quarta-feira, 24 de maio de 2023

Governo de Pernambuco anuncia pagamento do 13º do Bolsa Família em parcela única

 

Iniciativa era alvo de cobranças da oposição


                                                  Por Blog da Folha
Novo Bolsa família foi lançado pelo presidente Lula - Reprodução/Site do Governo Federal

O Governo de Pernambuco anunciou nesta terça-feira (24), por meio de nota, que irá pagar o 13º do Bolsa Família a partir do dia 19 de junho.

O valor será pago em parcela única e seguirá o calendário do programa, que leva em consideração o último dígito do número do NIS.

O pagamento era uma das principais cobranças de lideranças de oposição no Estado, em especial do PSB, que chegavam a falar que a governadora Raquel Lyra (PSDB) tinha "dado um calote" nos beneficiários do programa.

Por meio de nota, o Governo afirma o compromisso com a agenda social. 

"A gestão estadual reforça que o combate à fome e à pobreza e a melhoria da qualidade de vida das pernambucanas e pernambucanos são prioridade máxima e que novas ações, ainda mais amplas, no sentido de efetivamente reduzir a desigualdade social no Estado serão anunciadas em breve", afirma.

O Bolsa Família é um programa federal que tem como objetivo combater a pobreza e a miséria no país, oferecendo auxílio financeiro para famílias em situação de vulnerabilidade social. O pagamento do 13º é uma medida da gestão estadual para garantir a segurança financeira dessas famílias e auxiliá-las em momentos de crise.

Confira o calendário do 13º do Bolsa Família:

NIS final 1: 19 de junho
NIS final 2: 20 de junho
NIS final 3: 21 de junho
NIS final 4: 22 de junho
NIS final 5: 23 de junho
NIS final 6: 26 de junho
NIS final 7: 27 de junho
NIS final 8: 28 de junho
NIS final 9: 29 de junho
NIS final 0: 30 de junho



BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula anuncia nesta quinta-feira medidas para ampliar acesso a carros novos

O anúncio será feito por Lula em conjunto com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, durante solenidade de investidura no cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará na quinta-feira medidas para ampliar o acesso da população a carros novos e alavancar a cadeia produtiva do setor automotivo, informou o Palácio do Planalto nesta quarta-fera.

O anúncio será feito por Lula em conjunto com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em reunião pela manhã com entidades do setor em Brasília, acrescentou o governo.

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia sinalizado a possibilidade de um anúncio.

"Acredito que saia amanhã, porque é o Dia da Indústria, então talvez ele queira anunciar, mas eu não sei se vai dar tempo de processar", disse Haddad a jornalistas nesta quarta-feira, ao ser questionado se o pacote para o carro popular poderá ser anunciado na quinta.

Haddad frisou, contudo, não se tratar de um pacote, mas de possíveis "medidas de estímulo à indústria".

Lula tem participação prevista nesta quinta em evento comemorativo do Dia da Indústria na Fiesp, em São Paulo. BRASÍLIA (Reuters).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Governadores querem mais debate sobre reforma tributária

 

Chefes de Executivo estaduais se reuniram nesta quarta em Brasília

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A maior parte dos chefes de Executivo estaduais que participam do Fórum de Governadores, nesta quarta-feira (24) em Brasília, tem uma “avaliação positiva” da proposta de reforma tributária que tramita no Congresso Nacional. O apoio, no entanto, depende ainda da finalização do texto que será apresentado pelo relator da matéria na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

O Fórum de Governadores é um espaço de reunião entre os chefes de Executivo estaduais, para tratar assuntos de interesse comum aos entes federativos.

Ao deixar o encontro, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse que o tema reforma tributária consumiu boa parte dos debates entre todos os governadores. “A maioria é favorável. É importante deixarmos isso claro”, disse ao ressaltar ser ainda necessário compreender, com maior precisão, os impactos econômicos a serem sentidos nas unidades federativas.

Para tanto, o governador gaúcho considera fundamental que a matéria não avance a toque de caixa pelo Parlamento. Segundo ele, os governadores “não querem uma votação rápida de um texto pouco discutido”, em especial com relação a pontos de preocupação apresentados pelos governadores, como o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e os fundos de participação.

Boa vontade

Sobre os debates feitos durante o fórum, Leite disse que “até o momento há [entre os governadores] mais pontos de convergência do que de divergência”, e que há também “boa vontade do grupo para entender que há de se fazer concessões de parte a parte”, mas que tudo dependerá da União que, segundo ele, tem um histórico de criar contribuições sem dividi-las com os estados.

“Ela [a União] tende a impor despesas aos estados, mas sem contrapartidas. Com isso, nosso olhar é sempre de desconfiança”, complementou.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, viu também, entre os governadores, “uma ambiência muito positiva” em relação à reforma tributária. “Vários atores estão conspirando para que haja essa reforma”, disse ao deixar o fórum.

Mendes, no entanto, avalia que a reforma tributária só obterá sucesso se vier acompanhada de uma reforma administrativa. “Se não fizermos uma reforma administrativa para os estados custarem menos para os cidadãos, a esperança com a reforma tributária será ledo engano”, disse.

Apoio conceitual

Segundo o governador do Piauí, Rafael Fonteles, “todos governadores apoiam conceitualmente a reforma tributária". Porém, no entendimento dele, será melhor avaliá-la em seus detalhes”, o que deverá ser feito nas próximas semanas.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também defendeu uma análise mais minuciosa do texto a ser apresentado. “Não podemos receber um prato feito como se fosse um produto final”, disse. Na avaliação dele, é errado “demonizar o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços], como se [o seu fim] fosse a solução para o Brasil. Não é”, afirmou. - (Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Juliana Andrade



BLOG DO BILL NOTICIAS

Câmara Federal rejeita alterações e conclui votação do arcabouço fiscal; projeto segue para o Senado

 ARCABOUÇO FISCAL

Texto-base da proposta foi aprovado na terça-feira por ampla vantagem, com 372 votos a favor


                                 Por Agência O Globo
Câmara vota proposta do arcabouço fiscal  - Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

Câmara dos Deputados rejeitou na noite desta quarta-feira (24) quatro destaques ao arcabouço fiscal, cujo texto principal fora aprovado na terça-feira. Com isso, a votação na Casa está encerrada, e o projeto segue para o Senado. O texto base da proposta foi aprovada por 372 votos a favor e 108 contra.

Na primeira votação, a Câmara manteve o artigo que artigo que estabelece que o descumprimento da meta fiscal não configura infração à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), desde que o gestor tenha tomado medidas como o contingenciamento (bloqueio preventivo de gastos) e os gatilhos de contenção de despesas.

As metas fiscais anuais serão definidas no começo de cada governo. Ela é calculada pela diferença entre receitas e despesas. O governo Lula tem como meta zerar o déficit em 2024, gerar um superávit de 0,5% do PIB em 2025 e 1% do PIB em 2026.

Fundo do DF

A Câmara também rejeitou mudar o artigo que trata das despesas com o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), abastecido pela União para custear a segurança pública e outras políticas do DF. Os gastos foram incluídos no limite de despesas da regra pelo relatório de Cajado e gerou críticas por parte da bancada do DF.

Deputados do DF tentavam fazer com que o fundo saia do limite de despesas do arcabouço.

Gastos em 2024

Outro destaque, apoiado por integrantes do União Brasil, pedia a derrubada do artigo que permite ao governo a abertura de crédito adicional em caso de boa performance da receita em 2024. A mudança foi incluída pelo relator Cláudio Cajado (PP-BA) no projeto para amenizar críticas de que o relatório anterior abria brecha para que o governo ampliasse gastos de forma expressiva já na largada da nova regra, mas ainda enfrenta resistências. Esse destaque também foi derrubado.

Pelo projeto, a despesa de 2024 será calculada considerando a regra geral do arcabouço fiscal. Em maio de 2024, essas despesas serão majoradas caso a receita suba na comparação com este ano.

Pelo arcabouço fiscal as despesas crescerão acima da inflação. A alta será equivalente a 70% do incremento real da receita no ano anterior, variando sempre entre 0,6% e 2,5% ao ano acima da inflação.

E o último destaque pedia a votação de uma emenda rejeitada em plenário ontem que determina que, se houver aumento da carga tributária a partir de 2023, o valor deverá ser alocado em pagamento da dívida pública.


BLOG DO BILL NOTICIAS

STF mantém decisão que obriga Dallagnol a pagar R$ 75 mil a Lula no caso do powerpoint

Ex-deputado tentava anular decisões que o condenaram a indenizar o presidente Lula por danos morais


Deltan Dallagnol (Foto: ABr | Reprodução)

Não há previsão regimental, legal ou constitucional de impetração de Habeas Corpus, de forma incidental, por petição, em recurso extraordinário interposto em ação cível.

Seguindo esse entendimento, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, considerou incabível a petição de Habeas Corpus apresentada pela defesa do ex-procurador da República no Paraná e deputado federal cassado Deltan Dallagnol, que pretendia anular atos decisórios da ação em que foi condenado a indenizar o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em R$ 75 mil por danos morais.

Em uma entrevista concedida em 2016, o então coordenador da autodenominada força-tarefa da "lava jato" utilizou o programa de computador Powerpoint para explicar a denúncia apresentada contra Lula, qualificando-o como chefe de suposta organização criminosa.

Em sua decisão, a ministra explicou que o Habeas Corpus é ação autônoma que visa a proteger a liberdade de locomoção, e deve ser apresentada ao STF como petição inicial para registro, distribuição e posterior julgamento. - (Conjur).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Gripe aviária leva Brasil a decretar emergência zoossanitária

 

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União

Dimas Gianuca/Projeto Albatroz

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função de casos de gripe aviária detectados em aves silvestres. A portaria, assinada pelo ministro Carlos Fávaro, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite dessa segunda-feira (22) e tem validade de 180 dias. 

A medida, de acordo com a pasta, tem como objetivo evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna e a saúde humana. Ainda segundo o ministério, a declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais nas três instâncias e não governamentais. 

Novos casos confirmados

Na tarde dessa segunda-feira (22), o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo confirmou três novos casos positivos para influenza aviária (H5N1) no Espírito Santo, que estavam em investigação desde a semana passada.

Em nota, o ministério informou que as aves silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular trinta-réis-de-bando) foram encontradas nos municípios de Linhares, Itapemirim e Vitória.

Até o momento, são oito casos confirmados em aves no país: sete no Espírito Santo, nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim; e um no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra. Além da espécie Thalasseus acuflavidus, há ainda aves da Sula leucogaster (atobá-pardo) e Thalasseus maximus (trinta-réis real).

A orientação da pasta é que a população não recolha aves que encontrar doentes ou mortas e acione o serviço veterinário mais próximo, no intuito de evitar que a doença se espalhe.

Ainda segundo o governo, não há mudanças no status brasileiro de livre da influenza aviária de alta patogenicidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal, por não haver registro na produção comercial. 

Feiras com aglomeração de aves

A portaria também prorroga, por tempo indeterminado, a suspensão da realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves e a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados no ministério.

“A medida se aplica a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades”, detalhou a pasta.

Centro de operações de emergência

Também nesta segunda-feira, a Secretaria de Defesa Agropecuária instalou um Centro de Operações de Emergência para coordenação, planejamento, avaliação e controle das ações nacionais referente à gripe aviária.

“O grupo será responsável pela coordenação das ações de prevenção, vigilância e cuidado com saúde pública, bem como a articulação das informações entre outros ministérios, órgãos, agências estaduais e setor privado”, concluiu o ministério. (Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Graça Adjuto



BLOG DO BILL NOTICIAS


Receita abre consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2023

 

Serão contemplados 4,1 milhões de contribuintes

Joédson Alves/Agência Brasil

A Receita Federal abre nesta quarta-feira (24), às 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023.

O lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem fez a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix. Os valores serão pagos pela Receita no dia 31 de maio.

Para consultar se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens "Meu Imposto de Renda" e "Consultar a Restituição".

Clique aqui para ler e ouvir a série completa Tira-Dúvidas do IR 2023

No primeiro lote, considerado pelo órgão o maior da história, serão distribuídos cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes.

A entrega da declaração do imposto começou no dia 15 de março e termina em 31 de maio, às 23h59. (Por Agência Brasil - Brasília).

Edição: Juliana Andrade



BLOG DO BILL NOTICIAS

Chuvas fortes se deslocam para Mata Sul e devem permanecer até a tarde da quinta (25), diz Apac

 CHUVAS EM PERNAMBUCO

Chuvas também devem atingir o Agreste pernambucano


                           Por Isabelle Barbosa

As chuvas fortes em Pernambuco devem permanecer até a tarde desta quinta-feira (25), segundo previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

As precipitações foram provocadas pelo distúrbio ondulatório de leste, que deve se deslocar para a Mata Sul, reduzindo o quantitativo de chuvas na Região Metropolitana do Recife ao longo do dia, segundo informou a meteorologista da Apac, Edvânia Santos.

"O sistema deve diminuir amanhã, por volta do meio-dia. Na Mata Norte, também há um aviso de nível amarelo, que indica chuvas de fraca a moderada", informou Edvânia Santos.

A especialista alerta que as chuvas provocadas pelo distúrbio ondulatório de leste também devem atingir o Agreste pernambucano no período da tarde nesta quarta-feira.

Na Região Metropolitana, o acumulado de precipitações ultrapassou os 100 mm em algumas cidades durante a madrugada e manhã desta quarta-feira (24).

Em Jaboatão dos Guararapes, foram 146,85 mm somente no bairro da Muribeca. No Recife, 120, 93 mm no bairro do Ibura, na Zona Sul.

Mesmo diante do deslocamento do sistema, o aviso de atenção para precipitações de moderadas a fortes permanece válido durante toda esta quarta para a Região Metropolitana Mata Sul.

Devido às fortes chuvas, os rios do Estado também estão sendo monitorados. Um alerta foi emitido para o Rio Capibaribe, cuja Estação de São Lourenço da Mata, na RMR, indica uma elevação do nível. 

"Existe um nível de cota que indica o nível de alerta. Quando esse nível é atingido, a gente aciona a Defesa Civil para que fique atenta, caso precise orientar a população", informou o técnico em hidrometeorologia da Apac, Josafá Gomes.

Além do Rio Capibaribe, o Rio Jacuípe, em Alagoas, que deságua em Pernambuco, também está no nível de alerta, e sendo monitorado.

Confira a previsão do tempo em Pernambuco para esta quarta-feira (24), segundo a Apac:
Recife e Região Metropolitana
Tempo nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia, com intensidade de moderada a forte.

Mata Sul
Nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia, de intensidade moderada a forte.

Mata Norte
Nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia, com intensidade moderada.

Agreste
Tempo nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia, com intensidade de fraca a moderada.

Sertão
Céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite, com intensidade de fraca a moderada.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...