sábado, 12 de janeiro de 2019

11º dia de ataques no Ceará. Polícia prende suspeitos de explodirem concessionária em Fortaleza

   

(G1)
Policiais prenderam na manhã deste sábado(12) três suspeitos de arremessar artefatos explosivos e danificar vários veículos em uma concessionária em Fortaleza. O ataque ocorreu em meio à onda de violência que dura onze dias no Ceará, com mais de 190 ações criminosas coordenadas por chefes de facções. Com a prisão dos três suspeitos, chegou a 330 o número de detidos por envolvimento na sequência de ataques.
De acordo com o secretário da Segurança do Ceará, André Costa, dois homens foram baleados durante troca de tiros com policiais. Após as prisões, a Polícia Militar, que recebe apoio da Força Nacional para tentar conter a violência no estado, reforçou as buscas pelos autores da destruição de uma torre de energia em Maracanaú, na Grande Fortaleza, durante a madrugada deste sábado.
Criminosos atacam concessionária de veículos na Avenida Washington Soares em Fortaleza. — Foto: Rafaela Duarte/Sistema Verdes Mares
Criminosos atacam concessionária de veículos na Avenida Washington Soares em Fortaleza. — Foto: Rafaela Duarte/Sistema Verdes Mares
Em nota, o Ministério de Minas e Energia informou que foi feito o desligamento automático da linha de transmissão que liga Fortaleza ao Porto de Pecém devido à queda torre. Ainda segundo o ministério, foi acionado o despacho momentâneo de geração térmica adicional, o que impediu a falta de energia para os consumidores.
“O MME informa ainda que, em conjunto com o ONS e em contato com a distribuidora de energia local e órgãos de segurança pública federal, estadual e municipal, permanecerá monitorando e adotará todas as medidas para o restabelecimento da normalidade do sistema elétrico”, afirma a pasta, em nota.
A onda de violência no estado chegou ao 11º dia seguido com 194 ataques confirmados em 43 municípios. Desde o início da sequência de crimes, 35 membros de facções criminosas foram transferidos para presídios federais, de acordo com o Ministério da Justiça.
Criminosos derrubaram torre de energia em meio à onda de ataques no Ceará
Criminosos derrubaram torre de energia em meio à onda de ataques no Ceará
Membros de facções rivais se uniram contra o governo após o secretário da Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, anunciar mais rigor na fiscalização dos presídios.
Mauro Albuqurque, ao assumir o cargo criado em 1º de janeiro deste ano, prometeu acabar com a entrada de celulares nas prisões e com a divisão de presos segundo a facção à qual pertencem. Os ataques são uma tentativa de fazer com que o estado recue.
O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira (11) que “não há recuo”.

Ações do estado contra a violência


Policiais militares fazem a segurança dentro dos ônibus em Fortaleza após série de ataques — Foto: Sistema Verdes Mares

Policiais militares fazem a segurança dentro dos ônibus em Fortaleza após série de ataques — Foto: Sistema Verdes Mares
Camilo Santana também destacou que vai apresentar um projeto de lei que beneficia pessoas que denunciarem autores de ataquesviolentos no estado. O projeto será votado neste sábado, em uma sessão extraordinária, durante o recesso parlamentar.
A Lei da Recompensa prevê pagamento em dinheiro por informações repassadas pela população à polícia e que resultem na prevenção de atos criminosos e prisão de bandidos envolvidos nas ações.
O governador anunciou também um pacote de medidas contra os ataques, que incluem a convocação de policiais da reserva e a autorização de pagamento de hora extra além do que é permitido atualmente. Para efetivar as mudanças, é preciso de aprovação na Assembleia Legislativa, onde o governador tem ampla maioria do apoio.

Entenda o que está acontecendo no Ceará

  • O governo criou a secretaria de Administração Penitenciária e iniciou uma série de ações para combater o crime dentro dos presídios.
  • O novo secretário, Mauro Albuquerque, coordenou a apreensão de celulares, drogas e armas em celas. Também disse que não reconhecia facções e que o estado iria parar de dividir presos conforme a filiação a grupos criminosos.
  • Criminosos começaram a atacar ônibus e prédios públicos e privados. As ações começaram na Região Metropolitana e se espalharam pelo interior ao longo da semana.
  • O governo pediu apoio da Força Nacional. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou o envio de tropas; 406 agentes da Força Nacional reforçam a segurança no estado.
  • A população de Fortaleza e da Região Metropolitana sofre com interrupções frequentes no transporte público, com a falta de coleta de lixo e com o fechamento do comércio.
  • Onda de violência afastou turistas e fez a ocupação hoteleira no estado cair.



Blog do BILL NOTICIAS

Nordeste bate novo recorde de energia solar com 675 megawatts

   Via:Vinicius de Santana

O Nordeste brasileiro tem como característica a abundante quantidade de luz e com o aumento do uso de energia solar, o crescimento econômico também está sendo tendência! A energia solar atingiu o recorde de 675 megawatts (MWp) com fator de capacidade batendo 86%. O Nordeste abriga grande parte das usinas solares do Brasil e devido a uma ótima performance, exporta energia para o Sudeste e Centro-Oeste.
Na região do Sertão pernambucano a Empresa CKF Energy Soluções em Engenharia, que atende toda essa região com instalações de sistemas de Energia Solar Fotovoltaica em residências e empresas. Com Serviços de qualidade e equipamentos de ultima geração a CKF Energy busca atender seus clientes da melhor forma e com preços mais acessíveis possível.
O governo do Estado de Pernambuco, por exemplo, teve a iniciativa de firmar uma parceria com o Banco do Nordeste e a concessionária local com o objetivo de incentivar a microgeração distribuída para pequenos negócios. Ou seja, as empresas interessadas em adquirir placa solar, encontram fornecedores do setor para auxílio. De acordo com o secretário-executivo de Energia de Pernambuco a ação do governo é de grande valor, além dos clientes terem como reduzir sua conta de luz emitida pela companhia elétrica estadual.
A frente da CKF Energy temos a dupla de Engenheiros Cipriano Neto e Cipriano Gomes que também prestam serviços de engenharia como Cálculo estrutural, projetos de arquitetura e instalações, topografia, terraplanagem, construção de casas, edifícios comerciais e residenciais. (CKF Energy)


Blog do BILL NOTICIAS

VEJA COMPARA BOLSONARO A JÂNIO QUADROS E JÁ INSINUA A SUA QUEDA


247
O começo mais tresloucado de governo da história fez com que até a imprensa tradicional enxergasse o óbvio: o prazo de validade de Jair Bolsonaro tem a extensão de uma fake news. A revista Veja produziu um capa que sintetiza a condição descartável do presidente eleito: a fusão de sua imagem com a clássica foto de Jânio Quadros feita pelo fotógrafo Erno Schneider em 21 de abril de 1961. A foto, intitulada "Qual o Rumo", é um dos documentos mais significativos da história política brasileira e, com ares premonitórios, antecipou a queda de Jânio sete meses depois de vencer as eleições com discurso anti-corrupção. 
A foto causou alvoroço nas trincheiras bolsonaristas. A comparação é bastante tóxica, justamente porque conecta dois políticos similares em muitos aspectos. Bem menos inteligente que Jânio - o que é uma constatação evidente -, Bolsonaro produz, como o ícone da 'vassourinha', um discurso confuso, errático e destituído de sentido histórico e político. 
A falta de rumo de Bolsonaro nos primeiros dias de governo é tal, que a imagem histórica de Jânio com os pés tortos emergiu talvez com sua maior força simbólica desde 1961. 
A revista, majoritariamente lida por bolsonaristas, produziu um ruído severo no governo com a fusão iconográfica. A imagem, que na cultura popular, vale por mil palavras, neste lampejo de lucidez editorial da revista falimentar, vale por mil crises.


Blog do BILL NOTICIAS

Criança Feliz. Prefeitura inicia programa que promove desenvolvimento infantil em Petrolina

   Via:Vinicius de Santana



Gestantes e crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Programa Bolsa Família de 26 bairros de Petrolina, já podem contar com a visita domiciliar de acompanhamento aos pequenos desde a barriga: é que a prefeitura iniciou as visitas sociais aos participantes do programa ‘Criança Feliz’. A equipe, composta por cerca de 30 pessoas, já está acompanhando , semanalmente ,  as famílias que estão inseridas no perfil do programa.
O objetivo do ‘Criança Feliz’ é estimular o desenvolvimento da primeira infância com intuito de garantir qualidade de vida em seu crescimento, além de estimular o fortalecimento dos laços familiares e as relações sociais. Ao longo deste ano, 900 famílias devem ser beneficiadas no município.
“O ‘Criança Feliz’ é pioneiro no município e tem como meta cuidar da primeira infância desde a gestação. Vamos poder acompanhar mais de perto as nossas crianças e ter a oportunidade de garantir um futuro mais seguro para elas. O programa vem para reforçar e promover as diretrizes sociais já realizadas pelo prefeito Miguel Coelho, através da Sedesdh e dos CRAS”, afirma o secretário da pasta, Jorge Assunção.
Sobre o ‘Criança Feliz’:
Segundo levantamento feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o Criança Feliz é o primeiro programa de desenvolvimento infantil brasileiro e atende mais de 422 mil pessoas em 2,4 mil municípios com mais de 9 milhões de atendimentos. O programa é voltado para gestantes e crianças de 0 a 3 anos beneficiárias com o Programa Bolsa Família (PBF), crianças de 0 a 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar.


Blog do BILL NOTICIAS

Mais Médicos. 85% de vagas não ocupadas são Norte e Nordeste

  Via:Vinicius de Santana

Das 842 vagas do programa Mais Médicos antes ocupadas por cubanos e que não tiveram inscritos nos dois editais voltados para brasileiros, 85% estão em cidades do Norte e do Nordeste e 51% se concentram em dois Estados: Amazonas e Pará.
Os números, tabulados pelo Estado com base em dados do Ministério da Saúde, mostram ainda que um em cada quatro postos sem inscritos está em distrito sanitário indígena. Elas estão espalhadas nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nenhuma vaga no Sudeste ficou sem interessado. Já na região Sul, somente 62 vagas no Rio Grande do Sul não tiveram inscritos.
“Nos postos de saúde até encontramos médicos, mas quando um falta no plantão, não tem ninguém para ocupar a vaga. É quando sentimos a maior necessidade deles”, conta Alves.
Segundo o coordenador da Atenção Primária de Saúde do município, Roberto Gomes, a saída dos cubanos do Brasil representa uma perda a ser corrigida apenas quando os novos profissionais ocuparem as vagas. “Contamos que os médicos venham e fiquem no município. Eles fazem parte do nosso planejamento da atenção básica e a população conta com isso”, reforça. Das 11 vagas do programa abertas na cidade, três ainda não foram preenchidas pelos novos editais.

Blog do BILL NOTICIAS

MOURÃO DIZ QUE CAMILO SANTANA É RESPONSÁVEL PELA VIOLÊNCIA NO CEARÁ



247
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou que o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), é responsável pela crise de segurança pública no Estado e não pode esperar agora que o Ministério da Justiça resolva o problema. Ele disse: "na minha opinião, o governador do Ceará não estava a cavaleiro da situação. O dado que nós temos é que parcela significativa da Polícia Militar estava de férias, em um período conturbado."
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, ele disse mais: "se a PM tem cem de efetivo e nós temos 12 meses no ano, só podem ter 8 a 9 de férias por mês. É uma matemática simples, não é? Então, acho que o governador andou falhando nisso aí e, obviamente, pediu reforço da Força Nacional. Agora, a questão do Ceará tem de ser resolvida, em primeiro lugar, por ele."
A matéria destaca que "há 500 agentes federais no Ceará, além de policiais de outros Estados. Em entrevista concedida à Rádio O Povo/CBN, de Fortaleza, Camilo Santana cobrou leis mais fortes para combater o crime organizado e punir atos terroristas, como os ataques praticados no Ceará. 'É preciso rever as leis deste País, que são muito frouxas', argumentou o governador. 'Você bota uma bomba num viaduto e era para ser enquadrado como terrorista, pegar mais tempo de prisão, mas hoje não é assim'."


Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina convoca Compesa para amenizar transtornos no bairro Dom Avelar



Problemas são causados pela falta de saneamento na bacia do Dom Avelar.

   Via: Vinicius de Santana


A Prefeitura de Petrolina chamou a Compesa para o diálogo a fim de promover ações que possam ajudar a amenizar os transtornos para os moradores do Dom Avelar. A região não possui sistema de saneamento básico, o que provoca inúmeros problemas para a comunidade, como o extravasamento de esgoto em via pública.
Nesta sexta-feira (11), o secretário-executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira se reuniu com a Gerente Regional da Compesa em exercício, Nadja Alencar, na entrada principal do Dom Avelar, na Avenida dos Minérios. No local, um canal está cheio de esgoto e a tarefa da ação conjunta será esvaziá-lo. Para isso, a encanação existente terá de ser desobstruída para que o esgoto possa fluir e não se acumular pelas ruas do bairro.
 A Compesa já começou o trabalho e a partir da próxima segunda-feira (14) vai ganhar um reforço de equipes da Prefeitura. Elas vão ficar responsáveis por fazer um desvio no canal, para ajudar no escoamento do esgoto acumulado, enquanto a Compesa recupera um cano que se encontra obstruído.
De acordo com o secretário-executivo, Alisson Oliveira, com o diálogo estabelecido, quem ganha é a população. “Desde setembro do ano passado, quando a Compesa levantou da mesa de negociações para a renovação da concessão, que a parceria deixou de existir. É bom voltar a dialogar com a Companhia, já que são as pessoas que mais sofrem quando o serviço não é realizado como deveria. Estamos sempre dispostos a servir a população da melhor maneira, de acordo com a orientação do nosso prefeito Miguel Coelho”, destaca Oliveira.

Blog do BILL NOTICIAS

SBT agora é a TV extraoficial do clã Bolsonaro


247
Não há dúvida: o canal de Silvio Santos se tornou, extraoficialmente, a TV do clã Bolsonaro. A reportagem é do Portal Terra. 
Silvio Santos sempre foi próximo de presidentes e outras figuras influentes da política. A começar pelo general João Figueiredo (1918-1999), de quem recebeu a concessão pública do SBT em 1981, durante o regime militar. 
Santos controla o jornalismo de sua emissora com mãos de ferro. Nos bastidores, comenta-se uma ordem expressa passada por ele desde sempre: evitar polêmicas e conflitos com os líderes políticos da República, independentemente de partidos e ideologias.
Durante a última campanha presidencial surgiram boatos de que Silvio Santos apoiava Bolsonaro. O apresentador não fez declaração oficial.
Em novembro, os dois se falaram ao telefone, diante das câmeras, no Teleton, campanha de arrecadação de dinheiro para o tratamento de pacientes da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).
Ao vivo, Silvio Santos previu dois mandatos ao presidente recém-eleito. “Acho que nos próximos oito anos o senhor vai ficar no nosso governo.” Houve troca de elogios. “Sou um fã seu”, disse Bolsonaro.
Um mês depois, os dois se encontraram na mansão do apresentador, em São Paulo, num almoço em comemoração aos 88 anos do animador de auditório. A Globo registrou o encontro com imagens aéreas feitas pelo Globocop.
Com as exclusivas de Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e Fabrício Queiroz, o SBT tomou a dianteira da RecordTV.
A maior parte da mídia acreditava que o canal do bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, é que teria acesso privilegiado à Presidência, por conta de seu apoio declarado a Bolsonaroe a união de ambos em torno das pautas defendidas por evangélicos e conservadores.
O jornalismo do SBT, antes pouco notado, agora está sob holofotes. Resta saber se vai aproveitar essa predileção dos Bolsonaros para crescer em relevância ou se será apenas um veículo chapa-branca.


Blog do BILL NOTICIAS

Petrolina registra segundo homicídio em menos de 10 horas

  Via:Carlos Britto
(Foto: Ilustração)


Um homem foi morto a tiros por volta das 21h e sexta-feira (11), na Cohab Massangano, zona oeste de Petrolina. O homicídio ocorreu menos de 10 horas após a morte de um ex-presidiario, também a tiros, no bairro Jardim Petrópolis, também na zona oeste.
Segundo informações, o Djailson Mororó foi encontrado caído em via pública próximo ao Galinhódromo. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) e a Polícia Civil assumiu as investigações.

Blog do BILL NOTICIAS

Legislativo do Ceará vota neste sábado medidas para combater ataques

Nesta madrugada, a Polícia Militar (PM) do Ceará registrou dois novos ataques criminosos contra uma torre de transmissão de energia e uma concessionária de veículos.

  Por: Agência Brasil 
Força Nacional foi enviada pelo Ministério da Justiça para ajudar na segurança do Ceará


Assembleia Legislativa do Ceará realiza uma sessão extraordinária hoje, às 14h, para votar medidas emergenciais propostas pelo governador Camilo Santana, como a aprovação de lei para recompensa o recebimento de informações que levem à prisão de criminosos, convocação de policiais que estão na reserva e autorização para pagamento de horas extras para aumentar a escala de trabalho das policiais civis, militares e bombeiros.
Nesta madrugada, a Polícia Militar (PM) do Ceará registrou dois novos ataques criminosos contra uma torre de transmissão de energia e uma concessionária de veículos. O estado entrou neste sábado no 11º dia seguido de ataques atribuídos a facções criminosas.

De acordo com a PM, uma torre de transmissão teve a base explodida na cidade de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, e caiu. Em função do ataque, moradores relataram queda de energia nas regiões próximas. Na capital cearense, por volta das 5h, uma explosão atingiu o pátio de uma concessionária e danificou veículos que estavam expostos para venda.
Segundo a Secretaria de Segurança do Ceará319 pessoas foram presas até o momento. Todas elas autuadas em flagrante por participação nos atos criminosos registrados no estado desde o último dia 2.
Na semana passada, o ministro da Justiça e da Segurança PúblicaSergio Moro, atendeu ao pedido do governador e autorizou o envio de tropas da Força Nacional de Segurança Pública para o Ceará. Desde a chegada das tropas do governo federal, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de equipes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e do governo do estado transferiram 35 detentos para o Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.


Blog do BILL NOTICIAS

Mais um jovem assassinado em Petrolina-PE. Foi nesta sexta(11)

   Via:Vinicius de Santana

Homicídio em Petrolina. Foi assassinado nesta sexta-feira(11) em Petrolina, o ex-presidiário, conhecido por Neném.Ele foi executado no bairro Jardim Petrópolis.
O corpo já sem vida, foi encontrado por transeuntes  que passavam pelo local.
A Policia foi comunicada e tomou todas as providencias. O IML já encaminhou o corpo para o necropsia. Aguardem novas informações.




Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...