segunda-feira, 22 de março de 2021

Brasil registra maior número de mortes por Covid em uma semana e vira alvo de avaliação da OMS

 

(Foto: ABr | Reuters)

O avanço da Covid-19 levou a inclusão do Brasil em uma lista de avaliação de 28 países sobre as ações de enfrentamento à pandemia que funcionaram ou não. Segundo a coluna do jornalista Jamil Chade, no UOL,  a avaliação da OMS deverá ser concluída em maio, mas “o Brasil foi usado como um exemplo de como ações foram consideradas como insuficientes”. 

Na semana passada o Brasil registrou 25% de todas as mortes por Covid-19 em todo o mundo. Segundo dados da própria OMS, entre os dias 15 e 21 de março 60,2 mil pessoas morreram da doença em nível mundial, 15,6 mil delas no Brasil. O número de óbitos no país foi o dobro do que foi registrado nos Estados Unidos, segundo país com maior número de mortes em decorrência da pandemia. 

A reportagem destaca que o exame da situação brasileira veio na esteira da pressão feita no ano passado pelo governo Jair Bolsonaro, juntamente com o governo do então presidente dos EUA Donald Trump, para que a OMS fosse alvo de uma auditoria.

“O projeto foi aprovado. Mas os peritos escolhidos para realizar o exame optaram por examinar não apenas a OMS. Além da gestão de Tedros Ghebreyesus, os especialistas decidiram que iriam também avaliar como os diferentes governos responderam aos alertas internacionais, às recomendações e à declaração de emergência global, em janeiro de 2020”, ressalta Chade no texto. 

“Uma das primeiras conclusões aponta que, se a emergência foi estabelecida, poucos foram os governos que implementaram medidas concretas e fortaleceram seu sistema de saúde nas primeiras semanas após a eclosão da crise”, finaliza. (Brasil247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Depois de apoio ao Amazonas, governo Maduro irá enviar oxigênio para o Amapá

 

(Foto: Reuters)

O governo de Nicolás Maduro, anunciou que irá ajudar o estado do Amapá, enviando cilindros de oxigênio para o estado, item essencial para salvar vidas de pessoas intubadas com a Covid-19.  É o segundo estado brasileiro em crise sanitária gravíssima com a pandemia a ter auxílio da Venezuela. O primeiro foi o Amazonas.

A informação é do senador Randolfe Rodrigues, em postagem no Twitter na manhã desta segunda-feira (22). 

No mês de janeiro, o governo venezuelano também ajudou o estado do Amazonas, que sofria com a falta de insumos básicos, a ter acesso ao ítem, enquanto o governo Bolsonaro enviava ao local cloroquina para o inexistente tratamento precoce contra a Covid-19. Pazuello, que ainda não foi exonerado da pasta da Saúde, é acusado de negligência com a população manauense e poderá responder criminalmente pela falta de apoio do governo no combate à pandemia. 

"O Governo Venezuelano se colocou à disposição para ajudar no fornecimento de oxigênio. Precisamos que o Governo Brasileiro mobilize a logística para trazer o oxigênio até Macapá", explicou Randolfe. (Brasil247)

Veja as postagens de Randolfe explicando a ajuda de Maduro: 

 

 


BLOG DO BILL NOTICIAS

"A Folha tem medo de Lula", diz Dilma

 

(Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

A ex-presidente Dilma Rousseff, vítima de um golpe de estado em 2016, que abriu espaço para a ascensão do fascismo no Brasil, reagiu à pesquisa Datafolha desta segunda-feira, que visa emparedar o Poder Judiciário e criar condições para um novo golpe judicial contra o ex-presidente Lula, que lidera as intenções de voto para a disputa presidencial de 2022. Segundo Dilma, a Folha tem medo de Lula e este medo leva o jornal ao desespero. Confira a íntegra:

A maioria dos colunistas e parte do próprio noticiário da Folha de S. Paulo têm mostrado que Bolsonaro ficou assustado com a devolução dos direitos políticos do ex-presidente Lula, a ponto de defender a vacina e usar máscara, contrariando sua própria natureza de negacionista. Mas o que ficou claro nos dois últimos dias é que também a Folha está com medo de um Lula que, com suas condenações anuladas e diante da justa e provável declaração de suspeição de Moro pelo STF, retoma seu protagonismo natural na política brasileira e pode ser ele mesmo candidato à presidência e/ou liderar um processo de reconquista da democracia e reconstrução do país.

Na edição de domingo, a Folha fabricou um longo texto cujo único objetivo é tentar manter a perseguição jurídica movida contra o ex-presidente Lula, na contramão da decisão e da tendência do STF. O jornal produziu uma espécie de "cozido" em que mistura e repete todas as acusações forjadas, fabricadas e inventadas no contexto do lawfare promovido para me destituir do governo e, depois, impedir Lula de ser candidato a presidente em 2018, quando era favorito. 

A Folha destaca processos que nunca tiveram andamento, inquéritos que não prosseguiram porque Lula sequer foi interrogado, acusações que prescreveram, ações que foram arquivadas por falta de provas a pedido do ministério público, denúncias rejeitadas, por ineptas, pela Justiça federal e até pelo TRF-3. A intenção óbvia é manter a narrativa midiática persecutória que a própria Folha construiu, junto com o resto da mídia comercial brasileira. 

A fragilidade do texto publicado domingo só é superada pela grosseira manipulação de uma pesquisa que a Folha mandou seu instituto de opinião fabricar sob medida para ser manchete da edição desta segunda-feira. Nesta pesquisa, o Datafolha transforma os seus cerca de 2 dois mil entrevistados em juristas amadores, porque os induz, de maneira totalmente indevida e absurda, a se colocar no papel de juízes para decidir se Lula é culpado ou inocente num dos julgamentos a que foi submetido. Justamente o julgamento que o STF acaba de declarar nulo, sem valor jurídico. 

Com esta inovação metodológica, a Folha transforma o julgamento de um cidadão pelo Poder Judiciário numa imitação barata de paredão do BBB. Obriga leigos a prolatar sentenças por telefone, como se fossem juízes, mesmo sem terem sequer tido condições de ler os processos. E fabrica sob medida uma pesquisa para ser replicada no Jornal Nacional e na Rede Globo.  

Com a Lava Jato desmoralizada pelo vazamento legalmente autorizado de seus abusos e com a decisão do ministro Fachin, a Folha assume o papel de viúva inconsolável de Moro. Espera com isso influenciar no julgamento da suspeição do juiz, buscando absolver quem liderou crimes contra a imparcialidade da justiça e o sagrado direito de defesa. Assim, a Folha se volta para a manipulação mais descarada e culpa Lula. Pratica essa ignomínia porque tem medo. O medo do ex-presidente Lula leva a Folha ao desespero. E o desespero faz a Folha querer, novamente, interditá-lo. Mais uma vez subestima a inteligência e a memória do povo deste País.(Brasil247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lagoa Grande: Prefeitura lança edital de seleção simplificada para profissionais da educação

 

Foto: Ascom PMLG/divulgação

A Prefeitura de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, lançou nesta segunda-feira (22) edital que prevê a contratação de profissionais temporários na área da educação. São vagas para contratação imediata e cadastro reserva. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site da prefeitura, a partir desta segunda (22) até o dia 7 de abril.

A seleção será feita com base nos títulos dos candidatos, quando serão avaliadas e apreciadas também, além das experiência profissional dos candidatos na área de atuação pretendida. O envio dos títulos ocorrerá no site, no ato da inscrição. (Via:Carlos Britto).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ex-presidente Dilma Rousseff é vacinada contra Covid-19 nesta segunda-feira (22)

 

Foto: Twitter / Reprodução

A ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta segunda-feira (22), em Porto Alegre.


Dilma tem 73 anos. Hoje, a população dessa faixa etária começou a ser vacinada na capital do estado.

Em janeiro, Dilma Rousseff recusou um convite do governador de São Paulo, João Doria, para ser vacinada com a CoronaVac. Ela alegou razões “éticas e de justiça”.




Paulo Câmara garante acesso gratuito ao transporte público para quem perdeu emprego na pandemia

 

Hélia Scheppa/SEI

O governador Paulo Câmara sancionou, nesta segunda-feira (22.03), a lei que garante acesso gratuito ao transporte público de passageiros da Região Metropolitana do Recife para quem perdeu o emprego durante a pandemia. O projeto do Executivo foi aprovado por unanimidade, no dia 18 passado, pelos 49 deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A proposta, denominada Programa de Transporte Social do Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife - STPP/RMR, é direcionada a quem reside no Grande Recife, foi demitido a partir de março de 2020 e ganhava, até então, até dois salários mínimos.

De acordo com Paulo Câmara, a proposta é garantir oportunidades aos que foram mais duramente atingidos pela pandemia, para que possam buscar uma recolocação. “O objetivo do governo é concentrar os esforços para permitir aos desempregados um maior acesso ao transporte, especialmente aos que perderam o emprego durante a crise. Seguiremos atuando no sentido de minimizar os efeitos da pandemia junto à população”, afirmou o governador, que sancionou a lei na presença dos secretários Marcelo Bruto (Desenvolvimento Urbano e Habitação), José Neto (Casa Civil) e Fernandha Batista (Infraestrutura e Recursos Hídricos).

A regulamentação do cadastramento, condições para usufruto do benefício e processo de distribuição dos cartões será concluída em um prazo máximo de 15 dias pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), de Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) e pelo Grande Recife Consórcio de Transportes. A previsão é de que o cadastramento dos interessados tenha início a partir do dia 05 de abril.

Essa é mais uma medida para tentar minimizar os efeitos devastadores da pandemia do novo coronavírus no Estado, e deverá beneficiar aproximadamente 20 mil usuários por mês, durante o período de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Os usuários receberão um crédito mensal de até 20 (vinte) bilhetes do Anel A. O projeto determina que esses créditos eletrônicos de viagens sejam utilizados apenas fora do horário de pico, para não pressionar o sistema de transportes. O custo do programa é de R$ 1,5 milhão por mês.

Horário

Em fevereiro, o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) aprovou proposta de revisão tarifária baseada em estudos realizados pelo Grande Recife Consórcio de Transportes. Com a decisão, foi ratificada a criação de uma tarifa mais barata no chamado “horário social” de uso, fora do horário de pico. Das 9h às 11h da manhã e das 13h30 às 15h30 da tarde, a passagem passa de R$ 3,45 para R$ 3,35 no anel A, e de R$ 4,70 para R$ 4,60 no Anel B. Esse desconto se aplica exclusivamente nos dias úteis e com o uso do VEM Comum.

O Governo de Pernambuco segue realizando ações de higienização dos ônibus e terminais integrados da Região Metropolitana do Recife (RMR). Neste período de quarentena mais rígida, não houve redução na frota. Desde o início do ano, a operação foi reforçada em mais de 200 ônibus, elevando para 80% a frota em circulação. Além disso, 138 linhas de maior demanda já circulam com 100% dos veículos. Em parceria com a Secretaria de Defesa Social, também foram disponibilizados mais de 2,5 mil policiais no Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), para garantir a segurança dos usuários e o bom funcionamento nos 10 principais TIs do Grande Recife. Também há profissionais cuidando da ordenação de filas e controle dos embarques e distribuindo máscaras e álcool em gel às pessoas que estão circulando nos terminais. Serão mais de 90 mil máscaras distribuídas até o final do mês de março. (Por Blog da Folha).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Covid-19: Brasil tem mais de 12 milhões de casos e 295,4 mil mortes

 

Em 24 horas, foram registradas 1.383 mortes


Vítima da Covid-19 é enterrada no cemitério de Nossa Senhora Aparecida, em Manaus - Foto: Michael Dantas/AFP

O Brasil ultrapassou 12 milhões de casos de covid-19 contabilizados desde o início da pandemia. Em 24 horas, foram confirmadas 49.293 novas infecções. Com isso, o total de pessoas que tiveram diagnóstico positivo desde fevereiro do ano passado chegou a 12.047.526.

A quantidade de pessoas que não resistiram à Covid-19 subiu para 295.425. Em 24 horas, foram registradas 1.383 mortes. Há ainda 3.263 óbitos em investigação já que, em alguns casos, o diagnóstico só sai após a morte do paciente.

Os novos dados foram atualizados pelo Ministério da Saúde em seu balanço diário, publicado na noite desta segunda-feira (22). A atualização é elaborada a partir das informações levantadas pelas autoridades estaduais e locais de saúde sobre casos e mortes provocados pela covid-19.

O número de pessoas recuperadas chegou a 10.507.995. Já a quantidade de pacientes com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1.244.106.

Estados
O ranking de estados com mais mortes por Covid-19 é liderado por São Paulo (67.602), Rio de Janeiro (35.180), Minas Gerais (22.055), Rio Grande do Sul (17.157) e Paraná (14.969).

Já as unidades da federação com menos óbitos são Acre (1.190), Amapá (1.233), Roraima (1.281), Tocantins (1.821) e Sergipe (3.298).

Vacinação
Até o início da noite desta segunda (22), haviam sido distribuídos 29,1 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, foram aplicados 13,8 milhões de doses, sendo 10,4 milhões da 1ª dose e 3,4 milhões da 2ª dose.


BLOG DO BILL NOTICIAS




Estudo preliminar aponta que CoronaVac é segura e cria anticorpos em crianças e adolescentes

 

(Foto: REUTERS/Thomas Peter)

A Coronavac, vacina contra a covid-19 da Sinovac Biotech, parece ser segura e capaz de provocar reações imunológicas em crianças e adolescentes, de acordo com resultados preliminares de testes iniciais a intermediários, disse a empresa nesta segunda-feira, 22.

Os dados preliminares são de testes clínicos iniciais a intermediários com mais de 500 crianças e adolescentes entre as idades de 3 e 17 anos que receberam duas doses médias ou baixas da vacina ou um placebo. A maioria das reações adversas foi branda, disse Zeng Gang, um pesquisador da empresa, em uma conferência acadêmica em Pequim.

Segundo relatos, duas crianças que receberam a dose menor tiveram febre alta e foram categorizadas como grau 3, disse ele, sem dar detalhes ou especificar as temperaturas. Os níveis de anticorpos desencadeados pela vacina Coronavac da Sinovac foram maiores do que aqueles vistos em adultos de 18 a 59 anos e em pessoas idosas em testes clínicos anteriores, disse Zeng na apresentação.

Para crianças de 3 a 11 anos, a dose menor conseguiu induzir reações de anticorpos favoráveis, e a dose média funcionou bem nos jovens de 12 a 17 anos, disse o especialista. Os dados preliminares ainda não foram publicados em um periódico científico analisado pela comunidade internacional.

Os testes de estágio avançado da Sinovac no exterior, que testam a capacidade da vacina para impedir a covid-19, ainda não incluíram menores de idade. A empresa também está testando uma terceira dose como mais um reforço em ensaio clínico na China, com os participantes recebendo uma terceira dose cerca de oito meses após receberem a segunda.

A Sinovac já forneceu 160 milhões de doses de vacina a 18 países e regiões, incluindo a própria China, e mais de 70 milhões de doses já foram aplicadas. (Reuters).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina divulga cronograma de vacinação para idosos acima de 68 anos

 


Após iniciar o plano de aceleração da vacinação em Petrolina, imunizando mais de cinco mil idosos nos últimos quatro dias, a prefeitura divulga nesta segunda-feira (22) mais um cronograma para a aplicação da primeira dose. Desta vez, serão beneficiados os idosos acima de 68 anos. A expectativa é que mais de quatro mil pessoas sejam vacinadas até a próxima sexta-feira (26).

Nesta terça (23), as doses serão aplicadas no público de 71 anos ou mais. No dia seguinte, a vacinação em Petrolina avança para os idosos com 70 anos em diante. Já na quinta (25), serão pessoas acima dos 69 anos, e, finalizando, na sexta-feira (26), com a faixa etária acima de 68 anos. As equipes de saúde atenderão em sete polos de 8h às 17h: no Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz, no Alto do Cocar; Igeprev, no Centro; Escola Prof. José Joaquim, no José e Maria; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do João de Deus; Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), na Cohab Massangano; no Serviço Social da Indústria (SESI); e no SESC, no Centro.

Para receber a vacina, os idosos precisam levar, obrigatoriamente, um documento com foto, CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência. A prefeitura orienta que cada faixa etária respeite as datas estipuladas de vacinação para evitar concentração nos pontos de vacinação.

Plataforma

Os idosos também podem aderir ao agendamento através da plataforma eletrônica. Essa é uma das estratégias que a prefeitura está utilizando para organizar o fluxo de vacinação, além de garantir maior controle e transparência do número de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para receber a vacina contra a COVID-19.

Para fazer o agendamento é só acessar o site vacinacaopetrolina.tisaude.com. Ao realizar o cadastro, que dura menos de cinco minutos, o cidadão poderá escolher o local e o horário em que receberá a primeira dose do imunizante. (Ascom).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...