terça-feira, 27 de julho de 2021

Petrolina: Pitbulls continuam aterrorizando famílias na cidade, ao invadir casa em condomínio de luxo e matar dois cachorros de estimação da família

        Por: Blog Nossa Voz.

Foto ilustrativa

Uma verdadeira cena de terror se instalou na casa de Reginaldo Cariri, localizada no Condomínio Vivendas do Rio na cidade Petrolina, na tarde desta terça-feira (27). Um cachorro da raça pitbull invadiu o local. Ele estava soltou e não tinha nenhuma coleira ou identificação do seu proprietário. Um menino brincava em um dos cômodos quando o animal adentrou a residência. A filha de Reginaldo, ao perceber o perigo, trancou-se no quarto junto com a criança. Os dois cachorros da família, partiram em defesa dos donos e foram mortos pelo pit bull. Chocado com a situação, Reginaldo divulgou um vídeo nas redes sociais relatando o ocorrido.


BLOG DO BILL NOTICIAS

IFSertãoPE, ofertará Minicurso para crianças e adolescentes onde abordará conhecimentos de introdução à Astronomia

                                                                           Ilustração/IFSertão

Com objetivo de despertar o interesse de jovens e adolescentes pela Astronomia, o projeto PIBITI 'Meninas na astronomia', do campus Petrolina do IFSertãoPE, ofertará, entre os dias 11 e 12 de Agosto, das 15h às 16h30, minicurso que, desta vez, terá como tema 'Introdução à Astronomia para crianças e adolescentes do ensino fundamental II'. Gratuito, o evento destina-se a estudantes do 6º ao 9º ano de escolas públicas de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e região.

A programação contará com os seguintes temas: A origem do universo (11/08), Definição dos astros (12/08) e  A gravidade e suas influências (13/08).

Outras informações podem ser obtidas no Instagram do projeto @meninasnaastronomia ou pelo e-mail: meninasnaastronomia@gmail.com

As inscrições serão realizadas pelo site de eventos do IFSertãoPE, o IFEventos (acesse aqui)


Por Lucas Augusto / ASCOM


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula: podem me chamar de radical, mas quero acabar com a miséria no Brasil (vídeo)

 

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

Líder em todas as pesquisas eleitorais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a necessidade de se retomar os direitos sociais e trabalhistas, principalmente, da população mais pobre com o objetivo de retomar o crescimento econômico do Brasil. 

"É preciso governar olhando para todos, mas tem que olhar para os de baixo. Aqueles que nunca tiveram chance, aqueles que nunca tiveram nada. Aqueles que levantam de manhã e não têm um emprego, não têm um copo de café com leite, não tem um pãozinho para comer, aqueles que não conseguem comprar carne. Vão chamar Lula de radical? Podem me chamar de radical, mas eu quero acabar com a miséria neste país", afirmou o petista. 

"Eu quero que o brasileiro tenha a qualidade de vida de um francês, de alemão, um filandês, um norueguês, um holandês, de um americano de classe média. Eu não quero que a gente seja eternamente miserável. E é para isso que eu vou brigar e as pessoas vão ter que me suportar. Porque eu tenho 75 anos, mas estou com uma vontade de brigar de 30", acrescentou.

O ex-presidente criticou o voo ao espaço feito pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos. "Essa semana eu vi um bilionário gastar milhões de dólares só para ver o espaço. Eu fico pensando: como é que alguém pode gastar milhões de dólares para ficar 15 minutos no espaço quando tem milhões de crianças passando fome no mundo inteiro? Cadê o humanismo, a solidariedade, a ética?", questionou. Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

INVESTIGAÇÃO - Câmeras não mostram entrada de estranho em prédio de Joice, apontam investigações

As investigações também mostram que a deputada não deixou o apartamento no período

          Por Danielle Brant/FolhapressJoice Hasselmann - Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

As câmeras de segurança do prédio em que mora a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) em Brasília não registraram a entrada de nenhum estranho de quinta-feira (15) a terça-feira (20), segundo informações das investigações confirmadas pela reportagem.

A perícia foi realizada após a parlamentar ter relatado um incidente na madrugada do dia 18 no qual teve cinco fraturas no rosto, uma na coluna e diversos hematomas pelo corpo.

As investigações também mostram que a deputada não deixou o apartamento no período.

Em nota, o Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados (Depol) disse apenas ter realizado perícia em 16 câmeras do prédio onde fica o apartamento funcional de Joice e ouvido funcionários que trabalham no local, em meio a investigações sobre as fraturas e hematomas apresentados pela deputada.

A nota não informa o resultado da perícia. O inquérito sobre o caso foi enviado para o Ministério Público Federal, a quem caberá oferecer ou não denúncia à Justiça Federal.

"A Câmara esclarece que há segurança nos locais onde se localizam os apartamentos funcionais dos parlamentares. Os prédios possuem vigilância armada e porteiros, ambos 24 horas por dia, sete dias por semana", indicou. "Além disso, há câmeras de segurança e rondas ostensivas, com viatura caracterizada."

Outras informações sobre a investigação no âmbito do Depol são sigilosas, segundo a Polícia Legislativa.

Uma nota não oficial atribuída ao Depol circulou com a indicação de que as câmeras não teriam registrado a entrada de estranhos ou a saída da deputada entre os dias 15 e 20. A assessoria de imprensa da Câmara não confirmou as informações da nota.

Na manhã desta terça-feira (27), a Polícia Civil realizou perícia de cerca de quatro horas no apartamento funcional de Joice. O Depol coletaria impressões digitais na sequência. A segurança no prédio foi reforçada, segundo funcionários que trabalham no local.

Em uma rede social, a deputada afirmou que a Polícia Civil recolheu materiais para análise e que viu falhas de segurança do prédio.

"Não existem câmeras de segurança nas escadas e entradas dos aptos", escreveu.

"Já disse com todas as letras que isso não é coisa de amador, mas de profissional. Ninguém entraria na casa de uma parlamentar para agredi-la dando 'tchauzinho' para a câmera do térreo ou do elevador, tendo tantos pontos cegos no prédio", indicou. "Não terei o mesmo destino de PC FARIAS."

"Vou até as últimas consequências. Entregarei meu sigilo telefônico (que já estava à disposição) para as polícias. Faço questão que os delegados VEJAM as mensagens. Outros boletins de ocorrência e notícias crime serão feitos essa semana. É mto material que está sendo levantado", escreveu Joice.

As informações foram divulgadas um dia após Joice prestar depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal. Ela disse ter encontrado objeto que pode ter relação com o episódio e levantou suspeitas sobre a interferência do governo Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

"É um objeto que não pertence a ninguém, a nenhum dos meus funcionários, nem a mim nem a meu marido", afirmou a deputada, que não quis informar qual era o objeto, apenas que não era cortante e que tinha rolado para debaixo de um sofá retrátil na sala.

"Não é um objeto que estava sujo de sangue nem marcas de sangue nem nada disso. É simplesmente um objeto que não pertence a ninguém da minha casa."

Segundo a parlamentar, havia cerca de cinco testemunhas quando ela encontrou o objeto, pouco antes da entrevista coletiva que realizou no último domingo (25) ao lado do marido.

Na entrevista desta segunda (26), Joice disse ter registrado um boletim de ocorrência contra o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) por injúria, calúnia e difamação e afirmou que levará o caso ao Conselho de Ética do Senado.

"Eu disse a vocês logo depois no meu depoimento na Depol de que eu recebi informação, isso está escrito no meu telefone, eu mostrei à polícia, de que vazaria uma informação do GSI [Gabinete de Segurança Institucional da Presidência] de que eu teria batido o meu carro e teria me machucado. Os médicos já descartaram que os ferimentos que eu tenho são compatíveis com uma eventual batida", afirmou.

Joice disse ainda que fará novos boletins de ocorrência contra outras pessoas, as quais não quis citar, assim como também não quis divulgar os nomes das duas pessoas que considera suspeitas -uma delas, parlamentar.

"São suspeitas minhas, por conta de questões políticas. Eu não posso ser leviana, porque pode ser que seja outra pessoa. Pode ser que não seja nenhuma dessas duas pessoas que eu estou suspeitando."

A competência da investigação é da Polícia Legislativa, pois o incidente ocorreu dentro de um apartamento funcional, explicou Joice, mas acrescentou que cabe ao Ministério Público Federal decidir se a competência é da Depol, da Polícia Civil ou de ambas.

Joice afirmou não ter procurado a PF por não confiar na instituição.

"Eu não confio no governo e na interferência que ele é capaz de fazer, como já fez, na Polícia Federal. Todo mundo sabe que eu sou desafeto do Palácio do Planalto. Há uma história muito cabulosa que vazou do GSI. Então para esse governo fazer qualquer tipo de manipulação, isso pode ser feito num estalar de dedos."

"Então eu confio na Polícia Civil. Polícia Civil do DF, Polícia Civil de São Paulo, Depol e Ministério Público Federal... já é muita gente investigando."

A parlamentar disse que fará uma notícia-crime junto ao Ministério Público Federal para que o general Augusto Heleno, ministro-chefe do GSI, seja ouvido.

"O general Heleno foi ao Twitter inclusive debochar da situação. Então deixe que ele se explique. Vou chamar a pessoa que passou essa informação de que o GSI estaria montando essa farsa, ela vai ser ouvida, sob sigilo. E vamos chamar o general Heleno para que ele possa se explicar."

Na última quinta-feira (22), Joice relatou ter despertado na manhã do dia 18 no chão do corredor entre o quarto e o banheiro do seu apartamento, com ferimentos pelo corpo. De acordo com a deputada, a última coisa que ela se lembra antes disso era que estava assistindo a um seriado na TV, na companhia do marido, e que ele foi dormir antes dela.

"Nós tradicionalmente dormimos em quartos separados. Os quartos ficam um pouquinho longe um do outro, porque ele ronca, tadinho. Eu boto ele para fora", afirmou a deputada.

"Quando eu acordei, sei o horário porque foi a hora que liguei para ele, era 7h03 da manhã. Eu acordei e estava em uma poça de sangue. Me arrastei até meu telefone. Peguei o telefone e liguei para ele, para ele vir ao quarto para me socorrer. Ele veio correndo", disse.

Em nota, a assessoria de imprensa da deputada afirmou que exames constataram traumas no joelho, na costela, no ombro e na nuca, além de cinco fraturas no rosto e uma na coluna.

No dia 20, Joice fez exames e os resultados indicaram que poderia ter sido um atentado, e não uma queda ou acidente. A deputada disse ter feito os exames no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, que constataram as lesões.

Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, as investigações estão em andamento e têm caráter sigiloso.

Joice foi líder do governo Bolsonaro no Congresso, rompeu com o presidente e atualmente integra o grupo de desafetos do Planalto. Ela inclusive defende o impeachment do mandatário.

A deputada já havia negado anteriormente que as fraturas no rosto e na coluna e os hematomas que apresenta no corpo tivessem sido resultado de violência doméstica e afirmou não ter o "menor perfil para mulher de malandro".


BLOG DO BILL NOTICIAS

'Acoplar impressora em urna é abrir porta para fraude', diz ex-ministro do TSE

 

Jurista Henrique Neves da Silva (Foto: Reprodução (Youtube))

O jurista e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral, Henrique Neves da Silva, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), avalia ser "muito difícil" rebater alegações "genéricas e desprovidas de provas materiais e objetivas". Ele fez referência às tentativas de desqualificação do sistema de votação por Jair Bolsonaro.

"A intolerância em relação ao sistema de votação atual parece ser mais um sentimento do que uma real necessidade técnico-científica, principalmente porque não há relato de nenhuma fraude que tenha comprovadamente ocorrido nas últimas eleições", afirmou o jurista à coluna TAB, no portal Uol.

O jurista criticou a ideia defendida por Bolsonaro de acoplar uma impressora a cada urna eletrônica em 2022. "Acoplar uma impressora significa abrir uma porta a mais na urna, o que reduz a segurança, porque qualquer porta permite a saída e a entrada de dados", comenta ele. "Seria ainda necessário planejar toda a logística e pessoal envolvido para armazenamento e segurança das urnas com os votos físicos."

Na última sexta-feira (23), Bolsonaro afirmou que o governo pretende incluir R$ 2 bilhões no orçamento com o objetivo de custear a compra de impressoras para urnas eletrônicas. 247.


CPI descobre que dono da Precisa movimentou R$ 50 milhões com indício de lavagem de dinheiro

 

(Foto: Pedro França/Agência Senado | Reprodução)

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), um dos mais atuantes membros da CPI da Covid, afirmou à jornalista Miriam Leitão que a comissão encontrou movimentação financeira atípica no montante de R$ 50 milhões em transações entre empresas do empresário Francisco Maximiano, da Precisa, e pessoas físicas. Segundo o senador, que apesar de suplente, é um dos membros mais destacados da CPI, são “movimentações sem lastro na realidade, compatíveis com processos de lavagem de dinheiro”.

Para Vieira, a comissão já identificou uma “cadeia de comando clara”, que vai do ex-secretário executivo do Ministério da Saúde coronel Élcio Franco, o general Pazuello, e ministros Braga Netto e Ramos “e o próprio presidente da República”.

A CPI formou um grupo de juristas que vai preparar um estudo para “dar um encaixe dos fatos e a tipificação penal”, segundo o senador. O professor Miguel Reale Jr. chefia o grupo de juristas.

“Os crimes de responsabilidade devem ser encaminhados à Câmara, os crimes comuns à Procuradoria Geral da República e, eventualmente, os fatos podem ser levados ao Tribunal Penal Internacional, para avaliar o cometimento de crime contra a humanidade. É muito grave o que aconteceu no Brasil e o que ainda acontece, nessa gestão totalmente descolada daquilo que a Constituição exige, que é o respeito à vida”, disse Vieira.

Vieira acha que não há como fugir da convocação do ministro Braga Netto. “Ele fazia parte da cadeia de comando”. Mas ele reconhece que “alguns temem fazer a convocação do ministro Braga Netto por conta da posição que ele ocupa agora como ministro da Defesa. Mas ele fazia parte da coordenação da resposta brasileira à pandemia e o resultado foi desastroso. A gente precisa ouvir essas pessoas e, se for o caso, responsabilizá-las sem nenhum tipo de preocupação com a questão de farda”. E completou: “no Brasil, ainda se tem muito medo dos generais, mas quando ele ocupa um cargo civil eu não posso dar um tratamento diferenciado”. Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

CHINA - Sobe para 71 número de mortos por inundações no centro da China

              Por: AFP

Foto: STR / AFP

O número de mortos nas enchentes na província chinesa de Henan (centro) aumentou para 71 pessoas nesta terça-feira (27), enquanto novas precipitações são esperadas nas cidades que ainda se recuperam das últimas chuvas.


As chuvas torrenciais fizeram a cidade de Zhengzhou registrar, em apenas três dias, a quantidade de precipitação esperada para um ano inteiro. Vagões do metrô foram inundados, surpreendendo quase 500 passageiros na hora do rush na última terça-feira (20).

As imagens dos passageiros desesperados e com água na altura dos ombros se tornaram virais nas redes sociais chinesas.

O governo municipal anunciou nesta terça-feira os nomes das vítimas mortas no metrô, em um raro esforço de transparência depois que as pessoas começaram a deixar flores na entrada da estação.

"As chuvas extremas causaram forte infiltração de água em seções da linha 5 do metrô, e os muros de contenção que protegem as linhas do metrô sucumbiram", explicou a prefeitura em um comunicado.

Os guardas do metrô chegaram a bloquear temporariamente o acesso ao tributo de flores, mas um grupo de pessoas removeu as cercas amarelas que isolavam o local na noite de segunda-feira (26), de acordo com um vídeo publicado pelo jornal estatal West China Metropolis Daily.

Uma das vítimas, identificada na lista oficial pelo sobrenome Sha, estava prestes a completar 34 anos.

"Quem teria pensado que você estava a uma parada de casa, mas que nunca mais voltaria", escreveu sua esposa na rede Weibo, o Twitter chinês.

A mulher, que não quis revelar seu nome, disse à Jimu News que denunciará a operadora do metrô por negligência.

Os jornalistas estrangeiros que cobriam as enchentes começaram a ser perseguidos nas redes sociais e no terreno, à medida que a sensibilidade a um retrato negativo da China aumentava.

Os repórteres da AFP tiveram de deletar imagens da tragédia, depois de serem cercados por dezenas de residentes hostis enquanto cobriam um túnel submerso em Zhengzhou.

As chuvas começaram em 17 de julho e afetaram quase 13 milhões de pessoas. Danificaram cerca de 9.000 casas e causaram pelo menos US$ 2 bilhões em prejuízos a Henan.

Os meteorologistas esperam fortes chuvas nesta terça, durante a passagem do tufão In Fa pela área.

Cidades que ainda tentam se recuperar das últimas enchentes, como Xinxiang, Hebi e Anyang, podem sofrer as maiores chuvas entre terça e quinta-feira, de acordo com o Observatório Meteorológico de Henan.


TUBARÃO - Maioria dos incidentes com tubarão em Pernambuco ocorreu no mês de julho; veja estatísticas

Com os dois casos deste ano, subiu para 11 o total de ocorrências em julhos

             Por Fabio Nóbrega/Folhape

Trecho da Igrejinha de Piedade é o segundo com mais casos no Estado - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A maioria dos incidentes com tubarões registrados em Pernambuco, segundo estatísticas do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), ocorreu em meses de julho. 

Neste mês, duas ocorrências foram notificadas no Estado. A primeira, em 10 de julho, com uma vítima fatala segunda, no último domingo (25), com um homem ferido. As duas, na Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, localidade da costa pernambucana com um total de 14 incidentes nos últimos 29 anos, a maioria.

Desde 1992, quando os dados começaram a ser compilados pelo Cemit, 64 pessoas foram vítimas de mordidas dos animais marinhos no litoral do Estado, sendo 32 banhistas e 32 surfistas. Desse total, foram 57 homens, duas mulheres e quatro pessoas com identidades desconhecidas.


O primeiro registro do Cemit foi feito em 28 de junho de 1992. Um banhista, de idade não identificada, sofreu mordidas no antebraço, na coxa e na nádega na praia de Piedade. Ele não resistiu e morreu. 

Desde então, mais 63 registros foram contabilizados. Antes dos dois de julho de 2021, um banhista de 18 anos morreu após ser mordido por um tubarão em 3 de junho de 2018, também na praia de Piedade. Ele sofreu lesões na perna esquerda e parte da genitália.


Entre as 64 vítimas, 38 ficaram vivos após os incidentes e 26 morreram - sendo 22 banhistas e quatro surfistas.

A maioria das ocorrências foi notificada no Recife, 27 no total, a última em 22 de julho de 2013, na praia de Boa Viagem. A cidade de Jaboatão dos Guararapes aparece em segundo lugar no ranking, com 25 registros.

As praias de Boa Viagem (24) e Piedade (20) acumulam as maiores quantidades de ocorrências por localidades.

Os demais incidentes ocorreram no Cabo de Santo Agostinho (6), Olinda (4), Paulista (1) e Goiana (1). 



O engenheiro de pesca e pesquisador pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Jonas Rodrigues destaca que as características dos dois últimos incidentes no litoral do Estado coincidem com as estatísticas. Ela explica que esta época de inverno é fator de risco para as ocorrências.

“Existe uma relação com esse período de intensidade de chuvas, que deixa a água mais turva, com maior aporte de águas de rio, o que faz com que se tenha maior turbidez da água. Isso aumenta a probabilidade de confusão do animal com uma presa”, detalha o especialista.

Tubarão-tigre, espécie do incidente com tubarão em 10 de julho de 2021, na Igrejinha de Piedade (Foto: Albert Kok/Wikimedia Commons)


Jonas cita que a presença de um canal paralelo no oceano, no trecho da Igrejinha de Piedade, contribui para a maior incidência de tubarões na região. “O canal paralelo dá uma profundidade maior e facilita que os animais se aproximem da costa, sobretudo em áreas mais abertas”, acrescenta.

Além da interdição da área para banho, Jonas destaca outras ações para que as chances de incidentes com tubarões sejam reduzidas. “[A interdição] não deve ser permanente, deve ser somado a outras ações, como a instalação de chuveiros e banheiros na faixa de areia”, explica o engenheiro, destacando que essa colocação de equipamentos ajuda a população a não entrar no mar para tirar areia do corpo, por exemplo. 

Por fim, o pesquisador destaca que medidas de desequilíbrio ambiental, como a degradação do ambiente, o lançamento de esgotos no oceano e a pesca predatória representam fatores de risco para os incidentes.

 

Fernando de Noronha
O Cemit notificou quatro incidentes com tubarão no Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Todos foram homens e nenhum deles veio a óbito.

O primeiro foi registrado em 21 de dezembro de 2015. Um banhista de 32 anos foi mordido no braço direito na Baía de Sueste.

A segunda ocorrência foi notificada em 30 de dezembro de 2016. Um homem de 49 anos, também banhista, teve lesões na panturrilha esquerda, na praia do Leão. 

Os outros dois casos ocorreram com surfistas. O primeiro, em 12 de janeiro de 2016, na praia de Conceição.
O surfista, de 20 anos, foi mordido no antebraço esquerdo.

Já em 14 de fevereiro de 2019, um surfista de 31 anos teve lesões na parte esquerda da face e no pescoço, na praia da Cacimba.

Ocorrências
No último domingo (25), o banhista Everton dos Reis Guimarães, de 32 anos, foi vítima de um incidente com tubarão na altura da Igrejinha de Piedade. Ele sofreu lesões na parte posterior da coxa esquerda e nos glúteos provocadas pela mordida do animal.

Logo após o incidente, Everton foi atendido por salva-vidas que estavam no local e realizaram os primeiros socorros. Ele foi encaminhado ao Hospital da Aeronáutica, em Jaboatão, e posteriormente transferido para o Hospital da Restauração, onde foi submetido a uma cirurgia logo após dar entrada na unidade. 

Depois do procedimento, ele ficou algumas horas internado em uma área de observação e foi transferido para a enfermaria. Ainda não há previsão de alta médica para ele.

Duas semanas antes, em 10 de julho, Marcelo Rocha Santos, 51 anos, morreu após ser mordido por um tubarão tigre, no mesmo ponto da praia de Piedade. 

Como se precaver de incidentes com tubarão?

  • Não entre no trecho de mar sem proteção de arrecifes
  • Não entre no mar quando a maré estiver alta, mesmo com arrecifes
  • Evite áreas de mar aberto nos períodos de lua cheia e lua nova
  • Não entre no mar após consumo de bebida alcoólica
  • Respeite as placas de advertência espalhadas pelas praias, que informam dos riscos
  • Evite entrar no mar durante períodos de chuva, ou em trechos próximos de rios, pois a água fica mais turva

BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...