quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Gasolina a sete reais motiva pedido de impeachment de Bolsonaro na própria Record

 

(Foto: Isac Nóbrega/PR | Reuters)

Nem mesmo a Record, de Edir Macedo, que é um dos grupos de comunicação mais bolsonaristas do País, consegue esconder a realidade da revolta da população brasileira diante da alta de preços. Uma reportagem sobre a gasolina acima de sete reais levou uma cidadã a pedir o impeachment de Bolsonaro, enquanto a apresentadora disse que o jeito agora é andar de bicicleta. Confira:

A alta da gasolina no Brasil é consequência do golpe de estado contra a ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, que foi feito para que a renda do petróleo brasileiro fosse transferida para os acionistas privados, sobretudo internacionais, da Petrobrás. O usurpador Michel Temer nomeou Pedro Parente, do PSDB, para executar esta mudança e nem mesmo Jair Bolsonaro e seus generais conseguiram reverter esta política que suga recursos dos brasileiros e transfere para os acionistas da estatal. 247.


Justiça da Bahia nega pensão para blogueira que se casou com tio-avô de 93 anos em 'estado debilitado'

 

(Foto: Reprodução redes sociais/ @fotografaemparis)

A Justiça da Bahia negou o pedido de pensão da blogueira Mariana Bião de Cerqueira Melo, de 43 anos, que se casou com o tio-avô, José Bião Cerqueira e Souza, de 93 anos. Após a morte do ex-servidor, em 2011, a viúva entrou com um pedido na Superintendência de Previdência do Servidor do Estado da Bahia (Suprev) para receber o benefício previdenciário, bem como o pagamento dos valores retroativos corrigidos. A reportagem é do jornal O Globo. 

Mariana e o auditor fiscal aposentado se casaram em março de 2011, sendo o regime de bens o de separação obrigatória. A união aconteceu 43 dias antes da morte dele, a partir de uma procuração. Na época do casamento, a diferença de idade entre os noivos era de 60 anos.

Para Suprev, o casal não tinha uma união legítima e que a luta da blogueira seria para receber uma pensão que não lhe pertence por direito. No entanto, Mariana defende que o casamento no religioso aconteceu em dezembro de 2010, e que o casal já conviveria antes mesmo da celebração. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

CPI DA PANDEMIA - Preso na Operação Falso Negativo, ex-secretário de Saúde do DF depõe na terça-feira (31)

Os valores que ingressaram no erário do Distrito Federal foram provenientes da União, por meio de repasses oriundos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para o Fundo de Saúde do DF

                   Por Agência Senado

O ex-secretário (C) deporá protegido por habeas corpus concedido pela ministra Carmen Lúcia, do STF - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, preso em agosto de 2020 durante a Operação Falso Negativo, Francisco de Araújo Filho será ouvido na próxima terça-feira (31), às 9h30, pela CPI da Pandemia. Deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), a investigação abarcou ilicitudes na aquisição de testes rápidos para detecção da covid-19 para a rede pública de saúde local.

Além de Filho, outros gestores da Secretaria de Saúde do DF foram presos. O ex-secretário responde por organização criminosa, inobservância nas formalidades da dispensa de licitação, fraude à licitação, fraude na entrega de uma mercadoria por outra (marca diversa) e peculato (desviar dinheiro público).

"A convocação se destina, exclusivamente, a verificar a adequada aplicação dos recursos federais repassados ao GDF em razão da pandemia de Covid -19", explica o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), autor do requerimento de convocação, que atendeu solicitação do senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Os valores que ingressaram no erário do Distrito Federal foram provenientes da União, por meio de repasses oriundos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para o Fundo de Saúde do Distrito Federal.

"Nesse sentido, os procedimentos licitatórios referidos na denúncia de dispensas de licitação, no âmbito da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que visaram à aquisição de testes rápidos destinados ao enfrentamento da covid-19, em situação emergencial de pandemia, possuem fonte orçamentária de origem de verba repassada por parte do FNS e, portanto, apontam que são verbas de natureza federal", justifica Girão.

O ex-secretário obteve no Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão da ministra Cármen Lúcia, o direito de ficar em silêncio e não produzir provas contra si no depoimento à CPI.

Precisa
Izalci Lucas questionou o sócio da Precisa Medicamentos Francisco Maximiano, que depôs à CPI no dia 19 de agosto, sobre a quantidade de vezes que esteve com Francisco Filho. Maximiano disse que o encontrou poucas vezes para tratar dos testes rápidos de covid-19 para o DF.

A Precisa Medicamentos — intermediária da vacina Covaxin junto ao Ministério da Saúde — é uma das empresas investigadas na comercialização de pelo menos 20 mil testes rápidos ao Distrito Federal. Também em depoimento à comissão, na terça-feira (17), o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Marques explicou que o órgão identificou irregularidades, como direcionamento de licitação e sobrepreço, no contrato da Precisa com o governo do DF.

Francisco Filho chegou a ter o depoimento agendado para terça-feira (17), mas o depoimento precisou ser cancelado porque o ex-secretário estava fora de Brasília em viagem autorizada por decisão judicial.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Incêndios se alastram na Mata Atlântica, bioma onde vivem 72% dos brasileiros

 

(Foto: Prefeitura de Franco da Rocha (SP))

Incêndios castigam a Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio dos Frades (APA) e outras 33 unidades de conservação estaduais e dez federais da Mata Atlântica, nos quatro estados do Sudeste, além de Paraná e Santa Catarina. A informação foi publicada pelo jornal O Globo

No bioma vivem 72% da população e do qual restam 12,4% da cobertura original é extremamente suscetível ao fogo. Uma área perdida pode levar décadas, às vezes séculos.

A Mata Atlântica teve 10.268 focos até 22 de agosto de 2021, contra 9.668 focos em 2020 (até 31 de agosto), um aumento de 6,20%. 247.


Lula diz que "Centrão é um fundo de investimento no fracasso do Bolsonaro"

 

Lula (Foto: Reprodução/Youtube)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante entrevista ao programa Jornal da Bahia no Ar, exibido pela Rádio Metrópole nesta quinta-feira (26), que o "Centrão não é um partido político. É um fundo de investimento no fracasso de Bolsonaro, por que se tem uma coisa que deputado adora é presidente fraco. Quanto mais fraco tiver um presidente, mais os deputados fazem a farra do boi”. 

Para Lula, Bolsonaro "está imaginando que o Centrão vai dar toda a sustentação a ele, o que está acontecendo é que o Centrão está tendo a maior fatia de dinheiro da história do congresso, e é importante a gente saber que ainda vai aprovar o orçamento de 2022 no final do ano, e quando os deputados pegarem seu quinhão no bolo partidário eles vão dar no pé e ele [Bolsonaro] vai ficar como ficou o doutor Ulysses Guimarães, sozinho, o Quércia, sozinho, quando  disputou as eleições presidenciais”. 247.






VULNERABILIDADE - Pernambuco é o terceiro Estado do país em ameaças de despejo na pandemia

                 Por: Diario de Pernambuco                                                                                      Foto: Divulgação

Um levantamento da Campanha Despejo Zero, articulação nacional que reúne mais de 140 organizações, entidades, movimentos sociais e coletivos, aponta que Pernambuco é o terceiro estado do Brasil em que famílias vêm sofrendo ameaças de serem expulsas de suas casas, atrás apenas de São Paulo (26.993) e Amazonas (19.173), respectivamente. Aqui, são 9.299 famílias correndo risco de não ter onde morar, situação que se agravou bastante em consequência direta da pandemia da Covid-19.

No país, os dados registram um aumento de 340% no número de famílias despejadas no último ano, saindo das 6.373 registradas até agosto do ano passado para 21.725 até agosto deste ano. Já o aumento no número de famílias ameaçadas foi de 485%,  18.840 até agosto de 2020 para 91.305 no mesmo período. Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas registraram os maiores números de despejos: 4.862, 4.622 e 3.080 famílias, respectivamente. Mas Paraná, Piauí e Pernambuco também chamam atenção com números preocupantes: 1.656, 1.325 e 2.000 famílias, respectivamente.

“Uma moradia digna é a porta de entrada para uma série de outros direitos, como saúde, educação e segurança. Em plena pandemia milhares de pessoas estão ameaçadas de serem alijadas de um direito básico e constitucional. Com a aprovação da lei em Pernambuco que suspende os despejos durante a pandemia, esperamos que o governador sancione a lei e garanta um pouco de tranquilidade a essas famílias”, defendeu Socorro Leite, diretora executiva da Habitat para a Humanidade Brasil, uma das organizações que integram a Despejo Zero.

A campanha tem atuado fortemente para impedir ações de despejos em todos estados brasileiros, tendo êxito em ações que ajudaram 8.508 famílias, até julho último. Segundo dados do IPEA, 88% das famílias que compõem o déficit habitacional brasileiro têm renda familiar de até três salários-mínimos. Os trabalhadores de menor renda foram precisamente os mais atingidos com as consequências da Covid-19, sofrendo com o rebaixamento salarial e a perda de emprego, situação especialmente pior entre mulheres, negros e jovens.

“O nosso País passa por uma grande crise sanitária e econômica que está atingindo principalmente o povo pobre e trabalhador. Com Pernambuco, essa realidade não é diferente. As pessoas estão sofrendo com a fome, com a miséria, com o desemprego, e com os despejos. São pessoas que não têm como pagar aluguel e não têm uma moradia digna, criando um verdadeiro tormento para todas as pessoas atingidas. Isso vem junto com uma política de desmonte do programa Minha Casa Minha Vida e do orçamento zero para habitação que o Governo Federal propôs para esse ano”, disse Kléber Santos, coordenador do Movimento de Luta nos Bairros e Favelas (MLB).

Habitat Brasil
A Habitat Brasil trabalha diretamente na questão da moradia e está no País há quase 30 anos.  A ONG está presente em mais de 70 países. Dentre as ações realizadas, 2.257 casas já foram reformadas, beneficiando 11.285 pessoas com um lar mais digno para viver. Até dezembro deste ano, a organização tem a meta de realizar mais 398 reformas, que irão beneficiar 1.990 brasileiros, distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará, Pernambuco e o Distrito Federal.

Em meio à pandemia, a Habitat Brasil injetou R$ 4,7 milhões em comunidades no país, realizando obras de melhorias habitacionais. Em todos os projetos, são comprados materiais de construção de empreendimentos locais e a contratação de mão de obra ocorre na comunidade, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento econômico local.


CIDADANIA - Nordeste lança auxílio a crianças e adolescentes órfãos da Covid. Paulo Câmara envia projeto à Alepe

                  Por Portal Folha de Pernambuco

Lançamento do programa Nordeste Acolhe, em Natal - Foto: Wesley D'Almeida

O Consórcio Nordeste lançou, nessa quarta-feira (25), em Natal, o programa Nordeste Acolhe, que tem como objetivo auxiliar financeiramente as crianças e adolescentes órfãos da pandemia de Covid-19.

O Nordeste Acolhe contemplará crianças e adolescentes com comprovante de residência fixa que tenham perdido seus genitores há pelo menos um ano completo, cuja família não possua renda maior do que três salários mínimos e que estejam sob cuidado de família substituta ou em acolhimento institucional, como orfanatos.

Cada estado da região será responsável por instituir seu programa local. Projeto semelhante foi apresentado pelo Governo de Pernambuco, na semana passada

O Estado tem cerca de 4.411 órfãos da Covid-19, segundo levantamento da Câmara Temática de Assistência Social do Consórcio Nordeste a partir de dados de estudo da revista Lancet. Em toda a região, há cerca de 26 mil jovens nessa condição - no País, cerca de 130 mil.

Batizado de Pernambuco Protege, o projeto prevê pagar mensalmente meio salário mínimo a quem perdeu os pais em decorrência do coronavírus até que complete 18 anos - ou 24, caso ingresse em uma faculdade.

O governador do Estado, Paulo Câmara, informou, nessa quarta-feira, que enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o projeto de lei que institui o Pernambuco Protege.

"O nosso projeto faz parte do programa Nordeste Acolhe, instituído pelo Consórcio Nordeste. A pandemia impactou a vida de muitas pessoas e queremos garantir a esses órfãos assistência e proteção social", publicou o governador nas redes sociais. 

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, representou o Estado no lançamento em Natal. Segundo ela, a ação vai contribuir com a garantia de proteção social para crianças e adolescentes que ficaram órfãos por causa da Covid-19.

"Em Pernambuco, já iniciamos o diálogo para garantir essa ação com o Benefício Continuado Pernambuco Protege, que será instituído através de projeto de lei. Esse é mais um compromisso social direcionado para aqueles que mais precisam da ação do Estado, num momento difícil como o que vivemos", disse.

Para Pernambuco, o benefício não valerá para quem já é acobertado por algum programa de seguridade social, como pensões ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Não é o caso do Bolsa Família, que não faz parte do sistema de previdência.

Vice-governadora de Pernambuco, Luciana SantosVice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, representou o Estado no lançamento do programa (Foto: Wesley D'Almeida)

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, participou do ato em Natal e destacou que o momento demanda sensibilidade. 

"Estamos falando de crianças que, em razão dos pais terem sido vítimas da Covid-19, precisam dessa alternativa. Para alguns, certamente, esse auxílio é uma questão de vida ou morte", afirmou Wellington Dias.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou que a iniciativa não é caridade, mas dever dos estados.

"O que os governadores do Nordeste estão fazendo não é caridade, é dever do estado e direito de cidadania, porque governar é cuidar das pessoas e, principalmente, daqueles que mais precisam", ressaltou a governadora.

O Nordeste Acolhe estabelece diretrizes para as ações dos estados consorciados de proteção social às crianças e adolescentes em situação de orfandade, seja bilateral ou de famílias monoparentais, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com ações sobretudo nas áreas da saúde, educação e trabalho, com respeito às especificidades dos estados.

Compreende-se como orfandade bilateral a condição social na qual se encontra a criança ou adolescente em que ambos os pais, biológicos ou por adoção, morreram durante a pandemia, sendo pelo menos um deles, em razão da Covid-19.

Já a monoparental é a que a criança ou adolescente integra família formada por somente um dos pais, biológico ou por adoção, e este faleceu por causa do coronavírus.

Controle Social
O programa prevê a criação de um Conselho Gestor, um colegiado intersetorial formado por secretarias de Estado e instituições da sociedade civil de controle externo.

Caberá a esse conselho fixar diretrizes para a implementação de ações de proteção social no campo da política pública de assistência social integrada, sobretudo, às de saúde, educação e trabalho.

BLOG DO BILL NOTICIAS

EUA derrotam Brasil no goalball masculino na Paralimpíada

 

Seleção brasileira sofre primeiro revés na competição

Ruters/Kim Kyuang - Hoon

Em uma partida muito disputada, a seleção brasileira masculina de goalball sofreu a primeira derrota na Paralimpíada de Tóquio (Japão), para os Estados Unidos por 8 a 6, no Centro de Convenções Makuhari Messe na madrugada desta quinta-feira (26) em partida válida pelo Grupo A.

O tropeço diante dos atuais vice-campeões paralímpicos da modalidade veio após o triunfo de goleada de 11 a 2 sobre a Lituânia, atual campeã paralímpica do goalball.

O Brasil começou a disputa em ritmo acelerado, e, no primeiro lançamento, abriu o placar com Romário em cobrança de penalidade. Dois minutos mais tarde os norte-americanos conseguiram igualar, com Calahan Young. Mas o Brasil voltou a ficar em vantagem novamente, graças a gol de Josemarcio, o Parazinho.

Porém, os EUA fecharam o primeiro tempo em vantagem após gols de Tyler Merren e de Josemarcio, contra.

Mas logo no início da etapa final o Brasil passou à frente no placar graças a dois gols de Leomon Moreno. Matt Simpson voltou a deixar tudo igual, mas Leomon, em nova penalidade, colocou a seleção brasileira novamente em vantagem de 5 a 4.

No entanto, o confronto era muito equilibrado e os gols de Calahan Young (três vezes) e Daryl Walker garantiram a vitória final para a equipe norte-americana sobre o Brasil, que no final ainda descontou com Josemarcio. (Por Agência Brasil - Rio de Janeiro).

Edição: Fábio Lisboa



BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...