domingo, 27 de janeiro de 2019

BOLSONARO, ENFIM, DESCOBRE A IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE

Esq.: Divulgação / Dir.: Isac Nóbrega - PR

247
Foi preciso um desastre de grandes proporções para que o presidente Jair Bolsonaro mudasse seu discurso em relação ao meio ambiente, após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, 9 pessoas morreram e quase 300 estão desaparecidas. 
"Difícil ficar diante de todo esse cenário e não se emocionar. Faremos o que estiver ao nosso alcance para atender as vítimas, minimizar danos, apurar os fatos, cobrar justiça e prevenir novas tragédias como a de Mariana e Brumadinho, para o bem dos brasileiros e do meio ambiente", postou ele no Twitter.
Em novembro, depois de eleito presidente, Bolsonaro concedeu uma declaração que atenta duramente contra ambientalistas: "vocês, do meio ambiente, não sabem o que é produzir. Não sabem o quanto é difícil ser agricultor. O produtor rural é obrigado a se submeter aos caprichos de alguns fiscais. Me parece que 40% das multas vão pra ONG's, não sei se é verdade. Se for, vocês sabem muito bem o que eu vou fazer. Não vai ter ativismo", disse ele, ao comentar a indicação de Tereza Cristina para a Agricultura. 
Conforme apontou a coluna Painel, em seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro citou a expressão "meio ambiente" somente uma vez, inserida no contexto de propostas para "a nova estrutura federal agropecuária".
Difícil ficar diante de todo esse cenário e não se emocionar. Faremos o que estiver ao nosso alcance para atender as vítimas, minimizar danos, apurar os fatos, cobrar justiça e prevenir novas tragédias como a de Mariana e Brumadinho, para o bem dos brasileiros e do meio ambiente.
16,3 mil pessoas estão falando sobre isso




Blog do BILL NOTICIAS

MILITARES DE ISRAEL QUE VÃO AJUDAR NAS BUSCAS VIAJAM PARA BRUMADINHO

Reprodução/Twitter


247
O grupo de militares israelenses enviados ao Brasil pelo primeiro ministro do país, Benjamin Netanyahu, devem chegar em Minas Gerais na noite deste domingo (27). O grupo formado por 129 especialistas em resgates em locais difíceis trará sonares, material eletrônico e de escavação. Cães farejadores também acompanham o grupo.
A operação foi coordenada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu com apoio de Yossi Shelley, embaixador do país no Brasil.
Os militares devem chegar ao país às 21h30, e serão acompanhados por funcionários da embaixada de Israel em Brasília, para dar apoio logístico à equipe.


Blog do BILL NOTICIAS

PAPA FRANCISCO DEFENDE SOLUÇÃO JUSTA E PACÍFICA PARA A CRISE VENEZUELANA

REUTERS/Max Rossi

247 
O papa Francisco pediu neste domingo (27) uma "solução justa e pacífica" para a crise venezuelana, em seu primeiro pronunciamento sobre o assunto.
Na conclusão do seu Angelus na Casa do Bom Samaritano, na Cidade do Panamá, o pontífice disse que estava ao lado da comunidade cristã que atualmente sofre e é chamada a respeitar os direitos humanos dos venezuelanos.
Atualmente, a Venezuela enfrenta tentativas de intervenção externa e de golpe de Estado que, se concretizadas, romperiam seu marco institucional e democrático.
"Eu tenho pensado muito sobre o povo venezuelano a quem me sinto particularmente ligado nestes dias e, diante da grave situação que o país enfrenta, peço ao Senhor que se busque e se alcance uma solução justa e pacífica para superar a crise, respeitando os direitos humanos e desejando o bem de todos os habitantes do país", disse.
As declarações do Papa foram feitas no marco da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá


Blog do BILL NOTICIAS

Justiça brasileira já bloqueou R$ 11 bilhões da Vale por rompimento de barragem

Dano ambiental deixou, até o momento, 37 mortos
 e mais de 250 desaparecidos
  Por: AFP - Agence France-Presse
Foto: Isac Nóbrega/PR.
Foto: Isac Nóbrega/PR.

A Justiça brasileira já bloqueou R$ 11 bilhões da Vale para compensar os prejuízos e danos ambientais provocados pelo rompimento de uma barragem em Brumadinho, a 60 km de Minas Gerais, informaram fontes oficiais.

O Ministério Público de Minas Gerais informou que no sábado à noite a justiça congelou 5 bilhões de reais. Este valor é adicionado a duas ações de sexta-feira, uma de 5 bilhões e outra de um bilhão, após a tragédia que até o momento deixou 37 mortos e mais de 250 desaparecidos.



Blog do BILL NOTICIAS

PAPA SE SOLIDARIZA COM VÍTIMAS DA TRAGÉDIA EM BRUMADINHO

Max Rossi/Reuters


247 
O Papa Francisco expressou neste domingo (27) sua solidariedade para com as vítimas do rompimento das barragens em Brumadinho, em Minas Gerais. No dia em que encerrou sua participação na Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, Francisco disse que reza pelos feridos e exprime seu afeto para com as famílias.
"Quero exprimir a minha dor pela tragédia que atingiu o Estado de Minas Gerais no Brasil. Recomendo à misericórdia de Deus todas as vítimas e ao mesmo tempo rezo pelos feridos e exprimo meu afeto e proximidade espiritual às suas famílias", disse o líder da Igreja Católica, em sua conta no Twitter.

Quero exprimir a minha dor pela tragédia que atingiu o Estado de Minas Gerais no Brasil. Recomendo à misericórdia de Deus todas as vítimas e ao mesmo tempo rezo pelos feridos e exprimo meu afeto e proximidade espiritual às suas famílias.
3.035 pessoas estão falando sobre isso



Blog do BILL NOTICIAS

VENEZUELA RECEBEU APOIO DA MAIORIA ESMAGADORA DOS PAÍSES DA ONU


247, com AVN
A Venezuela recebeu um apoio forte e majoritário no plenário do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) neste sábado (26), onde vários países reafirmaram sua adesão ao princípio do respeito à soberania da nação venezuelana contra o golpe de Estado promovido pelo governo dos EUA, bem fizeram apelos ao diálogo político para resolver as diferenças.
O embaixador da Bolívia na ONU, Sacha Llorenti, advertiu que o intervencionismo do governo dos EUA sobre a Venezuela constitui uma ameaça à paz e segurança internacionais.
"As agressões à Venezuela constituem uma ameaça à paz e à segurança internacionais", disse ele, rejeitando as manobras intervencionistas do governo dos EUA na Venezuela e instou todos os países a respeitar a autodeterminação da pátria de Bolívar.
Segundo o diplomata boliviano, o verdadeiro interesse dos Estados Unidos na Venezuela é a riqueza natural da nação sul-americana, o petróleo, e o controle geopolítico sobre ela.
O representante da Nicarágua, Paul Oquist, pediu respeito à vontade popular do povo venezuelano e condenou qualquer ameaça ou ato de agressão militar contra esse país.
"O interesse e a insistência dos Estados Unidos de incluir a questão da Venezuela na agenda deste Conselho é outra forma de ação intrusiva e intervencionista em seus assuntos internos, com o objetivo claro de impor uma mudança de governo e substituir através de um golpe de Estado ao governo constitucional do presidente Nicolás Maduro ", disse o diplomata.
A representante de Cuba na ONU, Anayansi Rodriguez, também rejeitou as ações intervencionistas empreendidas pelo governo dos EUA que violam a soberania e a autodeterminação da Venezuela.
"Lamentamos que o governo dos Estados Unidos pretende usar o Conselho de Segurança para legitimar a campanha internacional contra o governo constitucional da Venezuela, liderado por Nicolás Maduro", disse, e reiterou o apoio de Cuba ao governo legítimo da Venezuela, liderado por Nicolás Maduro.
Da mesma forma, o representante do Uruguai na ONU, Elbio Rosselli, reafirmou o apoio e a disposição de seu país para trabalhar em conjunto com as nações da América Latina a fim de alcançar a estabilidade do povo venezuelano e afirmou que seu país não apoiaria uma intervenção armada .
"O Uruguai nunca apoiará qualquer intervenção armada em qualquer país da região como solução para uma crise interna", disse ele.
Da mesma forma, o representante permanente da África do Sul na ONU, Jerry Matthews Matjila, rejeitou as pressões para a mudança inconstitucional do governo venezuelano, que contrariam o do direito nacional e internacional.
Matthews enfatizou que a Venezuela deve resolver seus problemas políticos sem interferência de qualquer espécie, e indicou que o Conselho de Segurança não deve se tornar um instrumento para validar as mudanças inconstitucionais de governo, mas para promover o diálogo.
O representante da Guiné Equatorial no Conselho, exortou os países a respeitar a soberania da Venezuela.
"A situação na Venezuela é uma questão interna e não representa uma ameaça à paz e segurança internacionais", destacou o diplomata.
Por outro lado, países como a Indonésia, Costa do Marfim, República Dominicana, México, Barbados, , El Salvador, Antígua e Barbuda, São Vicente e Granadinas destacaram seu desejo de diálogo político para diminuir diferenças e sublinharam seu apoio aos esforços feitos pelo Governo da Venezuela para defender a soberania, independência e estabilidade do país.
Na área da Ásia e Europa destacam-se os pronunciamentos de China e Rússia que reafirmaram o seu total apoio à República Bolivariana da Venezuela e ao presidente Nicolás Maduro e rejeitaram a interferência dos EUA, além de fazerem apelos a respeitar as normas que regem as relações internacionais.


Blog do BILL NOTICIAS

ZÉLIA DUNCAN: NUM PAÍS SÉRIO, DESEMBARGADORA QUE SUGERIU EXECUÇÃO DE WYLLYS PERDERIA O CARGO

Dir.: em cima (Luis Macedo - Câmara)


247
A cantoria Zélia Duncan criticou duramente a declaração da desembargadora Marília Castro Neves, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que sugeriu a execução do deputado federal reeleito Jean Wyllys (PSol-RJ). 
"Se fosse um país sério, se não fosse estado de exceção, ela perderia o cargo. Irresponsável, sem decoro profissional", escreveu a artista no Twitter em resposta a um post do jornalista José Trajano, em que ele diz: "Uma doidivanas, uma espalha fakes news, uma idiota completa. E o Conselho Nacional de Justiça assiste a tudo caladinho".
Segundo reportagem do Conjur, a desembargadora afirmou que a sua sugestão foi "brincadeira". "O problema da esquerda é o mau humor".

Uma doidivanas, uma espalha fakes news, uma idiota completa. E o Conselho Nacional de Justiça assiste a tudo caladinho.
Se fosse um país sério, se não fosse estado de exceção, ela perderia o cargo. Irresponsável, sem decoro profissional.

36 pessoas estão falando sobre isso



Blog do BILL NOTICIAS

Deficiente visual assassinado em Petrolina-PE

   Via:Vinicius de Santana



A Policia Militar foi avisada na manhã desse domingo(27)  de um corpo sem os sinais vitais, encontrado próximo ao bairro João de Deus, em Petrolina-Pe.
Viaturas se dirigiram ao local e constaram um corpo de um homem, com três perfurações de arma de fogo
Segundo informações, vítima estava desaparecida da cidade de Dormentes e era conhecido popularmente como Deusinho. Ele era deficiente visual e sempre andava com bengala.
A equipe do Instituto de Criminalística e o IML se deslocaram para o local e recolheram o corpo.
A Policia investiga o caso e deve se pronunciar nas próximas horas em relação ao fato.


Blog do BILL NOTICIAS

DIFICULDADE - Ônibus soterrado com funcionários da Vale ainda não foi retirado da lama

Os bombeiros suspeitam que tenha mais pessoas sem vida no veículo

  Por: AE
Foto: Moises Silva/Estadão Conteúdo.



O ônibus encontrado soterrado na lama, em Brumadinho, ainda não foi retirado. A informação é que é necessário um maquinário específico. Os bombeiros suspeitam que tenha mais pessoas sem vida no veículo. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o espaço aéreo da região afetada pelo rompimento da barragem 1, em Brumadinho, Minas Gerais, está fechado a partir de hoje para aeronaves em geral por determinação da aeronáutica.



Blog do BILL NOTICIAS

Aos 91, Cid Moreira diz que entrou no Instagram para não ‘enferrujar’

  Via:Vinicius de Santana
Aos 91, Cid Moreira diz que entrou no Instagram para não 'enferrujar'


O jornalista Cid Moreira, de 91 anos, está fazendo sucesso no Instagram. Além de mensagens motivacionais e de fé, o ex-apresentador do ‘Jornal Nacional’ decidiu compartilhar momentos da sua vida pessoal e do seu relacionamento com a também jornalista Fátima Sampaio, de 55, com quem está casado há 18 anos.
Cid conta que decidiu entrar nas redes sociais a pedido dos fãs e que a nova atividade o ajuda a manter a mente ativa. “É uma maneira que eu tenho de me manter ativo. Não quero ficar enferrujado, nem física nem mentalmente, por isso estou exercitando a minha mente, respondendo mensagens, gravando, para não entregar os pontos”, disse ao ‘Extra’.
Criada em outubro do ano passado, a conta no Instagram vem sendo atualizada com mais frequência há cerca de um mês e conta com 145 mil seguidores.
“Relutei um pouco [para entrar no Instagram], porque estou com 91, já encaminhando para 92 anos, mas quando eu completei 25 anos de carreira, e gravei o disco ‘O Sermão da montanha’, assumi o compromisso de levar o evangelho, que são notícias de Deus, até o último dia da minha vida. Então, eu já tinha canal no YouTube, mas como o Instagram está na moda, comecei a estudar a bíblia e a gravar alguns trechos de um minuto para lançar lá”, explicou.
Cid Moreira conta com a ajuda da mulher para postar na rede social e interagir com os internautas.
“Para mim, é uma coisa nova. Mas a gente mexe junto e sozinho, não temos ajuda de profissional. E essa é mais uma atividade para ele se manter ativo. As pessoas estão vivendo mais tempo e precisa ter atividade para essas pessoas. É muito legar você se sentir ativo. Não precisa vestir roupa de velhinho só porque o seu corpo está velho. Por dentro, a gente não envelhece”, disse Fátima ao site.


Blog do BILL NOTICIAS

MAIS PERSEGUIÇÃO: LULA NÃO PODERÁ RECEBER VISITAS DE HADDAD NEM DE LÍDERES RELIGIOSOS


247
A juíza federal Carolina Lebbos Moura endureceu as condições do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão em Curitiba (PR). Ele não pode mais receber visitas de Fernando Haddad em qualquer dia da semana, nem mais receber visitas de lideres religiosos toda tarde de segunda-feira. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (25).
A magistrada afirmou que a decisão "se restringe à impossibilidade" de Fernando Haddad de visitar Lula "na qualidade de procurador", o que lhe permitia ir até a carceragem todos os dias úteis da semana. Foi cancelado o direito especial para que Haddad fosse nomeado como defensor jurídico do ex-presidente - o ex-prefeito é bacharel em direito – determinado que as visitas todas as segundas-feiras fossem suspensas.
"Claramente não se vislumbram indicativos da necessidade e utilidade na defesa dos interesses do executado na condição de pré-candidato. Como visto, a sua candidatura foi substituída pelo próprio partido. As eleições, ademais, já se findaram, não tendo a defesa comprovado nos autos a existência de processo ou qualquer medida concreta impugnativa que efetivamente conte com a atuação do procurador em questão", afirmou a magistrada em sua decisão. O relato foi publicado no Blog do Fausto Macedo.
Ao proibir as visitar de Haddad na condição de procurador, a magistrada disse que, "efetivamente se vislumbra o término da eficácia do mandato outorgado. Logo, não se pode autorizar a visitação do outorgado na condição de representante do ora apenado". "Ainda que se mantivesse a eficácia do mandato – o que se cogita exclusivamente para fins argumentativos – não se identificou qual seria a necessidade e utilidade jurídicas de contato direto e constante de Fernando Haddad com o apenado".
Lula também terá direito a um visita religiosa por mês, como os demais encarcerados que estão na PF.


Blog do BILL NOTICIAS

TRAGEDIA - Brumadinho corre risco de rompimento de mais uma barragem

A área da barragem estava prestes a ter o trabalho de exploração intensificado
Foto: Moises Silva/Estadão Conteúdo.


Um susto logo no início da manhã deste domingo (27/1). Por volta das 5h30, o Corpo de Bombeiros expediu alerta de emergência, por meio de sirenes, em Brumadinho, na Grande BH. O aviso dizia respeito à possibilidade iminente de rompimento da barragem B6, que contém água e é monitorada pelas autoridades desde a tragédia da última sexta-feira.

As buscas pelos desaparecidos foram interrompidas nesta manhã, devido ao risco. O tenente Pedro Aihara, porta voz do Corpo de Bombeiros, confirmou que a possibildiade de rompimento é real e que o plano de ação de emergência foi acionado. Todo o efetivo se volta à evacuação dos moradores da área de risco. Preocupação de momento é com a região do Parque da Cachoeira, onde existem cerca de 25 casas. Repórteres do Estado de Minas que estão na cidade gravaram vídeo que flagra o alerta.

"Por volta de 5h30, houve acionamento indicando risco iminente do rompimento de barragem, que contempla água. Existe um movimento, desde ontem, de bombeamento da água para fora para esvazia-la para torná-la mais segura. Imediatamente, quando a sirene foi acionada, o Corpo de Bombeiros estava executando essa evacuação", informou o tenente Pedro Aihara. 

A corporação retirou moradores, que estavam na zona de risco, de suas casas e os levou para pontos mais altos da cidade. Desde esse sábado, houve um bombeamento da água da barragem na tentativa de esvaziá-la.

"Atenção, esta é uma situação real de emergência de rompimento de barragem. Abandonem imediatamente suas residências", dizia o aviso. Imediatamente, as comunidades foram levadas para locais de segurança - determinados de acordo com o plano de emergência elaborado previamente. 
Aeronaves dos bombeiros estão de prontidão para atender à população.  Até o momento, as comunidades evacuadas são dos vilarejos Tejuco e Córrego do Feijão, segundo os bombeiros. 

De acordo com o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o risco de rompimento continua. A evacuação acontece sem maiores problemas, segundo ele.




Blog do BILL NOTICIAS

Contas de luz continuam sem cobrança extra em fevereiro

Contas de luz continuam sem cobrança extra em fevereiro

A bandeira tarifária da conta de luz em fevereiro se­rá verde, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o que significa que não haverá custo extra para o consumidor. É o terceiro mês seguido em que isso acontece (em novembro, a bandeira vi­gente foi a amarela).
Mesmo com a elevação do PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) provocada pela diminuição das chuvas em janeiro, a estação chuvosa está em curso, segundo a agência reguladora, o que contribui para melhorar o nível dos reservatórios. Nessa situação, o chamado “risco hidrológico” diminui, sendo que o PLD e o risco hidrológico são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.
O sistema de bandeiras ta­rifárias foi criado para bancar os custos maiores na produção de energia quando o ní­vel de chuvas diminui. Para compensar essa queda, o governo manda acionar usinas termelétricas movidas a carvão, que são mais caras.
A bandeira verde sinaliza que não há cobrança extra, enquanto na amarela é acrescido R$ 1 a cada 100 100 kWh (quilowatts-hora). Já a vermelha tem dois patamares: no patamar 1, o adicional é de R$ 3 a cada 100 kWh, enquanto no pa­tamar 2 a taxa extra cobrada é de R$ 5. Com informações da Folhapress.


Blog do BILL NOTICIAS

Chuvas fazem alegria dos sertanejos em Pernambuco

   Via:Carlos Britto
Foto: divulgação


Os pernambucanos do Sertão do Araripe tiveram uma boa surpresa neste domingo (27), por conta de chuvas na região. O fato ocorreu na comunidade rural de Barra Bonita, divisa entre os municípios de Dormentes (Sertão do São Francisco) e Santa Filomena (Araripe).
Um dos integrantes da Comissão Permanente pela Pavimentação da PE-630, o coordenador geral do Conselho Popular de Petrolina (CPP), Rosalvo Antônio, registrou as chuvas e não escondeu sua alegria. A Comissão tinha novo encontro agendado para hoje, sobre a rodovia, em Barra Bonita.
Para este final de semana havia previsão de chuvas fortes em algumas partes do Estado, conforme divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).


Blog do BILL NOTICIAS

VENEZUELA - Maduro rejeita ultimato europeu e Guaidó aumenta pressão com anistia

Guaidó definirá neste domingo (27) a data de uma "grande marcha", após uma semana que deixou 29 mortos e mais de 350 detidos em protestos e distúrbios
   Por: AFP
 Juan Guaidó, líder parlamentar que se autoproclamou presidente interino, e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro
Juan Guaidó, líder parlamentar que se autoproclamou presidente interino, e o presidente da Venezuela, Nicolás MaduroFoto: Yuri Cortez, Federico Parra/AFP

presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, rejeitou um ultimato feito pela Europa para que convoque eleições livres, mas o autoproclamado presidente interino da Venezuela, o opositor Juan Guaidó, aumentará a pressão com a convocação de um protesto e a promessa de anistia para os militares que colaborarem com um governo de transição.

"Devem retirar este ultimato. Ninguém pode nos dar um ultimato", disse Maduro em uma entrevista ao canal CNN Turk exibida neste domingo (27).

EspanhaFrançaAlemanha Reino Unido advertiram no sábado (26) que se Maduro não convocar eleições no prazo de oito dias, pretendem reconhecer Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, como "presidente interino".
Ao mesmo tempo, estimulado pelo apoio cada vez mais firme da Europa Estados Unidos, assim como a deserção do adido militar venezuelano em Washington, Guaidó pediu a seus seguidores que distribuam neste domingo o documento de lei de anistia aprovado pelo Parlamento de maioria opositora, que ele preside desde 5 de janeiro.

"Organize-se com um grupo, faça o download do documento e levemos a mensagem de justiça, encontro e perdão", escreveu no Twitter.

Embora suas decisões tenham sido anuladas pela justiça que considera a Assembleia Nacional em desacato, o Congresso aprovou uma anistia que dá "todas as garantias constitucionais" a militares e civis que "colaborem na restituição da democracia".

"Eliminação da responsabilidade civil, penal, administrativa, disciplinar e tributária das investigações, procedimentos, penas e sanções que aconteceram desde 1 de janeiro de 1999", afirma o documento, que engloba as duas décadas de governo chavista.

Guaidó pretende abalar a principal base de apoio de Maduro, as Forças Armadas, que, embora tenham reiterado esta semana "lealdade absoluta" a Maduro, demonstram fissuras.

No sábado, o adido de Defensa da Venezuela em Washington, coronel José Luis Silva, não reconheceu Maduro como presidente e pediu aos militares, em um vídeo gravado em seu escritório e divulgado no Twitter, que apoiem Guaidó, antes de afirmar que se colocou às suas ordens.

Guaidó definirá neste domingo a data de uma "grande marcha", após uma semana que deixou 29 mortos e mais de 350 detidos em protestos e distúrbios, de acordo com grupos de defesa dos direitos humanos. 

"Vamos seguir até conseguir o fim da usurpação, um governo de transição e eleições livres", afirmou no sábado o líder opositor, de 35 anos. 

Pressão internacional
Durante uma reunião no sábado no Conselho de Segurança da ONU sobre a Venezuela, o chanceler Jorge Arreaza também rejeitou o ultimato europeu: "Ficar na cola dos Estados Unidos? (...) Do governo de Donald Trump? A Europa, dando oito dias de que? Ninguém vai nos dar prazos"

"A resposta da Europa foi contundente", reagiu Guaidó, antes de advertir que não aceitará "falsos diálogos e muito menos eleições que não tenham condições reais".

Na ONU, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, pediu a todos os países do mundo união às "forças da liberdade" em apoio a Guaidó. Além dos Estados Unidos, vários países da América Latina reconheceram o líder opositor - o mais recente deles Israel, neste domingo. Rússia e China, entre outros, permanecem ao lado de Maduro.

Guaidó afirmou na quarta-feira que é o presidente, depois que o Congresso declarou Maduro "usurpador" por iniciar em 10 de janeiro um segundo mandato considerado ilegítimo por parte da comunidade internacional, que considera que sua reeleição foi marcada por fraudes.

Depois que Washington reconheceu Guaidó como presidente interino, Maduro rompeu relações diplomáticas com os Estados Unidos e ordenou o fechamento da embaixada venezuelana e de todos os consulados em território americano.

Guaidó pediu aos diplomatas americanos que permaneçam no país e Washington afirmou que Maduro não tinha autoridade para tomar a decisão de romper relações.

Ao final do prazo de 72 horas determinado por Maduro para a saída dos diplomatas americano, ele anunciou no sábado uma negociação para estabelecer em 30 dias escritórios de interesse nos dos países, como os que tinham Cuba e Estados Unidos.

Maduro disse que a Venezuela seguirá vendendo petróleo aos Estados Unidos, mas afirmou que buscará novos mercados caso Trump imponha um embargo petroleiro.








Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...