sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Depois de mastigar abelhas e beber-lhes o mel, Lula sopra nesse verão as flores da Primavera

                         Por Luís Costa Pinto 

Desnecessário dizer que nada mudou em relação ao cenário das pesquisas pré-eleitorais nos últimos dois meses de 2021. Com chances reais de agregar apoios, de aglutinar contrários e divergentes; começando a ser visto como solução para o fosso em que Bolsonaro, o bolsonarismo e o governo deles enfiou as ruínas do Brasil; o ex-presidente Lula surge em dianteira consolidada com 45% de intenções de voto na Quaest, 44% no Ipespe, 41% da Ideia. Todos os levantamentos foram registrados no TSE (*).

A grande novidade deste janeiro de 2022, mês que marca o verão de um ano de eleições presidenciais, é a larga distância que separa Lula, na liderança isolada das pesquisas, de todo o resto. E a fraqueza, a tibieza, a falta de propósitos e de projetos compreensíveis de todos os demais, que disputam uma “terceira via” que não existe.

Fantasiaram-se para serem vendidos ao mercado como “anti Lula”. Mas, esqueceram que havia um Bolsonaro no meio do caminho. E Bolsonaro os atrapalha, pois segue firme e célere como um candidato atraído para o próprio cadafalso. Em razão disso, incendeia o País e desmoraliza até as pautas “anti Lula” e “anti PT” criadas pelas usinas de fake news deles.

Bolsonaro foi o instrumento usado pelos atuais adeptos da inexistente “terceira via” para tirar Lula, o PT, Dilma e a esquerda do poder. Para sacramentar um golpe jurídico, parlamentar e classista contra governos de esquerda que mudaram a agenda nacional. E como se operou essa mudança? Operou-se pondo o povo no centro do Orçamento. Pondo a inclusão social na pauta. Pondo a redução das injustiças sociais e das diferenças de classe no centro do debate. Foram governos, sobretudo, inclusivos. 

O impeachment sem crime de responsabilidade foi golpe, e o golpe se deu justamente para isso: derrubar os governos inclusivos e repor no comando da agenda do Brasil as mesmas cabeças ultraliberais de sempre. 

São as mesmas cabeças que se curvaram aos coturnos na ditadura militar. E também as mesmas cabeças que criaram tensão na Assembleia Nacional Constituinte de 1987/88, durante a transição costurada por José Sarney com o Centrão, e urdiram essa geleia política que é o “Centrão” de hoje: polo conservador e reacionário que atrai tudo o que há de podre no Congresso. 

São, ainda, as mesmas cabeças que tentaram chegar ao poder com Fernando Collor, e deu errado, há 30 anos. Deu errado pelos mesmos motivos que soem acontecer agora: porque um País da dimensão do Brasil, da complexidade do Brasil, não pode ser governado por tontos sem agenda, por despachantes da elite que joga o jogo da manipulação e da exclusão social. 

Tudo isso está dito nas primeiras pesquisas de 2022. “Queremos Lula”, gritam-nos os números de intenções de voto. “Queremos Lula porque ele vendeu esperança – e entregou. Porque vendeu a ideia de um brasileiro comer três vezes por dia, e entregou. Lula vendeu o sonho de um Brasil respeitado no mundo, e entregou. Por fim, vendeu um País com oportunidades, e entregou”. Não se pode deixar de lembrar: em dezembro de 2014, quatro anos depois de Lula ter deixado a Presidência para a sucessora que elegeu, a taxa de desemprego não chegava a 8%”. Era quase uma situação de pleno emprego, inédita na História do País.

No início do ano passado, disse em comentários na TV 247, na Plataforma Brasília, na Revista Fórum, que haviam lançado veneno contra Lula. Porém, sábio, o ex-presidente tinha mastigado as abelhas, bebido o mel, e, agora, soprava flores de primavera. Sim. Flores de Primavera. Os ventos que estufam as velas de Lula rumo a uma possível vitória em primeiro turno são os mesmos ventos que espalham flores para a primavera. E, no Hemisfério Sul, outubro é mês de primavera.

(*) Pesquisa Genial/Quaest: Registro TSE BR-0075/2022 - 2.000 entrevistas e margem de erro de 2%. Campo 6 a 9/01. Pesquisa Exame/Ideia: Registro TSE BR-03460/2022 - 2.000 entrevistas telefônicas. Margem de erro 3%. Campo: 9 a 13/01. Pesquisa XP/Ipespe: Registro TSE BR-09080/2022. 1.000 entrevistas telefônicas. Margem de erro 3,2%. Campo: 10 a 13/01.


Assista ao Boletim da TV 247 com essa análise:




"Vamos trazer a agenda da economia popular para o debate", diz Mercadante

 

Aloizio Mercadante (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-ministro Aloizio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo, criticou a cobertura "monotemática" da pauta econômica pela mídia corporativa brasileira, dedicada quase exclusivamente a expressar o ponto de vista do mercado financeiro. "Existe outra agenda", lembrou o economista: a das pessoas que passam fome e trabalham informalmente. 

"Nós temos interesse em debater ideias, apesar que muitas vezes a cobertura é quase monotemática. A única agenda que parece interessar uma parte do debate político é a agenda da Faria Lima. Existe outra agenda: são 19 milhões de pessoas passando fome, 32 milhões de pessoas na economia informal, inflação arrebentando o custo de vida das pessoas, os reajustes salariais muito abaixo da inflação. Não era assim no nosso governo", afirmou o presidente da Fundação Perseu Abramo em matéria do UOL

A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann, reforçou que a prioridade do programa de governo de Lula será a retomada da atividade econômica pela base dos trabalhadores. "Nosso foco é na economia popular. Ou seja, como tirar as pessoas da vida triste que estão vivendo. E não é para responder ao mercado brasileiro. Aliás, achamos que está na hora de o mercado dizer o que vai fazer pelo Brasil e pelo povo brasileiro", disse Gleisi. 

Gleisi e Mercadante participaram de uma reunião na Perseu Abramo, em São Paulo, com um grupo de economistas, entre eles os ex-ministros Guido Mantega e Tereza Campello, para debater e aprofundar as propostas que serão defendidas pelo PT na campanha eleitoral. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Marília Arraes pode garantir 'votação expressiva' para o PT na Câmara, diz Doriel Barros

                          Por: Lara Tôrres

Foto: Divulgação

Candidata bem votada no segundo turno das eleições municipais do Recife em 2020 e ocupante de uma das cadeiras do PT na Câmara dos Deputados, Marília Arraes (PT-PE) chegou a colocar seu nome à disposição do Partido dos Trabalhadores para a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. A legenda, contudo, em meio às negociações com a Frente Popular - e outros grupos ao nível nacional - em busca da eleição de Lula à presidência e diante da demora do PSB (importante ator desse processo) em indicar um nome para encabeçar a chapa, decidiu pela indicação do senador Humberto Costa (PT-PE) como pré-candidato ao Governo do Estado. 

Assim, passou a pairar uma interrogação sobre qual seria o próximo passo eleitoral na carreira política de Marília, e chegou o ano eleitoral. Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o deputado estadual e presidente do PT Pernambuco, Doriel Barros, declarou que ainda há muitas incertezas no que diz respeito ao número ao espaço eleitoral de que disporá para o Legislativo, visto que os detalhes acerca da federação não estão todos alinhados, mas destacou uma boa expectativa para crescimento da bancada, com Marília Arraes sendo uma das peças-chave para essa estratégia. 

“Hoje trabalhamos com um cenário que Lula também tem enfatizado muito: ele precisa ter uma Câmara federal forte, e quadros importantes que ajudem a puxar mais deputados. Marília se apresenta, com toda a movimentação que ela vem fazendo, como uma grande candidata que vai mobilizar e ajudar a puxar gente para se animar, vir para o PT, querer disputar [as eleições] pelo PT porque sabe que tem quadros de força política não só do voto na legenda, mas na esperança política que ela exerce. Isso que está mostrando ao PT um cenário de crescimento na bancada federal, muito em função também da votação expressiva que a gente acredita que Marília vai ter nessa eleição”, declarou Doriel. 

Além de Marília, o partido já faz cálculos (matemáticos e políticos) pensando em mais alguns nomes fortes do partido em Pernambuco com boas chances de sucesso no na eleição à Câmara dos Deputados. 

“Teresa Leitão vai para disputar a Câmara Federal, você tem Fernando Ferro, tem Carlos Veras, você tem mais nomes para disputa das chapas. A gente tem Lula candidato, grande cabo eleitoral, PT consegue ampliar seu número de votos de legenda. A gente tem expectativa boa nos dois cenários e estamos preparando nosso time para quando o jogo começar, a gente estar com a equipe escalada para fazer uma grande eleição em Pernambuco”, disse Doriel. 

A busca por ampliação da bancada também passa pelo empenho de conseguir filiar mais pessoas interessadas em disputar as eleições. Doriel Barros conta que o partido vem formando, desde o ano passado, uma base de nomes para o pleito que envolve “prefeitos, vice-prefeitos, deputados  que já estão em mandatos e outras lideranças do campo social”, destacando a importância eleitoral desse trabalho. Como exemplo, ele cita o deputado estadual e ex-prefeito do Recife, João Paulo (PCdoB), que já declarou publicamente seu retorno ao PT, mas ainda aguarda o prazo legal para poder realizar a mudança de partido.

“Claro que o PT também tem sido procurado por alguns deputados com o interesse de se juntar à legenda. Não há definição ainda sobre as filiações, mas quem tem mandato tem um prazo legal, que é março, então ninguém vai sair até lá. (...) deputados estão procurando, a gente vai conversando para ver se vai ter o interesse. O PT, claro, vai procurar sempre ampliar seu quadro, mas com toda a responsabilidade que você sabe que o PT tem, dos compromissos políticos que o PT defende”, disse o presidente estadual da legenda.

O presidente estadual do PT destaca ainda que o potencial de votos de Marília Arraes, se somado a uma eventual confirmação da Federação de Partidos, poderia ampliar muito não apenas para o PT, mas para todos os partidos que a compusessem, o número de pessoas eleitas, configurando um potencial interessante de crescimento da representatividade das legendas envolvidas na alta casa legislativa.

“Há um debate em torno da federação, ainda não está fechado, mas é uma estratégia bastante importante pensando em fortalecer uma base no Congresso. O PT, PSB e PCdoB, juntos, fariam uma importante base de sustentação no Congresso Nacional, com isso a gente ampliaria, inclusive, o número de deputados e deputadas eleitos e eleitas no cenário estadual e nacional, segundo levantamento que o PT nacional tem apresentado. Todos os partidos envolvidos na federação aumentariam sua representação”, afirmou o deputado. Doriel enfatizou, também, a importância dessa ampliação de bancadas após a eleição, caso ela seja vencida por Lula, para lhe conferir condições de governabilidade no trato com o Congresso. 

Paulo Câmara entre o mandato e o Senado

A preocupação do PT com a governabilidade de Lula, caso eleito, impacta também nas tratativas acerca da definição do nome indicado pela chapa em que o partido está para disputar um assento no Senado, visto que só há espaço para uma pessoa. Atualmente, a legenda trabalha, tanto local quanto nacionalmente (o diretório estadual tem o apoio de Lula e da presidenta do partido, Gleisi Hoffmann) na busca de um acordo para uma composição com Humberto Costa disputando o Palácio do Campo das Princesas, e o atual governador, Paulo Câmara (PSB), com o rosto na urna em busca do Senado.

Paulo, no entanto, vem manifestando o desejo de não entrar na disputa eleitoral, afirmando que prefere terminar seu mandato de governador - visto que, para concorrer, ele teria que deixar o cargo por força da legislação eleitoral. Sobre isso, Doriel afirma que entende o desejo de Câmara, mas afirma que a decisão sobre essa questão depende também do PSB. 

“É desejo dele terminar o mandato, mas todo político é um instrumento do partido e do grupo. Se o grupo define, você topa a parada. Digo isso porque fui presidente da Fetape e não foi uma decisão minha, foi a Fetape que achou que eu deveria ser deputado estadual. Com o governador não é diferente”, disse o presidente do PT. 

Doriel enfatiza ainda que, na visão de seu partido, a chapa com Humberto e Paulo é importante para a eleição e governabilidade de Lula, que precisaria muito do apoio do governador no Senado durante um eventual mandato. 

“O presidente Lula tem defendido inclusive que Humberto seja nosso candidato a governador numa composição com a Frente Popular, num alinhamento nacional, que o governador Paulo Câmara viesse a assumir a vaga de senador da República como um quadro importante para o Brasil, e que Lula vai precisar muito de Paulo Câmara no Senado Federal (...) A nossa expectativa e esperança seria uma chapa muito bem alinhada em Pernambuco para ajudar o [ex] presidente Lula”, disse Doriel.

Para além de Paulo Câmara, Doriel destaca a existência de políticos de outros partidos aliados interessados em concorrer ao Senado, mas reforça que está firmemente lutando para viabilizar os nomes de Paulo e Humberto. 

“O PV hoje trabalha com a ideia de que Humberto pudesse encabeçar [a chapa], então a gente não está trabalhando nesse momento a identificação de nomes que pudessem compor a Frente. O que a gente está defendendo, mesmo que o governador Paulo Câmara colocando que tem o desejo de terminar o mandato, uma coisa que a gente respeita, mas sabe que [Paulo] tem capacidade [de ser senador]. O perfil do governador Paulo Câmara é um perfil que realmente, num cenário futuro, ia fazer muito bem lá na frente, no Senado Federal”, reforça o presidente do PT pernambucano.

Brasil registra 112.286 novos casos de Covid, maior número desde junho

 

Fila de pessoas para fazer teste de Covid-19 no Rio de Janeiro06/01/2022 (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)


O Brasil registrou nesta sexta-feira 112.286 novos casos de coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país avançando para 22.927.203, informou o Ministério da Saúde.

O número é o mais alto desde 23 de junho do ano passado em registros regulares --tirando um dia em setembro em que houve uma readequação feita pelo ministério devido a dados represados--, e representa um enorme salto em relação ao mesmo dia da semana passada, quando foram registrados 63.292 casos.

Também foram contabilizadas nesta sexta 251 novas mortes por Covid-19, o que elevou o total de vítimas fatais da doença no país a 620.796, disse o ministério. Apesar de ser mais transmissível, a Ômicron parece ter menor letalidade do que variantes anteriores do coronavírus.

O Brasil é o terceiro país com maior número de óbitos pela Covid-19, atrás somente dos Estados Unidos e da Rússia, e o terceiro em contagem de casos confirmados, abaixo de EUA e Índia. (Reuters)


BLOG DO BILL NOTICIAS

Homem encontra barata na cabeça após pensar ter água no ouvido (foto)

 

(Foto: Reprodução/Facebook)

Um homem da Nova Zelândia foi a um médico em busca de ajuda para aquilo que lhe pareceu ser água no ouvido. Mais tarde, revelou-se que ele tinha uma grande barata vivendo dentro de sua cabeça por vários dias, informa mídia local.

Em 7 de janeiro, o residente de Auckland Zane Wedding decidiu ir a uma piscina local e, depois de retornar a casa, ele acabou cochilando no sofá. Zane acordou com uma sensação estranha, como se algo estivesse se contorcendo dentro de seu ouvido, e o homem pensou que se tratava de água.

A sensação estranha permaneceu quando ele acordou na manhã seguinte, então Wedding decidiu ir ao médico.

O especialista disse que "não conseguia ver nada" e receitou antibióticos a Wedding, bem como lhe disse para secar o ouvido com um secador de cabelo, escreve NZHerald.

O último conselho tornou as coisas bem piores – o homem ficou surdo de um ouvido e não conseguia dormir.


Wedding disse que a médica ficou repetindo essas palavras, o que o levou a pensar que tinha um tumor. O comentário seguinte da médica foi tanto aliviante como horrível – não havia tumor no ouvido, mas havia um inseto morto.

Poucos minutos mais tarde, a especialista conseguiu tirar metade do inseto e a outra metade foi extraída com a ajuda de uma máquina de sucção.

Wedding decidiu dar o inseto à médica como uma lembrança, após a especialista dizer que nunca tinha tido tal caso em toda a sua carreira. Sputnik 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Com 44%, Lula está perto de vencer eleição no 1º turno, aponta pesquisa Ipespe

 
Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (14) mais uma vez mostra o ex-presidente Lula na liderança, com 44% dos votos no levantamento estimulado.

Na sequência aparecem Jair Bolsonaro (PL), com 24%, Sergio Moro (Podemos), com 9%, Ciro Gomes (PDT), com 7%, João Doria (PSDB), com 2%, Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D'Avila (Novo), com 1%.

A pesquisa ainda traça outro cenário, sem Moro e com Alessandro Vieira (Cidadania).

grafico

Em caso de segunda turno, Lula vence em todos os cenários. Contra Bolsonaro, segundo colocado na pesquisa, o petista tem 56% ante 31%. Contra o ex-juiz Moro, Lula tem 51% ante 32%.

O levantamento foi realizado entre 10 e 12 de janeiro de 2022 com 1.000 entrevistados ouvidos por telefone por meio do Sistema CATI IPESPE. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09080/2022. Brasil247

Vírus do beijo pode causar esclerose múltipla, segundo estudo realizado em Harvard nos Estados Unidos

                      Por: Correio Braziliense

Foto: LOIC VENANCE / AFP

A esclerose múltipla (EM), uma doença progressiva que afeta 2,8 milhões de pessoas em todo o mundo e para a qual não há cura definitiva, provavelmente é causada pela infecção pelo vírus Epstein-Barr (EBV), responsável pela chamada doença do beijo. A constatação é resultado de um estudo liderado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública TH Chan, de Harvard, nos Estados Unidos, e foi publicada na edição on-line da revista Science.


"A hipótese de que o EBV causa EM tem sido investigada por nosso grupo e por outros há vários anos, mas esse é o primeiro estudo que fornece evidências convincentes de causalidade", disse Alberto Ascherio, professor de epidemiologia e nutrição e autor sênior do artigo. "Esse é um grande passo, porque sugere que a maioria dos casos de esclerose múltipla pode ser evitada interrompendo a infecção pelo EBV, e que direcionar (as pesquisas) ao vírus pode levar à descoberta de uma cura".

A EM é uma doença inflamatória crônica do sistema nervoso central que ataca as bainhas de mielina que protegem os neurônios do cérebro e da medula espinhal. Sua causa não é conhecida, mas um dos principais suspeitos é o EBV, um vírus do herpes que pode causar mononucleose infecciosa, a doença do beijo, e estabelecer uma infecção latente e vitalícia do hospedeiro.

Estabelecer uma relação causal entre o vírus e a doença tem sido difícil, porque o EBV infecta, aproximadamente, 95% dos adultos — a EM é uma doença relativamente rara, e o início dos sintomas começa cerca de 10 anos após a infecção pelo vírus. Para determinar a conexão, os pesquisadores realizaram um estudo com mais de 10 milhões de jovens adultos que estavam na ativa nas Forças Armadas dos EUA. Desses, 955 foram diagnosticados com esclerose múltipla durante o período de serviço.

A equipe analisou amostras de soro coletadas a cada dois anos dos militares e determinou o status de EBV no momento da primeira amostra e a relação entre a infecção pelo vírus e o início da EM. Nessa coorte, o risco de esclerose múltipla aumentou 32 vezes após a infecção pelo EBV, mas permaneceu inalterado considerando o contágio por outros vírus. Os níveis séricos da cadeia leve do neurofilamento, um biomarcador da degeneração nervosa típica da EM, aumentaram apenas após a infecção pelo EBV. As descobertas não podem ser explicadas por nenhum fator de risco conhecido para EM e sugerem o vírus como a principal causa da doença.

Ascherio diz que o atraso entre a infecção pelo EBV e o início da EM pode ser parcialmente devido aos sintomas da doença não serem detectados durante os estágios iniciais e parcialmente devido à evolução da relação entre o EBV e o sistema imunológico do hospedeiro, que é repetidamente estimulado sempre que o vírus latente é reativado. "Atualmente, não há como prevenir ou tratar efetivamente a infecção pelo EBV, mas uma vacina contra o vírus ou medicamentos antivirais específicos para ele poderiam prevenir ou curar a esclerose múltipla", disse Ascherio.


Nova etapa de restrições começa a valer em Pernambuco a partir de hoje (sexta-feira -14).

 
                        Por Folha de Pernambuco

Coletiva do governo de Pernambuco falando das novas medidas para enfrentamento da Covid-19 - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Começa nesta sexta-feira (14) uma nova etapa de determinações e restrições de atividades em Pernambuco para conter o avanço dos casos de Covid-19 e Influenza no Estado.

Entre as restrições estão a testagem obrigatória para eventos com mais de 300 pessoas e novos números relativos à capacidade máxima para os locais: 50% ou até 3 mil pessoas para lugares abertos e de até mil para lugares fechados, o que for menor.

E, junto às restrições, o governo estadual vai intensificar as fiscalizações para que todos cumpram as medidas, que vão seguir durante 14 dias, até o dia 31 de janeiro. O governo já adiantou que havendo descumprimento por parte de empresas ou estabelecimentos, o Procon Pernambuco poderá suspender ou interditar a atividade, além de aplicar multa.

Efetivo ampliado
Coordenada pelo Procon Pernambuco, as fiscalizações vão ocorrer por meio de operação conjunta dos órgãos, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Procon dos municípios, Guardas municipais e Vigilância Sanitária, através de um aumento no efetivo de fiscais, assessores e gerentes.

Pelos novos protocolos, nos eventos culturais, como shows e festivais, nos eventos sociais, como casamentos e formaturas, além dos jogos de futebol, a capacidade máxima para os locais é de até 50% ou até 3 mil pessoas para lugares abertos e de até mil para lugares fechados, sempre o que for menor. 

Além disso, será exigido passaporte vacinal, com duas doses ou dose única para pessoas com até 54 anos e de dose de reforço para pessoas acima de 55 anos que estão elegíveis para a dose. Haverá ainda, para os eventos acima de 300 pessoas, a exigência da apresentação do teste negativo para Covid-19, sendo 24 horas de antecedência para exames de antígeno e 72 horas para exames de RT-PCR.

Para cinemas, teatros e museus, além de ser necessária a apresentação do passaporte vacinal e também do teste negativo nos locais com mais de 300 pessoas, o distanciamento entre as pessoas deve ser de 1 metro, para quem não é do mesmo núcleo familiar.

Para serviços de alimentação, como bares e restaurantes, e também alimentação dentro de shoppings e centros comerciais, a capacidade máxima será de 20 pessoas por mesa, além da apresentação do passaporte vacinal, que deve ser mostrado ao estabelecimento no ato da compra. 

Emissão do passaporte

O passaporte pode ser emitido no Conecte SUS e, para quem tomou a vacina na capital pernambucana, no Conecta Recife.

“A gente vai fiscalizar para que o decreto seja cumprido, em todas as suas medidas. Se observarmos descumprimento, poderemos autuar o estabelecimento, interditar, suspender a atividade, e aplicar multa, de acordo com a gravidade da infração e porte econômico”, ressaltou Danyelle Sena, gerente geral do Procon-PE.

A população pode entrar em contato com o Procon de Pernambuco para fazer denúncias através do número 0800.282.1512, do e-mail atendimento@procon.pe.gov.br ou do WhatsApp (81) 3181.7000.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Brasil registra quase 100 mil casos de Covid em 24 horas e Fiocruz alerta para lotação de UTI

Nove unidades da federação estão com níveis altos de ocupação e quatro capitais têm mais de 80% das vagas tomadas

(Foto: REUTERS / Amanda Perobelli)

O Brasil confirmou 97.986 novos casos de infecções pelo coronavírus nesta quinta-feira (13), cenário que não era observado desde junho do ano passado.

O ritmo de crescimento das infecções se intensifica sem parar há mais de três semanas, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

Desde 22 de dezembro, a média móvel de contaminados já cresceu quase vinte vezes. Antes do Natal, o resultado do cálculo, que leva em consideração os dados dos últimos sete dias, estava em torno de 3 mil.

Agora, a mediana ultrapassa 60 mil. Mais de 620 mil pessoas perderam a vida por causa da covid no Brasil. Nesta quinta, foram registrados 174 óbitos.

Os números reais podem ser ainda mais expressivos, já que o sistema de informações do Ministério Da Saúde está fora do ar há mais de um mês, o que prejudica os registros nos estados. Além disso, começam a faltar testes nas unidades de saúde, farmácias e laboratórios.

Nesse cenário, os níveis de ocupação de UTIS estão aumentando eM pelo menos nove unidades da federação, com alerta crítico ou intermediário para a lotação de leitos. Em quatro capitais, a demanda já atinge mais de 80% da capacidade. 

Os dados foram divulgados no boletim do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O documento aponta que Pernambuco, com 82% das vagas ocupadas, está na zona de alerta crítico.

Em situação intermediária estão Pará (71%), Tocantins (61%), Piauí (66%), Ceará (68%), Bahia (63%), Espírito Santo (71%), Goiás (67%) e o Distrito Federal (74%).

Entre as capitais, o cenário é ainda mais preocupante. Fortaleza  tem 88% de ocupação, Recife 80%. Na região Sudeste, Belo Horizonte atingiu 84% da capacidade e no Centro-oeste Goiânia chegou a 94%.

Há seis cidades em alerta intermediário: Porto Velho (76%), Macapá (60%), Maceió (68%), Salvador (68%), Vitória (77%) e Brasília (74%) na zona e alerta intermediário.

Ainda assim, o boletim pontua que a atual lotação de UTIS não pode ser comparada ao cenário observado no Brasil no primeiro semestre da 2021, pior momento da pandemia em solo nacional até agora. As internações estão ocorrendo em níveis mais baixos. 

"Sem minimizar preocupações com o novo momento da pandemia, consideramos fundamental ratificar a ideia de que temos um outro cenário com a vacinação e as próprias características das manifestações da covid-19 pela Ômicrom", diz o texto.

"Por outro lado, não podemos deixar de considerar o fato de a ocupação de leitos de UTI hoje também refletir o uso de serviços complexos requeridos por casos da variante Delta e casos de Influenza", completa o alerta.

A Fiocruz apontou ainda que é preciso reorganizar a rede de atendimento, com foco não só na abertura de leitos, mas também nos desfalques que as equipes de saúde podem sofrer por causa das infecções, no teleatendimento, na atenção primária e no reforço da vacinação. Brasil de Fato


BLOG DO BILL NOTICIAS

40% das cidades de Minas Gerais estão em Estado de Emergência por causa das chuvas. Há riscos de rompimento de barragens

Segundo o governo, 26.492 pessoas estão desalojadas e outras 4.047 que estão desabrigadas no estado. Em Ouro Preto, barragem da Vale subiu alerta de emergência

(Foto: Reprodução/TV Globo)

As fortes chuvas que têm caído em Minas Gerais nas últimas semanas elevaram para 374 o número de cidades em situação de emergência, o que corresponde a 43% de todo o estado.

Entre as cidades atingidas pelas enchentes estão a capital, Belo Horizonte, Nova Lima, Betim, Montes Claros, Governador Valadares, Caratinga, Teófilo Otoni e Pará de Minas.

De acordo com o Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, divulgado nesta quinta-feira (13), 26.492 pessoas estão desalojadas e outras 4.047 que estão desabrigadas por conta das chuvas. O estado contabiliza 25 mortes desde o início do período chuvoso.

Segundo o governo de Minas, cerca de 36 mil itens de ajuda humanitária foram entregues aos municípios nas regiões atingidas, sendo 11.820 cestas básicas, 4.157 colchões, 10.125 kits de limpeza e 10.555 kits de higiene.

Barragem da Vale sobe alerta de emergência

Na cidade de Ouro Preto, onde ocorreu o deslizamento de uma barreira que soterrou casarão histórico, a barragem da Vale denominada Área IX, da Mina da Fábrica, subiu de nível 1 de emergência para o nível 2, nesta quinta-feira (13), devido às chuvas. Neste estágio, recomenda-se a retirada de pessoas vizinhas à estrutura.

De acordo com informações do G1, documento assinado por um funcionário da Vale afirma que a água na barragem alcançou seu maior nível máximo desde o início do monitoramento. “A barragem segue sendo inspecionada diariamente e monitorada 24 horas por dia, 7 dias por semana, pela Geotecnia Operacional e Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG)”, diz o texto.

O documento diz ainda que não há pessoas na área de autossalvamento. 247




BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula e Dilma se encontram em São Paulo

Ex-presidente publicou foto dos dois nas redes. Eleições presidenciais esteve entre os temas discutidos

(Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da  Silva encontrou-se nesta quinta-feira (13) com a ex-presidenta Dilma Rousseff. O encontro ocorreu em São Paulo. 

"Primeiro encontro do ano com a minha querida @DilmaRousseff", disse Lula em publicação nas redes sociais. As eleições presidenciais de outubro esteve entre os temas discutidos entre os dois ex-presidentes petistas.

Também participaram do encontro a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante. "Ótimo encontro hj com @LulaOficial, @dilmabr e Mercadante. Na conversa os desafios para 2022, vencer o retrocesso e resgatar o projeto de transformação do Brasil que era desenvolvido pelos governos do PT: emprego, renda, dignidade ao povo brasileiro", disse Gleisi pelo Twitter. 247

Confira:

 

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...