Nós temos que assumir a responsabilidade, mais uma vez, de devolver ao país a alegria, a esperança, a felicidade, o direito de sorrir, de comer três vezes ao dia, de sonhar com universidade. Nós não queremos tirar nada de ninguém. O que nós queremos é ter uma casa, criar nossos filhos em paz e harmonia, que eles possam estudar, tirar um diploma de doutor, porque não é privilégio dos ricos, é direito de todos”, declarou.

Fome

Lula também citou a volta do país ao Mapa da Fome das Nações Unidas, mais um sinal do desgoverno Bolsonaro, e que políticos de extrema-direita tentam fingir que o problema não assola Santa Catarina, enquanto a plateia lamentava o aumento do número dos moradores de rua na capital catarinense.

“Eu sei que muita gente aqui nesse estado fala: Santa Catarina não tem fome. Eu sei, eu sei. Mas eu sei que esse estado aqui tem pelo menos 500 mil pessoas passando fome. Os dados do IBGE demonstram isso e as pessoas tentam esconder. Não é possível! Se a gente sabe que tem 500 mil, vamos dar comida para essas 500 mil, vamos dar emprego”, garantiu.

O ex-presidente recordou ainda os 580 dias que passou preso ilegalmente em Curitiba, no Paraná, quando foi retirado da disputa das eleições de 2018. “Eles pensaram: não, o Lula já está com não sei quantos anos, em 2022 ele vai estar velhinho, ele não vai poder concorrer. Ah, eles não sabem o que é um pernambucano apaixonado. Eles não sabem que o que deixa uma pessoa velha não é a idade, é a falta de motivação para viver. É a falta de uma causa. E eu tenho uma causa. A minha causa chama-se Brasil, a minha causa chama-se povo brasileiro e esse povo vai voltar ter emprego, vai voltar a comer, vai voltar a passear, vai voltar a rir e vai voltar a ser feliz outra vez”, completou.

Democracia

Décio Lima, prefeito de Blumenau entre 1997 e 2005, deputado federal de 2007 até 2019, e atualmente concorrendo ao governo estadual, disse que Lula é um injustiçado como foi “Pepe Mujica, Mandela, Martin Luther King e Mahatma Gandhi”.

Ele também citou Luiz Carlos Cancellier de Olivo, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que dias antes de ser encontrado morto havia sido afastado do cargo por causa de uma investigação judicial questionada por especialistas.

“Ontem fez cinco anos deste acontecimento cruel. O Brasil foi vítima de poderes que deveriam proteger o povo. Mas Santa Catarina dará ao presidente Lula aquilo que falta para ele ganhar no primeiro turno, aquele 1% que talvez ainda falte. Lula veio pra cá para vencer no primeiro turno com a força do povo catarinense”, atestou.

Já o senador Dário Berger, que disputa a reeleição, citou a importância do pleito de outubro para reestabelecer a ordem democrática e ajudar a enterrar qualquer tentativa golpista.

“Talvez essa seja uma das eleições mais importantes das últimas décadas, o que está em jogo é o futuro de Santa Catarina, do Brasil, da democracia e do estado democrático de direito. De fato, o Brasil piorou muito nos últimos 4 anos, retrocedeu, voltou ao mapa da fome. O Brasil que estamos vivendo hoje não é o que queremos, e para reconstruir este país nós só temos uma oportunidade, e essa pessoa se chama Lula”, completou. (Brasil247).




BLOG DO BILL NOTICIAS

Moraes autoriza envio de Força Federal para reforçar segurança em 561 cidades durante o primeiro turno

Tropas atuarão no Rio de Janeiro, Maranhão, Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins

Sessão plenária do TSE – 23/08/2022 (Foto: LR Moreira/Secom/TSE)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, autorizou o envio da Força Federal para reforçar a segurança em 561 municípios de 11 estados durante o primeiro turno das eleições, no dia 2 de outubro. A decisão, porém, precisa ser validada pelo plenário da Corte.  

De acordo com o site R7, o contingente será enviado aos estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins. Entre as demandas também está o apoio logístico, inclusive em territórios indígenas. 

Os pedidos aprovados pelo TSE são encaminhados ao Ministério da Defesa, responsável pelo planejamento e execução das ações sob responsabilidade das Forças Armadas. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula diz que, se eleito, vai 'dar um jeito no Centrão' e mexer no orçamento secreto

"Se a gente ganhar, a gente vai ter que dar um jeito no Centrão, vai ter que mexer no orçamento secreto", frisou

(Foto: Ricardo Stuckert)

Durante ato de campanha neste domingo (18), em Florianópolis, o candidato presidenciável Lula (PT) afirmou que, se eleito, vai ter que "dar um jeito no Centrão" e mexer no chamado orçamento secreto, instrumento que foi usado por Jair Bolsonaro para impedir o avanço de pedidos de impeachment e aprovar medidas do governo, além de instrumento de campanha.

Em comício na Praça Tancredo Neves, no Centro de Florianópolis, acompanhado de aliados e correligionários, como o candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), Lula reforçou a necessidade de eleger candidatos aliados para assegurar a governabilidade e o avanço de pautas que beneficiem a população. 

"Se a gente ganhar, a gente vai ter que dar um jeito no Centrão, vai ter que mexer no orçamento secreto, vai ter que cumprir o piso da enfermagem, melhorar o piso dos professores", frisou.

Lula repeliu o discurso de Bolsonaro que e diz patriota e antisistema quando ataca o que chama de "velha política". Bolsonaro diz que seu "partido é o Brasil".

"Normalmente, um fascista que não tem partido político, que nunca organizou partido político, que não gosta do povo, não respeita ninguém, diz o seguinte: 'O meu partido é o Brasil'. E eu queria dizer para ele que o Brasil não é partido, é o nosso país", afirmou Lula.

"Esta bandeira aqui não é bandeira de um partido. É a bandeira de 215 milhões de brasileiros que amam este país", completou. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Astronautas chineses de Shenzhou-14 realizam atividades extraordinárias

As atividades demoraram cerca de cinco horas. A informação foi dada pelo Gabinete do Programa Aeroespacial Tripulado da China

 

Shenzhou-14 (Foto: Reprodução)

Rádio Internacional da China - Às 17h47 do dia 17 de setembro, os astronautas chineses de Shenzhou-14, Cai Xuzhe e Chen Dong, concluíram com sucesso atividades extraordinárias que demoraram cerca de cinco horas. A informação foi dada pelo Gabinete do Programa Aeroespacial Tripulado da China. 

Com a ajuda de um pequeno braço mecânico, os dois astronautas realizaram uma série de tarefas extraveiculares, incluindo a instalação de alças de assistência extraveicular e do conjunto de bombas de expansão dos circuitos de carga. Eles também verificaram a possibilidade de um eventual resgate extraveicular. 

A astronauta Liu Yang estava dentro do módulo central para apoiar seus companheiros na missão. Radio Internacional da China.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Relatório do The Lancet sugere que vírus da Covid pode ter surgido em laboratório nos EUA

O relatório sugere que pesquisadores americanos podem ser culpados

(Foto: Reuters)

Um relatório da Comissão para Covid-19 do The Lancet, o principal jornal médico do mundo, sugere que o novo coronavírus, causador da Covid-19, pode ter vazado de um laboratório nos Estados Unidos. 

Publicado na quarta-feira após dois anos de pesquisa, o The Lancet disse que continua "viável" que o Sars-Cov-2 tenha surgido de um evento natural ou de um incidente de laboratório e recomendou a introdução de mais garantias para reduzir o risco de ambas possibilidades. 

Mas o relatório, que cita instituições em Wuhan, primeiro epicentro da pandemia, também sugere que pesquisadores americanos podem ser culpados. O texto observa que “pesquisadores independentes ainda não investigaram” os laboratórios dos EUA e disse que os Institutos Nacionais de Saúde “resistiram a divulgar detalhes” de seu trabalho.

A comissão é liderada pelo professor Jeffrey Sachs, defensor da tese de que o novo coronavírus foi uma liberação acidental da biotecnologia estadunidense. Em junho, o economista lamentou que esta versão, no entanto, “não esteja sendo investigada, nem nos Estados Unidos, nem em nenhum lugar”. (Com informações do The Telegraph). 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Sobrinha de Dom Phillips participa de protesto silencioso contra Bolsonaro em Londres

“Estávamos lá para contestar sua presença no Reino Unido e mostrar solidariedade a Dom e Bruno, mas também a todos os indígenas”, disse Domonique Davies

(Foto: Reprodução redes sociais)

Manifestantes ingleses e brasileiros repudiaram a visita de Jair Bolsonaro em Londres, no Reino Unido, onde foi para participar do funeral da rainha Elizabeth II. 

O ato aconteceu próximo à embaixada e foi um protesto silencioso em que eram exibidos cartazes citando os crimes ambientais de Bolsonaro e contra à humanidade.

Domonique Davies, sobrinha de Dom Phillips, jornalista assassinado em junho deste ano no Vale do Javari (AM) junto com o indigenista Bruno Pereira, estava presente no protesto e compartilhou um vídeo de bolsonaristas gritando com os manifestantes.

“Estávamos lá para contestar sua presença no Reino Unido e mostrar solidariedade a Dom e Bruno, mas também a todos os indígenas e outros que foram assassinados na Amazônia”, disse Davies.

"Pessoalmente, acho que ele não é bem-vindo em solo britânico. E ele não é bem-vindo no funeral da rainha", disse Clare Handford, documentarista que era amiga íntima de Phillips. “Ele é responsável pela destruição da floresta amazônica e pela profanação dos povos indígenas e ele deve ser combatido”, acrescentou.

O correspondente do The Guardian na América Latina, o jornalista Tom Phillips compartilhou um vídeo dos bolsonaristas gritando contra o protesto. “Que cenas vergonhas em um momento de luto nacional”, escreveu Tom. 247.





BLOG DO BILL NOTICIAS

TSE autoriza o envio das Forças Armadas para 11 estados no 1º turno das eleições

Auxílio de militares com segurança e logística é comum, mas neste ano TREs citaram aumento das tensões políticas

(Foto: Agência Brasil)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, autorizou o envio das Forças Armadas para reforçar a segurança no 1º turno das eleições, em 2 de outubro, em 561 localidades de 11 estados. A decisão ainda precisa obter aval do plenário do TSE.

As tropas foram requisitadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos estados. As justificativas são o acirramento da disputa eleitoral, a polarização política e dificuldades logísticas de acessar áreas isoladas, como aldeias indígenas.

Os cerca de 30 mil militares do Exército, Marinha ou Aeronáutica serão enviados ao Acre (21 localidades), Alagoas (2), Amazonas (26), Ceará (36), Maranhão (97), Mato Grosso do Sul (8), Mato Grosso (31), Pará (78), Piauí (85), Rio de Janeiro (167), Tocantins (10). 

TSEs em alerta com aumento da violência 

A presença das Forças Armadas nas zonas eleitorais é comum nas eleições brasileiras. Em 2018 as tropas foram deslocadas também para 11 estados, atendendo 369 zonas eleitorais em 510 cidades.

Neste ano, porém, os TREs estão em alerta em razão do aumento da violência provocada por grupos ou indivíduos de extrema-direita. Entre eles, o assassinato do petista Marcelo de Arruda em Foz do Iguaçu (PR) e do eleitor de Lula Bendito Cardoso dos Santos, em Mato Grosso.

O candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad cancelou eventos de campanha nas cidades paulistas de Presidente Prudente e Ribeirão Preto. Nos dois casos, os motivos foram ameaças e falta de seguranças. 

O cenário internacional também dá sinais do recrudescimento da violência. É o caso da tentativa de homicídio contra a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e o assassinato do ex-premiê japonês Shinzo Abe. Brasil de Fato.

Assine o 247apoie por Pixinscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:




BLOG DO BILL NOTICIAS

Máscaras deixam de ser obrigatórias em escolas, transporte público e farmácias em Pernambuco

 FLEXIBILIZAÇÃO

De acordo com a SES-PE, o uso no transporte público e farmácias será facultativo


                               Por Portal Folha de Pernambuco
Máscaras deixam de ser obrigatórias em escolas - Foto: Reprodução/Paulo Melo

uso de máscara deixa de ser obrigatório em todas as escolas públicas e privadas de Pernambuco a partir de segunda-feira (19). Na data, o uso do item de proteção também passa a ser facultativo no transporte público e em farmácias, permanecendo obrigatório em hospitais e serviços de saúde

A liberação foi anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nesta sexta-feira (16), e será publicada na edição do Diario Oficial do sábado (17).

De acordo com a pasta, a decisão foi tomada após análise do atual cenário epidemiológico da Covid-19, que aponta queda de ocorrências e o fim do período sazonal das doenças respiratórias no Estado.

“Esta medida que anunciamos hoje é fruto, essencialmente, do avanço da vacinação, que tem trazido os indicadores da doença para patamares de controle. Também reforço que, mesmo com essa desobrigação, o uso de máscara ainda é fortemente recomendável para pessoas com sintomas gripais, mesmo que leves, pacientes imunossuprimidos e os idosos que ainda não tomaram todas as quatro doses da vacina”, afirmou o secretário André Longo. 

Cenário epidemiológico
A SES informou que os indicadores da Covid-19 apontam para uma tendência geral de redução da circulação viral em Pernambuco e, consequentemente, queda da ocorrência de casos graves, óbitos e da demanda por leitos de internação. Os dados levam em consideração o fim do período sazonal da doenças respiratória que, geralmente tem início em fevereiro, podendo se estender até o fim do mês de agosto. Atualmente, a positividade para Covid-19 está menor que 1%.

Na última semana epidemiológica (SE 36), que compreende o período entre 04 e 10 de setembro, o estado registrou 190 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), o menor patamar em dois anos. O número representa uma queda de 21% em relação à semana 35 (239 casos de Srag) e de 34% em relação à SE 34 (286).

Já em relação às solicitações de internação em leitos de UTI, foram 124 na semana passada - uma redução 14% na comparação de uma semana, e de 41% em 15 dias. Na análise de leitos de UTI pediátricos, foram registradas 60 solicitações – uma queda de 15% em comparação à SE 35 e de 47% em relação à SE 34.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Bolsonaro corta 93% da verba do Casa Verde Amarela em 2023; não haverá como concluir obras paradas

 CORTE DE VERBA

Recurso deveria construir moradias para famílias com renda de até R$ 1,8 mil


                              Por Agência O Globo

governo Jair Bolsonaro reservou apenas R$ 82,3 milhões para o programa Casa Verde Amarela na proposta de Orçamento para 2023, enviada no fim de agosto ao Congresso Nacional. Foi uma queda de 93% na comparação com este ano (quando foram reservados R$ 1,2 bilhão), mesmo o programa sendo uma das bandeiras do presidente que disputa a reeleição.

quantia reservada para o próximo ano é a menor desde que a criação do Minha Casa, Minha Vida, em 2009. Esse programa foi substituído pelo Casa Verde Amarela pelo atual governo. O Orçamento ainda será votado pelo Congresso Nacional.

A nova política habitacional do governo não prevê a construção de moradias para famílias com renda inferior a R$ 1,8 mil, que não têm condições de assumir um financiamento. Para esse segmento da população, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) tem atuado apenas para retomar obras que estão paralisadas, iniciadas nos governos anteriores.

montante previsto para o próximo ano, porém, não é suficiente nem para dar prosseguimento às 83 mil unidades inacabadas.

Minha Casa, Minha Vida foi criado inicialmente para atender famílias sem capacidade de pagamento e quem pode tomar um empréstimo habitacional. Essa vertente do programa, porém, foi praticamente extinta, ficando apenas com o financiamento com juros mais baixos.

Na primeira versão do programa, as famílias de mais baixa renda (até R$ 1,8 mil) pagavam uma prestação simbólica de R$ 80 por dez anos pelo imóvel.

Neste ano, há R$ 73,9 bilhões programados para o programa como um todo. Esse valor, porém, vem do FGTS e se trata de um financiamento. É um valor destinado a pessoas que assumem um financiamento de até 35 anos, com juros mais baixos.

Há uma “ajuda” do Fundo, que dá um desconto de R$ 22 mil em média para permitir que a prestação caiba no orçamento das famílias. Para o próximo ano, a verba destinada pelo Fundo para habitação ficará em torno de R$ 77 bilhões, somando financiamento e subsídio.

Inicialmente, a União entrava com uma contrapartida para ajudar o FGTS na concessão dos descontos. Porém, desde de 2020, o governo federal não aplica um tostão com essa finalidade. Com isso, o Fundo está arcando sozinho com R$ 8,5 bilhões de subsídios.

Diante das críticas, o MDR lançou neste ano um projeto piloto com 17 empreendimentos em todo o país, somando 3 mil unidades para famílias com renda de até R$ 2 mil por pessoa.

Em 2022, serão aplicados R$ 30 milhões do Orçamento. Para 2023, seriam necessários R$ 170 milhões para prosseguir com as obras. Este valor não está contemplado na proposta orçamentária.

O especialista em mercado imobiliário José Urbano Duarte afirma que as linhas do Casa Verde e Amarela não conseguem chegar na baixa renda. Uma pessoa que ganha um salário mínimo, por exemplo, não tem capacidade de tomar um financiamento.

"É preciso ter alternativas para um grupo importante da população, que sofre o déficit habitacional", disse Urbano.

Segundo ele, metade do déficit se deve ao ônus excessivo com aluguel, quando a parcela ultrapassa 30% da renda familiar.

A consultora da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) Maria Henriqueta Arantes, tem uma visão diferente afirma que a doação de casas com prestação simbólica é uma política equivocada. Para ela, o histórico revela que os beneficiários param de pagar ou vendem o imóvel.

"Muitos beneficiários pararam de pagar ou venderam o imóvel em contratos de gaveta. Conjuntos foram abandonados, invadidos e ocupados pelo tráfico. Sem o sentimento de conquista, de pertencimento, as pessoas não valorizam", disse Henriqueta.

Segundo ela, para a população mais carente, que não tem onde morar, o ideal seria oferecer um local de acolhimento e medidas de capacitação para que essas famílias possam ter renda e assumir um financiamento em condições mais facilitadas, ou ainda o chamado aluguel social.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...