segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

"Temos que garantir que a mulher ganhe o mesmo que o homem", diz Lula, no Festival do Futuro

"Temos que garantir que a mulher esteja onde quiser, como quiser e da forma que ela bem entender”, acrescentou Lula

Lula no festival do futuro (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Agência Brasil – No terceiro discurso do dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a distribuição igual de direitos entre os gêneros. Em pronunciamento de sete minutos realizado com três horas de atraso, ele disse que trabalhará para reduzir as diferenças salariais entre homens e mulheres.

“Temos que garantir que a mulher ganhe o mesmo salário que o homem. Temos que garantir que a mulher esteja onde quiser, como quiser e da forma que ela bem entender”, declarou Lula, após agradecer à primeira-dama, Rosângela Lula da Silva (Janja), aos artistas e aos trabalhadores do evento pela organização do festival, que reuniu cerca de 60 artistas para celebrar a posse de Lula.

O presidente também agradeceu aos eleitores, especialmente por resistirem à intolerância durante as últimas eleições. “O Brasil deve a vocês, que muitas vezes foram xingados, ofendidos, amaldiçoados só porque usavam uma camisa vermelha. Essas pessoas que nos xingavam se esquecem de que têm o sangue vermelho como nosso”, disse.

Lula disse que, em seu governo, buscará garantir o acesso a “coisas elementares”. “Vou trabalhar para garantir direito à escola boa de qualidade, garantir o acesso à ciência e tecnologia e o acesso a trabalho e salário dignos. Darei a própria vida para que o povo tenha o que merece. Pretendo retribuir cada sacrifício de vocês com meu sacrifício”, afirmou. “Não haverá nada neste mundo, a não ser Deus, que proíba que eu faça minha missão, que é cuidar do povo brasileiro.”

Evento

Inicialmente previsto para as 20h, o discurso de Lula começou por volta das 23h10. A cerimônia de posse dos ministros e de revogação de decretos, no Palácio do Planalto, estendeu-se além do previsto, levando a um atraso em cascata nos demais eventos.

A recepção com líderes estrangeiros no Itamaraty estava prevista para começar às 18h. Lula só chegou ao Ministério das Relações Exteriores por volta das 21h. Após passar cerca de duas horas na cerimônia, o novo presidente e a primeira-dama enfim foram para o Festival do Futuro.

Aplausos

Acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin e da primeira-dama, Lula chegou ao Festival do Futuro às 23h. Antes de o presidente falar, ouviu um discurso de dez minutos do poeta popular Antônio Marinho, de São José do Egito (PE), que relatou as dificuldades e as superações do povo nordestino.

Por diversas vezes, o público interrompeu as falas para aplaudir o presidente e cantar o coro “olê, olê, olá, Lula”, que caracteriza as campanhas eleitorais do presidente desde o fim dos anos 1980. O maior momento de aplauso ocorreu ao fim do evento, quando Lula beijou a primeira-dama e fez uma brincadeira, dizendo para Alckmin também beijar sua esposa, Lu.

Janja falou um pouco antes de deixar o palco. “Aproveitem a festa. A alegria tomou posse e não vai sair daqui mais”, declarou. No fim, ainda brincou: “Esse meu boy [o presidente Lula] é demais”.

Após Lula, Janja e Alckmin saírem, houve uma pane elétrica que interrompeu o fornecimento de energia para o palco, por volta das 23h20. Às 23h50, os shows recomeçaram. Agência Brasil .



BLOG DO BILL NOTICIAS

Margareth Menezes agita posse de Lula e canta 'Faraó' no Festival do Futuro (vídeo)

Agora ministra da Cultura, a artista baiana foi aplaudida quando subiu ao palco com a banda BaianaSystem

Margareth Menezes (Foto: Ag. Brasil)

No primeiro ato público no governo de Lula, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, subiu ao palco no Festival do Futuro e cantou a música "Faraó" em show do BaianaSystem. 

 Ressaltando a proposta de criar diálogos latino-americanos, o grupo abriu o show com a artista chileno-brasileira Claudia Manzo. O show também teve a participação do rapper cearense Rapadura, conhecido por suas letras que enaltecem a região Nordeste. 247





BLOG DO BILL NOTICIAS

Posse de Lula repercute entre chefes de Estado como grande acontecimento internacional

Presidente brasileiro recebe cumprimentos de todas as partes do mundo e presença de representantes estrangeiros foi numerosa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de posse, no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Líderes internacionais cumprimentaram neste domingo 1º o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela posse. Lula também recebeu mensagens. 

O presidente da França, Emmanuel Macron, foi um dos primeiros a se manifestar após o petista assumir o cargo. “Ordem e Progresso: o Brasil honra seu lema. Parabéns, caro Presidente, caro amigo Lula, por sua posse. Estamos juntos!”, escreveu nas redes sociais, segundo a Carta Capital.

A embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, entregou a Lula uma carta do Rei Charles III. No documento, o monarca apresenta “afetuosas felicitações” ao presidente e afirma que deseja aprofundar “a amizade calorosa e a forte parceria entre Brasil e Reino Unido”.

Ainda no Reino Unido, o primeiro-ministro Rishi Sunak classificou de “histórico” o terceiro mandato de Lula. “Em nome do Reino Unido, desejo muito sucesso na liderança do Brasil e espero o fortalecimento de nossos laços econômicos, culturais e ambientais”, afirmou.

O Rei da Espanha, Filipe VI, acompanhou a cerimônia de posse de Lula no Congresso Nacional. Ao publicar fotos do encontro, o perfil da monarquia espanhola no Twitter escreveu: “O Rei, com Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, após assistir à cerimônia de transmissão do mandato presidencial ao presidente eleito da República Federativa do Brasil”.

Na América Latina, um dos chefes de Estado a se pronunciar foi o presidente do Chile, Gabriel Boric. “Esperança, democracia, justiça e dignidade para nossos povos. Com Lula, vamos juntos”, declarou.

O presidente argentino, Alberto Fernández, disse que “a América Latina se uniu e lutou” e que “o sonho se tornou realidade”.

“Desejo o melhor para esta gestão. O futuro será de profunda fraternidade. Com um olhar mais justo, livre e igualitário, alcançaremos o verdadeiro desenvolvimento de nossos povos”, emendou.

Já o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, escreveu que “uma nova onda de libertação percorre a Pátria Grande, abrindo caminhos de avanço geopolítico para projetos de união sul-americana”. 247.





BLOG DO BILL NOTICIAS

Raquel Lyra empossa os novos secretários estaduais de Pernambuco

 

Nova equipe conta com 40 gestores, incluindo secretários executivos e outros cargos


Secretariado de Raquel Lyra é empossado - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O novo secretariado de Pernambuco tomou posse na manhã desta segunda-feira (2), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.  Além dos 27 novos secretários, também foram empossados os secretários executivos e outros cargos do segundo escalão, totalizando 40 gestores.

 

A governadora Raquel Lyra, com seu filho mais velho, e a vice-governadora Priscila Krause acompanharam a cerimônia de posse da nova equipe. Também estiveram presentes no ato o deputado federal Mendonça Filho, o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, a desembargadora Dayse Andrade e o ex-governador João Lyra Neto.

 

Empossada no último domingo (1°), a nova governadora de Pernambuco escolheu dois secretários para falar durante a solenidade do secretariado: um representando os secretários homens e outra representando as secretárias mulheres.

Regina Célia, nova secretaria da Mulher, fez seu discurso emocionada. Falando bastante em diversidade, ela defendeu que a representatividade deste novo secretariado está pautada e construída no Art. 5° da Constituição. "Esse governo crê e inspira, porque o Brasil todo está de olho neste estado que conseguiu eleger duas mulheres para o governo", apontou.

Secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça também falou em nome dos secretários. "Nós somos uma equipe técnica com sensibilidade política", afirmou o gestor, acrescentando que o novo time representa a mudança votada nas urnas. "Equipe que está unida, aguerrida e, certamente, cumprirá a missão de mudança e transformação", completou.

Ainda em seu discurso, Túlio grantiu que os novos secretários estão abertos ao diálogo e que os "palanques estão desmontados". Citando o plano de governo, ele disse que primeira missão da nova equipe é erradicar a fome. "Vamos olhar para os mais pobres", prometeu.

Logo após as falas dos secretários, a vice-governadora Priscila Krause discursou para os presentes. "Absolutamente perceptível o sentimento de confiança e de mudança no povo brasileiro", disse. Ela destacou que o secretariado surpreendeu alguns, mas que ele vai ao encontro do que foi acordado com a sociedade pernambucana durante a campanha.

"Esse será um governo, como diz Raquel, construído de baixo para cima, olhando para os invisíveis. O povo pernambucano tem pressa, a fome não espera, as mudanças precisam acontecer", encerrou Priscila, desejando boa sorte aos novos secretários.

Em seguida, Raquel Lyra iniciou seu momento de fala fazendo uma menção especial a sua vice, afirmando que elas tem uma co-responsabilidade no governo. "Nós precisamos andar o Estado inteiro e conversar com as pessoas. Pernambuco é um estado grande, mas teve por muito tempo um governo que pensou pequeno. Que a gente devolva ao Estado a nossa autoestima", pontuou.

 

Durante o discurso, Raquel também fez referência ao esposo, Fernando Lucena, que faleceu em outubro do ano passado. Ela afirmou que ele estava presnete no ato de posse de outra forma e fez questão de destacar que não estava sozinha.

Confira a lista completa dos empossados:

Secretaria de Administração: Ana Maraíza

Secretaria da Fazenda: Wilson José de Paula

Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca: Aloísio Ferraz

Secretaria de Cultura: Silvério Pessoa

Secretaria de Defesa Social: Carla Patrícia Cunha

Secretaria de Justiça e Direitos Humanos: Lucinha Mota

Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha: Ana Luíza Ferreira

Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura: Evandro Avelar

Secretaria da Mulher: Regina Célia Barbosa

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: Mauricélia Vidal

Secretaria de Comunicação: Rodolfo Costa Pinto

Secretaria de Saúde: Zilda do Rego Cavalcanti

Secretaria de Turismo e Lazer: Daniel Coelho

Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Guilherme Cavalcanti

Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo: Amanda Aires

Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas: Carolina Cabral

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação: Simone Benevides

Secretaria de Educação e Esportes: Ivaneide Dantas

Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional: Fabrício Marques Santos

Secretaria de Projetos Estratégicos: Diogo Bezerra

Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento: José Almir Cirilo

Assessoria Especial: Fernando Holanda

Casa Militar: Coronel Hercílio da Fonseca Mamede

Casa Civil: Túlio Villaça;

Controladoria-Geral do Estado: Érika Lacet

Procuradoria Geral do Estado: Bianca Teixeira

Chefia de Gabinete: Eduardo Vieira

Administração de Fernando de Noronha: Thallyta Figueirôa

Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe): Renata Borba

Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur): Eduardo Loyo

Secretaria Executiva de Cultura: Léo Salazar

Secretaria Executiva de Comunicação: Manoel Medeiros Neto

Secretaria Executiva de Imprensa: Daniella Brito Alves

Secretaria Executiva de Ressocialização: Paulo Paes de Araújo

Secretários Executivos da Casa Civil: Arthur Neves, Rubens Júnior e Igor Cadena

Chefe da Polícia Civil: Simone Aguiar

*Com informações de Carol Brito



BLOG DO BILL NOTICIAS

Confira, na íntegra, o primeiro discurso de Raquel Lyra depois de eleita; assista

                         Por Juliano Muta/Folhape

Depois de tomar posse ao lado da a vice-governadora, Priscila Krause, na tarde deste domingo (1º) e participar da tramsissão de cargos no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra fez o seu primeiro discurso como chefe do executivo estadual.



Confira o discurso da governadora Raquel Lyra, na íntegra:

“Boa noite, gente. Que bom poder estar aqui hoje com vocês. Quero iniciar minhas palavras cumprimentando Priscila Krause, vice-governadora eleita, companheira de jornada. Obrigada, Priscila. O que vem pela frente ainda é muito melhor e maior do que a gente construiu até agora. Que Deus nos abençoe. 

Eu quero começar esse meu primeiro discurso como governadora de Pernambuco em um dia histórico para a nossa sociedade me dirigindo especialmente às mulheres. Pela primeira vez desde que nos tornamos uma unidade federativa, uma mulher igual a cada uma de vocês, eleita pela vontade do povo vai ocupar este lugar. É uma honra, um orgulho e uma enorme responsabilidade que esta mulher seja eu. Tendo ao meu lado Priscila Krause, vice-governadora eleita.

Tenham a certeza e a confiança que assim como as heroínas de Tejucupapo, estaremos alertas, vigilantes e determinadas a defender nossa terra, seja qual for o desafio. Junto conosco estão os sonhos e as esperanças de muitas outras. De minha mãe, Mércia Lyra, minhas irmãs Nara e Paula, de tantas Severinas, Marinas, Vanessa, Paulas, que têm esperança de um futuro melhor. 

Esperança, essa palavra feminina que junto de uma outra, a coragem, vão levar Pernambuco para um novo tempo. Quem se dirige a vocês no dia de hoje é a nova governadora de Pernambuco mas, antes de tudo, a mãe de João e Nando, amores da minha vida. E que me deram a força para chegar até aqui. Vocês, meus filhos, tenham a certeza de que tudo que farei aqui será sempre para que no final de cada dia vocês tenham orgulho da mãe que têm.

Se cheguei aqui hoje é porque eu tive ao longo de muitos anos um parceiro de fé inabalável que sonhou meus sonhos comigo, lutou minhas lutas e, dessa maneira, fez com que todo sonho e toda luta não fossem apenas meus, mas fossem nossos. Deu certo, ‘nego’. Você estará comigo aqui hoje e sempre.

Eu quero nessas primeiras palavras trazer a inspiração do que vi na vida. Do que a política me mostrou de melhor. Porque é pela política que podemos garantir a democracia, unir pessoas e melhorar a vida delas olhando de forma especial para os que mais precisam da ação do poder público. Aquelas que se sentem invisíveis porque governo nenhum chega nelas.

Há muitos anos eu ainda era uma menina e meu pai, João Lyra, então prefeito de Caruaru, me levava junto com minha mãe para rodar a cidade inteira, ver quais eram os problemas. Os buracos nas ruas, olhar nos olhos das pessoas, conversar. Numa dessas andanças lembro de algo que me marcou para sempre. Eu vi a fome, o rosto dela. Seus cabelos e olhos escuros. Era uma mulher e seus filhos. Uma família que tinha muito pouco, quase nada. Só tinham a si mesmos e a esperança de que alguém fizesse por eles. 

Passados tantos anos, aquela menina está aqui diante de vocês como governadora. Mas a fome ainda permanece no rosto de milhões de mães, pais e filhos de Pernambuco. Não podemos seguir com esse que é o sinal mais claro e doloroso da falta do Estado na vida do povo. É por aí que a mudança vai começar, com mães de Pernambuco. No auxílio financeiro que vai chegar para quem mais precisa para ajudar a colocar comida no prato. 

Meu tio, Fernando Lyra, que foi o ministro da Justiça que assinou a Lei que acabou com a censura no Brasil afirmou certa vez que o maior problema brasileiro era o apaartheid social. Como se existissem países diferentes dentro do mesmo território. Como se existissem Pernambucos diferentes dentro de um mesmo território. Dividindo os mais ricos e os que não têm nada.

Diminuir estas fronteiras levando educação, trabalho, moradia, saúde, cidadania e dignidade não é apenas uma meta para mim. É, antes de tudo, uma definição de vida. É o que me motiva a estar aqui. É o que vamos perseguir diariamente. 

Neste novo ciclo que começamos a construir juntos a partir de agora, ainda há mais a ser feito do que havia em 2007, quando Eduardo Campos e João Lyra assumiram o Governo de Pernambuco. Muito do que foi construído em um passado recente foi perdido nos últimos anos. 

O Pernambuco que recebemos lidera indicadores nacionais de desemprego, miséria, violência e desalento. Não podemos aceitar sermos uma sociedade em que parte das pessoas não come enquanto outra parte não dorme com medo da violência.

Os ingredientes da paz social são o amor, o trabalho e o pão. A pobreza novamente é um desafio a ser enfrentado exigindo de todos nós unidade, capacidade de dialogar e entrega de trabalho. Sabemos que as pessoas esperam de nós uma gestão pautada, Priscila, pela Justiça. Sensível às desigualdades, criativa em busca das soluções e com agilidade para fazer mais.

Dom Helder Câmara costumava dizer que é graça divina começar bem. Graça maior, persistir na caminhada certa. Mas, graça das graças, é não desistir nunca e a gente não desiste. O nosso governo persiste e não desistirá. Não podemos mais dar raízes para os problemas. temos que dar gotas das soluções.

Para combater a violência que aflige nosso Estado, vamos construir uma política pública eficiente, chamando todas as forças envolvidas nesse processo para participar e ajudar a pacificar as ruas.

Quem mora aqu não pode continuar vivendo com medo. Quem vem nos visitar tem que voltar para casa com o desejo de retornar mais vezes à nossa terra. O Juntos Pela Segurança vai ser uma das nossas prioridades, assim como a saúde que anda tão combalida. 

É preciso requalificar os hospitais e construir novas instalações. Agir emergencialmente para reduzir as filas de exames e consultas. Não é do dia para a noite que a gente resolve essas questões. Mas a gente vai trabalhar exaustivamente para que pouco a pouco, passo a passo, elas passem a ser solucionadas.

Como afirmamos durante a  campanha olhando nos olhos das pernambucanas e pernambucanos, vamos trazer de volta as oportunidade para que o povo tenha trabalho. Para que os jovens possam estudar, se qualificar e depois tenham uma  vaga de emprego.  Para que as mães vejam filhas e filhos crescendo com segurança.

O Governo tem a tarefa de induzir o desenvolvimento, de preparar o Estado e facilitar a vida de quem quer empreender e gerar os novos negócios  no nosso estado. De quem vive aqui e de quem pode chegar de fora para investir no Estado que já foi líder do Nordeste brasileiro. gerando um ambiente de negócio que seja dinâmico, arrojado e ativo. 

O Desenvolvimento não pode e não estará restrito a apenas uma região do nosso Estado. Sou filha do Interior. A primeira a ser eleita governadora de Pernambuco. Eu sei das dificuldades para quem vive e quer trabalhar por lá. Conheço esse Estado inteiro, cada região. Sei das suas diferenças, das suas vocações e possibilidades. 

Mas sei também que ninguém faz nada só. Não iremos governar de cima para baixo, sob a força da caneta, da coação e nem do medo. Vou continuar percorrendo Pernambuco, escutando as pessoas e fazendo as escolhas com elas. Quem tem habilidade para escutar mais certamente vai errar menos.

Desde os tempos em que éramos uma colônia portuguesa, Pernambuco sempre teve uma postura de liderança. Mesmo sendo um Estado pobre, Pernambuco se fazia ouvir e respeitar com voz, altivez, coragem e atitude. Esse protagonismo estava apagado, está apagado. Teremos importância e relevância no cenário nacional. Tenho convicção: esse tempo acabou. Essa página está virada. 

Nós vamos trazer de volta a força dos pernambucanos. Nos colocando nos debates nacionais, participando e discutindo a pauta brasileira. Pernambuco sempre foi e vai novamente fazer  questão de ser ouvido. Nossa bandeira e nossas mãos vão estar o tempo inteiro prontas a erguer pontes, mas sem nunca deixar que sejamos subjugados ou colocados em segundo plano.


Estamos assumindo no dia de hoje, no Governo do Estado, em uma casa que ao que tudo indica está bagunçada e mal cuidada. E nisso, o olhar de não apenas uma, mas muitas mulheres que entram nesse governo junto comigo, fará toda a diferença.

Teremos dificuldades, mas vamos superá-las. teremos dias ruins, mas se seguirão de dias bons. teremos pedras no  caminho, mas o nosso caminho nunca foi fácil. Dessas pedras construiremos as pontes que nos levarão ao futuro. 

Aqui, bem perto das pontes que caracterizam nossa capital. Que unem os dois lados do capibaribe, eu reafirmo que vocês terão em mim uma líder capaz de construir o Estado construindo pontes, jamais muros.

Pontes com os nosso representantes no Legislativo, a quem agradeço a confiança, a presença. No Legislativo Estadual, no municipal, aos milhares de vereadoras e vereadores que tem no Estado de Pernambuco, na Câmara dos deputados e no Senado federal. Com nossos prefeitos e prefeitas, como um governo amigo das cidades, sempre atendo às suas demandas e às suas especificidades. Pontes com o Judiciário, com o Ministério Público, com os representantes da sociedade civil e ponte com o Governo Federal.

Estarei em Brasília em breve para apresentar nossas demandas emergenciais e aquelas que são estruturais. Farei isso quantas vezes for necessário. Eu torço para que o presidente LÇul, eleito pela vontade do povo brasileiro, que também tomou posse hoje, não falte ao nosso estado e trabalharei para que isso não aconteça.

Se somos conhecidos como Leões do Norte, coragem temos de sobra para buscar os recursos, apoios e parcerias necessários a garantir os investimentos para que Pernambuco saia desse estado de marasmo.

O Brasil e boa parte do mundo vivem um momento em que a polarização política deixou de fazer adversários para fazer inimigos. As eleições acabaram, não há mais palanques na praça. Nosso mandato foi dado pelo povo de Pernambuco e queremos governar para todas as pessoas. As picuinhas e desavenças não vão nos ajudar em nada nem nos levar a canto algum. 

Aprendi que um governante precisa estar disposto a conversar com franqueza e serenidade. Diferente de nós, é um direito que só a democracia nos dá e é por isso que ela é tão delicada. Respeitar a opinião dos contrários e encontrar nas críticas motivos que nos façam refletir, mostrar a maturidade de quem governa.

Estou sempre pronta e de coração aberto para as pessoas que quiserem debater Pernambuco mas, sobretudo, construir um novo Pernambuco independente das suas preferências políticas. Com a mesma serenidade que me trouxe até aqui irei governar o nosso Estado.

Eu e Priscila. Olhando para as pessoas, fazendo o agora acontecer e mirando o futuro. Temos a pressa de quem precisa caminhar veloz porque o tempo não vai nos esperar. Temos a fé de nossa gente, a certeza da caminhada e a raça de uma mulher pernambucana. 

Sem ódio, sem medo e com o coração tomado de coragem, amor e esperança. Que Deus nos proteja nessa nossa jornada. Eu conto com vocês”. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula cumpre dia de agendas com chefes de Estado que vieram à sua posse

 O presidente receberá as autoridades no Palácio do Itamaraty

Janja e Lula (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O presidente Lula (PT) cumpre nesta segunda-feira (2) um dia de agendas com os chefes de Estado que vieram à sua posse, em Brasília, neste domingo (1).

As reuniões acontecerão no Palácio do Itamaraty.

  • 09h30 – Reunião com o Rei Felipe VI da Espanha;
  • 10h – Reunião com o presidente da Bolívia, Luis Arce Alberto Catacora;
  • 10h30 – Reunião com o presidente da República da Argentina, Alberto Ángel Fernández;
  • 11h – Reunião com o presidente da República do Equador, Guillermo Lasso;
  • 11h30 – Reunião com o presidente da República do Chile, Gabriel Boric Font;
  • 12h – Reunião com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza;
  • 12h30 – Reunião com o presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro;
  • 13h – Reunião com a presidenta da República de Honduras, Iris Xiomara Castro Sarmiento;
  • 14h30 – Reunião com o vice-presidente da República Popular da China, Wang Qishan;
  • 15h – Reunião com o presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço;
  • 15h30 – Reunião com o primeiro-ministro da República do Mali, Choguel Kokalla Maiga;
  • 16h – Reunião com o presidente da República Democrática do Timor-Leste, José Ramos-Horta;
  • 16h30 – Reunião com o vice-presidente da República de Cuba, Salvador Antonio Valdés Mesa;
  • 17h – Reunião com o presidente do Conselho de Ministros da República do Peru, Luis Alberto Otárola Penaranda;
  • 17h30 – Reunião com o presidente da Assembleia Nacional da República Bolivariana da Venezuela, Jorge Rodrigues. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Psol pedirá prisão preventiva de Bolsonaro ao STF

Na ação, os parlamentares solicitam também a quebra de sigilo telefônico e telemático, busca e apreensão de provas e documentos e apreensão do passaporte do ex-presidente

(Foto: Divulgação)

A bancada do Psol na Câmara dos Deputados vai protocolar, nesta segunda (2), uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a prisão preventiva de Jair Bolsonaro. Na ação, os parlamentares solicitam também a quebra de sigilo telefônico e telemático, busca e apreensão de provas e documentos e apreensão do passaporte do ex-presidente, informa a jornalista Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S.Paulo.

Durante o discurso de posse de Lula, no parlatório do Palácio do Planalto, a multidão gritou: "Sem anistia!", demonstrando o clamor do povo brasileiro pela punição a Bolsonaro pelos crimes que cometeu à frente do Poder Executivo.

Bolsonaro deixou o Brasil na sexta-feira (30) para passar um mês nos Estados Unidos. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

"Foi muito forte. Um momento histórico", diz Dilma sobre posse de Lula

Ex-presidente voltou ao Palácio do Planalto pela primeira vez desde 2016, quando sofreu um golpe

Solenidade de posse do presidente da República e do vice-presidente eleitos. (Foto: Pedro França/Agência Senado)

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT), deposta por um golpe de estado em 2016, esteve no Palácio do Planalto neste domingo (1) para acompanhar a posse do presidente Lula (PT).

Ela se disse muito emocionada por voltar ao Planalto pela primeira vez após o golpe. De acordo com Bernardo Mello Franco, do jornal O Globo, "ela foi uma das personalidades mais assediadas pelos convidados da posse do presidente Lula. Dilma circulou entre parlamentares, ministros do novo governo e funcionários do palácio, que pediam para fazer selfies a seu lado".

A ex-presidente não quis conceder entrevista, mas deu uma rápida declaração ao jornalista sobre a posse de Lula: "foi muito forte. Muita emoção. Um momento histórico".

Chamou atenção a conversa de Dilma com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, irmã da ex-vereadora Marielle Franco. "Ela me desejou muita força e disse que minha estrela vai brilhar", contou Anielle.






BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...