sábado, 28 de maio de 2022

Chuva deixa mais de 500 desalojados em Pernambuco; confira os locais de apoio para a população

                            Por: Diario de Pernambuco
No Recife, algumas creches e escolas municipais estão sendo disponibilizadas para abrigar a população (Rafael Vieira/DP Foto)

Como consequências das fortes chuvas que caíram em Pernambuco Recife durante esta sexta-feira (27), a Central de Operações da Codecipe informou que, até a manhã deste sábado (28), 516 pessoas estavam desalojadas e outras 249 pessoas desabrigadas no estado.

De acordo com a codeputada estadual Robeyoncé Lima, no Recife, algumas creches e escolas municipais estão sendo disponibilizadas para abrigar a população.

Confira os locais:
E.M Célia Arraes - Várzea 
E.M Diná de Oliveira - Iputinga 
Creche da Torre - Torre
Creche Rosa Selvagem - UR-7 Várzea 
EM São Cristóvão - Guabiraba 
EM Mathias Delgado - Jardim São Paulo
EM Água Fria 
EM Campina do Barreto
EM Marluce Santiago - Passarinho
EM Alto da Bela Vista - Alto da Bela Vista
E.M Casarão do Barbalho - Detran
Creche Miguel Arraes, Roda de Fogo - Roda de Fogo
Creche Santa Luzia - Torre
EM Paulo VI - Linha do Tiro

Escolas Estaduais:
EREM Silva Jardim - Monteiro
EREM Jarbas Pernambucano - Cajueiro


Além disso, alguns movimentos da sociedade civil também estão recebendo os pernambucanos que precisaram sair de casa. 

Na área central da cidade, os samaritanos do Recife estão montando um abrigo temporário para 30 pessoas no antigo Liceu, localizado na Rua do Sol, nº 107, Santo Antônio. A prioridade é atender pessoas em situação de rua, especialmente idosos, mulheres com filhos e famílias. O local também recebe doações de mantimentos, itens de higiene pessoal, colchões, travesseiros e lençóis. Recursos podem ser doados via pix. A chave do local é: 44.908.842/0001-11.

Na Várzea, o Gris Espaço Solidário e a Associação de Moradores da Várzea estão abrigando parte das famílias que perderam suas casas. No local estão sendo aceitas doações de comida pronta, colchão, lençol, mantas e agasalhos. Além disso, o local também recebe doações de recursos via pix por meio da chave 81982314011. 

No Ibura, o coletivo Uh Ibura Aê, em ação conjunta com a Associação dos Moradores da UR-11 e o Projeto Ibura Sem Fome, está recebendo os moradores desalojados ou desabrigados pela chuva na Associação da UR-11, localizada na Rua 40, sem número. No local também estão sendo recebidas doações de alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene pessoal, roupa de cama, remédios e colchões. Para mais informações, é possível entrar em contato por meio dos seguintes telefones: (81) 9.9815-5930 ou (81) 9.9804-0323. Recursos podem ser doados via pix. A chave do local é: equipaiburaae@gmail.com.

Em Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Marcos Freire, a Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na primeira etapa, ao lado do bloco 130, esá recebendo famílias desabrigadas. O local também aceita donativos e doações de recursos. Para saber como ajudar, é possível entrar em contato por meio do telefone: (81) 98500-3479.

No Curado, a Associação de Moradores do Curado IV, do Curado II e a Igreja do Nazareno, localizada na Av. General Manuel Rabelo, nº 2004, Socorro, também estão disponíveis para a população.


"Temos que devolver Bolsonaro para o porão do qual nunca devia ter saído", diz Boulos em lançamento de pré-candidatura

Lula reforçou apoio a Guilherme Boulos em lançamento de pré-candidatura do líder sem-teto a deputado federal

(Foto: Leandro Paiva)


Guilherme Boulos, coordenador do Movimento dos Traballhadores Sem-Teto (MTST), lançou neste sábado (28) sua pré-candidatura a deputado federal pelo PSOL em São Paulo. O evento reuniu mais de mil pessoas, que lotaram a quadra do Sindicato dos Bancários, no centro de São Paulo.

"O que está em jogo esse ano é muito grande. Nós não temos o direito de perder. De um lado tá a a democracia e a comida na mesa; do outro, a barbárie, o autoritarismo, o desastre e a miséria", disse Boulos. "Nós temos o dever de ganhar, entrar de corpo e alma para salvar as gerações que estão vindo", afirmou. "Nosso desafio é eleger Luiz Inácio Lula da Silva presidente ".

Boulos também falou sobre a importância de construir uma bancada de esquerda forte para que haja "reparação histórica" dos mal-feitos do governo Bolsonaro.

"Temos que devolver Bolsonaro de volta para o porão do qual ele nunca devia ter saído; temos que trabalhar para colocar Bolsonaro na cadeia pelos crimes que ele cometeu, junto com os filhos dele; esse é o nosso dever histórico ", afirmou.

O pré-candidato do PSOL falou ainda sobre a necessidade de propor medidas de justiça social para diminuir a desigualdade e a miséria no Brasil. "Vamos para o Congresso para taxar grandes fortunas e o lucro dos bancos", disse. "A riqueza do Brasil também pertence ao povo brasileiro", disse.

Lula e Dilma

Durante o evento, Boulos recebeu uma mensagem de apoio do ex-presidente Lula, que pediu voto no pré-candidato do PSOL. "O companheiro Boulos é um candidato da mais extraordinária qualidade, é extremamente importante que vocês elejam o Boulos", afirmou. "Parabens, Boulos, pelo teu caráter, pela tua ética, pelo teu compromisso", disse Lula, mencionando a relação "profunda" com o coordenador do MTST.

Em março, Boulos havia aberto mão da candidatura à prefeitura de São Paulo para apoiar uma chapa liderada pelo ex-prefeito Fernando Haddad.

“Tomei a decisão de ser candidato a Deputado Federal por uma razão: ajudar a construir uma grande Bancada de Esquerda no Congresso. Hoje o Centrão governa o Brasil. Precisamos ter força para a Reforma Trabalhista, o Teto de Gastos e aprovar mudanças populares”, escreveu à época. "O momento  do Brasil é crítico e exige gestos políticos e generosidade", afirmou.

A ex-presidente Dilma também enviou uma mensagem de apoio ao pré-candidato."Tenho plena confiança em você. Como Lula, você é esperança para o nosso país. Representa a renovação das forças democráticas. Que em outubro, seja Lula na Presidência e Boulos na Câmara".

Apoios

Várias personalidades e políticos também participaram por vídeo, incluindo os cantores Chico Buarque e Caetano Veloso, os atores Wagner Moura e Paulo Betti, o filósofo Silvio Almeida, Frei Betto, o candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, o ex-jogador do Corinthians, Neto, e o humorista Gregório Duvivier, dentre outros.

"Precisamos seguir juntos Congresso para ajudar o presidente Lula a enfrentar o fascismo", defendeu Haddad. "Esse é o primeiro passo para a construção de uma alternativa de esquerda no Brasil", disse o presidente do PSOL, Juliano Medeiros.

"Boulos é uma necessidade para a Câmara dos Deputados no próximo ano", completou Silvio Almeida. "Boulos é meu parceiro e meu amigo, arrebenta e vai pra cima", finalizou Neto. 247



MORTES NO RECIFE E REGIÃO METROPOLITANA Defesa Civil confirma 29 mortes neste sábado; total de óbitos chega a 34 desde o início das chuvas

 

Neste sábado (28), 19 pessoas faleceram no Jardim Monteverde, seis em Camaragibe, dois no Recife e uma em Jaboatão dos Guararapes


                                Por Portal Folha de Pernambuco
Chuvas no Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Trinta e quatro pessoas morreram em decorrência das chuvas desta semana no Recife e Região Metropolitana. Somente neste sábado (28), foram confirmadas 29 mortes, que somadas as outras cinco registradas nos últimos dias, chegam ao total de 34 óbitos no Estado, segundo a Defesa Civil de Pernambuco. Até o momento, 335 pessoas estão desalojadas e 1.026 pessoas estão desabrigadas. A Apac renovou o alerta de chuvas para as próximas 24 horas.

As mortes ocorreram no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Camaragibe. Neste sábado, seis mortes ocorreram em Camaragibe, dois no Recife e um em Jaboatão dos Guararapes. Na ocorrência mais grave, no Jardim Monteverde, área entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes, 19 pessoas faleceram por causa de um deslizamento de barreira.

No temporal da última quarta-feira (25) já haviam ocorrido outros cinco óbitos: três pessoas morreram por conta de deslizamentos de barreiras, sendo uma no Córrego do Abacate, e duas no Córrego do Abacaxi, ambos no bairro de Águas Compridas.

Um motociclista que tentou atravessar um local alagado no bairro de Peixinhos, também em Olinda, acabou sendo arrastado pela correnteza e também faleceu. No município de Jaboatão dos Guararapes, um homem que tentou salvar um animal de estimação também acabou sendo arrastado pela correnteza e foi encontrado morto no bairro da Muribeca,

No final da tarde deste sábado, o governador Paulo Câmara sobrevoou as áreas mais atingidas pelas chuvas na Região Metropolitana do Recife.

“Sobrevoamos as cidades da Região Metropolitana, inclusive Jardim Monte Verde. Temos vários ocorrências em diferentes locais ao mesmo tempo e nossas equipes estão todas empenhadas. Já chamamos todo mundo que estava de folga para o serviço e  o nosso efetivo está nas ruas. Vamos procurar intensificar isso com essas ajudas que estamos solicitando, desde as nomeações dos novos bombeiros, como também Forças Armadas e profissionais dos estados vizinhos”, frisou Paulo Câmara.

Até o momento, o Governo de Pernambuco registrou 335 pessoas desalojadas e 1.026 pessoas estão desabrigadas. No município de Abreu e Lima há registro de 16 pessoas desabrigadas e 06 pessoas desalojadas, o Cabo de Santo Agostinho registrou 18 pessoas desalojadas. Camaragibe tem 28 pessoas desalojadas, Jaboatão dos Guararapes tem 92 pessoas desabrigadas e 332 pessoas desalojadas, Olinda possui 141 pessoas desabrigadas, em São José da Coroa Grande 70 pessoas estão desalojadas. Na cidade de Xexéu 60 pessoas estão desalojadas e em Escada 02 pessoas estão na mesma situação.

A Defesa Civil informou que o Recife, Região Metropolitana, Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco registraram, nas últimas 24 horas, precipitações acima de 100 milímetros. Itapissuma e Itaquitinga tiveram mais chuva, das 6h da sexta até 6h do sábado, do que o total previsto para todo o mês de maio. Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Igarassu e Abreu e Lima registraram precipitações acima de 200 mm, em 24 horas.

No início da noite desta terça, a Apac renovou o alerta de chuvas por mais 24 horas. A orientação é que a população que mora em áreas de risco busque locais seguros para passar a noite, entrando em contato com os serviços de Defesa Civil dos municípios.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Estado do Rio terá câmeras em uniformes de PMs a partir de segunda

Início das filmagens estava prevista para 16 de maio

 
Fernando Frazão/ Agência Brasil

A operação de câmeras acopladas a uniformes de policiais militares do estado do Rio de Janeiro terá início na próxima segunda-feira (30), anunciou hoje (28) o governo fluminense. O início das filmagens chegou a ser previsto para 16 de maio, mas foi adiado a pedido da empresa fornecedora dos equipamentos.

Na primeira etapa, as câmeras portáteis serão acopladas à farda de policiais da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (Laranjeiras) e de oito Batalhões de Polícia Militar (BPM) da capital: 2º (Botafogo), 3º (Méier), 4º (São Cristóvão), 6º (Tijuca), 16º (Olaria), 17º (Ilha do Governador), 19º (Copacabana) e 23º (Leblon).

O início da operação das câmeras será apresentado em uma cerimônia na Praça do Lido, em Copacabana, em que devem estar presentes o governador, Claudio Castro, e o secretário de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires. O evento está marcado para as 9h. 

A utilização de câmeras nos uniformes da Polícia Militar do Rio de Janeiro está prevista em uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa do estado em maio do ano passado. A medida já foi adotada no estado de São Paulo, onde os batalhões que adotaram o sistema de câmeras pessoais tiveram uma redução de 87% nas ocorrências de confronto, segundo levantamento da corporação. (Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro).

Edição: Fábio Massalli


BLOG DO BILL NOTICIAS

Recife decreta situação de emergência e convoca voluntários para arrecadação de donativos

 

O Decreto nº 35.669/2022 foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Município


                               Por Portal Folha de Pernambuco

Devido às fortes chuvas que atingem a capital pernambucana nos últimos dias, a Prefeitura do Recife decretou, na noite deste sábado (28), situação de emergência na cidade e convoca voluntários para ajudarem com a arrecadação de donativos para a população afetada.

O Decreto nº 35.669/2022 foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Município e autoriza a mobilização de servidores de todos os órgãos e secretarias municipais para atuarem, sob a coordenação da Defesa Civil, em ações que garantam a segurança das pessoas e medidas de respostas ao desastre.

"Venho aqui para me solidarizar com todas as famílias recifenses, sobretudo àquelas que perderam algum parente querido. A gente sabe a dor desse momento e nós não vamos parar um só minuto até garantir a segurança de todos e todas e restabelecer o funcionamento da nossa cidade”, afirmou o prefeito João Campos, reforçando que o município tem três mil profissionais atuando na linha de frente nesse momento, sendo 400 desses da Defesa Civil.

Com o decreto de situação de emergência, a Prefeitura do Recife autoriza a convocação de voluntários para ajudarem com a arrecadação de alimentos e donativos com o objetivo de auxiliar nas ações de assistência social. Além disso, a conta oficial da Prefeitura no WhatsApp, por meio do número (81) 99117-1407, está recebendo informações da população sobre deslizamentos de terra e divulgadno pontos de alagamento e abrigos provisórios na cidade.

Três pontos de arrecadação de doações foram criados para receber colchões, alimentos prontos, cestas básicas e cobertores para destinar às pessoas em situação de vulnerabilidade, desabrigadas ou desalojadas. As doações podem ser feitas no edifício-sede da Prefeitura, no Cais do Apolo, área central da cidade; no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Empresas da iniciativa privada e entidades, como associações, ONGs e igrejas, que desejarem fazer grandes doações deverão entrar em contato com a Central de Arrecadação, por meio dos números (81) 98791-2705 e (81) 3355-9412 ou enviar e-mail doacaorecifesolidario@gmail.com.

Nas últimas 96 horas, devido ao fenômeno "Ondas de Leste", as chuvas chegaram a 445,69 mm no Recife. A previsão da Apac é que as chuvas continuem intensas neste domingo (29).

“Os avisos meteorológicos ainda indicam que pode haver chuvas de hoje para amanhã de intensidade moderada a forte. Quem está em local de risco deve procurar um abrigamento, que pode ser a casa de um parente ou amigo ou um de nossos abrigos. Nós já estamos com 30 abrigos que estão sendo utilizados em nossas escolas. Em todos eles nós vamos garantir alimentação, colchão, itens de higiene, lençol para poder garantir a saúde de todos e todas”, garantiu o prefeito João Campos. 

Além do Recife, as cidades de Jaboatão, Olinda e Paulista também decretaram estado de emergência devido às fortes chuvas.


PE: casas desabam dentro de rio durante enxurrada (vídeo)

 Caso ocorreu em Macaparana, na Zona da Mata de Pernambuco

(Foto: Reprodução/@flaviocostaf)

Pelo menos duas casas desabaram e tombaram dentro do Rio Capibaribe em Macaparana, na Zona da Mata de Pernambuco. Ninguém ficou ferido nessa ocorrência.

As fortes chuvas que atingem o estado causaram grandes estragos.

Até o fechamento desta reportagem, 33 pessoas haviam morrido. Somente neste sábado (28) foram registrados 28 óbitos em decorrência de deslizamentos de barreiras no Grande Recife. 247.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...