quarta-feira, 12 de maio de 2021

Lula dispara no Datafolha e tem 41% contra 23% de Bolsonaro

         Via:Brasil247

(Foto: ABr)

O ex-presidente Lula disparou na pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (12) e registrou 41% das intenções de voto para 2022, contra apenas 23% de Jair Bolsonaro, uma distância de 18 pontos.

No segundo turno, Lula aparece com 55% e Bolsonaro, 32%. Outros candidatos, como Sergio Moro, Ciro Gomes, Luciano Huck e João Doria aparecem com percentuais de 7% para baixo.

O levantamento foi realizado com 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Confira os números:

Primeiro turno:

Lula 41%
Bolsonaro 23%
Moro 7%
Ciro 6%
Huck 4%
Doria 3%

Segundo turno:

Lula 55%
Bolsonaro 32%

Inscreva-se na TV 247, seja membro, e assista:


BLOG DO BILL NOTICIAS

"Datafolha confirma: Brasil voltou a ter esperança", diz Gleisi sobre disparada de Lula

             Via:Brasil247                                                                       (Foto: Ricardo Stuckert)


Após divulgação nesta quarta-feira (12) da pesquisa Datafolha que mostra uma disparada do ex-presidente Lula, que aparece com 41% das intenções de voto já no primeiro turno, contra 23% de Jair Bolsonaro, a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que o Brasil voltou a ter esperança e concluiu não ser possível seguir adiante com o atual governo.

"Datafolha confirma: o Brasil voltou a ter esperança na reconstrução do país, com crescimento e justiça social, como foi nos governos do Lula. Pesquisa também confirma que não dá para seguir com Bolsonaro. É hora de lutar pela vida do povo, com pés no chão e fé no futuro", disse a parlamentar pelo Twitter.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lei que determina afastamento de gestante na pandemia é sancionada

 

Funcionária nessa condição deverá permanecer em 

teletrabalho

Imagens/TV Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (12) a lei que que garante à empregada gestante o afastamento do trabalho presencial durante o período da pandemia de covid-19, sem prejuízo do recebimento do salário. 

O projeto de lei sobre o assunto, de autoria da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), foi aprovado pelo Congresso Nacional no dia 15 de abril.

Conforme o texto, a funcionária gestante deverá permanecer à disposição do empregador em trabalho remoto até o fim do estado de emergência em saúde pública. (Por Agência Brasil - Brasília).

Edição: Denise Griesinger



BLOG DO BILL NOTICIAS


Pernambuco ultrapassa a marca de 430 mil casos da Covid-19

Em boletim divulgado pela SES-PE, o estado também registrou mais 80 mortes pelo coronavírus

        Por Portal Folha de Pernambuco                      Pernambuco totaliza totaliza 431.613 casos confirmados da doença - Foto: Lara Balais/AFP

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (12), 2.426 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 116 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.310 (95%) são leves. Agora,
Pernambuco totaliza 431.613 casos confirmados da doença, sendo 41.948 graves e 389.665 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Além disso, o boletim registra um total de 369.033 pacientes recuperados da doença. Destes, 24.548 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 344.485 eram casos leves. Também foram confirmados laboratorialmente 80 novos óbitos (42 masculinos e 38 femininos), ocorridos entre os dias 26/12/2020 e 11/05/2021.

As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Afogados da Ingazeira (3), Angelim (1), Barreiros (1), Bom Conselho (1), Bom Jardim (1), Brejinho (2), Cabo de Santo Agostinho (1), Cabrobó (1), Camaragibe (1), Camutanga (1), Capoeiras (1), Caruaru (1), Garanhuns (1), Goiana (1), Gravatá (1), Igarassu (1), Iguaracy (1), Ingazeira (2), Itapetim (1), Jaboatão dos Guararapes (4), Jucati (1), Moreno (2), Olinda (5), Ouricuri (1), Passira (1), Paulista (3), Pesqueira (1), Petrolina (9), Recife (21), Ribeirão (2), Saloá (1), São Bento do Una (1), São Lourenço da Mata (1), Tabira (1), Tupanatinga (1) e Vitória de Santo Antão (2). Com isso, o Estado totaliza 14.719 mortes pela doença.

Os pacientes tinham idades entre 29 e 93 anos. As faixas etárias são: 20 a 29 (2), 30 a 39 (1), 40 a 49 (9), 50 a 59 (17), 60 a 69 (19), 70 a 79 (19), 80 ou mais (13). Do total, 51 tinham doenças preexistentes: doença cardiovascular (29), diabetes (22), hipertensão (12), obesidade (5), doença renal (5), histórico de tabagismo (4), doença respiratória (3), doença endócrina (1), imunossupressão (1), histórico de AVE (1) e dislipidemia (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Quatro não apresentavam comorbidades e os demais seguem em investigação.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 29.003 casos foram confirmados e 50.162 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Governo de Pernambuco foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais. O boletim de hoje também traz, em sua parte final, o detalhamento da testagem destes profissionais.

BLOG DO BILL NOTICIAS

ATAQUE - Jovem que atacou creche em Santa Catarina recebe alta e é levado para presídio

           Por: Diario de Pernambuco                                         Foto: Divulgação/Prefeitura de Saudade - Santa Catarina


O autor do ataque à creche em Saudades, Santa Catarina, Fabiano Kipper Mai, recebeu alta hospitalar na manhã desta quarta-feira (12) e foi encaminhando para o Presídio Regional de Chapecó. Ele permanecerá isolado dos demais presos.

De acordo com o hospital no qual estava internado, ele teve uma boa recuperação durante os sete dias que permaneceu no local. "Solucionadas todas as lesões causadas pelo próprio paciente; apresenta condições clínicas e cirúrgicas de seguimento ambulatorial", diz nota. 

O trajeto do hospital até o presídio durou cerca de 15 minutos e um forte esquema de segurança foi montado para a transferência.

O jovem, que já estava com prisão preventiva decretada, foi ouvido pela Polícia Civil na segunda-feira (10) no hospital. Segundo o delegado, Ricardo Casagrande, o interrogatório durou cerca de uma hora. "Ele tinha o direito de permanecer em silêncio, mas decidiu responder todas as perguntas", revelou.

Em nota, a Polícia Civil informou que o conteúdo do depoimento será divulgado após finalização do inquérito. Uma coletiva de imprensa deve ser marcada ainda esta semana para esclarecer algumas informações do caso.



Barraco na CPI: Flavio Bolsonaro chama Renan de vagabundo e recebe resposta. “Vagabundo é você que roubou”

            Via:Brasil247

Renan Calheiros e Flavio Bolsonaro (Foto: Marcos Oliveira/Agencia Senado)

A sessão da CPI da Covid no Senado nesta quarta-feira (12) terminou em bate-boca entre os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Flavio chamou Renan de “vagabundo” e recebeu resposta: “vagabundo é você que roubou dinheiro do pessoal do seu gabinete”.

Flavio participou da sessão com o ex-secretário da Secom Fabio Wajngarten apesar de não ser membro da CPI e marcou presença apenas com o tumulto final, sem ter feito qualquer fala ou pergunta antes disso. 

O filho de Jair Bolsonaro disse que ‘cidadão honesto’ como Wajngarten não poderia ser preso por vagabundo como Renan. “Quem disse que entrevista à Veja é parâmetro para falar a verdade aqui ou não?”, indagou ainda. Ele continuou os xingamentos a Renan em entrevista após o fim da sessão.

Mentiras de Wajngarten

Ao menos três senadores defenderam a prisão de Fabio Wajngarten por mentir em seu depoimento: Renan Calheiros, Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Fabio Contarato (Rede-ES). 

Declarações que o ex-chefe da Secom fez à Veja foram negadas aos senadores, mas um áudio desmentiu o depoente. Além disso, houve mentiras sobre campanha publicitária do governo e sobre o afastamento do ex-secretário em março por Covid.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Renan pede a prisão de Wajngarten por mentir na CPI da Covid

           Via:247

Fabio Wajngarten e Renan Calheiros (Foto: Agência Senado)

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), pediu a prisão do depoente desta quarta-feira (12), o ex-secretário da Secom Fabio Wajngarten, por mentir.

“O que passou aqui não pode servir de precedente. Não vai. Vossa excelência não vai desprestigiar essa CPI”, disse Renan, acrescentando que “mentiu, e mente”.

O caso vai ser deliberado até o final da sessão. Renan apontou mais de uma mentira de Wajngarten durante o depoimento dele, como sobre a realização de campanhas e a declaração à Veja de que o Ministério da Saúde foi “incompetente”.

'Estado flagrancial'

O senador Fabiano Contarato (REDE-ES) - que também é delegado - pegou a palavra em seguida e afirmou que Wajngarten está mentindo deliberadamente e que se encontra em estado flagrancial.

“Vossa senhoria está sistematicamente faltando com a verdade. Isso é estado flagrancial. Este depoente tem que sair daqui preso”, defendeu. “Eu espero que essa CPI tenha um comportamento de mostrar que não apenas negros e pobres são presos nesse País”, completou, concluindo sua fala.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) também apontou mentiras de Wajngarten e defendeu que cabia sua prisão.

Omar Aziz nega

“Se depender de mim, eu não vou mandar prender Fabio Wajngarten”, respondeu o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-SP), após os pedidos. “Eu não sou carcereiro de ninguém e aqui não é tribunal de julgamento”, acrescentou.

Segundo ele, se os senadores quiserem fazer o pedido individualmente, que façam.

Assista ao momento das falas de Renan e Alessandro Vieira:

 


BLOG DO BILL NOTICIAS

EDUCAÇÃO - UFRJ vai fechar por falta de recursos, anuncia reitora

                       Por: Ana Luisa Araujo - Correio Braziliense
Com orçamento reduzido, UFRJ deve fechar em julho. Foto: Diogo Vasconcellos/CoordCOM/UFRJ

Por conta da Lei Orçamentária Anual de 2021, que aprovou o menor orçamento para a educação em relação às outras pastas, ainda com um bloqueio de 18,4%, o funcionamento da instituição fica inviabilizado a partir de julho deste ano.

O anúncio foi feito em um artigo publicado no jornal O Globo. Segundo o site da instituição, o orçamento de 2021 é o mesmo com o qual a universidade operou há 13 anos, em 2008. A Universidade Federal do Rio de Janeiro fechará suas portas afirmam a reitora Denise Pires e vice-reitor Carlos Frederico Leão Rocha. Em carta, eles explicam que a instituição irá encerrar suas atividades por não conseguir pagar contas de segurança, eletricidade, água e limpeza.

Pesquisa
A reitora ressalta que as universidades públicas tiveram e estão tendo papel fundamental na pandemia no combate ao coronavírus. Ela lembra que a UFRJ disponibilizou testes moleculares padrão RT-PCR, e a rede particular, não.

Ela diz ainda que o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho instalou um novo CTI, que atende mais de 100 leitos de enfermaria para tratar pacientes de Covid-19.



Morre Padre Bianchi Xavier, vítima da Covid-19

               Via:Vinicius de Santana

Foto:Padre Bianchi

 Faleceu na manhã desta quarta-feira (12), o Padre Bianchi Xavier, de 69 anos. Ele estava internado em um hospital particular de Caruaru, desde o dia 5 de maio. Em nota enviada pela Diocese de Caruaru, “Padre Bianchi estava com COVID-19 e às 5h30 de hoje não resistiu”.

Inicialmente, Padre Bianchi foi internado com um forte resfriado. Porém, chegando na unidade hospitalar, foi constatado que o pároco teve diagnóstico de uma pneumonia moderada.

Atualmente, o Padre Bianchi Xavier era o pároco responsável pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Boa Vista, em Caruaru.

A noticia foi recebida em Petrolina com muita tristeza, porque no período que foi pároco da Diocese de Petrolina, Padre Bianchi fez muita amizade. Durante anos foi o Diretor da Emissora Rural a Voz do São Francisco. Que Deus o tenha

Segue nota da Diocese, informando o falecimento do Padre:

Eu sou a ressurreição e a vida.

Aquele que crê em mim,

ainda que morra, viverá” (Jo 11,25)

Com pesar, mas confiantes na ressurreição, comunicamos o descanso eterno do grande sacerdote e comunicador Pe. Bianchi Xavier.

Padre Bianchi estava com COVID-19 e as 5h30 de hoje não resistiu e completou sua missão aqui na terra, mas permaneceu firme na fé.

Rezemos por este sacerdote tão amado por todos, que comunicava com alegria a Palavra de Deus. Agora comunica a fé na ressurreição para nós.

A Diocese de Caruaru, na pessoa do senhor Bispo Diocesano, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, une-se ao Clero, familiares e todos os diocesanos neste momento.

Diocese de Caruaru,

12 de maio de 2021.

As informações são da Rádio Metropolitana FM de Caruaru-PE

 

BLOG DO BILL NOTICIAS

Saúde suspende vacinação de gestantes com AstraZeneca

 

Anúncio foi feito em coletiva com o ministro Marcelo Queiroga

Marcello Casal Jr./Agência Brasil 

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientar a suspensão da vacinação de gestantes com o imunizante Oxford/AstraZeneca, o Ministério da Saúde confirmou hoje (11) a suspensão para este segmento e para puérperas com o imunizante da marca.

No caso das vacinas Coronavac e da Pfizer, o ministério autoriza o uso apenas nos casos de mulheres com comorbidades. Aquelas que não apresentarem condições de saúde enquadradas nesta categoria não deverão ser imunizadas.

Mesmo com a decisão, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou a importância das vacinas, inclusive da Oxford/AstraZeneca. “Quero reiterar a confiança na segurança e eficácia nestas vacinas. Todo programa de vacinação é coordenado por uma equipe técnica com suporte de câmara técnica dos mais renomados especialistas do Brasil”, disse.

A medida anunciada hoje ocorreu após a pasta ter sido informada na última sexta-feira (7) do episódio de uma gestante que teria morrido após ter recebido a vacina Oxford/AstraZeneca. Contudo, em entrevista coletiva hoje, representantes do ministério e especialistas do comitê do Programa Nacional de Imunizações (PNI) alertaram que o caso está em investigação e ainda não foi confirmada se a causa do óbito está relacionada ao imunizante.

“Ficamos chateados com essa perda. Mas ainda não está claro que a vacina tenha sido a causa desta trombose. Estamos examinando detalhes de todo o prontuário para que a gente chegue a uma conclusão e esclareça a todos. Por isso mesmo que estamos esperando exames para orientarmos de uma forma tranquila”, declarou o professor titular da Universidade de São Paulo (SP) e diretor do Laboratório de Imunologia do Incor, Jorge Kalil.

Kalil contou que a orientação do comitê de especialistas para iniciar a vacinação de gestantes e puérperas se deveu ao fato de que estava havendo aumento do número de mortes por covid-19 dentro deste grupo e que, diante do cenário epidemiológico, os benefícios superavam os riscos.

O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Parente, explicou que a avaliação entre riscos e benefícios é comum em um processo de vacinação, ainda mais em um momento como o da pandemia, com novos imunizantes.

“Ainda não há estudos de alto nível de evidências. Mas a gente nota um aumento grande de óbitos [de gestantes]. Este cenário fez com que o PNI [Programa Nacional de Imunização] tenha decidido por unanimidade pelos estudos e cenário epidemiológico que o risco-benefício favorecia a imunização”, comentou o secretário.

A coordenadora do PNI, Francieli Fantinato, informou que ainda não foi definido protocolo para o caso das gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose. Uma nota técnica deverá ser divulgada até o fim da semana. Enquanto isso, a orientação é que essas mulheres não recebam a segunda dose.

Ela acrescentou que a orientação pode ser revista diante das conclusões da investigação sobre o caso da gestante morta e do avanço dos casos e mortes da pandemia. “À luz do cenário epidemiológico, essa orientação pode ser alterada”, sublinhou. (Por Agência Brasil - Brasília).


*Matéria atualizada às 19h40 para acréscimo de informação.

Edição: Claudia Felczak

Assista a coletiva na íntegra:


CPI da Pandemia ouve Fabio Wajngarten nesta quarta sobre atraso de vacinas

            Por Agência Senado

Marcos Oliveira/Agência Senado

A CPI da Pandemia ouve nesta quarta-feira (12) o ex-secretário de Comunicação Social da Presidência da República Fabio Wajngarten. Ele deve falar sobre o atraso na compra de vacinas pelo Ministério da Saúde e as campanhas do governo federal em temas como isolamento social e “tratamento precoce”. A reunião está marcada para as 9h.

A convocação de Wajngarten atende a requerimentos dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da comissão, e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Randolfe lembra que, em entrevista à revista Veja, o ex-secretário de Comunicação disse que o Ministério da Saúde teria sido o responsável “pelo atraso das vacinas”. “[Wajngarten] informa possuir e-mails, registros telefônicos, cópias de minutas do contrato, dentre outras provas para confirmar sua afirmação”, justifica.

Para Alessandro Vieira, o depoimento pode esclarecer “todas as questões de publicidade e comunicação oficial do governo” durante a pandemia. O parlamentar pretende explorar temas como “isolamento social, vacinação e emprego de medicamentos sem eficácia comprovada”.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Justiça Federal acata pedido do MPF e obriga Pernambuco e União a garantir vacina contra Covid-19 a tribo de Petrolândia

            Por:Carlos Britto

Foto: Petrolândia Notícias/reprodução

Após atuação do Ministério Público Federal (MPF) em Serra Talhada (PE), Sertão do Pajeú, a Justiça Federal determinou que o Estado de Pernambuco e a União garantam a distribuição das doses necessárias para a vacinação prioritária, contra a Covid-19, do povo indígena Pankararu da Aldeia Angico, localizada no município de Petrolândia, no Sertão. A decisão fixa prazo de 20 dias para o fornecimento das doses, sob pena de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

A Justiça havia intimado o MPF a apresentar manifestação no âmbito de ação ordinária movida contra a União pela comunidade indígena ainda não tinha sido contemplada pelo Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, embora a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) tenha promovido a vacinação de outros indígenas da etnia Pankararu.

Na manifestação do MPF, o procurador da República André Estima destaca que, embora a região ocupada pela Aldeia Angico Pankararu não seja Terra Indígena ou área de reserva demarcada, a comunidade existe e vive de modo tradicional, atendendo aos requisitos legais e à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou prioridade na vacinação dos povos indígenas localizados em terras não homologadas.

Ele reforça ainda que a Lei nº 14.021/2020, que dispõe sobre as medidas de proteção social para prevenção do contágio e da disseminação da covid-19 nos territórios indígenas, impõe que serão abrangidos, dentre outros grupos, os indígenas isolados e de recente contato, aldeados e aqueles que vivem fora das terras indígenas, em áreas urbanas ou rurais. A pedido do MPF, a Justiça Federal também incluiu o Estado de Pernambuco no polo passivo do processo, uma vez que a ação ordinária movida pela comunidade indígena havia sido ajuizada apenas contra a União. O processo está sob o nº 0800243-17.2021.4.05.8303 na 38ª Vara Federal em Pernambuco.


BLOG DO BILL NOTICIAS

RECICLAGEM - Pernambuco recebe maior unidade de triagem de material reciclável do País

Cerca de 500 mil toneladas de resíduos sólidos serão tratadas na unidade em um ano

         Por Tarsila Castro/Folhape                                         Foto: Divulgação/ Orizon Valorização de Resíduos

O município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, vai receber a maior planta de triagem mecânica do Brasil, garantindo o tratamento de 500 mil toneladas de resíduos sólidos ao ano. A Orizon Valorização de Resíduos começou a construção do projeto em abril no ecoparque da companhia no município, com um investimento previsto de R$70 milhões, utilizando sistemas e maquinários de alta tecnologia alemã.

O método, já utilizado na Europa e nos Estados Unidos, foi adaptado no Brasil para não abrir mão da qualidade humana na separação de materiais, gerando mais de 150 novos postos de trabalho.

A Unidade de Triagem Mecânica (UTM) receberá resíduos sólidos e irá fazer a separação mecanizada dos materiais que podem ser encaminhados à reciclagem para aproveitamento na cadeira produtiva da indústria. “Na nova unidade serão valorizados os resíduos sólidos urbanos recebidos no aterro em três focos principais. Vão ser separados os orgânicos que continuarão indo para o aterro sanitário, onde hoje a gente aproveita o biogás para a geração de energia elétrica. Também será separada a fração reciclável para posteriormente a comercialização. E uma terceira fração que é um combustível derivado de resíduo que a gente pretende comercializar junto a cimenteiras, totalizando um aproveitamento de 25% a 30% dos resíduos que a gente recebe”, pontua Alexandre Citvaras, diretor de Novos Negócios da Orizon Valorização de Resíduos.

Diminuir o uso do aterro sanitário e valorizar os resíduos são o foco principal do projeto. “A grande importância desse projeto é reduzir o uso do aterro sanitário, e valorizar os resíduos. A gente entende que, hoje em dia, os resíduos sólidos urbanos são muito mal valorizados e temos uma fração de recicláveis e combustíveis importante. Então, o nosso foco é trazer valor a esses resíduos dentro da cadeia da reciclagem, tendo uma visão de economia circular”, complementa Alexandre.

A planta estará em operação no início de 2022, em três turnos. Em 2020, o ecoparque recebeu 1,5 milhões de toneladas, equivalente aos resíduos gerados por 3,7 milhões de habitantes da Região Metropolitana de Recife, além de Fernando de Noronha.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Assembleia do Sintepe decide manter greve

            Por: Diario de Pernambuco                                                                          Foto: Divulgação

Em mais uma assembleia geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco que aconteceu nesta terça-feira (11), de forma virtual com a presença de 800 pessoas, os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da rede estadual de Pernambuco decidiram por manter a Greve pela Vida, deflagrada pela categoria em 19 de abril. A aprovação pela continuidade do movimento foi de 66% dos presentes na reunião. 

A assembleia também aprovou um calendário com reivindicações que será divulgado nesta quarta-feira (12). Também constará no calendário ato político simbólico e coletiva de imprensa, além de outras atividades. Para o Sintepe o trabalho remoto é a melhor forma de continuar com as atividades do calendário escolar.

Na próxima segunda-feira (17), o Sindicato se reunirá com o Ministério Público Estadual (MPPE) em uma rodada de negociações, que haviam sido interrompidas pelo Governo do Estado.


Ministério da Saúde restringe vacinação de grávidas a Coronavac e Pfizer e só em caso de comorbidade

              Por Folhapress

Vacina da AstraZeneca/Oxford - Foto: Michael Dantas/AFP

O Ministério da Saúde decidiu suspender temporariamente o uso da vacina AstraZeneca/Oxford em gestantes e puérperas no país após recomendação similar da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A orientação da agência é para que a indicação da bula seja seguida -nela não consta o uso do imunizante em mulheres grávidas.

A pasta também vai interromper, temporariamente, a vacinação de todas as gestantes que não tenham comorbidades.

Agora, a imunização deve ser seguida apenas para gestantes que tenham doenças preexistentes e com doses das vacinas da Pfizer e Coronavac.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fontana, a medida ocorre como precaução em meio à investigação de um óbito por AVC (acidente vascular cerebral) em uma gestante de 35 anos que recebeu a vacina no Rio de Janeiro. A relação deste caso com a vacina, porém, ainda não foi comprovada.

"É uma cautela que o PNI tem até o fechamento do caso e [para] verificar o cenário epidemiológico em relação à vacina ", afirma a coordenadora.

De acordo com Fontana, a pasta foi notificada sobre o caso na sexta (7) e tem feito reuniões desde então para discutir o tema, mas ainda faltam detalhes em relação a exames laboratoriais para concluir a investigação.

Ela afirma que não houve outros registros de casos semelhantes até o momento e que os casos de trombose observados no mundo em relação à vacina da AstraZeneca têm sido extremamente raros.

"Destaco a importância que essa vacina tem para o Programa Nacional de Imunizações. Precisamos separar essa questão, porque é uma vacina que estamos aplicando na população com benefícios."

Ainda de acordo com a coordenadora, a pasta deve elaborar um documento com orientações para as gestantes que receberam doses da AstraZeneca e deveriam receber a segunda dose. O documento deve ser divulgado até o fim desta semana.

Até o momento, ao menos 22.295 gestantes já foram vacinadas no país, segundo os dados do Ministério da Saúde. Dessas, 15.014 receberam a vacina da AstraZeneca, 3.414, a Coronavac e 3.867, a vacina da Pfizer.

Fontana reforça que mulheres grávidas que ainda têm indicação de vacinação -caso daquelas com doenças preexistentes- ainda devem receber a imunização como forma de prevenir internações por Covid, medida que já vinha sendo recomendada desde março. Para isso, elas devem comprovar a condição com relatório médico ou demais documentos, como prescrição médica.

"Gestantes com comorbidade que não tomaram nenhuma dose ainda devem procurar o serviço de saúde para se vacinar com vacina da Pfizer ou Coronavac", informa.

A decisão por incluir o conjunto de gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) no grupo de vacinação contra a Covid havia sido adotada em 26 de abril, após análise de dados que têm apontado aumento no risco de hospitalizações e mortes pela Covid entre esse grupo.

Consultor do Programa Nacional de Imunizações, o imunologista Jorge Kalil reforçou que a relação do caso analisado com a vacina ainda precisa ser confirmada.

"Ficamos muito chateados com essa perda, pois lutamos pela vida. Nos reunimos desde sábado discutindo o assunto.
Ainda não está claro que a vacina tenha sido a causa dessa trombose e do AVC. Estamos examinando detalhes de todo o prontuário e todos os exames para que se chegue a uma conclusão sobre o que aconteceu", afirma.

Ele lembra que os casos de trombose têm sido muito raros. "De forma alguma nós gostaríamos que houvesse a ideia de que essa vacina causa problemas em mulheres grávidas. Não é assim. Essa vacina pode ter casos de trombose, que são eventos raríssimos que ocorrem em mulheres em idade fértil e que varia de 1 para 100 mil ou 1 para 500 mil pessoas vacinadas", afirmou.

Kalil aponta ainda que outros países, como EUA e Israel, também já estão vacinando mulheres grávidas para prevenir mortes pela Covid.

De acordo com Fontana, do PNI, boa parte dos eventos adversos graves que já foram registrados para monitoramento em gestantes não têm apresentado relação direta com as vacinas.

Ela diz que já existe um protocolo da rede de saúde para acompanhamento de possíveis casos de trombose. "Gestantes que tenham sintomas como falta de ar, dor no peito, inchaço na perna, dor abdominal devem procurar os serviços de saúde para fazer acompanhamento e receber orientações."

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, apontou que há risco de dificuldade na oferta de doses para gestantes com comorbidades, uma vez que a distribuição da vacina da Pfizer está concentrada em capitais e há baixo volume disponível da Coronavac. "Mas vamos fazer todos os esforços, se não conseguirmos levar a vacina para elas, trazer para serem imunizadas em centros maiores", disse.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...