sexta-feira, 10 de novembro de 2023

CUIDADOS - Esponja de cozinha pode acumular mais bactérias que a privada; entenda

 

Cientistas afirmaram ter encontrado cinco dos 10 grupos de bactérias mais comuns com potencial para causar infecções


A Universidade de Sonora sugere que o mais recomendado é trocá-la pelo menos a cada 15 dias para evitar doenças - Foto: Reprodução/Freepik


Esponjas, panos de prato e esfregões de cozinha conseguem abrigar uma grande variedade de bactérias. De acordo com um artigo da Universidade de Sonora, no México, a consistência porosa das esponjas permite que elas retenham água e funcionem como incubadoras de microrganismos.

Cientistas da Universidade de Giessen, na Alemanha, confirmaram que as esponjas contêm bactérias que podem causar doenças — e que a quantidade delas pode ser maior até do que as de um vaso sanitário. Além disso, afirmaram ter encontrado nelas cinco dos 10 grupos de bactérias mais comuns com potencial para causar infecções. Os microrganismos retidos pela esponja ainda são responsáveis pelo desagradável odor de “umidade”, e outros mais perigosos.

Com que frequência a esponja deve ser trocada?
A vida útil de uma esponja varia de acordo com o material de que ela é feita e com os hábitos de uso. A Universidade de Sonora sugere, com base em vários estudos, que o mais recomendado é trocá-la pelo menos a cada 15 dias para evitar infecções e doenças. Alguns sinais podem ajudar a identificar o momento em que é necessário realizar a troca:

  • Se as fibras se separarem da esponja;
  • Se ela perdeu a cor original;
  • Se estiver deformada ou muito macia;
  • Se surgirem bolinhas ou enrolamentos nas fibras;
  • Se houver mau odor;
  • Se estiver pegajosa ao toque;
  • Se apresentar pontos pretos ou brancos nas fibras.

É importante levar em consideração que os microrganismos presentes em uma esponja se proliferam desde o primeiro uso e atingem uma concentração preocupante após o primeiro mês. Portanto, é necessário substituí-la ao menos a cada 30 dias.

Como prolongar a vida útil da esponja?

  • Antes de lavar os pratos, remova os restos de comida com um guardanapo;
  • Depois de lavar, esprema a esponja para eliminar a maior quantidade de água e não a deixe submersa, mesmo em água com sabão, pois as bactérias se desenvolvem em locais úmidos. É melhor descartar a água usada para lavar;
  • Se desejar lavar a esponja, use uma solução de água com um pouco de água sanitária (na proporção de 9 para 1) e mergulhe-a por pelo menos 30 segundos, depois deixe-a secar;
  • Outra opção é colocar água sanitária e água fervente em um recipiente limpo, mergulhar a esponja e deixá-la descansar por 5 a 10 minutos. Em seguida, esprema e enxágue com água fria;
  • Um método alternativo é deixar a esponja de molho durante a noite em vinagre e secá-la ao sol no dia seguinte;
  • Outra alternativa é ferver as esponjas e panos uma vez por semana, isso eliminará 60% das bactérias;
  • Uma recomendação adicional é optar por esponjas de fibras naturais (feitas a partir de plantas que são biodegradáveis).

BLOG DO BILL NOTICIAS

Xi Jinping visitará os Estados Unidos de 14 a 17 de novembro

Os presidentes da China e dos EUA participarão da 30ª Reunião Anual dos Líderes Econômicos da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC)

Xi Jinping (à esq.) e Joe Biden (Foto: Reuters)

O presidente chinês, Xi Jinping, visitará os Estados Unidos de 14 a 17 de novembro e participará da Cúpula dos Líderes da APEC, além de realizar conversações com o Presidente dos EUA Joe Biden, informou o Ministério das Relações Exteriores da China na sexta-feira.

Mais cedo no mesmo dia, um alto funcionário da administração dos EUA informou aos repórteres que Biden se encontrará pessoalmente com Xi na próxima semana na Califórnia para discutir uma série de questões bilaterais, incluindo assuntos regionais e globais.

"A convite do Presidente dos EUA Joe Biden, o Presidente chinês Xi Jinping visitará São Francisco para realizar uma reunião dos líderes dos EUA e da China de 14 a 17 de novembro, bem como para participar por convite na 30ª reunião informal dos líderes dos países da APEC", disse o comunicado.

Biden está determinado a estabilizar as relações com a China, reduzindo mal-entendidos, criando novos canais de comunicação e, em última análise, fortalecendo alianças, disse um alto funcionário da administração americana à Sputnik.

"Estamos buscando estabilizar a relação de maneiras que apoiem nossos parceiros e nossas alianças e também apoiem o povo americano", disse o funcionário. - (Sputnik).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Fronteira de Gaza com Egito é fechada e brasileiros ficam retidos

 

Ministro Mauro Vieira confirmou informação na manhã desta sexta

Frame/Hassan/Rabee

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou nesta sexta-feira (10) o fechamento da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito – antes que o grupo de 34 brasileiros pudesse deixar o local.

Após mais de um mês do início do conflito, o grupo havia finalmente recebido autorização para retornar ao Brasil. 

“Ontem, ele [ministro das Relações Exteriores de Israel] me informou que eles estavam autorizados e que os nomes estavam em poder das autoridades na fronteira e que sairiam hoje de manhã, mas novamente não saíram – apesar de terem sido mobilizados até a região do posto de controle. Não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto.”

Segundo o ministro, o governo brasileiro mantém “contatos reiterados” com todas as partes envolvidas no conflito. “Esperamos que esses nomes sejam autorizados a cruzar [a fronteira] o mais rápido prazo possível”. 

“Nossa lista não é das maiores. Temos 34 em Gaza. Há países que têm números muito maiores. A passagem é complexa porque a passagem de Rafah fica aberta durante algumas horas por dia e há um entendimento entre as partes que, em primeiro lugar, passam ambulâncias com feridos. Só depois disso passam, então, os nacionais de outros países. Foi o que aconteceu hoje, ontem e até a quarta-feira, em que não houve passagem do lado da Faixa de Gaza para o Egito.” (Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Aline Leal



BLOG DO BILL NOTICIAS

Ataque a hospitais de Gaza dificulta saída de brasileiros

 

Estrangeiros só deixarão região após retirada de palestinos feridos

Reuters/Evelyn/Hockstein

Ataques aéreos de Israel atingiram ao menos três hospitais na Faixa de Gaza nesta sexta-feira (10), segundo informes do Ministério da Saúde local e da Sociedade do Crescente Vermelho Palestino (PRCS). Como a saída dos brasileiros e demais estrangeiros está condicionada à transferência dos feridos da Faixa de Gaza ao Egito, os confrontos em torno dos hospitais podem dificultar a logística para saída das ambulâncias.  

Entre os hospitais atacados nesta sexta-feira está o maior da Faixa de Gaza, o Al-Shiva, que fica na cidade de Gaza. “As forças de ocupação israelenses atacaram o Complexo Médico Al-Shifa cinco vezes consecutivas e ainda têm como alvo as proximidades do hospital”, informou a entidade palestina.  

Em uma rede social, o secretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, comentou sobre os “relatos horríveis” que estão chegando sobre o ataque ao Al-Shiva e destacou que as vidas de milhares de pacientes, funcionários e civis deslocados, estão em risco.  

“Ao abrigo do direito humanitário internacional, os hospitais devem ser protegidos. Como já disse antes, os atos de guerra em lugares protegidos devem parar. Na verdade, eles nunca devem acontecer”, afirmou.

De acordo com o direito humanitário internacional, atacar unidades de saúde configura crime de guerra.  

Também nesta sexta-feira, a PRCS informou em uma rede social que “as forças de ocupação israelenses abriram fogo contra a unidade de terapia intensiva do hospital Al-Quds”. O hospital Al-Quds, na cidade de Gaza, está sob os cuidados dessa organização.  

“Um mártir e 28 feridos entre os deslocados no Hospital Al-Quds, a maioria crianças, com dois deles em estado crítico devido aos atiradores de elite da ocupação que visavam o hospital. Além disso, há ferimentos causados ​​por estilhaços de artilharia a oeste do hospital”, publicou hoje o PRCS.  

Israel tem defendido que o grupo Hamas constrói túneis embaixo das unidades da saúde, colocando os civis em risco. Todos esses hospitais ficam na parte norte do enclave palestino, onde Israel informa que tem concentrado as batalhas contra o Hamas. A Embaixada de Israel no Brasil foi procurada para comentar as informações, mas não respondeu aos questionamentos.  

Além do hospital Al-Shiva, há relatos de confrontos em torno dos hospitais infantis Al-Rantisi e Al-Nasr, ambos no centro da cidade de Gaza, o que teria levado a incêndios no Al-Rantisi e a suspensão de serviços prestados pelas unidades. “As forças de ocupação israelitas sitiam os hospitais infantis Al-Rantisi e Al-Nasr, expondo as vidas de milhares de pacientes, pessoal médico e pessoas deslocadas”, diz a comunicado do Ministério da Saúde de Gaza.  

Além disso, o Escritório de Assuntos Humanitários da ONU (Ocha) informou que o único hospital psiquiátrico de Gaza deixou de funcionar “depois de sofrer danos devido a um ataque do dia 5 de novembro”.  

Brasileiros em Gaza  

Os 34 brasileiros ou familiares foram autorizados a deixar a Faixa de Gaza, mas não conseguiram atravessar a fronteira de Rafah com o Egito porque há um entendimento entre os atores responsáveis pela evacuação dos estrangeiros de que as pessoas de outras nacionalidades só podem sair da zona de guerra depois dos feridos, segundo informou nesta sexta-feira o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Viera

Hoje passaram ao menos 12 crianças com câncer ou outras doenças para o Egito e Jordânia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).  

Porém, ainda há dezenas de feridos retidos no norte de Gaza, segundo o Escritório da Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia ocupada. O embaixador do Brasil no local, Alessandro Candeas, disse que a forte presença militar israelense e os combates ao redor de hospitais impedem ou dificultam a saída das ambulâncias.  

“Se ambulâncias puderem sair amanhã, os estrangeiros também sairão, inclusive nossos brasileiros. Estamos todos mobilizados. Assim que sair a notícia da abertura da fronteira, levaremos em poucos minutos todos de novo para lá”, informou.  

Em nota, a Embaixada de Israel no Brasil disse que, “apesar dos muitos esforços de Israel e do Brasil, o Hamas impediu hoje a abertura da passagem de Rafah e impediu que os cidadãos brasileiros saíssem da Faixa de Gaza”. - (Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Aline Leal



BLOG DO BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina abre inscrições até o dia 1° de dezembro para concurso público da Ammpla. 30 vagas

 

A faixa salarial é de aproximadamente R$ 5 mil, tendo como atribuição, a fiscalização, orientação e controle do trânsito. Inscrições seguem até o dia 1° de dezembro.


A prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, divulgou o edital de inscrição para o concurso público da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA). Ao todo, estão sendo ofertadas 30 vagas para o cargo de Agente de Trânsito e Transporte, sendo metade para convocação imediata e o restante para cadastro de reserva.

As inscrições seguem até o dia 1° de dezembro e podem ser feitas no site da banca organizadora (clique aqui). A faixa salarial é de aproximadamente R$ 5 mil, tendo como atribuição, a fiscalização, orientação e controle do trânsito. As informações sobre o concurso podem ser acessadas no Diário Oficial.

As fases do certame são divididas entre prova objetiva, redação e teste de aptidão física, além dos procedimentos de heteroidentificação e biopsicossocial, exames psicológico e psicotécnico, avaliação de saúde, exame de toxicológica, investigação social e curso de formação.

A data da prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 21 de janeiro de 2024. Outras informações podem ser conferidas no edital do concurso.  - (Ascom).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...