sábado, 29 de janeiro de 2022

Entenda como vai funcionar o autoteste de covid-19

 Uso do exame por leigos foi aprovado pela Anvisa

Autoteste de Covid (Foto: Reuters)


Agência Brasil – Nesta sexta-feira (28), a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a possibilidade de comercialização de testes de covid-19 que podem ser aplicados por leigos, em si mesmos ou amigos e familiares, os chamados autotestes.

Até agora, os testes só poderiam ser aplicados por profissionais de saúde ou trabalhadores de farmácias. Há no mercado diferentes tipos de teste, dos laboratoriais mais precisos, como o RT PCR, aos de anticorpos, passando pelo de antígeno, que fornece um diagnóstico rápido mas possui menos índice de acerto do que o RT-PCR.

Nesta matéria, a Agência Brasil explica o que foi aprovado e como será possível o uso dos autotestes pelos cidadãos. Veja:

» O que são os autotestes?


Segundo a Anvisa, os autotestes são um procedimento “orientativo”. Eles indicam que alguém pode estar infectado com o novo coronavírus. Contudo, o diagnóstico efetivo só pode ser realizado por um profissional de saúde.

A Anvisa explica que o autoteste de covid-19 deve ser usado como triagem, para permitir o auto isolamento precoce e, assim, quebrar a cadeia de transmissão do vírus o mais rápido possível, "mas o diagnóstico depende de confirmação em um serviço de saúde”, alerta a publicação da agência sobre o tema.

Assim, o autoteste não se resume apenas à coleta. Neste tipo de exame, o indivíduo realiza todo o procedimento, da coleta à interpretação dos resultados.

» O autoteste já pode ser comprado?

Não. Os fabricantes desse produto terão de entrar com pedido de registro junto à Anvisa. Segundo a decisão tomada, esses requerimentos serão avaliados com prioridade pelo órgão.

A Anvisa disponibilizou um site onde estarão listados os testes (veja aqui). Assim, quando os autotestes começarem a ser vendidos no mercado, é importante que o cidadão se informe se aquela marca obteve, de fato, o registro da Anvisa para aquele produto.

» Quanto deve custar um teste desses?

A Anvisa ainda não divulgou estimativa de preços.

» Qual o tipo de teste utilizado por leigos?

Pela decisão da Anvisa, apenas os tipos de teste de antígeno poderão ser autorizados para uso por leigos como autoteste. Não serão permitidos para uso pela população, portanto, os testes de anticorpos.

» O resultado do autoteste vale como documento oficial?

Não. Em locais que existem resultados negativos de testes para covid-19, será preciso realizar os exames conforme as exigências (podendo ser RT-PCR ou de antígeno, a depender do caso) em um posto de saúde, hospital, farmácia ou outra unidade de saúde autorizada.

» Quais os requisitos para o registro de autotestes?

A diretoria da Anvisa estabeleceu uma série de requisitos para os fabricantes de autotestes que entrarem com pedido de registro. As instruções para uso, guarda e descarte devem ser claras. Será preciso usar ilustrações para exemplificar as formas de aplicação e a interpretação dos resultados (se positivo, negativo ou inconclusivo).

Os fabricantes devem disponibilizar também um canal de atendimento para orientar consumidores e tirar dúvidas. Os atendentes devem ser capacitados para responder a demandas sobre o uso do produto e para orientar o cidadão sobre os procedimentos a partir dos resultados dos testes. Os canais devem informar também o telefone do disque saúde, serviço oficial do Ministério da Saúde.

» Quem poderá vender autotestes?

Apenas farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados para comercializar dispositivos médicos. Ao buscar um desses comércios, certifique-se de que ele possui o registro adequado para essas atividades junto à vigilância sanitária.

Não será permitida, portanto, a venda por outros tipos de estabelecimentos ou a oferta de autotestes na Internet, em plataformas ou sites de empresas ou de qualquer outro tipo que não se enquadrem nas modalidades autorizadas.

» Quando usar os autotestes?

Os autotestes são indicados para aplicação quando uma pessoa apresenta sintomas de covid-19. Nessa situação, o recomendado é realizar o teste entre o 1º e 7° dia de seintoma.

Também é recomendado realizar o autoteste quando houve contato com alguém que teve resultado positivo para um exame de diagnóstico. Nesse caso, o autoteste deve ser aplicado a partir do 5º dia do contato.

» Posso usar como autoteste os testes de antígeno profissionais?

Não. Os testes de antígeno profissionais, ofertados em farmácias ou unidades de saúde, são diferentes dos autotestes que poderão ser ofertados quando fabricantes obtiverem os registros da Anvisa.

Os exames de antígeno de uso profissional podem ter diferenças de desempenho quanto, por exemplo, ao tipo de amostra. Isso requer a presença de um profissional de saúde para executar o exame.

» Qual será o procedimento utilizado para fazer o autoteste?

Cada autoteste vai ser de um jeito. Não há um procedimento padrão. Cada fabricante deverá explicar como funcionará o seu autoteste.

» O que fazer em caso de resultado positivo?

Se uma pessoa tiver o resultado positivo para covid-19 ao se testar, ela deve se isolar imediatamente, mesmo se não apresentar sintomas. Além disso é recomendado pela Anvisa usar máscara e avisar as pessoas com quem teve contato recente.

O isolamento pode ocorrer por diferentes períodos a depender da condição do paciente (veja aqui as orientações do Ministério da Saúde).

Como os autotestes podem dar resultados errados (falso positivo ou falso negativo), é importante procurar um exame de diagnóstico para confirmar o resultado positivo.

» O que fazer em caso de resultado negativo?

Como o autoteste possui limitações quanto à eficácia, em caso de resultado negativo a orientação da Anvisa é que se não houver sintomas a pessoa deve manter as medidas de prevenção. Se os sintomas aparecerem, ela deve realizar um novo autoteste ou um exame de diagnóstico.

» O que acontece caso haja alguma reação?

Como em qualquer medicamento ou procedimento médico, pode haver eventos adversos. A pessoa que teve a reação deve comunicá-la pelo serviço de atendimento ao consumidor do fabricante ou pode fazer a notificação diretamente no site da Anvisa.

Para esses casos, há o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipós). O fabricante do autoteste tem que repassar informações de queixas técnicas e eventos adversos ao sistema.

Caso a Anvisa determine o recolhimento de um lote ou até mesmo do conjunto do produto, a empresa também deve se responsabilizar pela logística deste tipo de recall.

Quem vende o produto também tem responsabilidade de notificar reclamações e eventos adversos. Mas esse tipo de informação deve ser inserida no Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (Notivisa).

» O autoteste será oferecido em postos de saúde e hospitais públicos?

Até o momento, o Ministério da Saúde não anunciou uma política pública de disponibilização de autotestes para a população. Portanto, ainda não há previsão se este tipo de exame será colocado gratuitamente para a população. Agência Brasil. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula e novo presidente dos metalúrgicos do ABC destacam revisão de reforma e nova realidade do trabalho

Para Moisés Selerges, novo presidente, sindicato vive seu terceiro principal desafio histórico. E movimento deve considerar o “novo mundo do trabalho”

Lula e Moisés Selerges, presidente do Sindicado dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (Foto: Ricardo Stuckert)


A partir deste sábado (29), o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC tem na presidência Moisés Selerges, até então secretário-geral da entidade, originalmente pintor na Mercedes-Benz, de São Bernardo do Campo. Ele substitui Wagner Santana, o Wagnão, da Volkswagen, que estava no cargo desde 2017 (e deve participar da campanha eleitoral deste ano). Presidente do então sindicato de São Bernardo e Diadema de 1975 a 1981, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia na sede da entidade, que não teve público presencialmente devido à pandemia. Lula e as eleições presidenciais deste ano foram os principais temas da posse, com destaque para uma possível revisão da “reforma” trabalhista implementada em 2017.


Nascido em 1966 e funcionário da Mercedes desde outubro de 1985, Moisés será o 14º presidente do sindicato, criado em 1959. E o nono depois de Lula. Ele terá Carlos Caramelo (Scania) na vice-presidência e Claudionor Vieira do Nascimento (Delga) como secretário-geral. Na posse, muitas lembranças sobre os tempos de resistência e reorganização ainda na ditadura, criação da CUT (1983), reestruturação produtiva nas fábricas e “reformas” como a trabalhista, até chegar ao “inimigo invisível”, como disse Wagnão, referindo-se ao coronavírus. E agora o movimento sindical precisa considerar “o novo mundo do trabalho”, na era digital, como alertou Moisés em seu discurso de posse, que falou em “capitalismo de plataforma”.

Desafios históricos

O novo presidente afirmou que o sindicato vive seu “terceiro grande desafio histórico”. O primeiro foi na própria construção da entidade, no final dos anos 1950, um período turbulento e marcado pela chegada de multinacionais ao Brasil. E o segundo foi a “reação organizativa-sindical” ao arrocho salarial imposto pela ditadura. E agora com a nova realidade do mundo do trabalho, que exige compreensão e visão “de baixo para cima”.

Lula afirmou que os jovens de hoje têm muito mais estudo que os trabalhadores de sua geração, mas têm mais incertezas quanto ao futuro profissional. Lembrou que durante anos se insistiu no discurso de que direitos eram “custo Brasil” e que na medida em que eles diminuíssem a mão de obra ficaria mais “barata” e haveria mais empregos e melhores salários. “É mentira”, acrescentou. O ex-presidente citou dados divulgados ontem (28) pelo IBGE apontando a maior queda na renda na série histórica de pesquisa sobre o mercado de trabalho.

Precarização e ações da Petrobras

Ele fez menção também, como Moisés, ao trabalho por aplicativos. “O trabalho está precarizado. Não tem direito, não tem carteira profissional, não tem férias… Estamos voltando a ser párias em uma sociedade capitalista que se moderniza com avanço tecnológico, mas não atinge a classe trabalhadora.”

Sobre uma declaração sua a respeito de dividendos pagos aos acionistas da Petrobras ter supostamente feito as ações da empresa caírem, Lula disse ainda que a companhia está com “30% de ociosidade” no refino. “Se a gente ganhar as eleições, a gente vai mudar esse jogo”, acrescentou, fazendo também críticas ao governo pela elevação do custo de vida. “Hoje, 40% da inflação que corrói a vida do povo trabalhador são de preços controlados pelo governo.”

Arte e independência

Moisés falou sobre a greve geral de 1917, “que sacudiu as velhas oligarquias”, e sobre a Semana de Arte Moderna em 1922, “verdadeiro divisor de águas da cultura brasileira”. E lembrou que o Brasil chegará em setembro aos 200 anos de sua independência. “Mas o que representa a independência hoje com ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres? Que independência nós vamos comemorar?” Quase ao final, os três posaram com uma pequena estátua do João Ferrador, símbolo dos metalúrgicos do ABC desde os anos 1970.

A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), também falou em “rever e consertar os estragos da reforma trabalhista”. Uma reforma, salientou, que “não deu certo”. “Está na hora, sim, de fazer essa discussão.” E isso nada tem a ver com volta do imposto sindical, observou. “O que nós queremos é que os trabalhadores tenham força para se organizar, assim como os patrões estão organizados e fazem seus lobbies. (…) Está na hora de fazer um grande movimento para resgatar nossa soberania  e salvar o Estado da destruição.”

O presidente estadual do PT em São Paulo, Luiz Marinho (também ex-presidente do próprio sindicato, além de ex-prefeito de São Bernardo), participou presencialmente da posse. Além dele, o presidente da CUT, Sérgio Nobre, que igualmente comandou o sindicato e saiu da Mercedes, como Moisés. Dezenas de vídeos foram enviados, com entidades sindicais do país e internacionais, além de políticos. Vitor Nuzzi, RBA.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Fake news e desinformação sobre Covid são uma violação dos direitos humanos, diz Papa

O Pontíifice condenou o que chamou de "infodemia", que ele classifica como a distorção da realidade baseada no medo e informações falsas

Papa Francisco em audiência no Vaticano (Foto: REUTERS/Remo Casilli)

O Papa Francisco disse nesta sexta-feira (28) que a disseminação de notícias falsas e desinformação sobre a Covid-19 e vacinas são uma violação dos direitos humanos.

"Estar informado corretamente, ser ajudado a entender as situações com base em dados científicos, e não em notícias falsas, é um direito humano", disse o Papa em um discurso aos membros do catholicfactchecking.com, um consórcio de mídia católico cujo site diz que seu objetivo é “esclarecer notícias falsas e informações enganosas” sobre as vacinas da Covid-19.

O Pontíifice condenou ainda o que chamou de "infodemia" que ele classifica como a distorção da realidade baseada no medo, informações falsas oau inventadas e "supostamente científicas". 

"Informações corretas devem ser garantidas sobretudo aos que têm menos, aos mais vulneráveis", enfatizou o Papa que há três semanas atrás condenou a "desinformação ideológica infundada" sobre vacinas, endossando campanhas nacionais de imunização e chamando os cuidados de saúde de uma obrigação moral. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

TCU nega pedido para que Coaf forneça informações sobre contas de Moro

Ex-juiz e ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro é investigado pelo Tribunal de Contas por serviço prestado à consultoria Alvarez & Marsal

Sergio Moro e Alvarez & Marsal (Foto: ABr | Reprodução)


O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), negou, nessa sexta-feira (28/1), o pedido do subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, do Ministério Público, para que o Banco Central e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) fornecessem informações sobre o salário recebido pelo ex-juiz Sergio Moro no tempo em que atuou na consultoria da Alvarez & Marsal.

De acordo com o ministro, medidas desse tipo só devem ocorrer, ainda que o TCU possa solicitar as informações, “quando esgotadas todas as demais ferramentas à disposição” do tribunal.

Na mesma decisão, porém, Bruno Dantas determinou que o setor de inteligência da Corte, a Secretaria-Geral de Controle Externo, prepare um relatório sobre o vínculo de Moro com a consultoria e outras empresas envolvidas na Operação Lava Jato. Metrópoles.


Continue lendo no Metrópoles.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Jaboatão e Olinda iniciam aulas em fevereiro e no formato remoto

 EDUCAÇÃO REMOTA 

Em Jaboatão as aulas seguirão em modelo remoto até abril; em Olinda haverá uma reavaliação em 15 de fevereiro


                                 Por Portal da Folha de Pernambuco

Prefeitura do Jaboatão, por meio da Secretaria de Educação do município, decidiu adiar para abril o retorno das aulas presenciais na Rede de Ensino da cidade A medida foi tomada em decorrência do aumento dos números de casos de Covid-19 pela variante Ômicron.

O início do ano letivo acontecerá na próxima quarta-feira (2). Já as aulas remotas começam na segunda-feira (7), com auxílio aos alunos através da TV Escola Jaboatão, em rede aberta de televisão. A prefeitura informa que cadernos com atividades serão enviados aos estudantes.

Já nos meses de fevereiro e março, a prefeitura deve entregar kits de alimentos às famílias dos estudantes matriculados na rede municipal.

Matrícula e Vacinação
E entre 31 de janeiro e 1º de fevereiro, período de confirmação de matrículas, as unidades de ensino irão funcionar como pontos extras para cadastramento de crianças de 5 a 11 anos para vacinação contra a Covid-19.

A iniciativa faz parte da estratégia montada, em conjuto com a Secretaria Municipal de Saúde, que tem o intuito de conseguir imunizar a totalidade desse público-alvo até o próximo mês de abril. A pefeitura prevê, ainda, a adoção de unidades de ensino como polos de aplicação de doses.

Aulas em Olinda retornam também em modelo remoto
Assim como em Jaboatão, as aulas na Rede Municipal de Ensino vão começar na segunda-feira (7) seguindo modelo remoto, pelo menos até 15 de fevereiro, quando acontecerá uma nova análise do quadro pandêmico. Nesta data, a prefeitura irá decidir se será possível adotar o modelo presencial.

Apesar disso, o início do ano letivo da Rede Municipal de Ensino acontecerá na proóxima quarta-feira (2), quando ocorre o acolhimento dos professores. O evento será realizado pelo canal oficial do YouTube da Prefeitura.

As medidas foram tomadas para uma melhor avaliação da situação pandêmica em Pernambuco. Além disso, o adiamento das aulas em modelo presencial vai garantir que um maior número de crianças comece o ano letivo com, pelo menos, a primeira dose das vacinas anticovid.

Vacinação
Olinda está vacinando todas as crianças de 5 a 11 anos de idade. A marcação pode ser feita através do site da prefeitura. Até a quarta-feira (26) foram vacinadas cerca de 960 crianças.

Crédito: Arquimedes Santos/Prefeitura de Olinda

A cidade tem três pontos para a vacinação deixa faixa etária: os Centros de Atenção Psicossocial Infantil (Bairro Novo) e Nise da Silveira (IV Etapa de Rio Doce), além da Policlínica da Mulher no Varadouro. A imunização nesses pontos pode ser feita das 9h às 16h, de segunda à sexta

No atendimento, o responsável deve apresentar documentos de identificação dele e da criança e um comprovante de residência.


Em carta à PF, Bolsonaro diz que era direito dele faltar ao depoimento

Bolsonaro tinha sido intimado por Alexandre de Moraes no inquérito que apura o vazamento de documento sigiloso de investigação sobre ataque hacker ao TSE

Presidente Jair Bolsonaro (Foto: Ueslei Marelino/Reuters)

Jair Bolsonaro afirmou em nota enviada por escrito à Polícia Federal que exerceu o "direito de ausência" ao não comparecer nesta sexta-feira (28) para depor no inquérito que apura se ele vazou informações sigilosas durante uma transmissão ao vivo por rede social.

A Advocacia-Geral da União (AGU) havia protocolado recurso no Supremo Tribunal Federal para que Bolsonaro não precisasse comparecer. Mas o ministro Alexandre de Moraes, do STF, rejeitou o pedido.

No recurso, a AGU pediu a reconsideração da decisão de Moraes ou, se não fosse atendida, que o recurso fosse submetido ao plenário do STF, a fim de que fosse reformada a decisão do ministro, “explicitando-se que ao agente político é garantida a escolha constitucional e convencional de não comparecimento em depoimento em seara investigativa”.

Na carta enviada à PF, Bolsonaro reiterou essa tese.

Eu, Jair Messias Bolsonaro, Presidente da República, domiciliado no Palácio do Planalto, Brasília/DF, neste ato representado pela Advocacia-Geral da União, nos termos do artigo 22 da Lei nº 9.028/1995, venho, respeitosamente, informar à Autoridade de Polícia Federal responsável pela condução das investigações do IPL nº. 2021.0061542 que exercerei o direito de ausência quanto ao comparecimento à solenidade designada na Sede da Superintendência da PF para o corrente dia, às 14:00, tudo com suporte no quanto decidido pelo STF, no bojo das ADPF's nº 395 e 444.

Colho o ensejo de informar, em acréscimo, que colacionei, através de representação processual, em manifestação datada e protocolada em 26/01/2022, os esclarecimentos que reputava pertinentes levar ao conhecimento dessa Polícia Federal, para além do pleito de remessa dos autos ao PGR, por entender presentes elementos que permitem, desde logo, a adoção das providências contidas na parte final do art. 1º da Lei nº 8.038/90, ante a manifesta atipicidade do fato investigado.

Sem mais, renovo protestos de estima e consideração.

Brasília, 28 de janeiro de 2022

Jair Messias Bolsonaro

Presidente da República


BLOG DO BILL NOTICIAS

Efeito do golpe: depois de castigar pobres, crise atinge a classe média-alta

Renda per capta caiu 8% na classe que concentra 10% dos brasileiros com maior renda de trabalho

Ao apoiar golpe, classe média deu tiro no pé (Foto: Reprodução do Twitter)

A crise econômica desencadeada com movimento de direita que levou ao golpe contra Dilma Rousseff começa a afetar com maior força a renda do trabalho da classe média-alta nas regiões metropolitanas do Brasil. É o que indica a sexta edição do Boletim Desigualdade nas Metrópoles, publicado pela Folha.

Conforme o estudo, a renda domiciliar per capita do trabalho dos 10% mais ricos caiu para R$ 6.411, em média, no terceiro trimestre de 2021. O valor é 8% menor do que o verificado em igual trimestre de 2020 (R$ 6.967) nas regiões metropolitanas.

Na visão dos responsáveis pelo boletim, a queda reflete a combinação entre fraqueza da atividade econômica e escalada da inflação —os dados levam em conta o avanço dos preços no país.

A pesquisa foi realizada em parceria entre PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Observatório das Metrópoles e RedODSAL (Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina).

Esses 10% mais ricos não são apenas super-ricos; incluem também trabalhadores considerados de classe média-alta, ressalta André Salata, professor do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUCRS e um dos coordenadores do boletim.

A classe média-alta inclui famílias com rendimento domiciliar per capita acima de R$ 3.100 nas metrópoles, de acordo com o professor. Profissionais liberais e empresários de menor porte são exemplos de possíveis integrantes do grupo. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula: “fiquei esperando o Jornal Nacional dizer que fui absolvido”

Na sexta (28), a Justiça do DF determinou o arquivamento do processo sobre o caso do triplex do Guarujá envolvendo o ex-presidente Lula

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contou neste sábado (29/1) que assistiu ao Jornal Nacional após arquivamento do caso triplex do Guarujá na esperança de que o telejornal o considerasse inocente. “Fiquei esperando o Jornal Nacional dizer que fui absolvido”, disse o petista, em cerimônia de posse de Moisés Selerges no comando do Sindicato dos Metalúrgicos no ABC.

O Jornal Nacional, no entanto, não atendeu aos anseios do ex-mandatário. Informou sobre o arquivamento e ressaltou que não haveria mais possibilidade de punir o ex-presidente. “Achei que ia ser bonito dizer que finalmente o Lula foi absolvido”, insistiu. Para o petista, houve um acordo na comunicação: “eu minto para você, você mente para o povo, o povo acredita e o público que se ferre”.

Lula afirmou que não foi condenado porque não tinha crime. “Fui condenado porque o Moro mentiu, porque o Ministério Público mentiu, e a Globo, as TVs e os jornais compraram a mentira”, assinalou. Metrópoles

Continue lendo no Metrópoles

BLOG DO BILL NOTICIAS

Muita chuva na madrugada deste sábado (29); em Recife e em varias regiões de PE

 CHUVA

Previsão da Apac

                       Por Portal da Folha de Pernambuco

Chuvas no Recife - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Na noite da última sexta-feira (28) a chuva, acompanhada de relâmpagos, trovões e muita ventania, atingiu pontos do Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Camaragibe, além de regiões do Interior.

Nas redes sociais, houve relatos de lugares sem energia, como em algumas ruas de Boa Viagem, na Zona Sul, além de áreas alagadas, como em Maranguape e Paulista, na região Metropolitana. As chuvas seguiram ao longo da madrugada, com o sábado (29), amanhecendo nublado

Previsão da Apac

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu na última sexta-feira (28) um alerta de chuvas de intensidade forte e moderada para o Estado devido ''a atuação da Zona de Convergência em associação a um Cavado em altos níveis''  que ''está favorecendo a formação de nuvens convectivas em todo o Estado de Pernambuco''. A previsão vale para até às 17h deste sábado (29)

Alguns locais ficaram sem energia, como é o caso de algumas ruas em Boa Viagem.O número de ocorrências para o grupo Neoenergia teve aumento. Segundo o grupo, os chamados foram abertos devido a árvores e objetos arremessados contra a rede elétrica.

Já segundo a  Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), foram registrados 35 ocorrências de árvores e galhos entre ontem à noite e hoje pela manhã. A empresa pública também informou que 17 delas foram resolvidas e equipes estão nos demais locais fazendo remoção e limpeza.

Uma das ocorrências aconteceu no bairro de Setúbal, em Boa Viagem. Árvores caíram na  rua Sá e Souza e a rua General Salgado. Além disso, também houve queda  na altura da Escola Americana, técnicos da Emlurb foram ao local pela manhã para remoção. O  prazo para concluir todo o serviço é até o fim da tarde deste sábado. 

BLOG DO BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...