sexta-feira, 18 de outubro de 2024

57 ANOS DO PROGRAMA O TEMA É O FREVO - 1967 A 2024 NO AR

          Por: Luiz Fernando Poeta



CD " O Tema É Frevo – Vol. 01"

Fx.01 - O tema É Frevo (Toscano Filho)

_______________________________________

O TEMA É FREVO

Começamos o programa "O Tema é Frevo" em IO de outubro de 1967.

Ao completar dez anos fizemos, com o apoio do então Reitor da  Universidade Federal de Pernambuco, professor Paulo Maciel, o primeiro disco da série que recebeu o título de O TEMA E FREVO ANO IO, com a Banda da Polícia Militar de Pernambuco, regida pelo maestro Severino Martins, com arranjos de Lourival Oliveira.

Nos anos que se seguiram, continuamos a produção da série sempre com a Banda da Polícia Militar de Pernambuco. O compositor e pesquisador Samuel Valente sempre esteve conosco na elaboração de textos e seleção das músicas, escrevendo os comentários dos encartes e contra capas dos LPs.

Na direção musical contamos sempre com notáveis maestros: Correia de Castro, Severino Martins, Luiz Caetano.

Muitos compositores gravaram suas músicas pela primeira vez, vários frevos tradicionais executados durante muitos anos nas ruas do Recife e Olinda nos dias de carnaval, foram gravados pela primeira vez na série. Citemos alguns: "Sorriso", de autor desconhecido, que data de 1890, dos arquivos do Clube das Pás; "Frevo no 6" de Alberto Carvalho, do Clube Vassourinhas, entre outros.

Revivemos, também, tiramos dos discos de 78 rotações, vários frevos de compositores famosos como Levino Ferreira, Zumba Nelson Ferreira, Carnera, Capiba, Raul Moraes, Toscano Filho, que em 1972 compôs o frevo-de-rua "O Tema é Frevo" especialmente para o programa do mesmo nome, o qual foi gravado originalmente pela Banda da Base Aérea do Recife, nos discos Rosenblit.

Esta coleção da série O TEMA É FREVO, comemorativa ao Centenário da Palavra "Frevo", faz parte da história da cultura musical de Pernambuco e dos 40 anos do programa "O Tema é Frevo" transmitido pela Rádio Universitária da Universidade Federal de Pernambuco. Uma produção e apresentação de Hugo Martins.

Nossos agradecimentos à Prefeitura da Cidade do Recife e ao seu Prefeito Sr. João Paulo, por tornar possível esta ideia brilhante do Presidente da Fundação de  Cultura Cidade do Recife, Fernando Duarte.

Hugo Martins (Radialista)

__________________________________________

https://catalogobandasdemusicape.word...

https://catalogobandasdemusicape.word...

Canal MP3 - "O Frevo & a Banda..."

   / @ofrevoabanda7124  











Pernambuco Tem Valor do Cais ao Sertão, obrigado Cleber por convidar o Centro de Música Carnavalesca do Recife ( CEMCAPE), com a presidência de Hugo Martins e vice-presidente Carlos Dantas , como houve coincidência da data de comemoração da homenagem dos 57 anos do programa o Tema é Frevo a partir das 10:00 horas na Casa da Cultura em Recife, fui escolhido como conselho fiscal do CEMCAPE, a participar das duas festas , estarei aí presente com a minha esposa que é natural de Surubim, terra do saudoso Capiba e Chacrinha , nos aguardem.


Arcoverde vai sediar o maior Festival Frevo Sertão



A aproximadamente cinco meses do carnaval, a cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, irá se transformar na “Capital Pernambucana do Frevo”, ao sediar o único concurso de Frevo realizado no Estado em 2024, o Festival Frevo Sertão.

A finalíssima do Festival ocorrerá neste sábado, 19 de outubro, a partir das 19h30, no SESC Arcoverde, onde serão apresentadas as doze finalistas, sendo escolhidas as canções vencedoras e os melhores intérpretes. O público poderá acompanhar o evento presencialmente e também na internet pelo canal do Youtube COCAR Arcoverde.

O concurso musical competitivo recebeu 70 inscrições nas categorias Frevo Canção, Frevo de Bloco e Frevo de Rua, com participação de compositores e compositoras de 17 cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco.

Grandes nomes do Frevo irão compor a Comissão Julgadora: Getúlio Cavalcanti, Nena Queiroga, Josildo Sá, Sevy Nascimento e Niraldo Melo, o que garante que a seleção dos vencedores será feita por uma equipe de jurados musicalmente qualificada e com uma extensa bagagem em Festivais do gênero.

O Festival Frevo Sertão renderá homenagens a dois nomes importantíssimos para a música carnavalesca no interior: o Maestro Josias Lima, em memória, e o Maestro e criador da Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos – OARA, Egerton Verçosa do Amaral, Beto da OARA, que irá pessoalmente receber a homenagem do alto dos seus 90 anos.

Uma novidade na programação é a abertura do concurso de passistas do interior, onde serão premiados os três melhores classificados. E para coroar o momento haverá também a apresentação do renomado grupo Guerreiros do Passo (Recife).

Vencedores 

A premiação será de R$ 12 mil para as melhores canções, os melhores intérpretes instrumentista e cantor(a) e melhores passistas. As doze canções finalistas irão compor um álbum a ser lançado até o final do ano nas principais plataformas de execução musical.

Com o principal objetivo de reconectar o Frevo com o Interior de Pernambuco, local onde esse gênero já teve grande espaço, está prevista a apresentação ao vivo em escolas da rede pública de Arcoverde.

O Festival Frevo Sertão é uma iniciativa do COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde e tem incentivo do Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, além de apoio do SESC, Prefeitura de Arcoverde, Arcanjo´s Soluções Corporativas e Restaurante La Sebastiana. Na acessibilidade, o evento contará com entrada e acomodações exclusivas para pessoas com deficiência, além de interpretação em Libras.

SERVIÇO

O quê: Festival Frevo Sertão

Quando: dia 19 de outubro (sábado), a partir das 19h30

Onde: SESC Arcoverde, Rua Capitão Arlindo Pacheco, 364 – Centro – Arcoverde/PE

Quanto: entrada social, com 2 Kg de alimento não perecível, com entrega dos ingressos uma hora antes do início do evento.

Capacidade: 500 pessoas.



Conheça a Biografia completa do nosso amigo radialista: 


Hugo Martins

Sua História, voltada às atividades profissionais do radio e defensor da maior manifestação cultural brasileira, nas ondas do radio, o frevo.



-----  *  -----
Conheça a Biografia completa do nosso amigo compositor: 


Luiz Fernando Oliveira da Silva,
(Fernando Poeta)

Compositor consagrado em diversos festivais e autor do projeto "Pernambuco Tem Valor."



----- * -----

Luiz Fernando Oliveira da Silva,
(Fernando Poeta).

É autor do projeto "Pernambuco Tem Valor."
Uma ideia brilhante que veio para fazer a diferença em uma das maiores manifestação cultural brasileira, o frevo.

Esse é um Projeto grandioso que tem como objetivo, incentivar cada vez mais a cultura do frevo em Pernambuco, e tentar colocar no currículo escolar da rede estadual de educação, (frevo nas escolas estaduais) do nosso estado, como incentivo à cultura pernambucana.

É um projeto que tem tudo para dar certo, pois com o apoio do puder público estadual, instituições culturais, imprensa  e povo pernambucano, em um futuro próximo, teremos uma maior abrangência, da capital até o interior do Sertão do Médio São Francisco. (Recife a Petrolina).

Petrolina está localizada no interior do estado de Pernambuco, na mesorregião do São Francisco Pernambucano. A cidade está situada na margem norte do Rio São Francisco, na divisa com a Bahia, e faz conurbação com o município de Juazeiro.

 

O frevo é uma manifestação cultural brasileira que combina música e dança, e é uma das principais características do Carnaval de rua de Pernambuco:

Origem

O frevo surgiu no final do século XIX no Recife, Pernambuco, e é uma mistura de marcha, maxixe, dobrado e polca, além de elementos da capoeira.

Música

A música do frevo é executada por uma orquestra chamada fanfarra, e os instrumentos mais comuns são o trombone, o trompete, o saxofone e a tuba.

Dança

A dança do frevo é caracterizada por passos variados, gingados e improvisações, e os dançarinos, chamados passistas, usam roupas coloridas e pequenas sombrinhas.

Importância cultural

O frevo é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2012. O termo frevo vem do verbo ferver, e se relaciona com o ritmo frenético da dança.

Tipos de frevo

Nos anos 1930, o frevo se dividiu em três vertentes: frevo de rua, frevo de bloco e frevo canção.

Blocos importantes

Blocos como o Galo da Madrugada, do Recife, e o Clube Vassourinhas, de Olinda, são importantes para perpetuar o frevo como patrimônio cultural do Recife.

O Frevo nasceu no Recife, capital de Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira. Surgiu no final do século XIX, mas desde 2012 é do mundo inteiro quando foi considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.


Mais uma homenagem especial para uma pessoa espacial: 





BLOG DO BILL NOTICIAS

GESTORA DA GRE EM PETROLINA PROFESSORA CÉLIA REGINA COMEMORANDO MAIS UM ANIVERSARIO

Professora Célia Regina Hoje é um dia especial em nosso calendário, pois finalmente chegou o seu dia. É um momento de ser feliz, de se alegr...