quarta-feira, 20 de março de 2024

Câmara dos Deputados aprova texto-base do novo ensino médio

 

Proposta deverá ser analisada pelo Senado


Joel Rodrigues/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20) o texto-base do projeto de lei que redefine a Política Nacional do Ensino Médio no Brasil. A proposta aprovada estabelece uma carga horária de 2,4 mil horas para a formação geral básica (somados os três anos) e 1.800 para a formação técnica, de forma escalonada. A proposta ainda deverá ser analisada pelo Senado. 

Os deputados federais votam agora os destaques, que podem alterar pontos da proposta. 

A votação em Plenário foi acompanhada pelo ministro da Educação, Camilo Santana. O relator do projeto de lei que revisa o novo ensino médio, deputado Mendonça Filho (União-PE), destacou que as proposições garantidas no texto contemplaram as preocupações do governo de elevar a carga horária para a formação geral básica. “A grande virtude dessa proposta é que ela foi fruto de uma ampla negociação”. 

O projeto aprovado é uma alternativa à reforma do ensino médio estabelecida em 2017, que previa 1,8 mil horas para a formação básica, com 1,2 mil para os itinerários formativos, que são as disciplinas que o aluno escolhe para se aprofundar a partir do que lhe é ofertado. O governo atual enviou uma nova proposta ao Parlamento, estabelecendo a formação básica mínima de 2,4 mil horas. 

O substitutivo aprovado mantém como opcional a oferta da língua espanhola. Também mantém a possibilidade de contratar profissionais com notório saber, sem formação em licenciatura, para disciplinas do itinerário técnico profissionalizante.

Os itinerários formativos terão carga mínima de 600 horas e serão compostos pelo aprofundamento das áreas de conhecimento, consideradas as seguintes ênfases: linguagens e suas tecnologias;  matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica e profissional.

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), agradeceu o relator pela construção de um consenso com o governo e com todos os partidos da Câmara. “É assim que se constrói políticas públicas e um resultado pautado no diálogo”, disse. 

Alguns parlamentares do PT e do PSOL criticaram pontos do projeto aprovado, como a possibilidade da atuação de profissionais com notório saber na formação profissional e técnica e a carga horária menor para o ensino técnico. O deputado Tarcísio Motta (PSOL-RJ) disse que o estabelecimento de 1,8 mil horas para o ensino técnico vai resultar na precarização dessa modalidade. “Teremos dois ensinos médios, um da formação geral que poderá ser integral, e outro da formação técnica, que será precarizada, porque essa será para pobre”, criticou. 

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) também criticou a regra que diz que a oferta de formação técnica e profissional poderá ser feita mediante cooperação técnica entre as secretarias de educação e as instituições credenciadas, preferencialmente públicas. “Na prática, isso significa que eles vão preferir fazer com a rede privada. e a gente sabe quais são os setores que fazem lobby desde a aprovação do novo ensino médio”, disse. - (Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil  - Brasília).

Edição: Carolina Pimentel



BLOG DO BILL NOTICIAS

Número de mortos nos ataques israelenses à Faixa de Gaza se aproxima dos 32 mil, diz Ministério da Saúde local

Israel continua o massacre no Oriente Médio mesmo após ser denunciado na Corte Internacional de Justiça pelo crime de genocídio

Casas danificadas no bairro de Zeitoun, em Gaza (Foto: Reuters/Hossam Azam)

O número de mortos nos ataques israelenses na Faixa de Gaza desde 7 de outubro de 2023, quando o conflito Israel-Hamas se intensificou, aumentou para 31.923, enquanto outros 74.096 sofreram ferimentos, disse o ministério da saúde do enclave na quarta-feira.

“O número de mortos como resultado da agressão israelense desde 7 de outubro aumentou para 31.923, enquanto 74.096 pessoas ficaram feridas”, disse o ministério.

Só nas últimas 24 horas, 104 civis foram mortos pelo exército israelense na Faixa de Gaza, dizia o comunicado.

Em 7 de Outubro de 2023, o movimento palestiniano Hamas lançou um ataque de foguetes em grande escala contra Israel a partir de Gaza e rompeu a fronteira, matando 1.200 pessoas e raptando cerca de 240 outras. Israel lançou ataques retaliatórios, ordenou um bloqueio total de Gaza e iniciou uma incursão terrestre no enclave palestiniano com o objectivo declarado de eliminar os combatentes do Hamas e resgatar os reféns.

Em 24 de Novembro, o Qatar mediou um acordo entre Israel e o Hamas sobre uma trégua temporária e a troca de alguns dos prisioneiros e reféns, bem como a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O cessar-fogo foi prorrogado várias vezes e expirou em 1º de dezembro. Acredita-se que mais de 100 reféns ainda estejam detidos pelo Hamas em Gaza. - Agência Sputnik.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Guilherme Coelho discutirá avanços para a fruticultura em encontro com o presidente Lula nesta quinta-feira(21) em Brasília

 


Presidente da (Abrafrutas), Guilherme Coelho


O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, terá um importante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima quinta-feira (21), na Granja do Torto, em Brasília. A reunião, realizada a convite do Palácio do Planalto, será uma oportunidade para destacar a importância da fruticultura brasileira na geração de empregos e consolidação de uma agricultura sustentável no país.

As frutas do Vale do São Francisco

No ano de 2023, o setor alcançou o recorde de US$ 1,2 bilhão em exportações, o que reforça o papel significativo da fruticultura no cenário econômico e social nacional. “Além de fornecer uma fonte vital de alimentos saudáveis e nutritivos para a população, o setor de frutas desempenha um papel significativo na geração de empregos e na promoção da inclusão social em várias regiões do Brasil. O desenvolvimento alcançado pelo Vale do São Francisco é um grande exemplo do papel transformador da fruticultura”, ressalta Guilherme.

O encontro contará com a presença de mais de 40 associados à Abrafrutas de diversas regiões do país, do ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, além de outros ministros de estado e autoridades. A associação vem, ao longo dos anos, trabalhando em parceria com o Governo Federal e outros órgãos relevantes para fortalecer ainda mais a fruticultura brasileira e garantir seu papel de destaque no mercado global. Após a reunião, será oferecido um jantar.(Ascom).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...