segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Cingapura estuda caso de bebê nascido com anticorpos da covid-19

Em Cingapura um bebê nascido de uma mãe infectada no início deste mês tinha anticorpos contra o vírus, mas não a doença

(Foto: Reuters)

Médicos estão estudando o impacto da Covid-19 em gestantes e recém-nascidos em Cingapura, onde um bebê nascido de uma mãe infectada no início deste mês mostrou ter anticorpos contra o vírus, mas não a doença.

O estudo em andamento nos hospitais públicos da cidade-Estado amplia os esforços internacionais para entender melhor se a infecção ou os anticorpos podem ser transferidos durante a gravidez e se esta oferece um escudo de proteção contra o vírus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que, embora algumas gestantes tenham um risco maior de desenvolver casos graves de Covid-19, ainda não se sabe se uma gestante infectada pode passar o vírus ao feto ou bebê durante a gravidez ou o parto.

Uma moradora de Cingapura infectada com o coronavírus em março, quando estava grávida, disse ao jornal local Straits Times que médicos lhe disseram que seu filho tinha anticorpos contra o vírus, mas que nasceu sem a infecção.

“Ainda não se sabe se a presença destes anticorpos em um recém-nascido confere um grau de proteção contra uma infecção de Covid-19, muito menos a duração da proteção”, disse Tan Hak Koon, presidente da divisão de obstetrícia e ginecologia do Hospital Feminino e Pediátrico KK.

O KK é um dos hospitais envolvidos no estudo de gestantes infectadas em Cingapura, detalhes do qual vieram à tona depois que o caso do bebê nascido com anticorpos veio a público.(CINGAPURA (Reuters).


Blog do BILL NOTICIAS

Biden nomeia equipe de comunicação composta só por mulheres

Pela primeira vez na história, Casa Branca terá, sob Joe Biden, uma equipe de comunicação composta só por mulheres. Dentre as sete nomeadas, uma é latina e duas, negras

Joe Biden e equipe de comunicação (Foto: Reuters | Reprodução)

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden (Democrata), e a vice-presidente, Kamala Harris, anunciaram neste domingo (29) a equipe comunicação na Casa Branca. Pela primeira vez na história, a comunicação da Presidência dos EUA estará a cargo exclusivamente de mulheres. O governo de transição de Joe Biden possui também diversos funcionários LGBT no alto escalão.

Os principais cargos, direção de comunicação e a secretaria de imprensa, também serão chefiados por mulheres. Entre as nomeadas, há uma profissional de origem latina, Pili Tobar, vice-diretora de comunicações da Casa Branca e duas negras: Karine Jean-Pierre, Subsecretária Adjunta Sênior de Imprensa, e  Symone Sanders, conselheira sênior e porta-voz da vice-presidente.

“Essas mulheres diversificadas, experientes e talentosas demonstram o compromisso contínuo do presidente eleito Biden em construir uma administração que se pareça com a América”, diz a declaração publicada no site da equipe de transição Biden-Harris.

A equipe nomeada por Biden e Harris é composta por: Kate Bedingfield, Diretora de Comunicações da Casa Branca; Pili Tobar, vice-diretora de comunicações da Casa Branca; Jen Psaki, secretária de imprensa da Casa Branca; Karine Jean-Pierre, Subsecretária Adjunta Sênior de Imprensa; Ashley Etienne, vice-presidente e diretora de comunicações; Symone Sanders, conselheira sênior e porta-voz da vice-presidente; Elizabeth E. Alexander, diretora de comunicações da primeira-dama.

Blog do BILL NOTICIAS

Equipe da Anvisa inicia inspeção na fábrica da Coronavac na China


(Foto: Pearson/Divulgação Anvisa)

Técnicos da agência avaliam se a empresa segue normas internacionais de boas práticas, necessárias para registro do imunizante no Brasil

A equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviada à China iniciou, nesta segunda-feira (30/11), visita de inspeção à fábrica da vacina Coronavac. A missão vai avaliar se a farmacêutica segue normas internacionais de boas práticas, que são necessárias para a aprovação e registro do imunizante contra a Covid-19 no Brasil.

Os inspetores seguem uma agenda de trabalho que se estenderá até a próxima sexta-feira (4/12) na empresa Sinovac Life Sciences Co., fabricante dos insumos que serão utilizados pelo Instituto Butantan para a produção da vacina no país, caso a licença seja concedida.

Os técnicos embarcaram para a China há 17 dias e, antes de iniciarem a missão, cumpriram uma quarentena obrigatória para evitar que houvesse transmissão do vírus no território chinês caso alguém da equipe estivesse contaminado. Como parte do trabalho, os enviados também visitarão a farmacêutica Wuxi Biologics, que produzirá insumos para a vacina de Oxford.(Érica Montenegro, Juliana Contaifer, Metrópoles)


Blog do BILL NOTICIAS

5 coisas importantes que a Lua pode nos ensinar

                                                                                                  Blog do BILL NOTICIA

     Por Daniele Cavalcante                                                            (Imagem: Reprodução/Kelvin Case)


Além de ser o objeto espacial mais próximo da Terra — e uma das visões mais bonitas do céu noturno —‚, a Lua também pode nos ensinar muito sobre algumas regrinhas do universo e até mesmo sobre nosso próprio planeta. Ao observar seu movimento, suas mudanças de fases, cores e tamanhos aparentes, os cientistas puderam aprender algumas coisas importantes ou confirmar algumas teorias.

1) A Terra é esférica

                                                               (Imagem: Reprodução/Kelvin Case)


Eis uma forma interessante de comprovar, por conta própria, que a Terra é esférica. Se você observar a Lua atentamente no Ártico, ou seja, no hemisfério norte, de depois descer até o Antártico, terá uma visão completamente invertida do nosso satélite natural. É como se no Polo Sul a Lua estivesse de “cabeça para baixo”. A imagem acima ilustra muito bem o porquê isso acontecer.

Além disso, a sombra da Terra durante os eclipses lunares também revela outras propriedades de nosso planeta. A curvatura da sombra terrestre que se projeta sobre a superfície lunar nos permite reconstruir o tamanho relativo da Lua em relação à sombra e, portanto, também torna possível reconstruir geometricamente a distância Terra-Lua. Através desse método, os cientistas podem dizer que a Terra tem mais de 3 vezes o diâmetro da Lua e o formato de esfera.

2) A órbita da Lua é elíptica

                                                                       (Imagem: Reprodução/Vox)


Se observarmos a Lua ao longo do tempo, veremos que às vezes ela parece estar maior que outras. Para isso, talvez precisaremos de instrumentos como telescópio ou binóculos, pois essa diferença não é tão perceptível para o olho destreinado. Mas até mesmo pequenas alterações no tamanho aparente do satélite natural indicam grandes variações em sua distância da Terra.

Isso significa que sua órbita ao redor de nosso planeta não é exatamente circular, mas elíptica. Durante uma volta, a Lua se afastará e se aproximará da Terra, pois sua trajetória é em formado oval. Além disso, mais de 50% de sua face fica visível ao longo do tempo, pois ela orbita a Terra mais rápído quando fica mais perto de nós.

3) A Terra é reflexiva

                                        (Imagem: Reprodução/ISS Crew Earth Observations Facility)


Se você já viu a Lua minguante ou crescente com a parte visível brilhando intensamente, mas também com um inesperado e fraco brilho na parte que deveria estar totalmente escondida sob a sombra, saiba que você estava olhando para o reflexo da Terra sobre a superfície lunar. Ou melhor, para a luz do Sol refletida em nosso planeta.

O fenômeno é apelidado em inglês de Earthshine (que seria algo como "Brilho Terrestre", em tradução livre), e costuma ser algo sutil, mas bem interessante, algo como um “efeito sinuca” do nosso Sistema Solar. Quando a luz do Sol é refletida na Terra, ela atinge a Lua e ricocheteia de volta para nós, que podemos então contemplar essa luminosidade diferenciada no satélite natural. Quanto mais nublada estiver a Terra, mais reflexiva ela será.

4) A curvatura da luz na atmosfera da Terra

                                                                 (Imagem: Reprodução/Zarcos Palma)


A atmosfera da Terra causa uma curvatura nos raios luminosos do Sol, mas esse efeito não se dá por igual entre todas as cores do espectro visível da luz. Por exemplo, quando a Lua se põe (ou quando ela nasce), ela parece mais vermelha, à medida que a luz azul é espalhada.

Isso tem uma explicação. É que, quando está muito perto do horizonte, a luz da Lua deve passar pela quantidade máxima da atmosfera da Terra antes de chegar aos nossos olhos. A atmosfera dispersa a luz azul enquanto permite que a luz vermelha passe mais facilmente, e o resultado é que a Lua parece avermelhada.

À medida que a Lua se afasta do horizonte, sua luz passa por menos atmosfera, fazendo com que as faixas azul e vermelho do espectro eletromagnético se igualem. Assim, a Lua parece mais fiel à sua cor natural.

5) A Lua tem montanhas, vales e crateras

                                                                  (Imagem: Reprodução/Mir/Roscosmos)


Olhar diretamente para a superfície lunar com um telescópio não é a única maneira de observar as montanhas e crateras da Lua. Há outros métodos, porém mais complicados. Um deles exibe fotografar a Terra de longe durante um eclipse solar total e registrar a sombra da Lua sobre nosso planeta.

Nessas ocasiões, toda a sua sombra da Lua pode ser vista da perspectiva correta. Entretanto, ela não será perfeitamente esférica, mas alongada e irregular devido aos alinhamentos geométricos e por causa do terreno montanhoso e cheio de crateras que existe na Lua. Ou seja, a forma irregular do nosso satélite natural é revelada pela sua sombra durante esses eclipses.

                                     Baily’s beads durante eclipse solar (Imagem: Reprodução/Phil Hart)

Outra curiosidade é algo chamado efeito Baily’s beads, que também acontece durante eclipses solares totais, e também nos anulares. Quando Lua cobre o Sol, a topografia irregular do nosso satélite natural permite que alguns feixes de luz solar brilhem em determinados lugares, e em outros não.

Fonte: Starts With a Bang





Blog do BILL NOTICIAS








5G já alcança 220 milhões de pessoas no mundo, puxadas pela China

China defende superioridade de tecnologia 5G da Huawei (Foto: diario do povo)

A internet móvel de quinta geração, 5G, deve fechar 2020 com mais de 220 milhões de pessoas conectadas em todo o mundo, de acordo com o relatório mais recente da fabricante sueca de equipamentos de telecomunicações Ericsson. A maior parte dos usuários é de responsabilidade da China. A reportagem é do jornal O Estado de S. Paulo.

No momento, 1 bilhão de pessoas estão vivendo em regiões onde a nova tecnologia já está disponível. A expectativa é que o total de usuários salte para 3,5 bilhões até o fim de 2026, acrescenta a reportagem.

No mundo, quem influencia consideravelmente o crescimento do 5G é a China, país que concentra 175 milhões de usuários, o equivalente a 79,5% do total global de conexões, ainda de acordo com a Ericsson.

"A China é de longe o País com maior implementação de antenas, a maior cobertura e a maior quantidade de conexões", afirma o editor executivo do relatório global da Ericsson, Patrik Cervall, em entrevista ao Estadão/Broadcast. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

PSDB é sigla que teve a maior queda no número de prefeituras

O PSDB perdeu 273 prefeituras pelo país. Em segundo lugar está o MDB, com uma queda de 244 administrações municipais

Fachada do TSE e urna eletrônica (Foto: TSE | José Cruz/Agência Brasil)

O PSDB é o partido que mais perdeu prefeituras nas eleições de 2020. A legenda de Bruno Covas, vitorioso na disputa em São Paulo, perdeu 273 prefeituras pelo país. Em segundo lugar está o MDB, com uma queda de 244 administrações municipais.

Em 2016, os tucanos passaram a comandar 793 cidades do país. Em 2020, o número caiu para 520. Já o MDB era responsável por 1028 prefeituras e, a partir do ano que vem, ficará com 784. Apesar da queda, o MDB ainda é o partido que mais elegeu prefeitos, inclusive de capitais: Goiânia, Cuiabá, Teresina, Boa Vista e Porto Alegre. (Revista Forum)




Último ingrediente fundamental para a vida terrestre é encontrado em cometa

O cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Imagem: Reprodução/ESA/Rosetta/NAVCAM)

Uma das hipóteses que se tornou popular é a de que cada um dos elementos do CHNOPS pegou carona com algum cometa ou asteroide que caiu na Terra, há muito tempo. Para saber se a ideia é válida, era necessário encontrar cometas e asteroides que possuam um ou mais desses elementos. Os primeiros quatro estão presentes em asteroides carbonosos, enquanto o enxofre apareceu na análise química do coma gasoso do cometa 67P.

Faltava o fósforo, elemento importante para que nossas células sejam capazes de armazenar e transferir energia. Acontece que ele é um tanto raro no universo. De onde veio, então, o fósforo da Terra? Bem, talvez ainda não saibamos onde exatamente ele se formou, mas podemos dizer como ele deve ter chegado por aqui.

Um novo estudo, liderado pela Universidade de Turku, na Finlândia, descobriu que os instrumentos da sonda Rosetta haviam coletado alguns íons de fósforo junto de partículas de poeira do coma do cometa 67P. A equipe também detectou flúor na poeira, na forma de íons secundários.

A descoberta ainda não pode ser considerada uma prova de que esses elementos, de fato, foram trazidos para cá por meio de cometas, mas é uma excelente pista que dá mais peso a essa hipótese. Os pesquisadores também cogitam que os cometas trouxeram outros compostos vitais, como aminoácidos e água "semelhante ao oceano". (Fonte: New Atlas)



Blog do BILL NOTICIAS

Instalação de equipamentos 5G da Huawei será proibida no Reino Unido a partir de setembro de 2021


(Foto: Reuters)

Oliver Dowden, secretário de Estado para as Mídias, Cultura e Esporte do Reino Unido, divulgou esta data limite enquanto uma nova lei relativa a telecomunicações é analisada pelo governo local. Ideia é proibir a 5G da Huawei

O governo britânico anunciou que vai proibir a fornecedores instalar equipamentos do gigante chinês na rede 5G do país a partir de setembro de 2021.

Nesta segunda-feira (30), Oliver Dowden, secretário de Estado para as Mídias, Cultura e Esporte, divulgou esta data limite enquanto uma nova lei relativa a telecomunicações deve passar esta segunda-feira no parlamento, revela a agência Press Association.

"Estabeleci um calendário claro para a remoção total de equipamentos de nossa rede rede 5G o mais tardar até 2027", disse Dowden.

O governo britânico anunciou em julho que iria excluir a gigante de tecnologia chinesa Huawei de sua infraestrutura 5G, citando receios sobre sua segurança. O secretário de Estado assegurou que os elementos já instalados deverão ser removidos até 2027.

Segundo a companhia, a decisão é "decepcionante", "politizada" e motivada pela "política comercial norte-americana". (Agência Sputnik)


Blog do BILL NOTICIAS

Em discurso da vitória, Bruno Covas manda recado a Bolsonaro, escreve Bela Megale

Bruno Covas e Jair Bolsonaro (Foto: Gov. SP | Reuters)


O prefeito eleito de São Paulo Bruno Covas referiu-se em seu discurso da vitória na noite deste domingo à "política de ódio". Mesmo sem citar o nome, o tucano deixou claro que sua mensagem se dirige ao ocupante do Palácio do Planalto

"O nome de Jair Bolsonaro não foi citado, mas o recado foi dado. Em seu discurso de vitória, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), destacou que a cidade 'disse sim ao equilíbrio e à moderação'. Também afirmou que 'São Paulo mostra que faltam poucos dias para o obscurantismo e negacionismo'. 

"Ao lado dele, o governador João Doria (PSDB), principal desafeto de Bolsonaro, mesmo com máscara, conseguiu mostrar que está sorrindo à toa. A vitória de Covas é vista pelos tucanos como um importante aceno para as eleições de 2022, ainda mais diante da derrota dos nomes apoiados pelo presidente em 2020", escreve a jornalista Bela Megale no Globo.



Blog do BILL NOTICIAS

Segundo turno confirma derrota de Bolsonaro nas eleições

Jair Bolsonaro sofreu importante derrota nas eleições municipais deste ano. Dos 16 candidatos a prefeito apoiados por ele, 12 perderam as disputas

Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)

Aliado de Bolsonaro, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), não conseguiu se reeleger, sendo ultrapassado por Eduardo Paes (DEM). Em São Paulo, o deputado Celso Russomanno (Republicanos), não passou do primeiro turno. São duas derrotas simbólicas do bolsonarismo no embate eleitoral que se encerrou neste domingo, apesar de que no Palácio do Planalto auxiliares do presidente minimizarem o revés político, sob o argumento de que o chefe do Executivo não participou diretamente das campanhas.

Neste segundo turno, Bolsonaro viu apenas Tião Bocalom (PP), em Rio Branco (AC), e Roberto Naves (PP), em Anápolis (GO), serem eleitos. Outros candidatos para os quais ele pediu votos não tiveram bom desempenho nas urnas. Também apadrinhados pelo presidente, Capitão Wagner (PROS), em Fortaleza, e Delegado Eguchi (Patriota), em Belém, foram derrotados.

Em Belo Horizonte, Bruno Engler (PRTB) perdeu ainda no primeiro turno, tal como Russomanno. 

Bolsonaro criticou no domingo duramente as urnas eletrônicas, insinuou que o atual sistema não é confiável e defendeu a apuração pública dos votos. “Eu, como presidente da República, quero voto impresso já”, afirmou ele. Logo após votar, na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, zona Oeste do Rio, Bolsonaro disse estar conversando com líderes da Câmara e do Senado sobre a necessidade de retorno do voto impresso. Para ele, as mudanças dependem somente de um acordo entre o Executivo e o Legislativo.

Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, porém, a Organização dos Estados Americanos (OEA) considera o Brasil como dono do “mais ágil e seguro sistema de apuração das Américas”. “Só posso explicar (funcionamento de urnas eletrônicas) para quem quer entender. Para quem não quer entender, não há fármaco jurídico possível”, disse o ministro ao comemorar a apuração sem grandes incidentes no segundo turno. “O presidente da República tem liberdade para exprimir sua opinião. Sou juiz, não posso me impressionar com retórica política. Respeitando a opinião do presidente, penso que voto impresso traria grande tumulto a processo eleitoral”, informa O Estado de S.Paulo



Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...