sexta-feira, 3 de junho de 2022

XP/Ipespe: Lula lidera com 45% no 1º turno, seguido de Bolsonaro com 34%

                              Por: Correio Braziliense 
crédito: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (3) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança da corrida presidencial, com 45% das intenções de voto. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), segue na segunda colocação, com 34%. O resultado é o mesmo do levantamento anterior, divulgado na sexta passada, e referem-se à pesquisa estimulada — quando os participantes são apresentados a uma lista de candidatos.


Logo depois vem o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 9% das intenções de voto. Em relação à semana passada, Ciro subiu um ponto percentual. Já a senadora Simone Tebet (MDB) mantém-se com os 3% do último levantamento, ocupando o quarto lugar. Esse é o primeiro levantamento XP/Ipespe sem a participação de João Doria (PSDB), que desistiu de sua pré-candidatura ao Planalto no dia 23 de maio.

André Janones (Avanate), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (PROS) estão empatados com 1% das intenções. Leonardo Péricles (UP) e Luciano Bivar (União Brasil) foram citados pelos participantes, mas não alcançaram 1% de citações. Felipe D'Avila (Novo), José Maria Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) contavam na lista de candidatos, mas não foram citados por nenhum entrevistado. Votos em branco, nulos, que não sabem ou não responderam alcançaram 7%.

Em um eventual segundo turno entre os líderes da pesquisa, Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 53% dos votos, contra 35% de Bolsonaro. Nulos e brancos seriam 12% dos votos. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de maio e 1º de junho com uma amostra nacional de 1.000 entrevistados, por telefone. A margem de erro é de 3,2 %.



Lula participará de ato contra a privatização da Eletrobras

Evento será na sede do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo. Trabalhadores entregarão a Lula documento sobre a matriz energética brasileira

(Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula | Reuters)

O pré-candidato do PT à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva participará na próxima terça-feira (7) de ato contra a privatização da Eletrobras. 

O ato ocorrerá na sede do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo. Durante o evento, Lula receberá propostas da Fenatema (Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente) sobre a matriz energética brasileira, informa o Painel da Folha de S.Paulo.

Lula é contrário à venda da estatal e já afirmou que pode reverter a privatização em seu governo. 

A privatização da estatal está sendo proposta pelo governo Jair Bolsonaro (PL) e foi anunciada como prioridade pelo novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, junto com a venda da Petrobrás e do Pré-Sal.

Na Eletrobras, o governo busca um esquema de capitalização, no qual a União oferecerá ações que detém da empresa na Bolsa de Valores, deixando de ser acionista majoritário e entregando a energia brasileira para os acionistas privados.

A ex-presidente Dilma Rousseff denunciou que a privatização da Eletrobras é um ato de abdicação da soberania nacional. 247




Mendonça dá prazo de 10 dias para Planalto explicar sigilo sobre pastores

 ESCÂNDALO NA EDUCAÇÃO

                            Por: Correio Braziliense

crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça decidiu levar ao plenário da Corte a ação que questiona o sigilo de 100 anos a respeito de informações relacionadas a reuniões e visitas de pastores na Presidência da República. Magistrado ainda fixou um prazo de 10 dias para o Palácio do Planalto prestar explicações sobre o caso.

Segundo o ministro, “diante do contexto normativo relativo à presente ação, considero de todo conveniente que a análise judicial da controvérsia venha a ser tomada em caráter definitivo”, escreveu.

A ação atende a um pedido protocolado pelo PSB. A legenda sustenta que o sigilo fere o direito da transparência. “Burla o mandamento constitucional da publicidade dos atos da administração pública", diz a sigla. O partido ainda solicita a declaração de inconstitucionalidade em casos similares e a cassação de qualquer sigilo sem conformidade com a Constituição.

De acordo com a decisão de Mendonça, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da União (PGR) ainda terão um prazo de cinco dias, após o Planalto, para enviar manifestações sobre o caso.
 
Entenda o caso
 
O Planalto decretou sigilo de 100 anos sobre as reuniões entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, suspeitos de comandar um gabinete paralelo no Ministério da Educação. Segundas denúncias, o suposto esquema intermediava recursos do setor em troca de propina, ouro e até com a compra de Bíblias.

O nome dos religiosos também esteve envolvido em outra polêmica. Em áudios divulgados pela imprensa, o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro afirmou priorizar pastores aliados na liberação de recursos do Fundo Nacional da Educação (FNDE).

Na gravação, ele ainda cita que o favorecimento é um pedido expresso de Bolsonaro. "Minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar."

O escândalo levou à demissão de Ribeiro, que já prestou depoimento e negou ter atuado para favorecer pastores na concessão de verbas públicas.


Enfermarias e salas do Hospital da Restauração ficam alagadas após rompimento de conexão hidráulica

 

Imagens feitas do local mostram um volume considerável de água escorrendo pelo teto de uma das salas e pacientes sendo removidos por parentes


                              Por Portal Folha de Pernambuco

Enfermarias e salas do Hospital da Restauração ficaram alagadas nesta sexta - Foto: Reprodução/WhatsApp

Enfermarias e salas do 6º andar do Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife, ficaram alagadas na manhã desta sexta-feira (3). 

Imagens feitas no local mostram um volume considerável de água escorrendo pelo teto de corredores e de uma das enfermarias. Pacientes precisaram ser removidos das áreas.

Segundo a Secretária Estadual de Saúde (SES-PE), o rompimento de uma conexão hidráulica do 6º andar do HR causou o vazamento de água em duas enfermarias e nas salas de supervisão de enfermagem e psicologia do hospital.

Ainda de acordo com a SES, os pacientes que estavam nos locais afetados foram realocados em segurança e sem nenhuma intercorrência. 

"A equipe de manutenção da unidade já atuou na correção do problema e a equipe de limpeza está trabalhando para liberação da área", informou a pasta, lembrando que Governo de Pernambuco lançou, nesta semana, uma licitação para a primeira etapa das obras de requalificação estrutural do Hospital da Restauração, que inclui a recuperação da fachada e coberta da unidade hospitalar.

"Ao todo, serão investidos R$ 24 milhões na unidade, que vai passar ainda por serviços de revisão e recuperação de toda a infraestrutura e renovação do parque tecnológico", disse a SES.

Confira a nota da SES na íntegra: 

"A direção do Hospital da Restauração (HR) informa que, na manhã desta sexta-feira (03/06),  foi constatado o rompimento de uma conexão hidráulica no 6º andar do serviço, que causou  vazamento em duas enfermarias e nas salas de supervisão de enfermagem e psicologia. Imediatamente, os pacientes foram realocados em segurança e sem nenhuma intercorrência. A equipe de manutenção da unidade já atuou na correção do problema e a equipe de limpeza está trabalhando para liberação da área. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ressalta, por fim, que o Governo de Pernambuco lançou, nesta semana, a licitação para a primeira etapa das obras de requalificação estrutural do Hospital da Restauração, que inclui a recuperação de toda fachada e também da coberta, reforçando, assim, a estrutura da unidade contra processos de infiltração. Ao todo, serão investidos R$ 24 milhões na unidade, que vai passar ainda por serviços de revisão e recuperação de toda a infraestrutura e renovação do parque tecnológico".


Fome voltou ao Brasil a partir do golpe de 2016, escrevem economistas

O Brasil precisa de desenvolvimento econômico e políticas públicas para voltar a superar a fome, como nos governos de Lula e Dilma

Dilma Rousseff, Temer com Bolsonaro e situação de fome no Brasil (Foto: Fernando Donasci | PR | ABr)

As economistas Tereza Campello e Sandra Brandão escrevem na Folha de S.Paulo desta sexta-feira (3) artigo em que denunciam o golpe de 2016 como fator responsável pela volta da fome ao Brasil. Tereza Campello foi ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, nos governos da ex-presidente Dilma Rousseff. Sandra Brandão também atuou no governo Dilma, como chefe do Gabinete de Informações da Presidência da República 

"A fome voltou ao Brasil a partir do golpe de 2016, que a um só tempo solapou a democracia e deu fim a um auspicioso período de construção de políticas de combate à fome e à pobreza e garantia de segurança alimentar", escrevem. As autoras enfatizam que "em 2014, ao informar a saída do Brasil do Mapa da Fome, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) associou o feito histórico à estratégia que combinou aumento da oferta de alimentos e da renda dos mais pobres, geração de emprego, programas Bolsa Família e de merenda escolar à governança na área de segurança alimentar, com transparência e participação da sociedade". Campello e Brandão denunciam: "Todos os programas dessa estratégia foram progressivamente fragilizados ou abandonados após o golpe de 2016".

"Com Michel Temer e a emenda constitucional 95, que congelou os gastos sociais, teve início o desmonte da estratégia reconhecida pela ONU. O desemprego passou para a casa dos dois dígitos desde 2016 e cresceu a parcela de trabalhadores sem direitos trabalhistas e com renda baixa e instável. A reforma trabalhista não produziu mais emprego, mas resultou em mais precariedade e insegurança. A não correção dos benefícios do Bolsa Família diminuiu sua capacidade de sustentar a renda dessa parcela de brasileiras e brasileiros".

"Com Jair Bolsonaro, o desmonte foi aprofundado. Ele extinguiu o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), espaço de participação social e debate das principais políticas de segurança alimentar do país. Não elaborou o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para 2020-23 e paralisou a instância federal coordenadora de ações em diferentes setores, deixando a área acéfala".

“Para superar a fome novamente, o Brasil precisará voltar a crescer, é certo, mas precisará também reconstruir e aprimorar políticas públicas”, concluem as autoras. (247).

Leia a íntegra.




CHUVAS EM PERNAMBUCO Corpo de última vítima desaparecida é encontrado em Camaragibe; total de mortes chega a 128

CHUVAS EM PERNAMBUCO

Mércia Josefa do Nascimento era última a ser buscada pelas equipes de resgate


               Por Portal Folha de Pernambuco

Corpo de Bombeiros, militares do Exército e agentes da Defesa Civil seguem nas buscas pelo corpo da última vítima de deslizamento de terra na RMR, Mércia do Nascimento, em Areeiro, Camaragibe. - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O corpo de Mércia Josefa do Nascimento, última vítima de deslizamentos de barreira que era procurada na comunidade de Areeiro, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife (RMR), foi localizado pelas equipes de resgate, na manhã desta sexta-feira (3), no sétimo dia de buscas.

Com isso, o total de mortes em decorrência dos impactos provocados pelas fortes chuvas em Pernambuco subiu para 128. Essa é a segunda maior tragédia natural da história do Estado.

Na comunidade do Areeiro, as casas de Mércia e da irmã dela, Ruth Soares da Conceição, 49, foram destruídas pela avalanche de terra do último sábado (28). Ruth foi encontrada na segunda-feira (31). Outras quatro vítimas, incluindo os dois filhos de Mércia, foram resgatadas com vida.

Voltou a chover forte nesta sexta-feira no Recife e cidades da Região Metropolitana. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) espera chuvas até moderadas ao longo do dia.

Os últimos dados oficiais do Governo do Estado indicam 9.302 pessoas desabrigadas e alojadas em 111 abrigos de 27 cidades. Um total de 31 municípios decretou situação de emergência.


BLOG DO BILL NOTICIAS

A cidade de Petrolina se prepara para realizar a grande festa junina São João 2022. (Veja a programação).

 





Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...