segunda-feira, 27 de março de 2023

Ministros sobrevoam áreas atingidas pelas chuvas no Acre e anunciam recursos

Técnicos da Defesa Civil nacional encontram-se no Acre para auxiliar nos esforços

(Foto: Reprodução/Twitter)


As intensas chuvas, que levaram às cheias do Rio Acre e Igarapés, afetaram mais de 32 mil pessoas em 48 bairros de Rio Branco, capital do AcreReprodução

Os ministros da Integração Nacional, Waldez Góes, e do Meio Ambiente, Marina Silva, sobrevoaram neste domingo (26) as áreas atingidas pelas fortes chuvas na região de Rio Branco, Acre. A situação foi agravada pelo transbordamento de igarapés do rio Acre. 

Eles garantiram que o governo federal destinará recursos para sanar os estragos causados pelas chuvas, que afetam o estado desde a quinta-feira (24). Góes disse que mais ações se tornaram possíveis desde que o governo federal homologou o estado de emergência em Rio Branco, em decreto assinado e publicado em edição extra do Diário Oficial da União na noite desse sábado (25).

O ministro acrescentou que técnicos da Defesa Civil nacional encontram-se no Acre para auxiliar outra cidades nos esforços. 

Cidades acreanas como Epitaciolândia, Assis Brasil e Brasiléia também foram atingidas. Os servidores vão ajudar esses municípios a “realizarem os planos de trabalho para a solicitação de recursos federais para assistência humanitária, restabelecimento de vias públicas, pontes e até mesmo reconstrução das casas das pessoas atingidas pelo desastre”, disse Góes. 

Acreana, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou que o governo federal dará respostas “o mais rápido possível”. 

Atingidos

Mais de 32 mil pessoas já foram afetadas até o momento pela cheia do rio Acre, sendo que 2,5 mil estão desabrigadas ou desalojadas. Até a noite desse sábado, a medição do nível do rio Acre marcava 16,37 metros, acima do patamar de transbordamento, que é de 14 metros, de acordo com informações divulgadas ontem pela Defesa Civil municipal. Neste domingo, as chuvas continuam.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), agradeceu a visita da comitiva federal e se disse tranquilizado pela rapidez da ajuda vinda de Brasília. “Essa agilidade nos deixa muito tranquilo de que vamos ter o suporte necessário financeiro”, afirmou.

O governador Gladson Cameli (PP) ressaltou a importância de união em um momento de emergência, apesar de diferenças políticas. “Temo só um único propósito, que é tentar chegar com a mão do Estado até as famílias que estão mais necessitadas”, disse o mandatário estadual.

Não foram registradas mortes em decorrência das enchentes em Rio Branco. A capital do Acre está acostumada a conviver com o monitoramento do nível do rio e seus igarapés que cortam a cidade. Nos últimos dias, o nível das águas subiu com velocidade, mais de sete metros, devido às fortes chuvas que atingem as regiões Norte e Nordeste.

Somente em Rio Branco, foram registrados 203 milímetros de chuva na noite de sexta-feira (24), volume próximo ao esperado para todo o mês de março. Ao todo, os alagamentos atingiram 30 bairros. Segundo a Defesa Civil, 24 abrigos foram mobilizados para receber desabrigados (pessoas obrigadas a sair de casa e que não têm para onde ir).

Além do Acre, ao menos outros cinco estados também registram atingidos e desabrigados pelas chuvas e enchentes. Em Manaus, vídeos publicados em redes sociais mostram casa sendo arrastadas pelas águas, por exemplo. Outros estados atingidos foram Pará, Rondônia, Tocantins e Maranhão.

Até a noite de sábado, no Maranhão, por exemplo, o governo estadual já havia reconhecido situação de emergência em 49 cidades atingidas pelas chuvas e cheias. Ainda hoje, a comitiva do governo federal segue para Manaus, onde deve haver reuniões com autoridades locais e visitas a áreas atingidas. 247 (Com Agência Brasil). 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula será convidado para a Marcha para Jesus

 Idealizador do evento diz que presidente está na lista

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Segundo o apóstolo Estevam Hernandes, idealizador da Marcha, os convites ainda estão sendo impressos e não foram disparados oficialmente, mas o presidente da República será convidado para o evento evangélico.

A informação é da jornalista Mônica Bergamo, que ressalta que é praxe convidar os chefes do Executivo municipal, estadual e federal.

A jornalista relembra que Lula sancionou em 2009, a lei que instituiu o Dia Nacional da Marcha para Jesus. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Proliferação de armas aumentou poder de facções criminosas, diz Flávio Dino

Ministro da Justiça defende o controle de armas e elogia ação profissional da PF e do MP no enfrentamento a facões criminosas, mas critica manipulações dos “bandidos da política”

Flávio Dino (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O governo federal atua há duas semanas junto ao governo do Rio Grande do Norte contra ataques violentos de organizações criminosas no estado. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirma que o governo seguirá agindo dentro da lei e observa que as organizações criminosas acabaram fortalecidas nos últimos anos, devido, segundo ele, a uma série de políticas erradas, como a proliferação das armas de fogo no país estimulada pelo governo anterior.

“Isso gerou comércio e lucro para elas, e aumentou seu poder bélico, e estamos trabalhando para corrigir isso. Todos os dias ocorrem prisões, buscas e apreensões no país inteiro”, afirma, em entrevista ao programa Revista Brasil TVT. Recentemente, no Rio de Janeiro, houve a apreensão de mais de mil armas ilegais, lembra o ministro.

Com a política armamentista anterior, o país teve permitiu a aquisição de mais de 900 mil armas entre 2019 a 2022. Em resposta, o governo Lula assumiu com proposta de reverter essa política. No início de fevereiro, portaria publicada pelo ministério comandado por Flávio Dino determinou o cadastro de todas as armas de uso permitido e de uso restrito no Sistema Nacional de Armas (Sinarm) da Polícia Federal.

Além disso, em seu primeiro dia de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto Decreto 11.366/2023. Desse modo, suspendeu registros para aquisição e transferência de armas de fogo e munições de uso restrito por caçadores, colecionadores, atiradores (CACs) e particulares. Porque, de acordo com a Advocacia Geral da União (AGU), é preciso conter o aumento desordenado da circulação de armas no país. A medida teve o aval do Supremo Tribunal Federal (STF), que rejeitou todas as ações que chegaram à corte contra o decreto.

Confira a entrevista de Flávio Dino ao Revista Brasil TVT

Na entrevista, Flávio Dino voltou a elogiar o trabalho profissional de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público para desmontar planos de atentados de uma organização criminosa. Mas também a lamentar a manipulação midiática que levou ao uso político do caso por um dos alvos, sem citar o nome do senador Sergio Moro (UB-PR).

“A investigação nasce exatamente da necessidade de proteger um promotor do estados de São Paulo. Porque ele (Lincoln Gakiya, do Ministério Público em São Paulo), tem uma atuação muito forte contra o crime organizado. Então, esse trabalho resultou na identificação de vários alvos em vários estados. Portanto, foi uma investigação nacional. O que nós lamentamos é que sempre haja gente querendo fazer manipulação política”, observa Flávio Dino.

O ministro lembra que recentemente foi a uma reunião com líderes comunitários de vários bairros do Rio de Janeiro, no Complexo da Maré. “E esses bandidos da política transformaram isso numa ‘reunião com o Comando Vermelho’. Qual a base factual disso? Nenhuma, eles inventaram”, critica Dino. “Como inventaram também que eu estava sem escolta policial. Assim, inventam, colocam na internet, e isso causa muita indignação. muita revolta nossa. Porque estamos fazendo trabalho sério e tem gente querendo politizar.” - 




BLOG DO BILL NOTICIAS

Coronel da FAB é assassinado e garota de programa assume a identidade

Do celular da vítima, a mulher mandava mensagens para família e amigos

Jerusa e coronel Roberto Perdiza (Foto: Reprodução/TV Globo)

Reportagem que foi ao ar neste domingo (20) no programa Fantástico relata uma farsa orquestrada por uma garota de programa para roubar a identidade de um idooso: Um coronel da reserva da Força Aérea Brasileira foi brutalmente assassinado e a mulher conseguiu assumir sua identidade durante quatro meses. Do celular da vítima, a mulher mandava mensagens para família e amigos para que ninguém sentisse falta do coronel. Até que - por um descuido - toda a farsa foi revelada.

Jerusa, a garota de programa, conheceu o Coronel Roberto Perdiza em uma casa noturna há três anos e estava morando com ele. 

Após o assassinato, parentes e amigos continuavam recebendo mensagens de alguém que se passava pelo coronel quado começaram a desconfiar do conteúdo e forma das mensagens.

Jerusa e o comparsa dela estão presos. Eles vão responder por latrocínio e podem pegar 30 anos de cadeia. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Correios abre inscrições para o programa Jovem Aprendiz 2023. Tem vagas para Petrolina

             Via:Vinicius de Santana



As inscrições para o programa Jovem Aprendiz dos Correios começam nesta segunda-feira (27), com mais de  4 mil vagas disponíveis e formação de cadastro de reserva para todo o território nacional.  Estudantes com idade entre  14 e 21 anos completos no ato da contratação, que estejam cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental podem se candidatar. As inscrições devem ser realizadas no site da estatal até o dia 21 de abril  de 2023.

Aqui em Pernambuco, o edital contempla um total de 139 vagas, entre as cidades de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Belo Jardim, Bezerros, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carpina, Caruaru, Escada, Garanhuns, Goiana, Gravatá, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Olinda, Palmares, Paudalho, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Recife, Ribeirão, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Surubim, Timbaúba e Vitória de Santo Antão. As vagas são divididas por turno (matutino ou vespertino), e atendem à ampla concorrência, pessoas com deficiência (PCD), e pessoas negras ou pardas (PNP).

Do total das vagas, 10% serão destinados aos candidatos com deficiência e 20% aos que se declararem pretos e pardos. A  seleção simplificada é realizada por meio de comprovação de requisitos referentes à renda familiar, idade, tipo de instituição de ensino onde estuda e participação em projetos sociais. A avaliação está detalhada no  edital. A jornada de 20 horas semanais será distribuída em quatro horas, divididas em atividades teóricas (em entidade classificada na formação técnico-profissional) e prática ( nos Correios) . Os selecionados escolheram o salário-mínimo-hora, conforme piso salarial de cada estado, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme.

O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. Todas as informações estão disponíveis  no site dos Correios.(Ascom).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula inicia nomeações para o Judiciário e deve basear escolhas em critérios técnicos e no apoio de aliados

A nomeação da advogada Danyelle Galvão para uma cadeira no TRE de São Paulo contou com o apoio de diversos aliados do presidente Lula

Presidente Lula em entrevista à TV 247 - 21.03.2023 (Foto: Reprodução/TV 247)

O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (27) traz três nomeações do governo Lula para o Judiciário --a principal delas, para um assento no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo. Trata-se da advogada Danyelle Galvão.

Segundo a jornalista Carolina Brígido, do portal UOL, "pesaram na nomeação o critério técnico e o apoio de setores políticos próximos do presidente --entre eles, a bancada do PT no Congresso Nacional". O critério de gênero não foi levado em consideração, diz a colunista. 

Danyelle teve o apoio de três conselheiros de Lula para assuntos jurídicos: o advogado-geral da União, Jorge Messias; o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e o secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho. Também tinha uma carta de recomendação escrita pela ex-presidente Dilma Rousseff a Lula.

Danyelle é especialista em crimes e processo eleitoral, ministrando aulas sobre o assunto há oito anos na Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst) em Curitiba, bem como há dois anos no IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa) em Brasília.

"Caso os critérios usados para a escolha de Danyelle Galvão sejam replicados para outras vagas do Judiciário, a receita do sucesso para candidatos é ganhar a confiança dos conselheiros de Lula, ter um bom trânsito político - e, claro, apresentar um currículo consistente", finaliza a jornalista. - (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Atentando na escola da Vila Sônia: veja o momento em que professora consegue conter aluno e tomar de sua mão a faca

Alunos afirmam que o estudante que promoveu o ataque já havia praticado racismo no colégio

(Foto: Reprodução)

Novas imagens de câmeras de segurança surgem após um ataque a facadas dentro da escola estadual Thomazia Montorona cidade de São Paulo, no bairro Vila Sônia, na manhã desta segunda-feira (27).

As imagens do vídeo mostram o momento exato em que o adolescente de 13 anos foi contido pela professora de educação física Cíntia, imediatamente pegou a faca de sua mão e tirou sua máscara de caveira.

Uma professora de 71 anos identificada como “"Elisabete" morreu e outras três pessoas foram feridas após um ataque. 

Saiba mais 

Alunos afirmam que o estudante já havia praticado racismo no colégio, como aponta o Metrópoles: “Outro estudante contou que a briga da semana passada teria começado por causa de ataques racistas feitos pelo autor das facadas a outro aluno. De acordo com relatos de alunos, o agressor entrou na sala logo pela manhã com uma máscara preta e começou a golpear uma das professoras pelas costas”.

O adolescente foi apreendido e encaminhado ao 89º DP. Em seu celular, dados de como planejar atentando em colégio foram encontrados na busca. - (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Professora morre e 5 pessoas são feridas em ataque contra escola em SP

 

Vítima foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Foto - Reprodução / Record TV

A professora Elizabeth Tenreiro, 71 anos, morreu após ser esfaqueada nesta segunda-feira (27), na Escola Estadual Thomazia Montoro, no bairro Vila Sônia, em São Paulo. Um adolescente de 13 anos, responsável pelo ataque, foi apreendido. Elizabeth foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Outros três professores e dois estudantes ficaram feridos no ataque.

O governo estadual informou que os feridos foram encaminhados aos hospitais das Clínicas, Bandeirantes, Universitário e São Luís.

“A situação causa consternação a todos e a prioridade neste momento é prestar socorro às vítimas e apoio aos familiares”, disse o governo, por meio de nota.

Luto oficial

As polícias civil e militar estão no local para atender a ocorrência. Os secretários de Educação, Renato Feder, e da Segurança, Guilherme Derrite, também estão na escola. Foi decretado luto oficial de três dias no estado. A escola ficará fechada e será avaliada a reabertura gradual.

Segundo o secretário de Segurança, o jovem foi contido por uma professora de Educação Física, cujo nome ainda não foi revelado. Uma viatura da Ronda Escolar chegou em três minutos ao local.

Os primeiros relatos ouvidos pela equipe da Agência Brasil apontam para uma discussão na semana passada entre o jovem responsável pelos ataques e outro estudante. Nesse episódio, o agressor teria proferido ofensas racistas e, desde então, passou a falar que faria um massacre na escola. (Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo).

Edição: Kleber Sampaio



BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...