terça-feira, 12 de julho de 2022

Violência política: PF vai antecipar escolta de presidenciáveis com 'viaturas VIP'

Além da aquisição dos veículos blindados, a corporação também decidiu antecipar o período de escolta dos candidatos à Presidência da República

Polícia Federal (Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil)

Temendo atos de violência política contra os candidatos à Presidência da República, a Polícia Federal antecipou o período de escolta e adquiriu viaturas blindadas - apelidadas de “carros VIP” pela corporação - para realizar os deslocamentos dos postulantes.

De acordo com a CNN Brasil, o reforço da segurança “começará a partir da definição dos nomes nas convenções partidárias, previstas para o intervalo entre 20 de julho e 5 de agosto. Nos últimos pleitos, a segurança começou a partir do início das campanhas que, neste ano, está marcada para 16 de agosto”.

Ainda segundo a reportagem, a decisão de antecipar as medidas de segurança foi tomada antes antes do assassinato de Marcelo Arruda, dirigente do PT no Paraná, por um apoiador de Jair Bolsonaro. O caso de violência política aconteceu no sábado (9), em Foz do Iguaçu. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Pernambuco confirma caso importado da varíola dos macacos

 

Além do caso confirmado, mais três casos suspeitos foram notificados nesta terça (12)


                         Por Portal Folha de Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta terça-feira (12), um caso importado da varíola dos macacos (Monkeypox)Trata-se de um homem de 25 anos, residente da cidade de Guarulhos, em São Paulo, que está em Pernambuco desde o dia 23 de junho. A confirmação do caso, que já havia sido notificado como suspeito no dia 6 de julho, será registrada pelo estado de origem.

Além do caso confirmado, mais três casos suspeitos foram notificados nesta terça (12). 

De acordo com a SES-PE, até o momento, Pernambuco não contabiliza nenhum caso confirmado da varíola dos macacos em residentes no Estado.

Apesar do caso confirmado, Pernambuco não registra transmissão local da doença, pois todos os casos notificados possuem histórico de viagens para o exterior e/ou para estados brasileiros que já confirmaram disseminação comunitária.

Casos em investigação

Foi iniciada a investigação epidemiológica para coleta de exames sobre os três novos casos suspeitos (todos do sexo masculino). As amostras coletadas serão encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox, e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) também realizará investigação.

Dois deles são residentes do Estado de Pernambuco, dos municípios de Jaboatão dos Guararapes (1), Recife (1) e (1) do Estado do Rio de Janeiro. As faixas etárias são: 20 a 29 (2) e 40 a 49 (1). Dois tiveram contato direto com pessoas provenientes da África e Europa; e um deles realizou viagem recente a São Paulo. Dois encontram-se em isolamento domiciliar e um está isolado em unidade hospitalar da rede privada.

Caso confirmado 

De acordo com a investigação epidemiológica, foi constatado que o paciente que teve o caso confirmado para a doença entrou em contato com europeus durante uma comemoração em São Paulo. Já em Pernambuco, no dia 30 de junho, ele começou a apresentar quadro de febre, adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço), erupção cutânea e linfogranuloma venéreo (linfonodos inchados na região genital e virilha). 

Sintomas, transmissão e prevenção 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os sintomas da doença incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço), calafrios e exaustão. Após três dias do início da febre, o paciente desenvolve erupção cutânea

Para a população em geral, a SES-PE recomenda o uso de máscara e a higienização das mãos, para evitar o contágio pela doença. Para os profissionais de saúde, o uso de equipamentos de proteção individual como máscaras, óculos, luvas e avental, além da higienização das mãos regularmente, são medidas fundamentais. 

A varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com gotículas expelidas por um humano ou animal infectado, pelo contato com as lesões na pele causadas pela doença ou por materiais contaminados, como roupas e lençóis, segundo o Instituto Butantan. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Pastor bolsonarista pede a Deus tortura e morte a juízes do STF (vídeo)

"Que aqueles juízes não morram de causas naturais", desejou Tupirani da Hora Lores

Pastor Tupirani da Hora Lores e o STF (Foto: Reprodução | ABR)

Circula nas redes sociais um vídeo em que o pastor Tupirani da Hora Lores, líder da igreja Pentecostal Geração Jesus Cristo, pediu a Deus o extermínio de juízes do Supremo Tribunal Federal (STF). 

"Que os juízes comecem a ser exterminados. O maldito STF está aí associado ao crime nacional. Que aqueles juízes não morram de causas naturais", disse o religioso.

No dia 30 de junho, o pastor foi condenado a 18 anos e 6 meses de prisão e 814 dias-multa por praticar, induzir ou incitar a discriminação contra pessoas judiais ou israelitas. Em 2020, por exemplo, o religioso pediu a Deus que "massacre" os judeus, ou seja, defendeu um novo Holocausto. Ele foi preso em fevereiro de 2022. 247

Nasa divulga novas imagens obtidas pelo telescópio James Webb (víde)

 

Agência anunciou visões sem precedentes e ricas em detalhes

James Webb Nasa

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) apresentou nesta terça-feira (12) novas imagens obtidas pelo Telescópio Espacial James Webb. De acordo com o órgão, tais imagens revelarão “visões sem precedentes”, ricas em detalhes do Universo.

Ontem (11), a primeira imagem, do aglomerado de galáxias conhecido como SMACS 0723, localizado há 4,6 bilhões de anos luz, foi divulgada em evento na Casa Branca que contou com a participação do presidente norte-americano Joe Biden.

A divulgação das imagens foi transmitida ao vivo pela Nasa, bem como pelas redes sociais da agência. As imagens também foram disponibilizadas no site da agência.

Assista na íntegra:

 

Localizado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, no chamado ponto L2, o James Webb Space Telescope (JWST) é fruto de uma parceria entre as agências espaciais norte-americana (Nasa) e europeia (ESA). Ele tem como principal característica a captação de radiação infravermelha.

Se tudo der certo, o equipamento permitirá aos pesquisadores observar a formação das primeiras galáxias e estrelas. Além de estudar a evolução das galáxias, eles poderão ainda observar a produção de elementos pelas estrelas e os processos de formação de estrelas e planetas.

Imagens coloridas do Telescópio Espacial James Webb da NASA
Imagens coloridas do Telescópio Espacial James Webb da NASA - Nasa

Mistérios

A expectativa é que, além de resolver mistérios do nosso sistema solar, o telescópio olhe para mundos distantes em torno de outras estrelas e investigue misteriosas estruturas e origens do Universo, contribuindo para que o ser humano entenda melhor também o seu próprio planeta.

De acordo com a Nasa, a primeira leva de imagens, selecionadas por um comitê internacional, abrange duas nebulosas (Carina e a do Anel Sul), um planeta (Wasp-96 b) e dois aglomerados de galáxias (o Quinteto de Stephan e os aglomerados Smacs 0723).

Conheça os primeiros corpos celestes observados pelo James Webb, descritos pela própria Nasa:

- Nebulosa Carina: uma das maiores e mais brilhantes nebulosas do céu, localizada a aproximadamente 7,6 mil anos-luz de distância na constelação sul de Carina. As nebulosas são berçários estelares onde as estrelas se formam. A Nebulosa Carina é o lar de muitas estrelas massivas, várias vezes maiores que o Sol.

- WASP-96 b: planeta gigante fora do nosso sistema solar, composto principalmente de gás. Localizado a cerca de 1.150 anos-luz da Terra, orbita sua estrela a cada 3,4 dias. Tem cerca de metade da massa de Júpiter e sua descoberta foi anunciada em 2014.

- Nebulosa do Anel Sul: também conhecida como nebulosa “Eight-Burst”, é uma nebulosa planetária – uma nuvem de gás em expansão, envolvendo uma estrela moribunda. Tem quase meio ano-luz de diâmetro e está localizada a aproximadamente 2 mil anos-luz de distância da Terra.

- Quinteto de Stephan: localizado a cerca de 290 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Pégaso. Foi o primeiro grupo compacto de galáxias descoberto, em 1877. Quatro das cinco galáxias dentro do quinteto estão presas em uma dança cósmica de repetidos encontros imediatos.

- SMACS 0723: aglomerados maciços de galáxias, em primeiro plano, que ampliam e distorcem a luz dos objetos atrás deles, permitindo uma visão de campo profundo em populações de galáxias extremamente distantes e intrinsecamente fracas.

James Webb

A Nasa explica que, para realizar os estudos pretendidos, com “sensibilidade sem precedentes”, o observatório deverá ser mantido frio, livre das grandes fontes de interferência de infravermelho causadas por corpos celestes como o Sol, a Terra e a Lua.

Para bloquear as fontes de irradiação de infravermelho, o James Webb tem, consigo, um “grande escudo solar dobrável metalizado”, para abertura no espaço. Seu espelho tem cerca de 6,5 metros de diâmetro.

Para fazer a observação das áreas mais distantes, o telescópio tem ainda, em seus módulos, equipamentos sensíveis à radiação infravermelha: câmera, espectrógrafo e outros instrumentos para analisar o infravermelho emitido pelas fontes miradas por ele. Tem também um módulo responsável pelo transporte de dados coletados, além do telescópio ótico.

Homenagem

O nome escolhido para o novo telescópio espacial é uma homenagem a um antigo administrador da Nasa, James Edwin Webb. Ele liderou o programa Apollo, além de uma série de outras importantes missões espaciais. (Por Pedro Peduzzi, da Agência Brasil, e Adrielen Alves, da TV Brasil - Brasília).

Edição: Paula Laboissière



BLOG DO BILL NOTICIAS

Mensalidade dos planos de saúde terá aumento de, pelo menos, 6,6%

                            Por: Michelle Portela - Correio Braziliense

Foto: Júlio Lapagesse/CB/D.A Press

A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) estima aumento de pelo menos 6,6% nas mensalidades dos planos de saúde com a aplicação do piso salarial da enfermagem, que também impactaria em R$ 6,3 bilhões as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no Brasil. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 11/22) que estabelece o piso está na agenda de votação do Plenário da Câmara dos Deputados da tarde desta terça-feira.


A PEC, de autoria da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), visa corrigir suposto "vício de iniciativa" — quando um dos Poderes não possui competência para determinada ação — e evitar a suspensão, na Justiça, do piso definido pelo Projeto de Lei 2564/20, já aprovado, inserindo a garantia na Constituição. A PEC fixa o piso salarial de enfermeiros em R$ 4.750,00 e o de técnicos de enfermagem em R$ 3.325,00. Auxiliares de enfermagem e parteiras receberiam R$ 2.375,00.

A CNSaúde estima um aumento médio de 84,8%, no país, para enfermeiros e técnicos de enfermagem, com custo anual de R$ 11,4 bilhões para os planos de saúde. "Isso vai chegar ao bolso do consumidor muito rápido. Sendo um aumento tão alto, a solução é simples: ou repassa o aumento ou quebra", afirmou Bruno Sobral, secretário-executivo da entidade.

Atualmente, atuam no país 44,8 mil auxiliares de enfermagem, 1,5 milhão de técnicos e 661,9 mil enfermeiros, de acordo com dados do CNSaúde. O secretário da CNS explicou, ainda, que 292 mil famílias que têm integrantes com necessidade de atendimento domiciliar também serão afetadas. Procurado, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) não respondeu ao Correio.

A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) avalia que o novo piso salarial da enfermagem poderá ter impacto financeiro de R$ 6,3 bilhões para as afiliadas e critica a falta de fonte de financiamento da nova despesa. "As Santas Casas e hospitais filantrópicos requerem R$ 17,2 bilhões, anualmente, em caráter urgentíssimo, como única alternativa de assunção das obrigações trabalhistas decorrentes do Projeto de Lei 2.564/20", afirmou o presidente da CMB, Mirocles Veras.

"A CMB frisa que não é contrária ao projeto. Os hospitais valorizam todos os profissionais de saúde e somam esforços com as categorias na busca por receita que possibilite remunerações mais justas. Mas a realidade das instituições filantrópicas torna o cumprimento desse projeto insustentável", diz nota da CMB. Nos últimos seis anos, 315 hospitais filantrópicos fecharam as portas, reduzindo mais de 7 mil leitos no SUS.

De acordo com o pesquisador e professor Giácomo Balbinotto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o tema requer atenção. "O piso é justo para os trabalhadores, mas o impacto nos setores privado e público de saúde será significativo. A médio prazo, muitos hospitais vão fechar, pois terão sua margem média passando de 9,7% para -3,4%", disse o pesquisador.


Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...