domingo, 8 de janeiro de 2023

INVASÃO EM BRASÍLIA - Líderes mundiais condenam tentativa de golpe em Brasília

 

Chefes de Estado e de Governo ofereceram apoio a presidente Lula


Líderes de diversos países condenaram a invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília, ocorrida nesta tarde (8). Em postagens nas redes sociais, chefes de Estado e de Governo manifestaram solidariedade e ofereceram apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“A vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas! O presidente Lula pode contar com o apoio incondicional da França”, escreveu, na rede social Twitter, o primeiro ministro francês, Emmanuel Macron.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também condenou os ataques. "Condeno o ataque à democracia e à transferência pacífica do poder no Brasil. As instituições democráticas do Brasil têm todo o nosso apoio e a vontade do povo brasileiro não deve ser prejudicada. Estou ansioso para continuar a trabalhar com @LulaOficial", escreveu no Twitter.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também se pronunciou. “Todo meu apoio ao presidente Lula e às instituições eleitas livre e democraticamente pelo povo brasileiro. Condenamos veementemente o assalto ao Congresso brasileiro e pedimos o retorno imediato à normalidade democrática”, postou.

Presidentes latino-americanos também repudiaram os atos antidemocráticos em Brasília. “Toda minha solidariedade a Lula e ao povo do Brasil. O fascismo decide dar um golpe. As direitas não puderam manter o pacto da não violência. É hora urgente de reunião da OEA [Organização dos Estados Americanos] se quiser seguir viva como instituição e aplicar a carta democrática”, escreveu o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que fez a postagem poucos minutos após a invasão ao Congresso Nacional.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, considerou “inadmissível” a ocupação da Praça dos Três Poderes. “Ataque inadmissível aos três poderes do Estado brasileiro pelos bolsonaristas. O governo brasileiro tem todo o nosso apoio diante desse covarde e vil ataque à democracia”, postou Boric nas redes sociais.

“Como presidente da Celac [Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos] e do Mercosul, ponho em alerta os países membros para que nos unamos nesta inaceitável reação antidemocrática que tenta se impor noBrasil. Demostremos com firmeza e unidade nossa total adesão ao governo eleito democraticamente pelos brasileiros que encabeça o presidente Lula. Estamos junto do povo brasileiro para defender a democracia e não permitir nunca mais o regresso dos fantasmas golpistas que a direita promove”, escreveu Fernández.

ONU
Em nota, a Organização das Nações Unidas (ONU) também condenou os ataques em Brasília e manifestou preocupação diante do ocorrido. "A ONU condena veementemente qualquer ataque dessa natureza, que representa uma séria ameaça às instituições democráticas. A ONU pede às autoridades que priorizem o restabelecimento da ordem e que defendam a democracia e o Estado de direito", diz o texto.

BLOG DO BILL NOTICIAS

INVASÃO - Bolsonaristas radicais invadem Congresso, Planalto e STF

 

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro furaram bloqueio montado pela Polícia Militar do Distrito Federal na tarde deste domingo e promovem atos de vandalismo e de caráter golpista


                              Por Agência O Globo

Grupos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro furou o bloqueio montado pela Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios e invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo. Os manifestantes, que promovem atos de vandalismo e de caráter golpista, estavam concentrados no Quartel-General do Exército, em Brasília, e desceram em direção à Esplanada ao longo da tarde.

 

Mais cedo, o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou ter conversado com governadores sobre os atos antidemocráticos que acontecem pelo país e disse esperar que a polícia não precisasse agir para conter atos violentos desses grupos.


BLOG DO BILL NOTICIAS

ATOS TERRORISTAS - Presidente Lula chega ao Palácio do Planalto após atos de vandalismo

 

Lula, que estava em Araraquara (SP), volta à capital federal e vê os destroços deixados pelos vândalos que invadiram o Planalto


                            Por Portal Folha de Pernambuco, com informações da AFP

Os atos terroristas realizados em Brasília neste domingo (8) fizeram o presidente Lula voltar à capital federal em caráter de emergência. Ele estava na cidade de Araraquara, em São Paulo, para avaliar os danos causados pelas chuvas.

Ao chegar no Palácio do Planalto, o presidente do Brasil vistoriou o prédio e conferiu os danos causados pelos radicais. 

Em ataque aos prédios dos Três Poderes, invasores extremistas quebraram móveis, estragaram obras de arte e chegaram a roubar armas usadas pela segurança do presidente. 

O gabinete de Lula foi o único que não foi atingido, já que tem porta com blindagem reforçada. 

Após a vistoria no Planalto, o presidente Lula, junto a esposa Janja, foi ao Supremo Tribunal Federal e se reuniu com a presidente do STF, Rosa Weber e outros ministros, como Luis Roberto Barroso

.Lula, que tomou posse há apenas uma semana, havia declarado pouco antes em discurso em Araraquara, no interior de São Paulo, que seu antecessor havia "encorajado" os "vândalos fascistas" a invadirem as sedes dos Três Poderes em Brasília.


BLOG DO BILL NOTICIAS

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden diz que situação no Brasil é "ultrajante" após terroristas bolsonaristas vandalizarem os 3 Poderes

Além do presidente dos Estados Unidos, líderes de dezenas de países condenaram a invasão e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso e do STF por criminosos bolsonaristas

Joe Biden e terroristas bolsonaristas em Brasília - 08.01.2023 (Foto: Reprodução | Adriano Machado/Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse neste domingo (8) que a situação no Brasil é "ultrajante" depois que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que derrotou Bolsonaro ano passado na eleição presidencial mais tensa em uma geração, anunciou uma intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal até 31 de janeiro, depois que as forças de segurança da capital foram inicialmente dominadas pelos invasores.

O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que os Estados Unidos condenam qualquer esforço para minar a democracia no Brasil.

"O presidente Biden está acompanhando a situação de perto e nosso apoio às instituições democráticas do Brasil é inabalável. A democracia do Brasil não será abalada pela violência", disse Sullivan no Twitter.


O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse no Twitter que os Estados Unidos se juntam a Lula para pedir o fim imediato dos ataques.

A violência ecoa a invasão do Capitólio, prédio onde fica a sede do Congresso dos EUA, dois anos atrás por apoiadores do ex-presidente norte-americano Donald Trump.

"Condeno este ataque ultrajante aos edifícios do governo do #Brasil incitado pelo desrespeito imprudente do demagogo Bolsonaro aos princípios democráticos", disse o senador Bob Menendez, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado norte-americano, no Twitter.

"2 anos desde 6 de janeiro, o legado de Trump continua a envenenar nosso hemisfério. Proteger a democracia e responsabilizar os atores malignos é essencial."

Acompanhe reações de líderes mundiais aos atos terroristas em Brasília:

SECRETÁRIO DE ESTADO DOS ESTADOS UNIDOS, ANTONY BLINKEN

 "Condenamos os ataques à Presidência, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal hoje. Usar a violência para atacar instituições democráticas é sempre inaceitável. Nos juntamos a @lulaoficial para pedir o fim imediato dessas ações."

 PRESIDENTE DO MÉXICO, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR

 "A tentativa de golpe dos conservadores brasileiros incentivados pelas lideranças do poder oligárquico, seus porta-vozes e fanáticos, é condenável e antidemocrática. Lula não está sozinho, tem o apoio das forças progressistas de seu país, do México, do continente americano e o mundo."

 CONSELHEIRO DE SEGURANÇA NACIONAL DA CASA BRANCA, JAKE SULLIVAN

 "Os Estados Unidos condenam qualquer esforço para minar a democracia no Brasil. O presidente Biden está acompanhando a situação de perto e nosso apoio às instituições democráticas do Brasil é inabalável. A democracia do Brasil não será abalada pela violência."

 SECRETÁRIO-GERAL DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS, LUIS ALMAGRO

 "Condenamos o ataque às instituições em Brasília, que constitui uma ação condenável e um ataque direto à democracia. Essas ações são indesculpáveis e de natureza fascista."

 CHEFE DE POLÍTICA EXTERNA DA UNIÃO EUROPEIA, JOSEP BORRELL

 "Consternado com os atos de violência e com a ocupação ilegal da Praça dos Três Poderes de Brasília por extremistas violentos hoje. Total apoio a Lula e seu governo, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal. A democracia brasileira derrotará a violência e o extremismo."

 MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DE PORTUGAL, JOÃO GOMES CRAVINHO

 "Sem dúvida, o ex-presidente Bolsonaro tem responsabilidade. Sua voz é ouvida por esses manifestantes antidemocráticos. Seria muito importante se ele tivesse uma mensagem de condenação diante da desordem que está acontecendo atualmente em Brasília."

 PRESIDENTE DO CHILE, GABRIEL BORIC

 "O governo brasileiro tem todo o nosso apoio diante desse ataque covarde e vil à democracia."

 PRESIDENTE DA COLÔMBIA, GUSTAVO PETRO

 "Toda minha solidariedade a @LulaOficial e ao povo do Brasil. O fascismo decide atacar... É hora urgente da reunião da OEA (Organização dos Estados Americanos) se ela quiser seguir viva como instituição."

 PRESIDENTE DA ARGENTINA, ALBERTO FERNÁNDEZ

 "Quero expressar meu repúdio ao que está acontecendo em Brasília. Meu apoio incondicional e do povo argentino a @LulaOficial diante dessa tentativa de golpe que ele está enfrentando."

 PRESIDENTE DA FRANÇA, EMMANUEL MACRON

 "A vontade do povo brasileiro e das instituições democráticas deve ser respeitada! O presidente @LulaOficial pode contar com o apoio inabalável da França."

 EMBAIXADORA DO REINO UNIDO NO BRASIL, STEPHANIE AL-QAQ

 "Condenamos as violentas cenas de ataque às instituições hoje em Brasília. Reafirmamos nossa confiança na força da democracia do Brasil e no bom funcionamento de seu processo democrático."

 PRESIDENTE DA VENEZUELA, NICOLÁS MADURO

 "Rejeitamos categoricamente a violência gerada pelos grupos neofascistas de Bolsonaro que têm atacado as instituições democráticas do Brasil. Nosso apoio a @LulaOficial e ao povo brasileiro que com certeza se mobilizará em defesa da paz e de seu presidente."

 MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO URUGUAI

 "O Uruguai condena os episódios de violência contra as instituições no Brasil e pede respeito ao Estado de Direito, à democracia e ao seu governo."

 MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO PERU

 "O governo do Peru condena energicamente o ataque à sede do Congresso, à Presidência e ao Supremo Tribunal Federal e qualquer tentativa de desconsiderar a legitimidade das eleições de outubro de 2022. Nossa solidariedade ao presidente Lula e à democracia brasileira."

 PRESIDENTE DO EQUADOR, GUILLERMO LASSO

 "Condeno as ações de desrespeito e vandalismo perpetradas contra as instituições democráticas de Brasília, elas atentam contra a ordem democrática e a segurança cidadã. Manifesto o meu apoio e o do meu governo ao regime legalmente constituído de @LulaOficial."

 MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DA BOLÍVIA

 "Rejeitamos as ações violentas das últimas horas contra as instituições democráticas da República Federativa do Brasil e reiteramos nosso apoio aos nossos irmãos no Brasil e ao seu presidente Lula da Silva, eleito democraticamente nas urnas."

 PRIMEIRO-MINISTRO DA ESPANHA, PEDRO SÁNCHEZ

 "Todo meu apoio ao presidente @LulaOficial e às instituições eleitas livre e democraticamente pelo povo brasileiro. Condenamos categoricamente o ataque ao Congresso brasileiro e pedimos o retorno imediato à normalidade democrática."

 PRESIDENTE DE CUBA, MIGUEL DÍAZ-CANEL

 "Condenamos veementemente os atos violentos e antidemocráticos no Brasil, com o objetivo de gerar caos e desrespeitar a vontade popular que resultou na eleição do presidente Lula." (Reuters e 247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Cumplicidade de Ibaneis tem de ser investigada

"Não era difícil prever que o bolsonarista assumido Ibaneis Rocha faria corpo mole e seria conivente com os golpistas" , diz o jornalista

Ibaneis Rocha e Anderson Torres (Foto: Crédito: Reuters | Divulgação)

Foi muita ingenuidade de membros do governo federal acreditar que o governador do Distrito Federal, o bolsonarista assumido Ibaneis Rocha, fosse reprimir as hordas fascistas que atacaram os três poderes. A falta de ação da Polícia Militar do DF diante de vândalos no dia 12 de dezembro e a insistência do governador em nomear o fascista e ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres, como secretário de Segurança bastariam para acender o alerta vermelho. Não era difícil prever que Ibaneis faria corpo mole e seria conivente com os golpistas.

A solução tardia foi decretar a intervenção federal na segurança do DF, quando as sedes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário já tinham sido invadidas, violadas e depredadas. É pouco, mas foi uma medida necessária. Agora é preciso apurar as responsabilidades do governador, de seu secretário de Segurança e dos comandantes das forças policiais do DF e levá-los à Justiça. E se os deputados distritais de Brasília tivessem vergonha na cara (a maioria geralmente não tem) decretariam o impeachment do pior governador que o DF já teve, e que foi reeleito com uma campanha marcada pelo uso da máquina pública, de recursos milionários e do apoio que teve dos bolsonaristas brasilienses.

O que aconteceu em Brasília poderia ter sido evitado se os serviços de inteligência das diversas polícias, inclusive da Federal, tivessem sido eficientes, pois a tragédia foi fartamente anunciada pelos golpistas. Poderia ter sido evitado se não tivesse havido relutância, do Exército e do Ministério da Defesa, em desmontar o acampamento em área militar na qual jamais seria aceita uma mobilização do MST e impedir a chegada de caravanas de outras cidades. Ou se tivesse havido a preocupação, do governo do DF mas também do governo federal, em ter um policiamento quantitativamente adequado para enfrentar a ação golpista. Aliás, por que o Batalhão da Guarda Presidencial não estava protegendo o Palácio do Planalto? E por que a PM protegeu a caminhada dos terroristas até a Esplanada dos Ministérios?

Agora que o mal está feito, cabe investigar e apurar as responsabilidades, para que todos os culpados sejam levados à Justiça. Entre os culpados, seguramente, está o governador Ibaneis, apesar de sua tentativa de livrar a cara com um pedido público de desculpas. E a apuração certamente chegará aos mandantes e financiadores dos crimes perpetrados, entre os quais o criminoso que fugiu para Orlando.

Este artigo é de responsabilidade do colunista.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Flávio Dino anuncia a prisão de todos os terroristas e seus financiadores

Segundo o ministro da Justiça, terroristas bolsonaristas podem pegar até 12 anos de prisão

Ministro Flávio Dino (Foto: Reuters | Reprodução/TV Brasil)


Em entrevista coletiva neste domingo (8), o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que todos os atos criminosos praticados por terroristas bolsonaristas em Brasília, neste domingo (8) são crime e que os culpados podem pegar até 12 anos de prisão.

“Nós temos dois crimes. Um deles é a hipótese de violência com grave ameaça para depor o governo legitimamente constituído, e outro que é o de restrições aos poderes constitucionais, ambos com pena de  12 anos de reclusão”, pontuou o minsitro.  

Segundo Dino, em reuniões que antecederam os ataques deste domingo, o governador do DF, Ibaneis Rocha, afirmou que toda a preparação que era de responsabilidade do estado para a garantia da ordem pública estava adequada e que tudo estaria sob controle. No entanto, houve uma mudança de última hora do efetivo policial na Praça dos Três Poderes.

“O governador Ibanes, ao efetuar um pedido de desculpas pública ao chefe dos poderes da União [Lula] está reconhecendo que algo deu errado neste planejamento”, finalizou Dino. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

"O Judiciário não faltará ao Brasil", diz Alexandre de Moraes

Ministro do Supremo disse que "desprezíveis ataques terroristas" contra as instituições serão responsabilizados, assim como seus financiadores e agentes públicos

Alexandre de Moraes e terroristas bolsonaristas em Brasília - 08.01.2023 (Foto: Marcelo Camargo/ABr | Ruters)


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestou sobre os atos de terroristas de bolsonaristas, que neste domingo (8) invadiram e vandalizaram os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF. 

O ministro Moraes, que lidera as investigações sobre os atos antidemocráticos de bolsonaristas no País, prometeu identificação e punição dos terroristas e financiadores. "Os desprezíveis ataques terroristas à Democracia e às Instituições Republicanas serão responsabilizados, assim como os financiadores, instigadores, anteriores e atuais agentes públicos que continuam na ilícita conduta dos atos antidemocráticos. O Judiciário não faltará ao Brasil!", afirmou o ministro do STF. 

Lula decreta intervenção federal no DF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste domingo intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal até 31 de janeiro deste ano após a invasão e depredação por bolsonaristas extremistas das sedes dos Três Poderes da República, e culpou o ex-presidente Jair Bolsonaro por ter estimulado os atos de vandalismo.

O presidente Lula acusou Bolsonaro de ter estimulado esses atos. "Esse genocida não só provocou isso, não só estimulou isso, como, quem sabe, está estimulando ainda pelas redes sociais, lá de Miami onde ele foi descansar. Na verdade, ele fugiu para não me colocar a faixa", disse Lula, que está em Araraquara (SP) para avaliar danos causados pela chuva na cidade, em um rápido pronunciamento.

"Todo mundo sabe que tem vários discursos do ex-presidente da República estimulando isso", emendou, ao destacar que a ação dos extremistas também é responsabilidade dos partidos que sustentam Bolsonaro e prometendo que todos os envolvidos serão punidos.

Lula afirmou que os envolvidos serão identificados e punidos de forma exemplar. "Eles invadiram, quebraram muitas coisas e, lamentavelmente, quem tem que fazer a segurança do Distrito Federal é a Polícia Militar do DF, que não fez. Houve, eu diria, incompetência, má vontade ou má fé das pessoas que cuidam da segurança pública do Distrito Federal, não é a primeira vez", disse.

"Eu espero que a partir desse decreto a gente possa não só cuidar da segurança do Distrito Federal, mas garantir de uma vez por todas que isso não se repetirá no Brasil. É preciso que essa gente seja punida de forma exemplar, que essas pessoas sejam punidas de forma que ninguém nunca mais ouse, com a bandeira nacional nas costas, com a camiseta da seleção brasileira, para se fingirem de nacionalistas, se fingirem de brasileiros, façam o que eles fizeram hoje", reforçou.

Lula indicou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Capelli, como o interventor federal da segurança pública do Distrito Federal, subordinado diretamente a ele e com amplos poderes sobre essa área da capital do país. - 247 com Reuters.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Urgente: presidente Lula decreta intervenção no DF e promete punir financiadores do terrorismo em Brasília

Como interventor foi nomeado o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução/TV Brasil)

Diante dos atos de terrorismo promovidos por bolsonaristas golpistas em Brasília, o presidente Lula (PT) decretou neste domingo (8) intervenção federal no governo do Distrito Federal até 31 de janeiro de 2023.

Para o cargo de interventor foi nomeado o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli. Ele estará subordinado ao presidente.

Lula prometeu "descobrir os financiadores" do terrorismo em Brasília, que "pagarão com a força da lei". O presidente chamou comparou os terroristas a "nazistas" e garantiu que  "todos serão encontrados e punidos".

O chefe do Executivo ainda afirmou que houve incompetência ou má-fé das autoridades de segurança pública do Distrito Federal. (247).

Abaixo, o decreto de intervenção federal assinado por Lula:

decreto

 

decreto






BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...