quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Lula promete "dar o bote" na hora certa e isentar PLR de trabalhadores

 

Presidente também exaltou a importância da educação e da formação profissional das mulheres em visita ao Paraná (vídeo).

Presidente Lula visita Fábrica da Renault e acompanha autorização de obra na “Estrada Boiadeira” (Foto: RICARDO STUCKERT/PR)

Em visita à Fábrica da Renault em São José dos Pinhais, nesta quinta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou sua promessa de ampliar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e determinar o fim do IR sobre os bônus pagos por Participação nos Lucros e Resultados (PLR) das empresas. Lula enfatizou o compromisso de corrigir as distorções fiscais que penalizam os mais pobres e beneficiam os mais ricos. 

"Eu só quero dizer para vocês que essa questão do PLR está na minha cabeça há muito tempo. Nós aprovamos uma reforma tributária, ela ainda não foi aprovada totalmente. E vocês podem ter certeza que, pela primeira vez na vida, esse país tem um presidente que tem compromisso de fazer que aquilo que é salário não pode ser tratado como renda", disse o presidente, arrancando aplausos de centenas de operários que acompanharam a cerimônia de visita à montadora. A pauta é uma reivindicação antiga de sindicatos de trabalhadores.

Durante o discurso, Lula também exaltou a importância da educação e da formação profissional das mulheres, mencionando a história de uma jovem mecânica que, com o apoio da Renault, sonha em se tornar engenheira. "A mulher que não estuda sofre. Para não depender do prato de comida do seu marido, ela precisa de uma bela profissão", disse o presidente, destacando o papel da educação no empoderamento feminino.

O evento contou com a presença de cerca de 5 mil funcionários da montadora e a assinatura de uma ordem de serviço para a continuidade das obras na Estrada Boiadeira, rodovia crucial para o escoamento da produção agropecuária da região. O lote 2A da BR-487/PR, que terá 37,39 km, receberá um investimento de aproximadamente R$ 322 milhões.

Lula foi acompanhado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin durante a visita à linha de produção e ao Memorial Renault. O presidente também aproveitou a ocasião para destacar a importância da parceria entre o governo e a iniciativa privada no desenvolvimento de grandes obras de infraestrutura, como a Estrada Boiadeira. - 247.




BLOG DO BILL NOTICIAS

Ibovespa fecha em alta pelo 8º pregão seguido, flertando com máximas históricas

 

No melhor momento do dia, o Ibovespa chegou a 134.574,50 pontos -- recorde intradia

Bolsa de Valores (Foto: Amanda Perobelli / Reuters)

O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira pelo oitavo pregão seguido, renovando máxima histórica intradia, endossado pelo ambiente favorável a risco, conforme se consolidam as apostas de que o Federal Reserve começará a cortar juros em setembro, bem como a percepção de pouso suave da economia norte-americana.

Uma nova bateria de balanços e notícias corporativas no Brasil também repercutiu na bolsa paulista, com IRB(Re) disparando diante de resultado acima das expectativas no segundo trimestre, enquanto Petz foi destaque na ponta negativa após lucro abaixo do esperado por analistas.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,59%, a 134.101,42 pontos, segundo dados preliminares, perto da máxima histórica de fechamento apurada em 27 de dezembro do ano passado, de 134.193,72 pontos.

No melhor momento do dia, o Ibovespa chegou a 134.574,50 pontos -- recorde intradia, superando a marca anterior, de 134.391,67 pontos, em 28 de dezembro de 2023. Na mínima, marcou 133.318,76 pontos.

O volume financeiro somava 25,48 bilhões de reais antes dos ajustes finais da sessão, que antecede o vencimento de opções sobre ações na B3 na sexta-feira. - (Reuters).



BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula sugere novas eleições na Venezuela e recebe apoio de Petro e Biden

O presidente brasileiro e o mandatário da Colômbia têm desempenhado um papel central nos esforços para encontrar uma solução para a crise venezuelana

Lula e Gustavo Petro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o mandatário da Colômbia, Gustavo Petro, sugeriram nesta quinta-feira (15), em declarações separadas, a realização de "novas eleições livres" na Venezuela como uma possível solução para a crise no país. Caso essa proposta não seja aceita, ambos defenderam que o governo de Nicolás Maduro forme uma coalizão com a oposição.

"Uma solução política para a Venezuela que traga paz e prosperidade ao seu povo depende de Nicolás Maduro", escreveu Petro em uma publicação na rede social X. Na postagem, o mandatário ainda sugere levantamento de todas as sanções contra a Venezuela, anistia geral nacional e internacional, garantias totais para a ação política, governo transitório de coabitação e novas eleições livres.


 Lula, por sua vez, em entrevista a uma rádio nesta quinta-feira, também defendeu a realização de um novo pleito, desta vez com a participação de observadores internacionais.

“Maduro tem seis meses do mandato ainda. Se tiver bom senso, poderia tentar fazer uma conclamação ao povo da Venezuela, quem sabe até convocar novas eleições, estabelecer um critério de participação de todos os candidatos, criar um comitê eleitoral suprapartidário em que participe todo mundo e deixar que entrem olheiros do mundo inteiro”, disse o presidente brasileiro.

As propostas foram apresentadas um dia após Lula e Petro discutirem a situação da Venezuela em uma conversa telefônica. Ambos os líderes têm desempenhado um papel central nos esforços para encontrar uma solução para a crise venezuelana.

Nesta quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, cumpre uma agenda na Colômbia, onde discutirá questões regionais e multilaterais, incluindo a situação na Venezuela. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Senado vai enterrar pedido bolsonarista por impeachment de Moraes após farsa da Folha

 

Acusações infundadas acabaram sendo considerada uma farsa por muitos senadores

Alexandre de Moraes (Foto: Fellipe Sampaio/STF)


O Senado Federal decidiu que não avançará com pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, mesmo após tentativas de líderes bolsonaristas. O movimento foi alimentado por uma reportagem falaciosa da Folha de S.Paulo, que acusava Moraes de usar relatórios do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de maneira irregular durante as investigações sobre fake news. Apesar da pressão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não pretende abrir espaço para essas ações, reforça reportagem do portal Terra nesta quinta-feira (15).

Lideranças como Damares Alves tentam usar as alegações da reportagem para fundamentar o pedido de impeachment, alegando que Moraes comprometeu a imparcialidade do processo eleitoral. No entanto, o gabinete de Moraes esclareceu que todas as ações foram legais e documentadas, com envolvimento da Procuradoria-Geral da República e que os relatórios simplesmente subsidiaram a Polícia Federal nos inquéritos.

A ofensiva bolsonarista, no entanto, não encontrou eco suficiente no Senado. Rodrigo Pacheco, que preside a Casa, parece determinado a não permitir que o pedido prospere, o que praticamente enterra a tentativa de impeachment. A estratégia de usar a matéria da Folha e de personagens como Glenn Greenwald, que alimentam uma campanha de desinformação, acabou sendo considerada uma farsa por muitos senadores. - 247.



BLOG DO BILL NOTICIAS

IML conclui identificação das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo

 

Médicos usaram reconhecimento digital e histórico odontológico


Acidente de avião em Vinhedo (Foto: Reprodução X)


O Instituto Médico Legal de São Paulo informou, nesta quinta-feira (15), que identificou os corpos de todas as 62 vítimas do acidente aéreo com o avião da Voepass. A aeronave caiu na última sexta-feira (9), em Vinhedo (SP), e não deixou sobreviventes. Até o momento, 42 corpos foram liberados aos familiares. 

Segundo o IML, para identificar as vítimas, os médicos-legistas usaram o reconhecimento digital na maioria dos corpos, e, em alguns casos, o histórico odontológico. Não foi preciso realizar exames de reconhecimento de comprovação biológica por meio de DNA.

"Toda identificação prescindiu do exame complementar de DNA, porque essa expertise propiciou que os dados de encontro pericial nos corpos fossem objetivamente comparados com os dados preexistentes, sejam planilhas datiloscópicas ou imagens radiológicas prévias que essas vítimas já possuíam", informou o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Claudinei Salomão.

A identificação das vítimas do acidente aéreo foi feita exclusivamente no IML Central de São Paulo por cerca de 40 profissionais entre médicos e equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia, com apoio de equipes do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD). - Agência Brasil .


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...